Oposição bate asas e voa do PSDB.

Voo de tucano ou de galinha? Coluna de Eliane Catanhêde, hoje, na Folha de São Paulo.

Se Dilma Rousseff está debaixo de críticas e de problemas na economia, começou o ano pré-eleitoral bem melhor na política do que a oposição. Enquanto ela se reunia na Bahia com Eduardo Campos para consolidar a união da sua base aliada, segurando o PSB e ratificando o PMDB, a oposição está aos cacos, e o PSDB, sob ataque especulativo. 

Além de a cúpula do DEM se reunir na mesma Bahia e acertar que não "vai correr o risco dos outros" -ou seja, não quer afundar na canoa tucana-, o PSDB pode perder quadros para o novo partido de Marina Silva e o casamento entre José Serra e Aécio Neves está por um fio. Não cabem os dois tucanos no mesmo poleiro. 

Criar um novo partido é um velho sonho de Serra, que desmentiu por desmentir quando publicamos essa notícia há alguns anos na Folha. O problema é para onde correr. Ruim no PSDB, pior sem ele. Quem topa uma aventura partidária com Serra? Dá tempo para ter tudo pronto em outubro de 2014? E os 44% de votos em 2010 foram dele, do PSDB ou em boa parte de quem simplesmente não queria o PT? E o plano B? O PPS dá para o gasto? 

O ambiente ainda é nebuloso e daqui às eleições há uma eternidade política, mas as pesquisas iluminam claramente a reeleição de Dilma ou a volta de Lula, e não é rachados, sem o apoio praticamente incondicional do DEM e ameaçados de perder aliados para Marina, que Aécio e Serra vão reverter a expectativa. Ao contrário.

O PIB baixo, os jeitinhos contábeis, as críticas ao estilo Dilma e as incertezas na vital e emblemática área de energia contam contra Dilma, mas ela tem o que mostrar. E os adversários? Vão buscar FHC de 15, 17 anos atrás? 

A oposição tropeça na política e desaba na incapacidade de contrapor qualquer coisa convincente ao que está aí. De Dilma, há o que debater e criticar, para o bem e para o mal. Dos opositores, nem isso. Aliás, nem se sabe quem exatamente são.

13 comentários

É isso, Dilma tem o que mostrar! É a Castanhede de sempre. Que tem não há dúvida nenhuma, mas não temos oposição. A bandalheira está livre nesse governa, e só aplausos. Sacanas e incompetentes.

Reply

Coronel,

A mocinha esta certa e errada, ao mesmo tempo.

Quem mantem a Dilma onde ela esta é o DINHEIRO DISTRIBUIDO. Parte como Bolsa "_________"(acrescente uma qualquer) e parte para a imprensa chapa-branca.

É praticamente impossível combater a derrama de verbinhas.

Só uma catastrofe economica tira essa gentalha do poder, infelizmente para o Brasil(nós).

Como fazer oposição com tanto dinheiro a disposição para os adesistas????

Nem o STF consegue botar corrupto atrás das grades!!! Sempre esbarramos na tal Trasitado em Julgado ou seja lá o que for, que nunca acontece!!


JulioK

Reply

Para mim e simples:PT e aliados,nunca mais.

Reply

A soma dos votos nulos, brancos e abstenções em 2014 ultrapassará os 50% da TOTALIDADE do número de eleitores.
Podem apostar!

Reply

O mais certo é que nós, cidadãos de bem,é que somos a principal oposição ao PT, não vamos ficar esperando por políticos seja de que partido for....vamos bater o pau na Ptzada, mostrar em todas as oportunidades, pro porteiro, cozinheira, diarísta, motorista do táxi, etc O quanto esse partido é corrupto, Lula e sua amante, e o quanto é importante para o Brasil a alternacia de poder. Com palavras simples todos entendem. O brasileiro em sua maioria não gosta de política não le sobre o assunto. Na oposição essa foi a principal arma do PT, se lembram do "FORA FHC" escrito em todos os lugares possíveis? vamos de boca em boca. O que não podemos é deixar ao sabor da sorte ou azar!

Reply

Cel,

Julio K, 07:49, sintetizou muito bem.

Enquanto houver derrama de $$$$ comprando consciências (bolsistas e imprensa chapa-branca), Dilma comandará o espetáculo, apesar do pibinho, perigos de apagão e outras mazelas.

Não há oposição que dê conta disso.


Chris/SP

Reply

A soma dos votos nulos, brancos e abstenções em 2014 ultrapassará os 50% da TOTALIDADE do número de eleitores.
Podem apostar!


E isso dará a vitória novamente ao PT. Se todos que são contra o PT, não votar em outro candidato...se votar nulo, branco,se abster... PT levará novamente.

Votar nulo ou não votar, será o mesmo que votar no PT. Sinceramente espero que isso não aconteça, que o atual panorama político em relação a oposição mude até 2014. Os petralhas entram nos blogs fazem comentários contra a oposição de forma sistemática, pra insuflar e aumentar esse desgosto pela oposição.

Reply

Desde quando Lulécio foi casado com José Serra.
Cala a boca petralha.

Reply

Essa repórter conseguiu uma boquina na globonews graças a sua pena emprestada.

Mas, fica difícil votar na oposição.

Reply

Coronel! se Serra não for candidato (ou Dias ou Alckmin) e o PSDB for com Aécio e a Katia Abreu estiver com Dilma, me desculpem colegas do blog, mas eu vou votar na Dilma com o nariz tampado. Espero que seja a 1ª e última vez que voto no PT, mas no Traécio não voto!! (Eduard Campos e Marina nem pensar, também!)

Reply

Cada um vê as coisas sob determinado angulo. Indesejado pela maioria dos políticos , detestado por lulla e caterva e com um cabedal de 44% dos votos nacionais , José Serra vem se caracterizando como a verdadeira oposição no Brasil. Essa conversa de que ele está politicamente acabado , no fundo é receio petista de que o eleitorado insatisfeito com o governo se torne serrista de carteirinha!

Reply

Pela primeira vez, meu melhor voto em 2014 será o NULO!

Não dá prá votar na Dilma, pois sou anti-petralha; na Marina, nem pensar!; em Aécio, NEVER, e muito menos em E. Campos, não sou simpatizante deste enganador que endossou sua mãezinha lá no TCU, que por sua vez tentou até ajudar os mensaleiros.

Se estes são os candidatos, NÃO dá!

Chris/SP

Reply
Roberto Cavalcanti mod

O Serra deveria ir para o PT.

Reply