Renan, apesar de Renan.


Mesmo cercado por denúncias, a expectativa é de que Renan Calheiros (PMDB- AL) obtenha entre 55 e 60 votos e seja o sucessor de José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado. A eleição ocorre amanhã. As dissidências deverão ficar entre 20 e 25 votos. 

Prevendo a vitória, Renan já acertou com os partidos o loteamento de cargos na Mesa Diretora da Casa. Sucessão no Congresso. Apesar de denúncias de irregularidades e da biografia manchada pela ameaça de uma cassação em 2007, peemedebista acatou pedidos de partidos para controlar Mesa Diretora e conseguirá retomar comando do Senado sem forte oposição

 Depois de sacramentar com os partidos o loteamento de cargos na Mesa Diretora do Se­nado, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) entra na dis­puta amanhã pela presidência da Casa como o franco favori­to. Mesmo sob denúncias, a es­timativa é que Renan obtenha entre 55 e 60 votos favoráveis à sua candidatura para suce­der José Sarney (PMDB-AP), atual presidente do Senado. Para se eleger, é necessário pe­lo menos 41 votos (maioria simples). As dissidências deve­rão ficar entre 20 e 25 votos. 

"Ele (Renan) consegue se ele­ger tranquilamente, com uma grande folga de votos", afirmou ontem o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO). Os senadores Randolfe Rodri­gues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) reúnem-se hoje para decidir se manterão as duas can­didaturas alternativas ou se lan­çarão um candidato único. A ava­liação é que Taques tem mais chances de conquistar votos do que Randolfe. A estimativa é que Taques ob­tenha entre 20 e 25 votos, caso saia candidato. Já Randolfe con­seguiria apenas arregimentar cerca de dez votos. 

Os tucanos ficaram irritados com Randolfe, que acusou o PSDB de ter feito acordo para sal­var o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), na Comis­são Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira em troca de apoio à candidatura de Renan. Liderança. Para consolidar sua vitória na eleição de amanhã, Re­nan trabalhou nos últimos dias para acabar com o racha em tor­no da disputa pela liderança do PMDB. O senador Romero Jucá (RR) ameaçou disputar a lideran­ça do partido contra Eunício Oli­veira (CE). Essa divisão interna no PMDB foi encarada como um risco à sua candidatura. Afinal, o derrotado poderia se "bandear" para a can­didatura alternativa ou até se abster de votar. 

Eunício será ungido hoje co­mo novo líder do partido no Se­nado. A fim de pacificar o parti­do, a estratégia de Renan foi vol­tar atrás e concordar em dar a 2.ª Vice-Presidência do Senado pa­ra Jucá. Esse cargo já havia sido oferecido ao PTB do senador Gim Argeílo (DF), que abriu mão e irá ocupar a 2.a Secretaria do Senado com João Vicente Claudino (PI). O PTB também ganhou a presi­dência da Comissão de Infraestrutura, que ficará com o ex-pre­sidente e senador Fernando Collor de Mello (AL). 

No loteamento de cargos na Mesa empreendido por Renan coube ao PR ficar com a 3.ª Secre­taria. Para o cargo, será indicado João Ribeiro (TO) ou Magno Malta (ES). O ex-governador Blairo Maggi (PR-MT), que já ga­nhou o troféu "motosserra" por promover desmatamento nas suas plantações de soja, será o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente. Prefeitura da Casa. 

Considera­da uma espécie de prefeitura do Senado, responsável por um or­çamento de R$ 3,5 bilhões para este ano, a 1.ª Secretaria deverá ficar a cargo do PSDB, provavel­mente nas mãos do senador Flexa Ribeiro (PA). O cargo poderá, no entanto, ser disputado por um candidato "alternativo", caso os tucanos decidam fechar questão contra a eleição de Renan. O argumento é que se os tuca­nos não respeitarem a proporcio­nalidade para a presidência do Senado também não é preciso respeitar a mesma regra para preencher a 1.ªa Secretaria. 

Daí a dificuldade do partido de fechar questão contra a candidatura de Renan, mesmo depois de o sena­dor e presidenciável Aécio Ne­ves (MG) ter ido a público pedir a renúncia do peemedebista. Aécio. O tucano defendeu a ma­nutenção do critério da propor­cionalidade nos cargos da Mesa Diretora - ou seja, a presidência cabe ao PMDB que, provavelmente, indicará hoje Renan para comandar o Senado pelos próxi­mos dois anos. Com uma bancada de 11 sena­dores, atrás do PMDB e do PT, os tucanos têm regimentalmente o direito de ocupar a 1.a Secretaria do Senado. 

Já o PT, segundo maior partido do Senado, ficará com a 1.a Vice-Presidência a car­go do petista Jorge Viana (AC). O PT garantiu apoio integral à eleição de Renan Calheiros para evitar confrontos com o PMDB. (Do Estadão)

6 comentários

Conforme aprendi com a minha mae, diga-me com quem andas e eu te direi quem és.
Portanto para mim infelismente para mim esses politicos, são todos nivelados por baixo,ladroes, safados,pilantras.Mereciam todos ir para o paredão.

Reply

Dará a lógica pura, até por que uma mudança somente irá acontecer precedido de uma mobilização popular; data-vênia, coisa impossível de acontecer por esses trópicos. O carnaval está chegando e nós vamos de ziriguidum e pão com mortadela! É Brasil! É festa!

Reply

Tenho vergonha do Brasil. Aqui não há justiça nem moralidade.

Reply

Este FDP, literalmente caga e anda pra opinião pública. Se tivesse um fio de vergonha na cara nem se candidataria a mais nada... Imaginem o tamanho do presunto que ele não quer largar por nada!!!

VERGONHA BRASIL!!!

Reply

Sr Coronel:

Com o passar do tempo vejo que a democracia pode sobreviver sem aquelas duas casas,e seus usuários, que se parecem com prostíbulos,se vendem como as p...,essas por necessidades os outros por safadeza
Leitores desculpa-me pelos termos,mas quando se mexe em fossa só pde sair m......

Saudações

Ps CAMPANHA DE PROFILAXIA DE UM "BANHO" EM UM POLÍTICO POR DIA.

Reply

Essa safadeza é mangação com a cara do povo brasileiro. Do contribuinte. É tripudiar em cima.

O que podemos fazer a não ser nos indignarmos com tamanha patifaria.

Reply