Datafolha: consumo e propaganda sustentam aprovação de Dilma.

Para 51% dos brasileiros, a situação econômica do país vai melhorar nos próximos meses. Um contingente ainda maior, 68%, acha que sua própria situação deve evoluir. O medo do desemprego pode ser considerado baixo. Apenas 31% acreditam que esse problema aumentará. E a expectativa sobre a renda também é positiva: 49% acham que o poder de compra dos salários crescerá.
 
Os números, em contraste com avaliações de boa parte dos analistas de mercado, ajudam a explicar o índice recorde de popularidade da presidente Dilma Rousseff. Após dois anos e três meses de mandato, Dilma faz um governo ótimo ou bom para 65% dos brasileiros. Outros 27% classificam a administração como regular. A avaliação negativa é de 7%.
 
Os dados são da pesquisa Datafolha realizada nos dias 20 e 21 de março com 2.653 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior com as mesmas perguntas, em dezembro do ano passado, o otimismo da população nas questões econômicas também superava o pessimismo. Os índices, porém, eram mais modestos. A expectativa positiva em relação ao país, por exemplo, era 7 pontos menor. Em relação à própria situação, 11 pontos a menos.
 
O único quesito econômico pesquisado pelo Datafolha que hoje não é visto com otimismo pela maior parte da população é a inflação. Para 45%, os preços tendem a subir. Outros 31% acham que a inflação ficará como está. Só 18% confiam na redução dos preços. O atual índice de aprovação do governo Dilma está três pontos acima do índice constatado em dezembro do ano passado, a última vez que o Datafolha havia feito esse tipo de levantamento.
 
Nas últimas semanas, a presidente Dilma fez uma série de anúncios governamentais de impacto positivo. Um dos mais noticiados foi a extinção do número de miseráveis listados no Cadastro Único do governo federal, resultado obtido após uma série de incrementos no alcance e nos valores pagos pelo programa Bolsa Família. Outra medida relevante foi a redução dos impostos que incidem sobre os produtos da cesta básica, anunciada em rede nacional de rádio e TV. Antes disso, Dilma já havia feito um pronunciamento, também em rede de TV, sobre a redução das tarifas de luz. São iniciativas que ajudam a explicar o atual índice de popularidade da presidente.
 
O Datafolha fez uma pergunta para medir o impacto das realizações de Dilma. Nesse capítulo, 22% dos entrevistados dizem que ela fez pelo país mais do que eles esperavam; no final de 2012 esse índice era de 15%. A maioria (41%) diz hoje que ela fez aquilo que eles esperavam. A expectativa quanto ao desempenho futuro de Dilma é positiva: 72% dizem que, daqui para a frente, ela fará um governo ótimo ou bom. O sentimento de otimismo desponta ainda em outras questões formuladas pelo instituto. Na avaliação de 76%, o Brasil é um país ótimo ou bom para se viver; 87% dizem ter mais orgulho do que vergonha de ser brasileiro; 81% entendem que o país tem muita importância no mundo hoje. (Folha de São Paulo)

17 comentários

O brasileiro adora ter uma opinião sobre tudo, mesmo que desconheça profundamente o assunto. Se a pesquisa fosse textual, para que o pesquisado lê-se e se manifestasse a respeito, garanto que os índices seriam diferentes.
Não se esqueça que, de uma lista de 40 países o Brasil é classificado em 39° no ranking de educação e o 88° pela UNESCO.

Reply

Sei não, mas estou achando que o "câncer eleitoreiro" está também cumprindo o calendário ...
Mas é impressionante o que usam e abusam da "peninha dos brasileirinhos".
Em todo caso, não custa ler e pensar.
Correção necessária – O Alerta Total se penitencia por ter informado, erroneamente, que, na semana passada, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duas idas de emergência ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na verdade, as emergências médicas ocorreram semana retrasada, antes da turnê de negócios pela África dos eternos diamantes. Lula foi de ambulância, em plena madrugada, de São Bernardo do Campo para São Paulo, para ninguém saber da operação de socorro. O problema dele agora é um nódulo no pulmão.

Ainda acho que é puro teatro , enganação.

Reply

"Nesse capítulo, 22% dos entrevistados dizem que ela fez pelo país mais do que eles esperavam;"

ahahha...os cara não se lembram nem o que jantaram ontem e vem responder perguntas desse tipo como se acompanhassem os "feitos" da presidentA...

o que a gerentA fez pelo pais foi ZERO, nada!

vejam se não eh um povo besta e desinformado...

a mulé promete 6 mil creches, 2 milhões de casas, não chega nem perto de cumprir as metas, a inflação dispara e o povaréu da-lhe a responder que ela fez "mais do que eles esperavam"...

eh dose...

Reply

Assim fica fácil ! Usa pronunciamentos em horário nobre para anunciar "pacotes de bondades", duvidosos por sinal, e logo após os caras saem fazendo pesquisas de opinião, que resultado poderia dar ?
Quero ver é a comparação entre promessas versus execuções no governo, aí sim a realidade aparecerá.

Reply

Assim fica fácil ! Usa pronunciamentos em horário nobre para anunciar "pacotes de bondades", duvidosos por sinal, e logo após os caras saem fazendo pesquisas de opinião, que resultado poderia dar ?
Quero ver é a comparação entre promessas versus execuções no governo, aí sim a realidade aparecerá.

Reply

Coronel,

Certamente haviam pesquisas similares, na década de 30, na Alemanha Nazista!!!

JulioK

Reply

Não devemos perder tempo discutindo se as pesquisas são justas ou fieis à realidade, pois elas nunca são. Temos é que começar a trabalhar pra candidatura do Aécio e Nâo desconstruir o Campos pois ele será útil para haver um 2 turno e talvez tenhamos até q votar nele, gostem ou não, se ele for o adversário de Dilma nesta altura.
Coronel ,
Que tal montarmos uma estratégia mais ou menos homogênia de convencimento das pessoas ao nosso alcance? Um discurso único. Busque seus conhecimentos, convoque seus leitores e vamos montar uma cartilha de marqueting simples e básicas ´para se usar no dia dia junto as massas não politizadas seja nas ruas, seja na web, tuiter, etc..
carioca

Reply

Essas pesquisas são movidas a muito óleo de peroba!!!

Reply

"Já começaram a fazer o diabo", como disse Dilma sobre eleições.

Reply

Ah! Que bom! Ela foi avaliada pelo que acreditam que fará no futuro.Pqp!!!

Reply

cel,

Este governo tem de manter os milhoes de cabides improdutivos.

Este governo tem de manter a inflação baixa por conta de bilhões em emprestimos feitos aos misterX da vida a juros camaradas. (abastecedores da campanha)

Para manter a inflação baixa estão abrindo mão de receitas. Essas importantes para os investimentos. (investimentos pifios)

Este governo está torcendo para o tempo passar rapido, até ganhar as eleições do ano que vem, pois sabem que estão numa bomba sujeita a estourar a qualquer momento. E depois das eleições subir os juros tão necessarios para conter a inflação e que é medida impopular.

Este governo está acabando com as possibilidades de manobras, e o povo endividado, e o governo sem credibilidade por parte das pessoas esclarecidas, só um milagre para este país crescer.

Reply

Com toda essa exposição na mídia, até em rede toda hora, qualquer um se torna top of mind.
A Dilma está aparecendo mais que Coca Cola e o povão como sempre mal informado e desinteressado ao ser entrevistado fala o primeiro nome que vem à mente, pois, a oposição brasileira não existe graças aos tucanos que até ontem estavam de braços dados com o PT.

Reply

Do jeito que a armação, as falcatruas e maracutais, os dossiês e pesquisas falsas rolam soltas, o individuo que for pesquisado tem que responder em qual a fonte que ele se baseia para aprovar ou desaprovar o governo da TOMATÃO FLAMBADO. Dizer que tudo é lindo vemos que é mentira conforme prova o pibinho, o bando de faminto sem emprego vadiando pendurado no bolsa familia, o sucateamento do Brasil, etc. Portanto pesquisa verdadeira tem que vir com justificativa e menção dos fatos, se não é claro que é um desinformado petralha pago para aprovar as merdas do governo.

Reply

Eu queria saber se os brasileiros que comem ratos,votam na Dilma.

Reply

Coturneiro de 24 de março de 2013 11:05

penso que a melhor manobra é mostrar a inflação, fruto da má gestão e dos desvios do dinheiro. O povo entende quando pega no bolso.

Em especial no caixa do super-mercado tem que dizer:

"eu aqui pagando essa fortuna por esse pingo de mercadoria graças à inflação que o PT nos deu de presente.

O FHC tinha trazido estabilidade com o plano real! o Lula e a Dilma acabaram com tudo!

Enquanto isso a Dilma vai para Roma passear e ver o Papa, fica em suite de hotel que custa R$7.770,00 por noite."

Daí, Coturneiro, vira para a pessoa do lado e pergunta:

"QUANTO TEMPO VOCÊ DEMORA PARA GANHAR R$ 7.700,00???
Você sabe que 4 meses do seu salário são para pagar impostos?
E elles só roubam e colocam nos bolsos, malas e cuecas o nosso dinheiro e não aplicam em obras para nós?
PRECISAMOS TIRAR O PT DO GOVERNO OU VÃO ACABAR CONOSCO"


Que acha dessa cartilha anti-PT Coturneiro de 24 de março de 2013 11:05?


Flor Lilás

Reply

24 de março de 2013 07:53

acho que é verdade e ele está com o pé na cova!


Flor Lilás

Reply

Jura que o datafoia foi pesquisar o óbvio????

Propaganda enganosa e consumo desenfreado com endividamento idem. O verdadeiro pão e circo que todo brasileiro... adoooooooora!

Reply