Prefeituras quebradas.

Com o argumento de que estão prestes a descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, prefeitos em final de mandato pressionam o governo Dilma Rousseff por socorro financeiro. A área federal já indicou que estuda alguma compensação aos municípios mais pobres, prejudicados pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), cuja arrecadação é repartida entre os entes da federação. 

Segundo pesquisa da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), cerca de 2.000 prefeituras -43,6% dos entrevistados- preveem que fecharão o ano com contas pendentes, sem verba em caixa. A entidade informa que a pesquisa foi feita com 4.771 dos 5.564 prefeitos do país em setembro. Os nomes e as regiões não são revelados. Um dos artigos mais controversos da legislação fiscal proíbe os governantes de deixar despesas a pagar para os sucessores -inclusive em caso de reeleição- sem que os recursos correspondentes estejam disponíveis. 

A pena pode chegar a quatro anos de prisão e incluir multa de 30% do salário. Mesmo com a possibilidade de recursos a instâncias superiores, os condenados se tornam fichas-sujas e, portanto, inelegíveis. Como há divergências na interpretação da regra, a taxa de punições é baixa, mas trata-se de um risco. Um dos casos notórios de absolvição foi o da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT), por três votos a um no Tribunal de Contas do Município. A insuficiência de caixa ao final do mandato pode suscitar questionamentos dos tribunais de contas ou do Ministério Público. Com isso, os governantes podem ter as contas anuais rejeitadas e serem alvos de processos na Justiça.

"Eu estimo hoje que, ao final do mandato, se for aplicada parte da legislação, mais de 3.000 prefeitos vão ser ficha-suja nos próximos três anos", diz o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. A estagnação da economia e as desonerações tributárias promovidas para estimular a indústria reduziram a expectativa de repasses do Fundo de Participação dos Municípios, pelo qual a União reparte receitas do IR e do IPI. 

De R$ 73,8 bilhões no início do ano, a previsão para o FPM de 2012 caiu para R$ 69,7 bilhões em setembro, e deve cair mais nos próximos dias. Outra queixa é o não pagamento de convênios entre União e municípios firmados ainda no governo Lula. "A conta ficou toda nas costas do prefeito", diz o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, João Coser (PT-ES). Os prefeitos ainda reclamam da inclusão de novos gastos como a Lei do Magistério e o aumento do salário mínimo. Na próxima terça, mais de mil prefeitos prometem estar em Brasília para pressionar o governo. 

A lista foi entregue à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) em outubro. Entre os pedidos, está o aumento no repasse do FPM e uma ajuda permanente para os municípios no último ano de mandato dos prefeitos. Em audiência no Congresso no último dia 30, a ministra Miriam Belchior (Planejamento) disse que "há um entendimento claro do governo em relação ao momento delicado por que alguns municípios estão passando" -e que os pleitos estão em análise. Uma medida que agradaria à maioria dos prefeitos seria a sanção presidencial do projeto recém-aprovado que muda a distribuição das receitas da exploração do petróleo, favorecendo Estados e municípios não produtores.(Folha de São Paulo)

6 comentários

Coronel,

No RS, o glorioso Tarso Genro esta a 60 dias sem fazer repasse para as prefeituras.

Será um natal sombrio!!!

JulioK

Reply

O velhaco 9dedos, o deus çol, pé de barro boca de latrina vivia dizendo as quatro cantos que elle era descobridor de BANÂNIA e que através dele o país saía do ostracismo para o primeiro mundo sem precisar de educação, bastava fazer o que ele fazia mentir e mentir.
Mas agora a governANTA, aquela que todos chamavam de poste e que provou que não estávamos errados, não tem um plano B para sair do buraco em que foi e se deixou cair.
Obs. Quero crer que faltava até mesmo um plano A.

Reply

esta diferenca nao quebra nenhuma prefeitura.Isto cheira bandidagem. Esta diferenca da risiveis 21,00 reais por habitante. Ou seja,se seguir a regra percapita,um municipio pequeno de 50.000 habitantes, vai perder 100.000,00 reais anualizados. Isto nao quebra ninguem,eles roubam muito mais. E o ensaio de mais um assalto.

Reply

O que quebra prefeitura não é meritocracia e sim, safadeza, desvio de verba, taxa de sucesso, entre outras falcatruas perpetradas no paço (prefeitura).

Reply

Para os prefeitos, o negócio não é reduzir impostos, mas sim aumentá-los para aumentar a arrecadação

Reply

O problema do presidANTA é que ela fez cortesia com o chapéu alheio. Reduzindo o IPI, a presidANTA fica como bônus de ter reduzido imposto e os prefeitos e governadores com o ônus visto que vêem suas receitas reduzidas. Porque será que ela não reduziu o PIS, o FINSOCIAL e o Imposto renda. Certamente porque ela ficaria com o ônus. Estes petralhas são safados.

Reply