O Painel da Folha informa que, ao contrário dos demais partidos, o PSDB não vai apoiar a mudança da legislação eleitoral para impedir o surgimento do novo partido de Marina Silva. Segundo o jornal, os tucanos acham que a sonhática tira mais votos do PT do que da oposição. A questão deve ser olhada por vários ângulos.
Se olharmos para os números de 2010, os 19,33% de Marina Silva foram divididos quase que de forma igual entre Serra e Dilma, no segundo turno. Serra aumentou sua votação em 11% e Dilma em 9%. Desta forma, não dá para afirmar que um ou outro tenham sido decisivamente beneficiados.
Nos dois maiores colégios eleitorais, também houve uma divisão equilibrada. No Rio de Janeiro, dos 31,5% de Marina Silva, 17% dos votos foram para Dilma e 18% foram para Serra. Em São Paulo, dos 20,7% da sonhática, 14% foram para Serra e 12% foram para Dilma. Vale ressaltar, no entanto, que as abstenções, brancos e nulos, que foram de 27% no primeiro turno, subiram para quase 31% no segundo turno.
Como Marina Silva fará o mesmo discurso "contra tudo e contra todos" em 2014, não apoiando ninguém no segundo turno, não adianta cortejá-la como ocorreu em 2010. O mal deve ser cortado pela raiz. Marina rouba o discurso da oposição em muitos pontos. É isto que deve ser considerado e não apenas as estatísticas.
8 comentários
Coronel,
ReplyEu apoio uma "correção" na Legislação para barrar a farra de partidos nanicos no Congresso.
Estão atrás de $$$$!!!
JulioK
Coronel,
Replyé isso aí. Os tucanos, com sempre, sem discurso, sem ação, sem vergonha.
Sr Coronel:
ReplyFico eu a pensar,PSDB PRA QUE?
Saudações
Cel
ReplyPartido politico esta parecendo Igreja! A cada esquina vamos ter um.
Tudo por dinheiro
Átila
Cel.
ReplyTambém sou da mesma opinião: PSDB PRÁ QUE ???
É um bando de incompetentes!
Chris/SP
Meu voto ela não tem.Tirou 20 milhões de votos de patetas sonhaticos.Ela viabilizou a eleição da Stela.Expulsa por telefone, o DNA petralha falou mais altos.Petralha vota no Partido até de muletas.Ela invibializou a eleição do Serra.Começou cêdo.
ReplyCoronel,
Replyassisti ao filme "A dama de ferro" com água na boca pois em vários momentos aparecem os ingleses no seu parlamento.
DOIS partidos! DOIS!
Era o governo e a oposição. E tchau. E mais ninguém!
Tudo muito preto no branco.
Ou o fulano é do governo ou é da oposição.
Os partidos políticos no Brasil a cada dia que passa crescem em número e diminuem em qualidade moral!
Não trabalham ou assumem responsabilidades perante a Pátria!
Criam feudos, caixas 2-3-4... até o infinito.
Quando isso acabará?
QUANDO VOTARMOS CONSCIENTEMENTE!
Não se deve votar em partidos nanicos.
Não se pode votar em Tiriricas da vida como protesto. Eles arrastam consigo pela legenda todo tipo de gentalha!
QUANDO A FICHA LIMPA REALMENTE VALERÁ?
O que é Renan Calheiros - FICHA SUJA - como presidente do senado???
Esse país só terá jeito com a mudança de comportamento. E tal mudança precisa vir de nós.
Não temos líderes reais. Nem de moral nem de coragem suficiente para este esquema corrupto que foi montado no local chamado palácio do planalto, e em todas as instâncias que descem em sua escala.
E agora vem a Marina-a-louca montar um novo partido. Era só o que nos faltava! E o dinheiro que traz com sigo é poderoso. Comprará inúmeras consciências...
Flor Lilás
"Marina rouba o discurso da oposição em muitos pontos."
ReplyDiscordo.
Não há oposição ao lulismo e ao PT no Brasil. Se não há oposição, não há vítima de roubo. Ou alguém considera o Aecinho um rapaz de oposição? O Sérgio Guerra? Piada.Quem mais? Fala aí, quem é oposição no Brasil? Se vacilar, o Delfim Neto é mais oposição que a maioria dos tucanitos. E olha que o gordo é íntimo do Lula.