FHC pede que STF julgue mensalão mineiro.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu nesta quarta-feira, 19, que o Supremo Tribunal Federal (STF) inicie o julgamento do chamado mensalão mineiro, esquema de desvio de recursos públicos que abasteceu caixa de campanha de políticos tucanos locais. Ele criticou o fato do processo do mensalão do PT, concluído esta semana, ter paralisado o País. Para o ex-presidente, isso mostra que ainda não existe "um sentimento efetivo do respeito à lei" no Brasil

"O Brasil ficou quase paralisado frente a um julgamento quando deveria ser uma coisa normal. Por quê? É que tem graúdos aí sendo julgados. O que mostra que é inusitado. Um país que ainda tem pouco respeito à igualdade, pelo menos perante a lei, não dá. O fundamento da democracia é a igualdade", afirmou o ex-presidente, em discurso na Associação Comercial do Rio.

Questionado se essa critica se estendia ao fato de ainda não ter sido julgado o mensalão tucano de Minas Gerais, FHC disse que suas declarações valem para todos. "Isso vale para todos. Não sou uma pessoa de ficar... Está ou não errado? Não sou juiz. Não sei. Tem que julgar e julgar rápido", afirmou. O ex-presidente também disparou críticas contra o Congresso, a CPI do Cachoeira e a correligionários. Para ele, o Brasil precisa passar por uma "sacudida forte" e que é necessário iniciar um movimento para se construir um país decente.

"Estamos todos vendo que o rei está nu. E temos medo de dizer que o rei está nu. Um dia o povo vai dizer que o rei está nu, e nos enganou. Não vamos nos enganar mais, vamos falar com franqueza, com sinceridade, e assim vamos ajudar a conduzir um Brasil melhor para todos nós", disse FHC, ao fim do discurso.

Posteriormente, ele negou que estava se referindo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo de mais uma série de denúncias nas últimas semanas. "Eu não faço insinuações. Quando eu digo, eu digo. Já escrevi uma vez sobre o Lula um artigo com esse título (O Rei está nu), mas não foi agora. Faz oito anos. Agora eu disse metaforicamente. As coisas estão erradas e todos nós estamos vendo. Não foi pessoal", afirmou FHC.

Ao analisar a maneira como o poder público vem conduzindo questões importantes para toda a sociedade, o ex-presidente comparou o momento atual com o período da ditadura militar: "Estamos vivendo de novo como se vivia nos anos 70. Projeto impacto. O governo decide, publica e acabou", criticou o ex-presidente, citando a importância de se debater temas nacionais e dando como exemplo a questão dos royalties do petróleo.

FHC disse ainda considerar falsa a crise entre o Congresso e o STF, por conta da cassação dos mandatos de deputados condenados no mensalão e questões referentes aos royalties do petróleo. "Não há crise nenhuma. Tudo é uma questão de interpretação. Uma vez que o Supremo toma a decisão de suspender os direitos políticos, não há como a pessoa exercê-lo. Agora, eu entendo que se informa à Câmara, que deverá tomar uma decisão formal de levar adiante a execução do caso. Fora disso, acho que é uma tempestade em copo d''água", disse. (Estadão)

20 comentários

Assim como o FHC, qualquer cidadão honesto, cordato e ordeiro, já tá de sacolé cheio desse Apedeuta metido a Rei, Completamente Nú e Cagado..

Coronel,
É verdade que Dilma tem ojeriza do "Cafofo da Rose" no Aérolula ?

Reply

Coronel,

Gurgel pediu "cana já" agorinha a noite no STF!!!

Joaquim pode decidir na 6a. feira!!

Fechem as fronteiras e vigiem as embaixadas de Cuba e Venezuela!!!

JulioK

Reply

Simples assim. Contra FHC dois fatos: a emenda da reeleição, e o não impeachment de Lula, por sua interferência direta.

Reply

Coronel,

O Maconha não sitou nenhuma vez o partido político(PT, é claro) responsável por toda a esculhambação no Brasil.

Dizer que voltamos aos anos 70 é o mesmo que dizer que a ditadura militar foi necessária exatamente para barrar a patifaaria da Esquerda!!!

O Maconha não acha que tudo aconteceu do nada. Antes de 1964 a Esquerda quase incendiou o país!!!

Maconha, tu já era!! Tuas idéias já não servem mais!! O Brasil evoluiu!! Vai cuidar da tua turma!!!

JulioK

Reply

Hora da retaliação: Propaganda do Bradesco repete um 13 bem grande nela. Vamos fazer o mesmo que fizeram com aquela da Globo e o 45: tirar do ar. Não pode ser dois pesos e duas medidas. Se tiraram uma que "favorecia o psdb" tira essa que favorece o pt também.

Reply

kkkk, o cara tá ligado na parada, a coisa tá feia e ele q teve q passar uma temporada fora do Brazil enquanto os milicos tantavam colocar a casa em ordem durante a ditadura e agora tá sentindo o cheiro da nhaca de novo, não dá p ignorar, o risco é real, kkkk
mas ele tem razão, o país ta precisando de um chacoalhão, mas quem tem autoridade para tal? e principalmente, inteligência?

Reply

A edição mais recente da revista “Economist” destaca a atual situação da luta contra a corrupção no Brasil.

Segundo a revista, com a condenação dos envolvidos no Mensalão, o Brasil “adotou uma dieta mais saudável” e deixou de lado a “pizza” que representava a impunidade na política do País.

“Em 2013, os brasileiros devem ter uma imagem sem precedentes: políticos cheios de conexões atrás das grades”, diz a revista.

A reportagem explica que a expressão “acabar em pizza” vem da raridade com que políticos corruptos recebem algum tipo de punição no País, e diz que o Mensalão surpreendeu ao mudar este padrão. E diz que políticos começam a pagar pelos crimes de corrupção no país.

Após indicar os avanços, entretanto, a “Economist” explica que ainda há muitos escândalos em evidência no País, e cita as acusações recentes de Marcos Valério a Lula, o relatório da CPI do Cachoeira e as acusações contra a ex-assessora da Presidência Rosemary de Noronha.

A pizza, diz, “não desapareceu completamente do cardápio”.

Reply

ACORDA BRASIL.

URGE GRANDE DIVULGAÇÃO

NIÓBIO É MAIS VALOROSO DO Q O OURO.

Brasil é detentor de 98% do nióbio do mundo- apenas 2% são do Canadá.


http://www.youtube.com/v/YRuHMopKkfc?version=3&hl=pt_BR&rel=0

Reply

De vez em quando o ex-presidente FHC dá uma dentro. Deve estar "puro"...

Reply

Sr Coronel:

O lobo covarde perde o pelo mas não perde a covardia.
O fhc,aquele que gosta de um matinho estranho,deve ter queimado um monte,falou do rei nu,ai passou o efeito do matinho,já não é bem assim
O rei nu é o lula sim,sr covarde,não tem outro rei metaforicamente falando,o sr é o retrato da inteligência uspiana humanista,um zero a "esquerda"
O teotonio villela está a mostrar que esse partido morreu e tem que ser enterrado.
O seu jorge,aquele que gosta de dragões de fino trato,tira as suas forças da fraquesa do psdb,acaba o psdb,acaba a força do seu jorge,aquele que gosta de dragões de fino trato.
O psdb está morto esqueceram de enterrar,fhc,traécio,serra o ético,alckimin,richa, teotonio,é o único partido que somando todos esses nomes não da um homem
QUEREM DAR UMA SOBRE VIDA AO PSDB?
EXPULSEM O teotonio

Saudações

Ps:O REI ESTÁ NU

Reply

Alguém lembra de ter ouvido FHC pedir celeridade no julgamento do Mensalão petista???

Reply

Cel
Que eu saiba o mensalão mineiro foi desmembrado e está sendo julgado em 1ª Instância (MG). Como o Azeredo é senador (é ainda?) deverá ser julgado pelo Supremo. Se assim for, o seu julgamento está mesmo pra lá de atrasado. Se ele não for mais senador então já está sim sendo julgado no foro de MG. Por isto não entendo quando as pessoas dizem que o mensalão de Minas ainda não está sendo julgado. Será que todos que assim dizem pensam que será julgado pelo Supremo?
Esther

Reply

Tanto FHC quanto os demais integrantes do PSDB E DA OPOSIÇÃO tem que parar de ficar
"escolhendo" as palavras para não melindrar os meliantes!
Não existe "MALFEITO"! Os petistas foram condenados porque cometeram CRIMES! Código Penal: CORRUPÇÃO ATIVA, CORRUPÇÃO PASSIVA, PECULATO, LAVAGEM DE DINHEIRO, FORMAÇÃO DE QUADRILHA, etc.
Se os crimes tivessem sido bem praticados, seriam "bem feitos" e, até hoje, elles estariam roubando sem que ninguém descobrisse! Portanto, seria o CRIME PERFEITO!
O lulla é EX! Deixou o cargo, NÃO é mais prizidenti! Não tem mais o poder de mandatário. É pessoa comum! Se NÃO DEVE NADA!, SE SEMPRE AGIU CORRETAMENTE, PROCESSE TODOS por danos morais, por crime contra a honra! Simples!
Quem mandou arquitetar essa sofisticada organização criminosa?! Eu? Você? NÃO! Que cada um arque com as consequencias de seus atos, na medida de sua responsabilidade.

Reply

FHC diz: "Um país que ainda tem pouco respeito à igualdade, pelo menos perante a lei, não dá. O fundamento da democracia é a igualdade". Ora, quanta hipocrisia. Foi ele que criou o tal foro privilegiado, permitindo que figurões como ele sejam julgados apenas pelo STF. Lula até usou isso para privilegiar Henrique Meireles, dando a ele "status" de ministro de estado para que não viesse a ser julgado por juízes de primeira instância. Enfim, muito das porcarias que temos hoje no país foi obra de FHC, tais como: reeleição, "comessão" da verdade, bolsa ditadura, bolsa miséria (fome zero) e por aí vai... Foi FHC que colocou Paulo Vannuchi no governo, para ele sair caçando militares que lutaram para não deixar o país cair nas mãos dessa corja que aí está, e que mesmo assim no fim conseguiram se apoderar do país e ficarão por muito tempo graças à tal reeleição, obra de FHC. Defensor de maconheiros, esse senhor demonstra hoje que não é muito diferente dos petralhas. Um homem cheio de contradições, meio covarde, pois leva porrada constantemente do Lula, da Dilma e dos petralhas e ainda assim sempre às vezes os defende e elogia. FHC já era!

Reply

“O rei está nu”
Tratando-se do velhaco 9dedos o rei não está nu, ele usa ternos Armani, relógio rolex...
Nu, desdentado, analfabeto, sem saúde, condução e pior sem futuro tirado justamente pela corja desse ser deplorável, insaciável na sua busca pelo poder e fortuna, esse mostro em forma de gente que fala da elite de olhos azuis, mas hoje ele está entre os mais ricos ignorantes e vagabundos de Banânia.

Reply

O mensalão de Minas já está em julgamento. Pq essa entrevista do FHC? Ele quer é fazer fogo de diversão afastando o cerco sobre LULA. FHC apóia e apoiou a canalha para deixar bem claro que ele não é solução, mas a origem do problema. O FHC elegeu Lula. FHC e PSDB impediram o impeachment do Lula. O PSDB é “compagnon de route” do PT. Em dizendo coisas diversivas, está é colaborando com os puxa-sacos de LULA. A covardia é uma de suas “qualidades”, já que a vaidade é a primeira.
Refrão de Samuel em consonância com http://www.nivaldocordeiro.net/:
FHC Kerenski – aquele que chorou de orgulho quando o operário Lula foi eleito, é a personalidade mais importante do Brasil na segunda metade do século XX, não pela obra que fez, mas pelo mal que praticou. Ele cometeu o terrível erro de avaliação de todos os que abraçaram a social-democracia, de achar que chegam ao poder, cavalgando na mentira igualitarista, e nele conseguirão manter-se. Ora, eles sempre serviram e servirão de abre-alas da revolução. Nas suas pegadas sempre virão os “verdadeiros” socialistas.

Reply

FHC, este maconheiro da terceira idade, adúltero contumaz com filhos diversos fora do casamento, que corneava a memorável e honrada Dona Ruth que aguentou esta tranqueira a vida toda, merece ser esquecido por todos que um dia votaram nele. Quando penso que doei dinheiro para este picareta desde sua campanha para prefeito de São Paulo fico com ódio de mim mesmo.

Como bem pontuou o Mário Covas: o Fernando Henrique é um pavão de goela grande, isto sim!

Não bastasse o fato de que o boquirroto FHC traiu a oposição quando, em 2005, não permitiu que o Molusco fosse jogado às feras quando este mesmo mensalão foi denunciado por Bob Jefferson. Ridículo demais...que ódio desta traição.

Entregou o Brasil aos petralhas e agora vem fazer um meia-culpa, aos 80 anos de idade? Me poupem!
Quero mais que FHC e seus puxa-sacos de m. se explodam, estou cansado de tanta patifaria e complacência daqueles que deveriam fazer oposição a este estado lastimável de coisas e são negligentes.
O Brasil merece coisa melhor.

E agora, nesta altura do campeonato, este mesmo FHC, maconheiro senil, saca do bolso junto com o pavoroso Sergio Guerra, o senhor Aécio Neves como candidato do PSDB em 2014 ao Planalto. É mole ou quer mais?

Aécio é o coroamento moribundo destas duas tristes figuras, FHC e Sergio Guerra. Consegue ser mais decadente que ambos: Aécio já se lança para perder pois não tem discurso, não tem conteúdo, não tem nada além da boa vida de playboy que leva no Rio de Janeiro. Precisamos de uma desgraceira destas? Já tivemos um presidente cachaceiro e agora um drogadito? Não aceito isto!

Aécio é muito mal visto pelo empresariado paulista que conhece as peripécias noturnas do rapaz e suas preferências químicas pouco elogiáveis.

São Paulo não moverá uma palha por esta fraude chamada Aécio, não tenham dúvdias disto. Sem falar no histórico odioso de traições políticas deste moleque de Minas, por causa dele também estamos com este PT e associados há 10 anos no poder. Tenho negócios em Minas e lá todos sabem que Aécio traiu a oposição em 2006 e 2010.

Ando muito desanimado com a política brasileira, cansado mesmo.

Em 2014 preciso de um candidato de direita sério, do contrário já era, anulo meu voto.

Reply

Parabéns ao FHC que comprou a reeleição no Congresso para amaciar seu ego gigantesco e nos deu de presente Molusco 1.0, Molusco 2.0, Búlgara 1.0 caminhando para Búlgara 2.0.

Sem o Velho FGagáC que queima erva, não teríamos no mínimo 12 anos de petralhas no poder.

E olha que o Cachaceiro Molusco está doidinho para voltar em 2018: anda dizendo que não vai perder eleição alguma para vagabundo!

Por causa do Príncipe do Sociológos, teremos 25 anos de petralhas no poder.

Reply

Leiam o recado do ótimo Neil Ferreira. Comento em seguida:

“Ontem, um repórter perguntou a FHC: “O senhor acha que o mensalão tucano deve ser julgado?”. A resposta foi um curto, simples e honrado “Sim”. Nada de “mensalão não existe, apenas caixa 2 que todo mundo faz”.

Manchete da página política do Estadão, que assino: FHC PEDE JULGAMENTO DO MENSALÃO TUCANO

“PEDE”?

Uma resposta de três letras se transforma em título de muitas palavras... sei !!!

Reply

Críticas as idéias pro-drogas de FHC, além da herança destes programas assistencialistas deixados por ele juntamente com a reeleição, ele está certo.

Tá mantendo a coerência. Se fosse o contrário, garanto que o ApeDELTA estaria fingindo que não sabe de um mensalinho petista em MG e estaria buscando varrer o negócio para debaixo do tapete.

Oh wait! CPI do Cachoeira.

Reply