Virou moda falar mal de São Paulo. Agora a ilação é sobre racismo.

Leiam, abaixo, matéria publicada no Estadão. E, ao final, os comentários do blogueiro.

São Paulo é região metropolitana que paga menos a trabalhadores negro

SÃO PAULO - São Paulo é a região metropolitana com maiores desigualdades entre os rendimentos médios por hora de homens e mulheres negros comparado com o de homens não negros. Aqui, a mulher negra chega a ganhar 47,8% do rendimento do homem não negro por hora. Salvador, Recife, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte, apesar de apresentarem diferenças significativas nesta relação, pagam às mulheres negras ao menos mais de 50% dos rendimentos do homem não negro. No Distrito Federal, a proporção também é abaixo da metade (49,5%). Os dados são resultado de levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre as regiões metropolitanas, com base na pesquisa de emprego e desemprego (PED) de 2011.

Dentre as demais regiões analisadas, os melhores cenários para mulheres negras na questão dos rendimentos médios por hora são os de Fortaleza e Porto Alegre, onde a proporção é de 58,6% e 58,3%, respectivamente. A proporção dos rendimentos médios por hora das mulheres negras ocupadas em relação aos rendimentos médios reais por hora dos homens não negros em Salvador é de 51%, em Recife, de 51,6%, e em Belo Horizonte, de 51,2%.

Na comparação entre rendimentos médios por hora de homens negros comparados a homens não negros, o pior cenário também é o de São Paulo, onde a proporção é de 60,1%. Na sequência, vêm as regiões metropolitanas de Salvador (60,3%), Distrito Federal (63,8%), Recife (64,6%), Belo Horizonte (67,4%), Porto Alegre (71,2%) e Fortaleza (72,9%).

As taxas de desemprego das mulheres negras são maiores do que as dos demais grupos. Na região metropolitana de Recife, por exemplo, a taxa de desemprego de mulheres negras chega a 18,1%, o dobro da taxa de desemprego de homens não negros (9,0%). A menor desigualdade neste quesito foi observada na região de Fortaleza, em que a taxa de mulheres negras desempregadas foi de 11% contra 7,1% para homens não negros.

Comentário: Vejam como é fácil manipular a opinião pública e falar mal de São Paulo. A matéria  acima não resiste ao confronto com um dado relevante, mas que foi escamoteado pela repórter Beatriz Bulla, que assina o texto. Qual a proporção de população negra em São Paulo? Respondo: a população negra da Grande São Paulo é de 32%. Já Salvador possui 86% de negros. Isto é uma atenuante? Não. Mas agora comparem os números. O salário do homem negro, em São Paulo, alcança 60,1% do salário de um homem branco, enquanto em Salvador a relação é de 60,3%. Os dados são praticamente idênticos! Se em termos salariais houvesse qualquer discriminação contra negros em relação a brancos, relacionada com raça e não com outros fatores, onde ela seria maior? Em São Paulo ou em Salvador? A repórter do Estadão, na ânsia de cumprir a pauta para o Dia da Consciência Negra, que será comemorado amanhã, perdeu a sua consciência profissional, de informar e não de deformar dados.

37 comentários

Pede para o Estadão divulgar comparativos entre a média salarial de suas funcionárias negras x funcionários não negros... vamos ver se eles também não são "racistas"...

Reply

Ataques de criminosos acontecem apenas em estados governados por adversários do PT.
Muito estranho – Se no mundo dos reles cidadãos inexistem coincidências, na seara política menos ainda. Principalmente quando um partido se vale de qualquer estratégia para chegar ao poder, não importando as consequências. Desde que chegou ao poder central até hoje, o PT tem o seu nome envolvido em escândalos de todos os matizes. Muitos comprovados, outros nem tanto. Mas onde há fumaça é enorme a chance de ter fogo.

Pois bem, o PT se especializou ao longo dos anos em jogo rasteiro e não é de hoje que apela a esse tipo de modus operandi para manter-se no poder ou conquistar nichos que ainda não alcançou.

Em 2006, quando Geraldo Alckmin disputava a presidência e José Serra o governo paulista, a cidade de São Paulo foi alvo, durante alguns dias, de covardes ataques da facção criminosa que domina os presídios estaduais, A gravidade dos ataques foi tamanha, que à noite a capital dos paulistas mais parecia uma cidade-fantasma.

Agora, com as eleições de 2014 na alça de mira do PT, ataques de facções criminosas crescem assustadoramente e aterrorizam a população de São Paulo e de Santa Catarina, dois estados governados por adversários dos petistas, que desejam tomar o poder a qualquer custo.

Criminalidade existe em todo o País, mas é no mínimo estranho que os bandidos resolveram agir em apenas dois estados cobiçados pelo PT. Em São Paulo, o abusado Lula quer emplacar o atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enquanto que em Santa Catarina a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) quer se instalar no Palácio da Agronômica.

Reply

Ouvi essa baboseira na sexta-feira na CBN!
Eu aqui do meu cantinho, paulista, nascido na capital, onde moro até hoje com 50 anos, estudei em escola pública até o ensino médio e cursei faculdade de engenharia particular a noite. Com 32 anos de profissão já trabalhei no chão de fábrica, em obras, escritórios, serviço público, bicos, já rodeio trecho pelo Brasil e por ai vai!
Tudo que se fala sobre racismo no Brasil é exagerado. No geral o povo se entende muito bem com suas diversas raças, incluindo ai os negros, índios, asiáticos, etc. O que prova isso é o nível de miscigenação no povo. Em toda essa minha modesta vivência com o povo de verdade nunca vi racismo em intensidade que pudesse determinar essas baboseiras alegadas por esses "especialistas" em povo e raça que não andam de transporte coletivo e só conhecem a Vila Madalena e Ipanema.
Depois de intensos estudos de convivência no meio do povo dou meu parecer sobre o que esses estudiosos, que não saem do ar condicionado do escritório, encontraram na pesquisa:
NEGRO, INCLUSIVE OS PARDOS, GANHAM MENOS PORQUE VEM DAS CAMADAS MAIS POBRES E NÃO TEM ACESSO A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!
Simples né!
Se esses "especialistas" cruzarem as informações de renda e nível de escolaridade verão que o fator raça, no caso cor de pele que não é raça, será indiferente.
Esses esquedopatas mau intencionados estão conseguindo transformar um país que convivia muito bem com suas raças em um divido pelo ódio racial da cor de pele.

Reply

gentalha vagabunda são essas pessoinhas do petê. em todos os níveis.

a propósito coronel

como anda o processo de sequestro de bens do luula-lau13 publicado no jornal da manhã de portugal? vamos esfregar na cara desses lambe-bostas do petê!

MW3

Reply

Vão trabalhar seus comunistas vagabundos penduricalhos marxistas.

Reply

Além de mentirosos a granel, existem hipócritas aos borbotões pelo Brasil afora, especialmente no desgoverno central. Estas coisas plantadas por jornalistas de 5a. categoria, ou mesmo pagos pelo regime vigente, tendem apenas a distorcer a realidade. Meu bisavô era negro, e aqui em casa todos achamos este tal dia da consciência negra uma absurda expressão de racismo reprimido.
Quero ver o dia da consciência política do povo brasileiro, ou vamos todos afundar com este barco furado implantado pelos petralhas comunas de araque.

Reply


É, tirando o fato de que esses 'novos' repórteres são de uma falta de conhecimento atróz em relação à língua pátria, são todos oriundos da lavagem cerebral das universidades que ensinam, antes de tudo, que ser de esquerda é o máximo. O resto, PARA ELES, é o resto.

Quanto a São Paulo, vamos ver onde isso vai dar. Bem, vai dar na próxima eleição para governador.

E já que se tocou no assunto, perguntinha: nessa tal Universidade Zumbi dos Palmares aqui em SP, pode estudar branco?

Lilyane

Reply

Em qual estado o negro ganha o salário maior? São Paulo ou Bahia?

Reply

Esses que falam mal de São Paulo deveriam se organizar e votar a favor da separação desse Estado do resto do país. Quem sabe seriam mais felizes.

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

Palhaçada...

No Brasil é assim:

Se você é negro, pobre mas esforçado, estudou, fez concurso, passou, estudou mais, não se corrompeu ... virou Minstro do STF!

Esse é o Brasil das oprtunidades!

Agora se você é branco, tem dinheiro mas é vagabundo, não gosta de estudar, passou nas coxas, continuou de vagabundagem, levou BOMBA em dois concursos para juiz, virou PTralha, se corrompeu ... ???? ... !!! ... ué???? virou Ministro do STF também...

Esse é o "brazil" dos OPORTUNISTAS!

Reply

Caro CN. Começo a pensar que realmente algumas pessoas no Brasil tem ódio de São Paulo e muita simpatia com o Iraque, Líbia, Cuba, Bolívia, Venezuela, Coreia do Norte etc.Já não bastava termos uma rede de televisão contra nós, temos ainda jornalões paulistas nos traindo, desonrando e tentando criar animosidade entre Paulistas.Abs.

Reply

Coronel, veja isto:
Diário Oficial da União Nº 218, segunda-feira, 12 de novembro de 2012 - Seção 1 - página 11 -
Ministério da Cultura
GABINETE DA MINISTRA
PORTARIA Nº 144, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2012
Cria Comitê Técnico de Cultura para Lésbicas,Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais
(LGBT) e demais grupos da diversidade sexual.

Reply

o Estadão deveria achar algum jornalista negro que eles julguem ser competente para apresentar alguns daqueles videos da TV Estadão, seja sobre esporte, cultural, economia ou politica...

acho que ate hoje não vi nenhum!

Reply

É desse jeito...se matarem 5 em SP, saem em todos os jornais a semana toda!!! Se matarem 80 lá no norte do país...a mídia aqui não comenta nada!!!

Reply

Luis Greco,fraterno amigo de Claus Roxin em solo nacional desmente por completo a bandalheira petista que vivia a berrar que o mestre estaria envolvido na defesa do canalha Dirceu.

http://www.conjur.com.br/2012-nov-19/mensalao-esclarecimento-claus-roxin-publico-brasileiro

Reply

De onde e como surgiu o PTCC:

Surgiu da necessidade da Cúpula Pestista, "PAGAR & APAGAR" os CHANTAGISTAS do CASO CELSO DANIEL, do TONINHO do PT. Como não conseguiram os "MILHÕES" via Marcos Valério, entregaram o Banco Central de Fortaleza ao "PCC", que em troca, "matou e suicidou" dezenas de pessoas envolvidas nas chantagens e roubalheiras da Organização Criminozzia do LuLLiA. Hoje, precisando, o PTCC entra em ação espalhando o "caos" e "desespero" assassinando Policiais, Civís e Bombeiros, para que "Jurnalistas Subsidiados" pelo PT, possam facilmente "pautar" a mídia, a opinião pública, contra o governo ao qual fazem oposição.

Vide o Ministro da Justiça dizendo que prefere Morrer a cumprir a Pena do ZéDirceu, o Patiffoli no STF querendo trocar a Pena do ZéDirceu por dinheiro "roubado" pelo PT.

Essa Gente é Duente mesmo, fácil imaginá-los seguindo Hitler, Stálin, e matando milhões em nome de uma ideologia nefasta e falida.

Reply

São Paulo sempre tem sido o porto seguro de brasileiros de todas as origens. Aqui diariamente encontram acolhida os desempregados de todas as cores e nuances oriundos do Brasil afóra. Certamente, se pudessem ganhar mais em outros estados como descobriu a pesquisa, para lá seguiriam sem hesitar. A mesma pesquisa, verdadeira como se presume, certamente foi interpretada com distorção intencional. Atenção!: A eleição na Prefeitura da Capital já passou, mas a campanha contra todo o Estado persiste. Cagliostro

Reply

Grande Coronel,

Vamos a algumas informacoes:

1) onde a mulher negra ganha mais? Em SP ou em outra regiao? Afinal, o que conta para o individuo é o salario final (e nao a proporcao em relacao a outro grupo). Eu aposto que as mulheres negras estao melhores em SP do que na BA.

2) Qual é o nivel de escolaridade entre os homens nao-negros em SP? Aposto que é maior do que o nivel de escolaridade dos homens nao negros na BA. Assim, nada mais natural que o diferencial de salarios ser maior em SP. Isso nada tem haver com discriminacao.

3) Por fim, comparar salarios sem levar em consideracao outras variaveis (educacao, experiencia, etc.) é ridículo. Nao tem validade cientifica nenhuma (a nao ser como exemplos caricaturais).

Adolfo Sachsida
www.bdadolfo.blogspot.com

Reply

Que o STF faça justiça ao verdadeiro chefe o SR. Luiz Inácio Lula da Silva quando na Presidência da República, de conformidade com a tese do DOMÍNIO DO FATO. Sendo, de fato, o Autor do Crime de Corrupção Ativa,Desvio do Dinheiro e Lesão Grave ao Patrimônio Público, como presupõe o Código Penal e a Constituição Federal por flagrante , Improbidade Administrativa. O SR. José Dirceu de Oliveira diante da função de Ministro Chefe da Casa Civil foi apenas Co-Autor da Ação Criminal .

http://brasecxx1.blogspot.com.br

Reply

Coronel,

O PT decretou que, São Paulo 2014, é o alvo.

Agora vamos ver "vários canais" pautando a imprensa.

Nada de Lulla ou Dilma para não "dar na cara"!!

Vão despejar dinheiro na Prefeitura(Dilma) para mostrar o Haddad para o estado inteiro.

Tchau PSDB!!!! Mataram o Serra por vingança cega, porém burra para "xuxu"!!!

JulioK

Reply

Coronel, veja a mais nova máquina de lavar dinheiro do PT:

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/11/19/corinthians-acerta-com-caixa-economica-como-patrocinador-ate-2014.htm

"Os valores do acordo não foram informados."

Reply

Então agora o racismo tem até data comemorativa?

Reply

Eles(ptistas) distorcem e não aprendem nunca.
Jornalismo companheiro da Folha de São Paulo desmascarado mais uma vez. Caiu de vez a casa do Dirceu!
DOMÍNIO DO FATO.
Roxin faz esclarecimento ao público sobre mensalão.

Aquí: http://www.conjur.com.br/2012-nov-19/mensalao-esclarecimento-claus-roxin-publico-brasileiro

Reply

Coronel,
virou um verdadeiro escracho a mídia, entre elas a poderosa Globo, pautar somente os estados não governados pelos petralhas ou seus vassalos. Esta matéria, acredito, ser de uma sordidez sem tamanho. A "repórter" sabe muito bem o percentual de negros nas diversas cidades ou estado. Se não sabe, que duvido muito, não merce ser repórter. Sim, merece ser repórter do Estadão.

Reply

O direito de ir e vir existe no Brasil, se São Paulo está ruim nada impede de mudarem para Salvador, Recife, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte. Ou mesmo ganhando menos São Paulo ainda é melhor?

Reply

Podem falar mal da cidade e do Estado, mesmo assim, EU AMO SÃO PAULO - Estou a 31 anos morando nesta cidade, nenhum membro da minha família sofreu um assalto sequer, nos sentimos seguros, sim, embora QUEIRAM DEMONIZAR A POLÍCIA. Fui ao Rio apenas 3 vezes, cidade realmente maravilhosa, mas, nesta 3ª e última vez que fomos, nos assaltaram, humilharam minha mãe e minha sogra colocaram arma engatilhada na cabeça da minha filha de 4 anos de idade. Resultado, bye bye Rio, pra nunca mais voltar. Petralhada dos infernos, quem voces querem enganar, com estes artigos mentirosos?

Reply

Os brasileiros também (a maioria) não são melhores que os jornalistas em foco. Eu já nem lamento mais nada, só me esquivo para os lados, quando passo por algum desses. Elles13 fedem muito!

Reply

Sr Coronel:

A imprensa brasileira está no fim,um joranal DE GRAÇA É CARO o outro não está mais SERVINDO PARA EMBRULHAR PEIXE,estamos mal

Saudações

Ps a autora da reportagem deve sofrer demais com dores na coluna
Acredito que fui sutil

Reply

Faltou comparar também a escolaridade média de cada grupo, mas o jornalismo tem pauta e o Palácio dos Bandeirantes já tem dono em 2014.

PS: Coincidência ou não, O Estadão não vai bem das pernas, né? Fechou um jornal já, tem que manter o carro chefe, justo o Estadão de tanta história.

Reply

Olha isso. Essa gente é louca.
O que menos tem em São Paulo é negro.
Acho que está bem na hora de colocarmos alguns pingos em alguns "is".
Nome e foto dessas fraudes ambulantes que se autodenominam jornalistas.

Reply

ATAQUES DE CRIMINOSOS ACONTECEM APENAS EM ESTADOS GOVERNADOS POR ADVERSÁRIOS DO PT

Muito estranho – Se no mundo dos reles cidadãos inexistem coincidências, na seara política menos ainda. Principalmente quando um partido se vale de qualquer estratégia para chegar ao poder, não importando as consequências. Desde que chegou ao poder central até hoje, o PT tem o seu nome envolvido em escândalos de todos os matizes. Muitos comprovados, outros nem tanto. Mas onde há fumaça é enorme a chance de ter fogo.
Pois bem, o PT se especializou ao longo dos anos em jogo rasteiro e não é de hoje que apela a esse tipo de modus operandi para manter-se no poder ou conquistar nichos que ainda não alcançou.
Em 2006, quando Geraldo Alckmin disputava a presidência e José Serra o governo paulista, a cidade de São Paulo foi alvo, durante alguns dias, de covardes ataques da facção criminosa que domina os presídios estaduais, A gravidade dos ataques foi tamanha, que à noite a capital dos paulistas mais parecia uma cidade-fantasma.
Agora, com as eleições de 2014 na alça de mira do PT, ataques de facções criminosas crescem assustadoramente e aterrorizam a população de São Paulo e de Santa Catarina, dois estados governados por adversários dos petistas, que desejam tomar o poder a qualquer custo.
Criminalidade existe em todo o País, mas é no mínimo estranho que os bandidos resolveram agir em apenas dois estados cobiçados pelo PT. Em São Paulo, o abusado Lula quer emplacar o atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enquanto que em Santa Catarina a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) quer se instalar no Palácio da Agronômica.

http://ucho.info/ataques-de-criminosos-acontecem-apenas-em-estados-governados-por-adversarios-do-pt

Reply

Ela é BULLA ou BURRA ?
Comparar salários baseado em raças é idiotice, sabemos que entre os pobres existem mais pessoas pardas e negras e não por racismo mas porque grande parte abandonam os estudos entrando no mercado de trabalho EM FUNÇÕES DE BRAÇAIS, repositores de supermercados , gari, carteiro, e mototaxistas, que são funções pouco remuneradas e nas empresas NENHUMA DIFERENÇA EXISTE NOS SALÁRIOS POR COR, um lixeiro negro ganha exatamente o mesmo que o lixeiro branco, mulato, verde, marciano, etc...
A reportagem que faça uma versão do contraditório como índices de pobreza, analfabetismo, pessoas que vivem do BOLSA-ESMOLA, agora até crianças de 14 anos tem seu próprio cartão e outros fazem filho para ter um cartão com 200 reais.
SÃO GENTE DE TODAS AS CORES E EM COMUM TEM O FATO DE SEREM BURROS E ANALFABETOS, a primeira opção é a mais correta, o dia da consciência negra é um feriado racista, deveria ser o dia da AUTO-CONSCIÊNCIA E AMOR PRÓPRIO, feito para reflexão e o dia ser na terceira sexta-feira do mês de novembro, evitaria muitos feriadões, o dia da bandeira foi hoje dia 19 e deveria ser também comemorado e de preferência NO MESMO DIA, ninguém sabe o certo o dia da morte de Zumbi dos Palmares, pode ser um dia antes e a cabeça levada para a cidade mais próxima e mostrado aos escravos recapturados.
Seria bom o dia da bandeira e o da consciência negra ser no mesmo dia.
OS NÃO NEGROS não deveriam faltar ao trabalho e ser facultativo para os afrodescendentes comemorarem.
Os outros comemorariam apenas o dia da bandeira.

Reply

O Estadão bem que podia oferecer um curso de Lógica elementar para seus "jornalistas" (brancos ou negros, tanto faz: a ignorância não tem preferências "étnicas"). Talvez assim algum deles acabasse por concluir que, sendo os trabalhadores negros menos qualificados, na média, que os trabalhadores brancos (por razões que todos conhecem e que não são, absolutamente, de natureza "racial"), sempre haverá menos trabalhadores negros que brancos ocupando os cargos de chefia e direção nas indústrias e serviços que exijam maior especialização e escolaridade mais elevada. Essas indústrias e serviços encontram-se, na sua maioria, no Sudeste, principalmente em São Paulo. E já que estamos às vésperas do Dia Nacional da Consciência Negra, aproveito a ocasião para fazer uma denúncia: também nas orquestras sinfônicas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio, Porto Alegre, Salvador, Vitória, etc., a soma dos salários dos músicos negros é muito pequena se comparada à soma dos salários dos músicos brancos. E... uma coisa que eu não queria dizer, mas sou obrigado: mesmo no Supremo Tribunal Federal a soma total dos salários dos ministros negros é irrisória se comparada à soma total dos salários dos ministros brancos. O Estadão precisa denunciar isso!!!

Reply

Porque 20 de novembro não é dia da consciência da CONDIÇÃO HUMANA??
Dia de feriado racial é racismo institucional, o Supremo Tribunal Federal deveria cancelar o feriado por inconstitucionalidade preconceito racial explícito no nome do feriado.
-
E AS OUTRAS ETNIAS ( RAÇAS ) não têm consciência também? e feriado sobre um acontecimento em Alagoas há 400 anos, uma guerra civil em Alagoas onde escravos fugidos e agrupados no Quilombo de Palmares resistiu dez anos à escravização.
MELHOR O DIA SER CHAMADO DE :
DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DEMOCRÁTICA.
Seria o dia do nascimento do sonho de democracia na colônia portuguesa hoje o Brasil, Nestes anos nem mesmo Portugal era independente, a Espanha anexou Portugal por 40 anos e o Brasil aproveitou triplicando a área do país, tomou a amazônia e o centro do país, o Maranhão dos franceses e o Piaui de espanhóis.
O país tornou-se quase o Brasil atual ( só Rondônia e Acre foi anexado depois. Uruguai separou-se.

Reply

ESTADAO, QUE PENA!!!

Reply

PIROTECNIA, PIROTECNIA, PIROTECNIA!
Só isso. Ficar marretando a violencia em S Paulo dá claramente a entender que haveria interesses por detrás disso, pois PROPORCIONALMENTE À POPULAÇÃO S Paulo é a cidade com menos violencia do país e há muitas e muitas cidades brasileiras e grandes, inclusive várias CAPITAIS muito mais violentas que S Paulo, diferencia-se apenas que não noticiam. Pura pirotecnia diaria como café da manhã!!
Seria interesse em desmerecer Alckmin e o PSDB? Haveria interesse de o PT e sua mídia em evidenciar diariamente noticias doutros Estados nisso?
Não haveria por ser de muito pouca conveniencia e, como o PT é o partido do oportunismo, S Paulo é muito mais importante em 2014. Então nesse caso se evidenciariam os crimes de S Paulo, população total de muitos países; e aí o PT se apresentaria para 2014 como sempre: O SALVADOR DA PATRIA!
Eh, mas o povo não engole isso facil e as derrotas gerais nas capitais foram o bastante entender que os rumos já mudaram; já foi o tempo que Lula era garantia de eleição, como a Dilma outrora.

Reply