Mensalão virou mesmo piada de salão: Zé Dirceu quer reduzir pena porque tem "relevante valor social".

Numa última tentativa de reduzir os danos da condenação por corrupção ativa e formação de quadrilha no processo do mensalão, a defesa do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, pediu aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que abaixem sua pena levando em conta seu "relevante valor social" e "compromisso" com o país. Rememorando uma série de testemunhos de pessoas próximas a Dirceu, entre eles o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seus advogados afirmam que sua luta contra a ditadura contribuiu para a redemocratização do país.
 
Dirceu era o homem forte do presidente Lula e, segundo o entendimento do STF, ele comandou de dentro do Palácio do Planalto o esquema do mensalão, que por meio de recursos públicos e empréstimos fictícios, corrompeu parlamentares para garantir a base de apoio do governo do ex-presidente. A defesa de Dirceu, no entanto, aponta, em memorial enviado na última quarta-feira, que Lula o considera como "um cidadão que lutou pela democratização do Brasil, pagando com o exílio".
 
"Independente de qualquer valoração política ou ideológica, é fato incontestável que José Dirceu atuou por décadas em prol de importantes valores da nossa sociedade", diz o documento obtido pela Folha. "José Dirceu apresenta inúmeros fatos de grande valor social que, no momento da fixação da pena, devem ser vistos como uma causa efetivamente importante de grande valor pessoal e específica do agente".
 
O memorial foi assinado pelos advogados José Luís Oliveira Lima e Rodrigo Dall´Acqua e enviado no dia em que os ministros fixam em mais de 40 anos as penas do empresário Marcos Valério, o operador do mensalão. No texto, eles dizem que o Código Penal determina que a pena de alguém deve ser atenuada quando aquele que foi condenado tenha "voluntariamente, realizado, antes do fato, relevante ato de solidariedade humana e compromisso social". (*Folha Poder)

40 comentários

"...tenha "voluntariamente, realizado, antes do fato, relevante ato de solidariedade humana e compromisso social"

vão me dizer os nobres adEvogados que o Dirça agora participava da sopa dos pobres?

ou ajudava em algum orfanato?

ou era um assíduo voluntario no Hospital do Câncer?

essa gente não cansa de ser ridícula!

deveria ganhar uma pena dobrada por lançar mão de um ato tao cínico e debochado...

Reply

PIADA SOCIAL HAHAHA, só Dirceu Maravilha mesmo, um guerrilheiro condenado como chefe de quadrilha vem dizer que tem relevante valor social. Só rindo mesmo, ele chega às rais da loucura. Internamento num manicômio já. Camisa de força nele.


Maria Cristina SP

Reply

Folha de SP
é um jornal petralha, lotado de esquerdistas.

Haddad faz baixarias e coloca a culpa no Serra. O 'novo' em SP já tem 36% de rejeição.

A campanha está disputadíssima. O Haddad pode até ganhar, mais vai ser coisa de 51% X 49%. Quem ainda acredita no Ibope e no Datafolha está por fora.

Reply

Piada mesmo,
Quer dizer que sequestrar, assaltar banco, matar torturar, aterrorizar, etc,....etc....é relevante serviço social.....
-Isso poderia até piorar a situação dele,....Que negou o mensalão a vida inteira, e agora admite de maneira covarde e chula,...
Parece coisa de criança boba,.....

Reply

Direito é prova. Essa supostamente vitoriosa história de vida não é verdadeira. É só mais uma das lendas usadas pelo PT para iludir os ignorantes. Mas, apenas para argumentar, se fosse verdade,deveria ser motivo é de agravante, jamais de atenuante.O cara que ama o seu país não o rouba. Esse argumento serve para o pai que, condenado pelo estupro da filha de 6 anos pede que seja usado como atenuante o fato de ter contribuído para a formação do corpo da filha no útero da mãe. Burrice e PT, tudo a ver.

Reply

Só existe um comentário possível: HAHAHAHAHAHAHAHA!!!

Reply

Não é verdade! Eu estava na faculdade nesta época. Não tínhamos aulas por que os professores " marxistas" incitavam alunos ingênuos a fazerem greves. Alguns mais ingênuos ainda foram lutar para implantar uma ditadura comunista em nosso país. Fizemos o curso aos trancos e barrancos por cusa deste alunos, Esquerdistas, que não queriam estudar. O mesmo de sempre. Só foram se formar aos trinta anos de idade. Ou mais. Enquanto nós, já estávamos trabalhando e pagando impostos. Tentando supriri as lacunas das aulas nas bibliotecas públicas e em estudos conjuntos. Quem sabe da vida de Zé Dirceu são os companheiros da època que não se cansam de dizer o quanto era preguiçoso. Seu Zé queria o pudê. Sempre quis. E para acabar deste jeito. Meliante e marginal. Eu não esperava outra coisa. Mas espero, que todos os que viveram como estudantes aquela època não esqueçam do mal imenso que estes professores inconscientes e alunos arrojados, nos fizeram. Cadeia é o que Zé Dirceu merece. Não bastava ser ministro da casa civil. Queria ser o ditador do Brasil. Ploft! Acabou! Cadeia.

Reply

Sabe o que é mais risível nessa história? Os advogados. O tal Kakay, por exemplo, até ontem era um deus olímpico, cobrava milhões para defender um cliente, exibia-se em restaurantes caros e dava entrevistas a revistas de celebridades. E hoje, milhões no bolso, tudo o que tem a apresentar em defesa de seu cliente é um apelo que poderia ser escrito por um professor de Sociologia do segundo grau. O outro, ex-ministro da Justiça, que supostamente seria professor de doutrina de vários ministros do Supremo, desapareceu em silêncio, provavelmente tragado pela própria vaidade. Os antigos diziam, para casos assim: "A montanha pariu um rato". Sejamos justos, no entanto: não foi um rato só; foram vários.

Reply

Ainda vivemos no país dos coronéis. O que o Lula realmente disse, é que o Dirceu merece tratamento diferenciado por se tratar de uma "otoridade". Assim como quando ele disse que o Sarney não é uma "pessoa comum".

Reply

Só no Brasil mesmo para existir uma lei de interpretação muito subjetiva para livrar a cara das autoridades públicas. Pelo o que eu saiba, o José Dirceu queria a implantação de uma ditadura comunista. A sua contribuição para o processo de redemocratização é mínima.

Reply

Tás brincando................

Reply

Será que o Joaquim Barbosa dessa vez vai conseguir ficar sem rir? (Uhashuahsuhasuha! Relevante! Uhashuahsuhasuha!)

Reply

valor social, hahahaha.... deviam levar a "galera do çoçiau" pra dividir ou melhor, uma palavra que todos gostam hoje, COMPARTILHAR, em esquema comunitário (FAZ UMA "COMUNA" ALI) a mansãzinha dele em vinhedo....

Reply

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Reply

Tive um ataque de riso diante de uma notícia tão cínica!

Quero ver de novo o Min. Joaquim Barbosa GARGALHAR diante desta nota rídicula dos advogados do Zé.

AUMENTA A PENA DELE, MIN. BARBOSA!



Chris/SP

Reply

Coronel,


O que é relevante?
Ter roubado descaradamente?
Tentar fazer do Brasil uma Cuba??
Introduzir aos poucos e silenciosamente o comunismo no Brasil??

CADEIA NELLE!

Flor Lilás

Reply

Acho que essa é forma que os advogados de Dirceu estão dando para os juízes do STF saírem honrosamente deste processo. Condenaram o Dirceu sem provas, mas o absolvem por outros méritos. Assim, a jurisprudência para pegar os tucanos lá adiante permanece e o Zé fica livre. Do contrário, vão rolar muitas cabeças naquele tribunal. Vejam só a nova proposta de Requião para o STF. Essa eu assino embaixo.

Reply

Coronel,
Tenho certeza que o zé-cagão prestou enorme serviço à Sociedade, ao reunir-se em quartos de hotéis com empresários, lobistas, ministros e políticos do desgoverno federal. Quero dizer, da Sociedade Organizada para o Crime, é lógico.
...........
E contribuiu muito para a Democracia no País, ao acusar o STF de fazer julgamentos de exceção e de fazer do cagão um "prisioneiro político".
............
Não é questão de vingancinha ou picuinha, mas os Ministros Honestos do STF têm que dar o troco àquele vigarista corrupto e ladrão, com a severa aplicação das penas.
..............
SAI DAÍ, ZÉ!!! VAI PRÁ PAPUDA, JÁ!!! O TONHÃO ESTÁ TE ESPERANDO COM O MASTRO EM RISTE!

Reply

Manchete no G1: Defesa de José Dirceu cita luta contra ditadura para tentar diminuir pena.
Será que imaginam o povo ou STF otário? Um crápula marxista que foi para Cuba treinar guerrilha para massacrar nossa gente à moda Che. Amigo do proprietario de Cuba e da corja guerrilheira.
Ah... quem sabe ele foi para ilha comunista aprender com Fidel uma democracia a la Cuba. Asqueroso, voce vai acabar num lugar onde devia ter mofado nos anos 60.

Reply

QUEM REVERBERA AS SANDICES DO " 'CAPITÃO DO TIME" PRESTA-LHE UM GRANDE FAVOR.QUE NÃO É O CASO DESTE BLOG NATURALMENTE.

Reply

Safado que treinou fora ,mas não lutou por covardia queria implantar o Comunismo no Brasil.Ora ,me compra um bode .Dançou Zé,agora é cadeia e banho de sol,onde pode se encontrar com o Daniel.Fala Zé,conta quem é o teu chefe.

Reply

M.L.


Olá,


AUMENTAR A PENA. TRIPLICAR!!!
Que ousadia.Um insulto !
Os quadrilheiros não resistiriam a um exame neurológico provando que seus cérebros são de psicopatas. Devem ficar isolados, incomunicáveis. Tamanho é o grau de perigosidade destes assaltantes.

Reply

Relevante serviço social fez o Roberto Jefferson que denunciou esta cambada.

Reply

Relevante valor social tem o cidadão que foi enganado durante muito tempo e agora descobriu a verdade.

Mas, ainda não chegou o dia de alguém elogiar o cidadão brasileiro.

Só alguém está no bico do corvo, ai apela para a relevância de ser brasileiro, mesmo engando-o a maior parte do tempo.

Reply

"...uns são mais iguais do que os outros"

Reply

anonimo 17:15

Como você faz para escrever em negrito???
Agradeço pela informação.

Chris/SP

Reply

De fato, ele surrupiou dos Cofres Públicos para comprar parlamentares que votaram favoravelmente à reforma da previdência. Agora, um juiz de Minas já concedeu ganho de causa para uma aposentada que por causa dessa reforma, teve seus benefícios reduzidos pela metade, de cinco para dois mil e quinhentos reais. No entanto, a Previdência continua deficitária e o juiz fez questão de salientar que não se justifica a sexta economia mundial fazer tão drástica redução de benefícios. Vê-se que o Dirceu agiu de fato em favor do "Brasil", metendo a mão nos Cofres Públicos e, de quebra, no bolso da velhinha aposentada e incauta. Pode até ser que muitos achem que ele agiu certo mas, com certeza, a velhinha aposentada também não perderia a oportunidade de dar umas bengaladas na cabeça desse cubano safado.

Reply

Coronel,

Patético!! Zé Dirceu fez xixi nas calças curtas!! Molhou a botinha!!

Quando tinha uns 20 capangas da CUT na proteção, era "o macho"!!!

JulioK

Reply

Coronel
Relevante valor social? - Só pode ser deboche da parte desse meliante e seus causídicos.
A proposito,desafio qualquer um deles e mais todos os babosos seguidores do "heroi do povo brasileiro" a que nos mostrem quando, onde e de que forma o quadrilheiro e corrupto Dirceu realizou alguma coisa que de algum modo tenha resultado em algo de proveitoso para o Brasil e os brasileiros. Qualquer coisa,qualquer iniciativa, mesmo de pequeno significado, serve.

Não vale lembrar, e não serão consideradas, as crises de choro convulsivo do senhor Dirceu quando na presença de Fidel Castro. Tais chiliques não contam.

Êsse senhor, seus advogados e seus comparsas, continuam substimando a inteligência dos brasileiros que trabalham, produzem, pagam impostos e fazem este País funcionar apesar dos muitos quadrilheiros que ainda continuam acarrapatados em todos os escalões do Poder.

Reply

qual compromisso social? Criar uma sofisticada organização criminosa?Fazer consultorias com informações privilegiadas do governo?
Vai se danar Zé Caroço! Só faltava essa! Corrupção virou compromisso social.Os petralhas e a novilíngua...

Reply

Qua, qua! Primeiro, tentou implantar no Brasil o comunismo através de terrorismo, guerrilhas roubos e outros crime. Agora, através de fraude, roubo de dinheiro público e corrupção. Que grande valor social. O que eles pensam? Que o povo é idiota?
Tem que ir para a cadeia, para não continuar mais tentando e causando problemas para o país.

Tree

Reply

Acho que a velhinha "dirceu" não pode mais com o dito cujo, senão esfregaria o jornal nas fuças do meliante e mandava ele assumir as m&rd@as que fez.

Reply

VAI SER CARA DURA ASSIM LÁ EM CUBA! QUADRILHEIRO CORRUptO!

TÔ RINDO ATÉ AGORA!!!

O EMINENTE MIN.JOAQUIM vai ficar COMOVIDÍSSIMO! com a atuação do zé
"em prol DE IMPORTANTES VALORES DA NOSSA SOCIEDADE", principalmente
pelo TESTEMUNHO do apedeuta, salafrário do lula.
Quem sabe ele manda pintar a cela de vermelho, héin?! Vai ficar muito mais agradável!

Reply

Quando fala em 'relevante valor social' deve estar se referindo aos milhares de 'cumpanhêro' que despejou de paraquedas na administração, com altíssimos salários, sem a qualificação necessária e que hoje aparelham o setor público.

Reply

O valor social desse corrupto e canalha foi sua tentativa de implantar a ditadura comunista no Brasil. Devemos ser grato a ele por isso? Os militares brasileiros até hoje pagam caro por ter nos livrado do comunismo, dos moldes cubanos. São constantemente espezinhados por jornalistas que escrevem sobre democracia. Esse Dirceu foi sempre um covarde, só aparecia para os aplausos, nunca enfrentou nada, nem trabalhou. Peça a ele uma carteira de trabalho assinada!

Reply

VALOR SOCIAL!!!!!!!! È um sem noção. Nos chamar a todos os brasileiros de bem, que madrugam para trabalhar, DE TROUXAS. Assume teus problemas, seu petulante.

Reply

josé dirceu lutou a favor da democracia...nunca o que ele queria era trocar ditadura militar de direita para imlantar uma ditadura de esquerda a la cuba,china,união sovietica,coreia do norte isso sim.quem lutou a favor da democracia no brasil foi ulisses,pedro simon,jarbas vasconcelos,é muitos outros menos dirceu

Reply

A petezada é tão somente um bando de cagões.
Isso me faz lembrar de uma frase que dizem ser de Lula:

"Medo é uma palavra que não existe no meu dicionário. Aliás, nem dicionário eu tenho!"

Reply

O QUÊ???????????? Não acredito que vou dizer isso, mas concordo com o Zé das Hóstias!!

"Relevante valor social" elle tem mesmo, afinal ele tem o "compromisso" com o país de devolver o dinheiro, daí o valor social, que foi roubado pelo esquema mensaleiro que elle patrocinou.

Reply

E a medalha de PACIFICADOR do Genuino,uma vergonha. Parido Talibã deveria acabar e todos os seus membros levados ao calabouço.

Reply