2014: Aécio energético.

"Pouco antes das últimas eleições, a presidente Dilma Rousseff anunciou, em rede de rádio e TV, a decisão de reduzir em 20%, em média, a conta de luz dos brasileiros. Por mais que ficasse claro o viés eleitoral de uma medida a ser implementada apenas seis meses depois, ela mereceu aplauso de todo o país. A grande surpresa veio com a edição da medida provisória 579, que altera radicalmente o marco regulatório do sistema elétrico nacional.

Graves equívocos permeiam a proposta. A começar por reduzir a poucos gabinetes a responsabilidade por mudanças tão profundas, ignorando o Congresso, as empresas do setor, especialistas e vozes qualificadas do seu próprio partido e do governo, alijadas do processo.

A retórica não conseguiu esconder o alto risco que as mudanças carregam. Entre os que se levantam para alertar o governo está a voz corajosa do professor Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobras no governo Lula. Ele, como todos nós, concorda com a necessidade de redução do custo da energia, mas alerta que as medidas anunciadas não conseguirão alcançar esse objetivo; que a capacidade de investimento das empresas (leia-se ampliação da oferta, qualidade e segurança dos serviços) ficará comprometida, havendo o risco de desemprego no setor. Ou seja, no fim, quem vai pagar a conta -alta- é a população. A energia mais cara é aquela que o país não tem.

Com dificuldades de enfrentar críticas e o debate à luz do dia, o PT optou, mais uma vez, pela conveniência de torcer a realidade para que ela ganhe os contornos que lhe interessam. Sem argumentos, preferiu estimular a desinformação criando um mantra a ser repetido com ferocidade pela claque Brasil afora: "O PT quer baixar a conta de luz e o PSDB não deixa!"

Mentem. Na velha tese de que os fins (a permanência do partido no poder) justificam os meios, legitimam a mentira como arma do embate político e desrespeitam os brasileiros, em nome de quem dizem agir.

Pouco importa a desconfortável constatação de que governos do PSDB, como São Paulo, Paraná e Minas Gerais, pratiquem a isenção de impostos nesta área em patamares superiores à de governos do PT. Em Minas, metade das famílias não paga ICMS nas contas de luz. Tampouco que as oposições venham há muito cobrando redução dos cerca de dez tributos federais incidentes sobre a conta de luz.

É o velho PT agindo como sempre fez. Em época de crise, invente um inimigo e desvie a atenção dos seus problemas. Aí está, de novo, o discurso do nós -os bons- contra eles -os maus. O governo começou a tratar esta questão, tão séria e complexa, em cima de um palanque e, infelizmente, ainda não desceu dele. O país não merece isso." 

Artigo publicado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) na Folha de São Paulo, com o título "Energia no Palanque"

14 comentários

Se quiser votos, comece a falar Aécio, mas não somente quando lhe atacam.

Reply

Aécio pertence a velha categoria de políticos mineiros, buscará espaço na hora certa, não vai se queimar na largada e faltar gás no final, aguardem.

Reply

O público alvo não lê a Falha de SP.

Reply

Belo discurso !
Parabéns.
É assim que se faz oposição.

Reply

O PSDB se deu bem nessa manobra do governo. Inicialmente, parecia que o PSDB tinha caído em uma armadilha, mas em pouco tempo, com a opinião de especialistas, a onda mudou. Essa patada da Dilma denigre ainda mais sua imagem de administradora, e ilumina o aspecto eleiroteiro de suas decisões. Não vi nenhuma analista minimamente sério defender a estratégia do governo. Apenas os políticos petistas tentaram, mas já estão quietinhos. Ponto ao PSDB. Eu que tinha desistido de votar no PSDB estou até mudando de idéia. Eles salvaram o país nessa.

Reply

Está muito bem pensado e escrito, deve ter o dedo, a mão e o braço de Antonio Anastasia, o infatigável carregador de piano para o "preibói".

Reply

so resta a Aecio atacar e tentar atropelar, porque do contrario, sera moido pelos petralhas, que ja colocaram o time em campo...

nao eh bem esse tipo de oposição que ele gosta de fazer...

sabemos que o papo dele eh o tal propositivo, dos acordos e conchavos de gabinetes...

mas agora não ha espaço para isso...

a gerentA já detectou quem eh seu adversário e disparou um primeiro tiro que já acertou quatro tucanos e um PSDista de uma só vez, com a tal ladainha da conta de luz...

Aecio, não te resta outra coisa a não ser subir o tom, fazer o que Serra não conseguiu com aquela sua pasmaceira irritante...

só te resta convocar os eleitores que rejeitam o PeTê para a guerra!

campanha morna só vai te levar para o mesmo buraco em que Serra se meteu, chegando ao absurdo de perder uma campanha municipal para um boneco...

Reply

O PT é uma corja de canalhas e incompetentes. Tudo bem, nenhuma novidade. Entretanto, se Aécio Neves ajudar a difundir isto, e esclarecer os milhões de eleitores desinformados, cumprirá o papel de opositor à quadrilha que se instalou no Planalto. Alguém tem que assumir este papel.

Reply

Aécio sabe jogar!
Vamos lá Senador, o Brasil precisa de ti mais do nunca. E lembre-se de quando chegar lá, dar glória a DEUS,pois Ele (Deus) exalta e também abate. E queiram ou não Ele (Deus) tem o controle sobre as nações da terra.

Reply

Eu não estou achando que o PSDB se saiu bem neste episódio. O povo está achado que a Dilma que vai pagar a conta que o PSDB está impondo ao povo. Até em programas da Globo News
está se falando que o PSDB é o culpado da conta ser alta.
Eu já acho que os impostos devam ser reduzidos e que as geradoras de energia, também, reduzir os preços.
A nossa energia é muito cara em relação ao resto do mundo. Dizem que mais cara que em Paris. E isto não é só imposto.


Tree

Reply

10 anos calado e agora o moleque resolve falar, já é tarde Traécio.

Reply

Muito bom artigo! Pena que só agora ele veio. De todo jeito, menos mal.

Uma coisa que os tucanos poderiam atacar é a concentração de serviços nas mãos de poucos. Quando vários serviços foram privatizados, havia várias empresas concorrendo e prestando serviços. Hoje temos a fusão desenfreada de várias delas, com uma redução na qualidade do serviço prestado.

Aliás, viu o artigo no The Economist sugerindo a governanta aquilo que qualquer pessoa sensata... com pelo menos dois neurônios funcionais já sabe: Mantega já deveria ter sido demitido.

Reply

Anônimo de 10 de dezembro de 2012 12:18.

Esta sua fala é a PTralha. É contra esta ideia que o Aécio (ou algum de seus assessores) escreveu. E está bem escrito! Releia o texto com atenção... Temos é de espalhar a verdade!

Reply

Não vamos querer do Aecio o que ele não tem condições de fazer. Acho que a fala tá boa, consistente. O Ildo Sauer, assim como o Pinguelli também faz criticas a MP e alerta para futuros problemas

Reply