Criado para fornecer ao público o acervo pessoal do ex-presidente da República, o Instituto Lula virou um gabinete paralelo de poder do PT em São Paulo. Do sobrado de vidros escuros, vigiado por câmeras e protegido por cerca elétrica no bairro Ipiranga, zona sul da capital, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva define estratégias e toma decisões que sobrepõem, muitas vezes, a própria instância partidária.
Foi dali que Lula traçou boa parte das estratégias eleitorais do PT nas eleições municipais. Dali também conteve, semana passada, o ímpeto de alguns petistas de divulgar um manifesto em defesa dos condenados no julgamento do mensalão. Na noite da última quarta-feira, Lula recebeu no instituto o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino e convenceu ambos de que não se tratava do momento ideal para manifestações.
A instituição foi criada com base na Lei 8.394/91, que atribui a ex-presidentes a responsabilidade de tornar acessível ao público o acervo privado obtido no exercício do cargo. Pelo estatuto, trata-se de algo "apartidário e independente de partidos políticos". No início da disputa eleitoral, a estrutura foi ampliada com o aluguel de um sobrado vizinho para a instalação de um estúdio.
O prédio de três pavimentos tem área de lazer com piscina. No local foi gravada a propaganda para candidatos petistas de mais de 90 cidades, com participação de Lula - foi uma maneira de facilitar sua aparição em programas de TV, já que o ex-presidente se recupera do tratamento contra um câncer na laringe.
Na terça-feira passada, a agenda privada do ex-presidente incluiu as visitas do megaempresário Eike Batista e do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, advogado de um dos réus do "mensalão". Reuniões partidárias com as presenças de dirigentes petistas, como o presidente nacional Rui Falcão, o secretário geral de Organização Paulo Frateschi e o líder do partido na Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto, costumam avançar a noite.
Com a eleição de Fernando Haddad em São Paulo, o instituto passou a ser referência também para a composição do novo governo. Na quinta-feira, Lula recebeu Marcio Pochmann, candidato petista derrotado em Campinas, para discutir seu aproveitamento na equipe de Haddad. A agenda oficial recente incluiu visitas de ex-presidentes e personalidades internacionais, como Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França; Fernando Lugo, presidente deposto do Paraguai, e a primeira-dama do Peru, Nadine Heredia. Na agenda privada, estavam o marqueteiro João Santana, o publicitário Valdemir Garreta, o advogado Roberto Teixeira, amigo e compadre de Lula, e o gerente de comunicação da Petrobrás, Wilson Santarosa.
Conforme o site oficial, o Instituto é mantido por doações de empresas e pessoas que se identificam com seus objetivos, mas a relação de doadores não é divulgada, assim como as despesas bancadas. Um dos objetivos declarados é a construção do Memorial da Democracia em que o ex-presidente será a figura central. A entidade nasceu com o governo paralelo que Lula estruturou após ser derrotado nas eleições de 1989 para acompanhar criticamente o governo de Fernando Collor de Mello, com o nome de Instituto da Cidadania. No ano passado, com Lula fora da Presidência, transformou-se no Instituto Lula tendo seu patrono como presidente de honra.
A instituição é dirigida pelo amigo pessoal e "braço direito" de Lula, Paulo Okamoto, com assessoria de Clara Ant, sua ex-assessora na Presidência, e dos ex-ministros Luis Dulci (Secretaria-Geral da Presidência) e Paulo Vanucchi (Direitos Humanos). O estatuto aprovado em agosto de 2011 sofreu mudanças recentes. As novas normas ainda não foram postadas no site. Okamoto disse que o objetivo da mudança foi possibilitar maior atuação na área cultural. O foco central continua sendo "a cooperação do Brasil com a África e a América Latina". (Texto do Valor Econômico)
31 comentários
ReplyQue piada !
Isso é um antro, e não instituto !
Já ouvi comentarios de outras pessoas melhor conhecedoras que ali se abrigaria a assessoria do Lula a Dilma, que foi colocada na presidencia por Lula por não ter força suficiente para alçar o cargo por si só, parecendo-me sua eleição por obra do Lula, sem dúvidas.
ReplyTambém, por possuir muitas afinidades a ele seria pessoa mais facil para governar sem ele aparecer e tomaria as decisões que ele e outros do partido mais influentes achassem mais convenientes.
Só que com recentes fatos como perda constante de prestigio junto ao povo, perda de candidatos seus nas capitais, mesmo com a presença da Dilma, cada vez mais malhado e sem reação, pareceria intimidado e calado, reforçaria a possibilidade de que estaria receoso com as acusações, e daí a credibilidade junto ao povo estar em baixa constante, um dos motivos seria esse.
Novo espaço do Foro de São Paulo:Instituto Lula?
Replyacabei de receber um e-mail, com um link que acho ser vírus, por isso não abri. o mesmo dizia que Lula teve os bens bloqueados no dia 21/10, pela justiça federal, e que tal fato fora publicado em jornal europeu e amoitado pela imprensa brasileira..
Replyalguém viu algo parecido??
Coronel,
ReplyIsto é um "escritório do Lulla".
Cadê o MPF para botar ordem nessa palhaçada???
JulioK
Vivemos em tempos obscuros.
ReplyA tirania não se manifesta somente pelas ditaduras, se manifesta também pela corrupção, que compra verdades, destrói pessoas de bem e conspira contra a liberdade e a verdade.
lula é um "bixu" das profudezas esperto e tentáculoso.
Replyoff
ReplyMarco civil da internet:
"O outro projeto pautado é o marco civil da internet (PL 2126/11, do Executivo, apensado ao PL 5403/01, do Senado). A matéria tramita em comissão especial, com parecer do deputado Alessandro Molon (PT-RJ). No texto, ele disciplina direitos e proibições no uso da internet, assim como define os casos em que a Justiça pode requisitar registros de acesso à rede e a sites."
Chris/SP
Só vamos nos livrar dessa praga quando ele morrer. Estava "quase" não deu certo. Quem sabe aparece uma punição maior?
ReplyGoverno paralelo lembra o poder dos traficantes no RJ. Parece que lá, Cabralzinho "resolveu" a questão, exportando bandidos pelo Brasil afora, especialmente para São Paulo. E aqui, quem vai expulsar estes bandidos, inclusive os citados no post?
ReplySe o brasileiro pudesse entender o que êle está fazendo com o brasil.
ReplyO pt tem como braço armado o pcc,chega a me dar arrepios a frieza destes carrascos para se manter no poder.E nós aqui tb não fazemos nada pq para petista vc tem que sair nas ruas e gritar.
Sarkô vem se consultar com LULA para saber como se livrar de encrencas com compra de apartamentos? Vai estar no lugar certo então.
ReplyDeveria chamar "Instituto Lula das maracutaias".
ReplyEssa raça não tem limites!!!
ReplyCoronel, nenhum comentário a respeito da prisão do vice da presidente da CNA?
ReplyEstamos aguardando...
CERCA ELÉTRICA?
ReplyO que falta no Brasil é um novo governo como o do Getúlio Vargas, ou seja, reforminista, nacionalista, industrializador, comprometido com as causas do país, com a soberania nacional e tudo mais.
ReplySarney, Collor, Itamar Franco, FHC, Lula e Dilma estão anos luz distante do Getúlio Vargas.
Mas no século XXI falta é um Getúlio Vargas NACIONALISTA, de DIREITA, LIBERAL, CAPITALISTA, CONSERVADOR e tudo mais.
Agora digam-me, como seria possível algo assim nas circunstâncias atuais?
Em breve deverá aparecer, também, o Orlando Silva, para alguma boquinha na prefeitura. Aquele ex-ministro demitido do Ministerio do Esportes por corrupção, suspeita de roubo de dinheiro da merenda escolar de crianças.
Reply"O estatuto aprovado em agosto de 2011 sofreu mudanças recentes. As novas normas ainda não foram postadas"
Replyuma das mudanças deve ser: "art.01-companheiro que for processado, julgado e condenado por corrupcao fique tranquilo, não pega nada, ninguém vai ser expulso do clube"...
MPF pediu o bloqueio dos bens do cachaceiro, mas o juiz ainda não bateu martelo, deve estar sentado em cima dos autos, pra variar.
Replyhttp://jandairaemfoco.blogspot.com.br/2012/09/brasilia-ministerio-publico-federal.html
O Ministério Público Federal no Distrito Federal encaminhou à Justiça uma ação de improbidade administrativa contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Previdência, Amir Lando.
Ambos são acusados de utilizar a máquina pública para fazer propaganda em benefício próprio, ao encaminhar cartas a segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciando novas condições de empréstimos consignados em 2004.
NÃO DEU NA “IMPRENSA” BRASILEIRA: MPF PEDE O BLOQUEIO DOS BENS DO EX-PRESIDENTE LULA
Reply/
BOOOMMMBAAA!!!!!!!!!!!
/
SAIU NA IMPRENSA PORTUGUESA PORQUE, COMO TODOS SABEM, A IMPRENSA BRASILEIRA É MUITO BEM PAGA PELO PT PARA PROTEGÊ-LO (lula et caterva).
/
ENTÃO, TEMOS QUE FAZER NÓS, INTERNAUTAS, O PAPEL QUE A IMPRENSA NÃO FAZ.
/
O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PEDIU O BLOQUEIO DOS BENS DO LULA NO VALOR DE R$ 9.526.070,64 POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.
/
Já sei, você não acredita não é mesmo?
/
Então confira o processo na Justiça Federal:
/
http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?secao=DF&proc=78070820114013400
/
Depois de abrir o link acima, clique em “PARTES” e verá o nome do Lula. Se quiser poderá acompanhar o desfecho..
/
Processo: 0007807-08.2011.4.01.3400
/
Classe: 65 – AÇÃO CIVIL PÚBLICA
/
Vara: 13ª VARA FEDERAL
/
Juiz: PAULO CESAR LOPES
/
Data de Autuação: 31/01/2011
/
Assunto da Petição: 1030801 – DANO AO ERÁRIO –
/
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA – ATOS ADMINISTRATIVOS – ADMINISTRATIVO
/
Observação: ASSEGURAR O RESSARCIMENTO;
BLOQUEIO DOS BENS DO LULA !
A notícia que todo Brasil esperava foi publicada 23/10/12 no jornal Correio da Manhã em Portugal, quem quiser confirmar é só clicar no endereço abaixo: no site português
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/ministerio-publico-pede-bloqueio-de-bens-de-lula
O acervo do sapo barbudo com certeza não está no instituto, mas sim em algum paraiso fiscal.
ReplyA AÇÃO CONTRA LULA E AMIR LANDO É ESSA :
Reply0007807-08.2011.4.01.3400
13ª VARA FEDERAL
31/01/2011
1030801 - DANO AO ERÁRIO - IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - ATOS ADMINISTRATIVOS - ADMINISTRATIVO
ASSEGURAR O RESSARCIMENTO DOS DANOS CAUSADOS AO ERARIO NO MONTANTE DE R$ 9.526.070,64
ÚLTIMO MOVIMENTO ;;
17/09/2012 17:05:21 137 CONCLUSOS PARA DECISAO
Olha, tempos obscuros é pouco, o dedo que falta, o lula cortou de propósito para se beneficiar da aposentadoria logo no inicio da carreira para se dedicar a politicagem, venho sendo cabo eleitoral do regime militar, as vezes penso que quando um for para as ruas, milhões virão em seguida, bem que 2013 poderia ser o retorno das forças armadas no governo, imagina o trabalho e o tempo que vai levar para por nossa casa em ordem e progresso novamente... é a única saída, ao meu ver.
ReplyOrvil deveria estar em todas as lojas de livros.
Muitos e muitos agricultores foram induzidos ao suicídio pelo golpe do banco do Brasil, pais de família, brasileiros trabalhadores, ninguém me tira da cabeça que foi vingança da esquerda infiltrada sobre os ditos "latifundiários", espero que um dia essa e outras atrocidades venham a publico, como o tema é tabu, não me admira se esse número superar os 350 comunistas abatidos em batalha durante os bons tempos, todos os agricultores devem tudo e mais um pouco ao BB, juros compostos que ao longo do tempo iriam corroendo o património, funciona assim: o estado não oferece solução e conforme o tempo passa a divida vai aumentando e o banco liga pro cara e diz -Precisamos de mais garantias senão vamos mandar pro pau.
O sinistro dessa historia é que ta todo mundo de barriga cheia, quer dizer, todo mundo virgula, a miséria ta na espreita da maioria e o crime compensa, já repararam que o único estimulo que o estado da pro cidadão ganhar dinheiro é apostar nos jogos de azar dele? sacanagem! democracia parece um jogo de azar onde o povo aposta mas não ganha nunca.
A midia fala q ta tudo bem e sobra emprego mas o povo não ta qualificado, estranho, ainda temos que ficar escutando o sebrae dizer que os empresários não se qualificaram para a empreitada, me pergunto quem vai sustentar essa bagaça toda depois que esses politiqueiros falirem tudo? parecem vermes assassinos a corroer as entranhas da nação.
Bancos e automobilísticas estrangeiras são socorridas sempre que lhes convém, é triste, mas vai passar...
Alguém pode me esclarecer uma dúvida:
Como pode um fdp como fidel tomar de assalto um país inteiro????? parece que escapamos por muito pouco, mas muito pouco mesmo.
Sei dizer que depois dessas acusações recentes da "Veja" sobre o Celso Daniel, parece que também não era bento, o Lula e Cia se amoitaram e parecem até que se mudaram prá Venezuela, viver ao lado de outro "democrata", o Chávez, por sinal patrocinou eleiçoes bem transparentes, com guardas bolivarianos acompanhando o eleitor para dentro das cabines de votação...Afinal, será o que iam fazer lá dentro, hem...
ReplyNão é elle que decide, é a Internacional Socialista, amigo!!!
ReplyEm off.
ReplyPergunta que não quer calar: O que foi feito com o dinheiro roubado a mais durante o desgoverno do velhaco 9dedos, deus çol pés de barro e boca de latrina e o começo do atual no “talão de luz”, que o TCU mandou a mega, ultra ex - guerrilheira e assaltante de cofre devolver, agora a govenANTA diz que vai devolver, mas falou como se desse uma aliviada (redução) no valor do quilowatt-hora(kWh)?
Graças a Kassab.
ReplyIsso não é "escritório" p... nenhuma: isso é muquifo de bandoleiro, antro de bandidagem.
ReplyInstituto Lula, formidável Think Tank petista, Instituto Lula de altos estudos do nada.
ReplyInstituto LULA, parece mais um antro de bandidos a serviço da roubalheira pelo brasil afora, isto é um antro de velhacos, pensando em como surrupiar mais e mais dinheiro dos trouxas brasileiros que os apoiam nas urnas. Voto comprado com as borsas do PT, e dinheiro roubado do trabalhador.
Reply