Serra ataca Haddad e poupa Russomanno.

Para quem não tem acesso à Folha Poder, segue a síntese da sabatina com José Serra.

Em sabatina promovida pela Folha em parceria com o UOL, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, criticou os adversários, em especial o petista Fernando Haddad, afirmou que não é o "guru" do prefeito Gilberto Kassab e chorou ao lembrar da mãe. Diferentemente de Haddad, a quem fez diversas críticas, Serra evitou fazer ataques mais duros ao líder nas pesquisas de intenção de voto Celso Russomanno (PRB). "Eu não sei qual é o programa do Russomanno", justificou para dizer porque não ataca o candidato do PRB.

Ele disse que não faz sentido a proposta de Russomanno para contratar 20 mil guardas municipais. "Isso custaria mais R$ 1 bilhão e levaria mais de sete anos para finalizar o processo." Na sabatina, o tucano chorou ao lembrar que o bispo de Santo Amaro, dom Fernando Antônio Figueiredo, visitou sua mãe quando ela estava perto da morte. Serafina morreu em 2007 aos 86 anos. "Ele fez isso sem saber que era a mãe do governador." Sobre a aproximação com os evangélicos, Serra disse que tem conversado com diversas comunidades. "Os evangélicos são uma parte importante da cidade." 

 

HADDAD
Sobre a troca de ataques com o petista Fernando Haddad, o tucano disse que faz uma campanha propositiva e disse que não acompanha as propagandas eleitorais. "Não é apropriado para mim, como candidato, virar cronista do processo eleitoral." Segundo ele, seu adversário na disputa Fernando Haddad (PT) tem como "guru" o ex-ministro José Dirceu, réu no processo do mensalão. "Por que o candidato fica tão ofendido", questionou o tucano, que nesta semana levou à TV propaganda eleitoral que liga o petista aos réus no processo julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). "Nada mais natural que gente como o Dirceu, o Delúbio, o João Paulo [réus no mensalão] vão influenciar [uma eventual gestão petista em São Paulo]", disse o tucano. 

Sobre a aliança com o PR de Valdemar Costa Neto, também réu no mensalão, Serra afirmou que o apoio da sigla não cria embaraço na sua campanha e lembrou que o verdadeiro responsável pelo mensalão é o PT.
O candidato ainda negou ser um candidato conservador e atacou o PT, que, segundo ele, é o que há de mais "conservador e reacionário" no país.

REJEIÇÃO
Com 46% de rejeição entre os eleitores de São Paulo segundo o levantamento do Datafolha divulgado no último dia 12, Serra atribuiu o índice à polarização com o PT nas eleições para presidente em 2010 e para o governo estadual em 2006. Para ele, é natural que o eleitorado do PT tenda a rejeitá-lo. Ele, porém, questionou a metodologia das pesquisas. "Esse dado de rejeição não é um dado relevante. Tem que ver a metodologia [dos institutos]", afirmou o tucano. "O eleitorado que tem preferência pelo PT tende a optar por não votar [em mim], é isso", afirmou.

PEDÁGIO URBANO
O candidato do PSDB disse que é contra a instalação de pedágio urbano na cidade e do aumento do rodízio de automóveis. "Você não tem um sistema de transporte à altura. Vai ser um suicídio", afirmou Serra. "Você só pode pensar em pedágio urbano ou restrição maior aos automóveis do que já existe hoje quando você tiver um sistema bom de transporte público", completou. O candidato defendeu obras na área de transporte que fez durante sua gestão no governo de São Paulo, como a Nova Marginal e o Rodoanel.De acordo com ele, São Paulo tem duas "prefeituras": a municipal e estadual. "O governo de São Paulo é crucial para a cidade", disse. 

Serra afirmou ainda que não pretende acabar com a inspeção veicular e quebrar o contrato com a Controlar, empresa responsável pelo serviço na cidade. "Não vou chegar lá e interromper o serviço porque alguém disse que tem um problema." O tucano também defendeu as parcerias público-privadas na área da sáude. Ele prometeu ainda criticar uma coordenadoria para fiscalizar esses contratos. Segundo Serra, na área da cultura seria possível a criação de paceiras como essas. "As organizações sociais dão mais flexibilidade." 

KASSAB
A respeito do seu ex-vice e atual prefeito da cidade, Gilberto Kassab (PSD), Serra disse considerar boa a gestão do aliado, que o sucedeu no cargo. Pesquisa Datafolha divulgada no dia 5 mostrou que a proporção dos eleitores que consideram ruim ou péssima a gestão de Kassab saltou de 36% para 48%. O índice representa o recorde negativo de toda a administração do prefeito. Embora tenha sido o responsável por colocar Kassab na prefeitura, quando deixou a gestão, em 2006, Serra afirmou durante a sabatina que não é "guru" do prefeito e não tem relação de "padrinho e afilhado" com Kassab. "Ele é uma individualidade política", afirmou o tucano, lembrando que ele foi reeleito com mais de 60% dos votos em 2008.

Segundo Serra, Kassab está sendo criticado por ter se empenhado na criação do PSD. Para ele, a população enxerga o prefeito como um síndico que deve se empenhar totalmente à administração. O candidato também atribuiu o baixo índice de aprovação do prefeito às críticas da oposição. "A prefeitura não sabe se defender. A área de comunicação não funciona." "Ele não tem um reconhecimento proporcional ao que fez", afirmou o candidato. Serra afirmou que foi contra Kassab ter criado um partido.

IDADE
Questionado sobre sua idade, ele disse que está em "ponto de bala". "Me sinto muito bem. Do ponto de vista intelectual e físico", disse o tucano. Ele evitou responder se, em caso de derrota, esta será sua última eleição. Serra afirmou que em política a velhice não se mede pela idade, mas pelas ideias. "Você teve no Brasil gente jovem, como o Collor, que foi um fracasso." Questionado sobre o uso do Twitter, em comparação com Barack Obama, Serra disse que ao contrário do presidente americano ele atualiza pessoalmente sua rede social. Ele disse que, por ter muitos seguidoress, não consegue dialogar com todos.

SABATINA
Serra foi sabatinado pelo editor de "Poder", Ricardo Balthazar, a editora do Painel, Vera Magalhães, a colunista da Folha Barbara Gancia e o colunista do UOL Maurício Stycer. A sabatina de Serra foi última promovida pelo jornal e pelo portal com candidatos a prefeito na cidade de São Paulo. Anteriormente, participaram do evento os candidatos Fernando Haddad (PT), Celso Russomanno (PRB), Gabriel Chalita (PMDB) e Soninha Francine (PPS). Foram realizadas sabatinas também no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Ribeirão Preto.

21 comentários

Estou com o Serra, a rejeição está esquisita. Melhor confiar em algo ao redor de 35%. O segundo turno vai ser duro, mas é possível bater o Russomano.

Reply

EU ASSISTI , UMA COISA VC NÃO DISSE, DURANTE O INTERVALO SERRA PEGOU NO PÉ DOS JORNALISTAS POR CAUSA DAS PERGUNTAS.

Reply

General,

No Ibope a rejeição do Serra sempre fica entre 30% e 38%. Nunca saiu disso, desde a eleição presidencial de 2010.

Reply

Dos cenários prováveis, o de menor dano para o PSDB (excluída a vitória, claro) é aliar-se a Russomano e este vencer. Sim, porque o PT se aliará ao PRB no caso de o seu candidato ficar fora da disputa final. Imaginem Russomano ganhar de Serra. O PT ganha a sorte grande de apoiar o governo municipal do aliado e em retribuição ceder a cabeça de chapa ao governo estadual em 2014. Terrível!

Reply

Na minha modesta opinião, os institutos de pesquisa estão forçando a barra ao máximo para levar a população a acreditar que Haddad está mais próximo do Serra ....
Acredito que o índice exato do Serra é 2 pontos acima, dentro da margem, e o do Haddad é 2 pontos abaixo, também dentro da margem ....
Isso não quer dizer que o quadro está definido, pois agora o vale-tudo ($$$$) do PT vai atacar com toda força na reta final da campanha ....
Quem viver verá !!!!
@BobWebBB

Reply

Só deu entrevistador petralha nesta sabatina!

Assisti a uma parte, e vi um monte de pergunta-pegadinha.


EU VOU DE SERRA!


Chris/SP

Reply

os pogreçistas perguntaram sobre a idade dele????

eh inacreditavel!

quanto preconceito!

e Serra esta, eh visível, muito bem fisicamente e melhor do que um monte de politicos muito mais novos do que ele...

intelectualmente então, não vou nem comentar...

o cara dá uma surra na maioria...

Reply

Daqui de Belzonte desejo e espero que a vitória de Serra seja outra estaca cravada no coração dos pulhas petralhas, quem sabe a definitiva.

Reply

Corona mi amice,,

Olha a montagem do gajo!
Recebi ha pouco, antes de pegar a estrada e trilha com amigos da MITSUB.

quase me borrei e oro ao bom Deus! que:
> That next week, is what our succeed, robed judges of the Supreme Court, they do so!<

vide...

Maxima da semana de 7-14 setembro, ´pra terminar com chave e algemas segunda feira!


Por Boris Casoy:

"O PT é, de fato, um partido interessante: começou com presos políticos e vai terminar com políticos presos".
Gagoo Ctba- Sgyo tainha.

Reply



MP QUER VER GASTOS DE PAES.

http://www.jb.com.br/eleicoes-2012/noticias/2012/09/14/ministerio-publico-insiste-pela-3a-vez-em-ver-gastos-de-paes-com-propaganda/

Reply

O portal terra está dizendo que o PSDB censurou uma pesquisa, alguém poderia dizer pqe?

A pesquisa é p/ prefeito do SP.

Reply

Afff... queria votar em SP só pra votar Serra. Ele está anos luz na frente dos candidatos, e não falo de experiência só. Ele traz as propostas, e seu passado garante que elas vão sair do papel. Fica claro que ele está bem fisicamente.

Mas, se o que o paulistano quer é Russomano, vá lá. Agora Incompetaddad????

Reply

Sobre a sabatina do Serra:

QUANDO A COBERTURA JORNALÍSTICA DEIXA DE LADO O FATO PARA ADERIR A UMA AGENDA — EM NOME DO “PROGRESSISMO”, É CLARO!

O tucano José Serra participou de uma sabatina na Folha. Extraio do texto do jornal o seguinte trecho:

“Embora tenha sido o responsável por colocar Kassab na prefeitura, quando deixou a gestão, em 2006, Serra afirmou durante a sabatina que não é ‘guru’ do prefeito e não tem relação de “padrinho e afilhado” com Kassab.
“Ele é uma individualidade política”, afirmou o tucano, lembrando que ele foi reeleito com mais de 60% dos votos em 2008.”

Vamos ver. As palavras fazem sentido. Serra não “colocou” Kassab na Prefeitura. Com a devida vênia ao jornal e aos diligentes jornalistas que redigiram o trecho, Kassab integrava a chapa vencedora em 2004 e foi, junto com Serra, ELEITO vice-prefeito. O verbo “colocar” em processo eleitoral é descabido — a menos que seu sujeito seja o povo. Se o autor do texto, ou os responsáveis por ele, tiverem juízo mais acurado sobre o assunto, publicarei a contradita com prazer.
Sigamos na análise de trecho tão curto e revelador.

Ainda que Serra tivesse, de fato, “colocado” Kassab — e que este não tivesse uma legitimidade derivada das urnas já de 2004 —, o prefeito foi eleito, aí na cabeça de chapa, em 2008, com mais de 60% dos votos. Se a primeira “colocação” era descabida, a segunda é absurda.
(...)
Esse troço de que Fulano “coloca” Beltrano ou Sicrano quando há, no meio, um processo eleitoral é uma estupidez. Vejam Haddad: é uma invenção de Lula, sim. Mas, se for eleito, não terá sido o Apedeuta a colocá-lo lá. Terá sido o povo. O resto é pilantragem teórica.
A imprensa deixa de lado, às vezes, a sua função também educativa. Seus compromissos com o “progressismo”, às vezes, a levam a se divorciar dos fatos.

By Reinaldo Azevedo

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/quando-a-cobertura-jornalistica-deixa-de-lado-o-fato-para-aderir-a-uma-agenda-em-nome-do-progressismo-e-claro/

Entrevistador progressista, além de mal intencionado, é incompetente.

Chris/SP

Reply

Haddad coloca de novo no programa eleitoral aquele senhor que tem catarata.Chama Serra de mentiroso e tenta desconstruir novamente sua honra. Serra não é médico e no prontuário médico que constava que aquele senhor tinha pterígeo.
Cala boca HADDDAD.

Reply

Comentarista da 18:31
Foi J. Betting que fez essa frase.

Reply

Russomano quer ir ao 2º turno com Serra, daí ter requentado o kit-gay para atingir Haddad mesmo arriscando perder votos católicos no 1º turno. Se a disputa for entre ele e Serra no 2º turno, os petistas votarão nele para retirar o PSDB da prefeitura; já se a disputa fosse com Haddad, este teria os votos petistas e ainda votos de tucanos que preferem o PT a ele, tornando sua vitória final mais difícil.

Reply

Serra não é burro porque se atacar o Russomano NÃO FAZ A ATRAÇÃO DOS VOTOS DO RUSSOMANO, vão partes iguais para os dois candidatos, dos 35% do Russo uns 15% são de petistas que fugiram para o Russomano e outra metade de serristas que foram ao voto útil.
ATACAR O RUSSOMANO É FACILITAR PARA O RATTAT O SERVIÇO e Russomano fraco é a atração de volta dos votos que foram perdidos. SE SERRA ATACAR OS MENSALEIROS, alguns até ligados ao Russomano o Serra vai ganhar em dobro, votos do Rattat vão para o Russomano e deste voltam os eleitores de Serra e até alguns do PT ( fracamente simpatizantes e apenas beneficiário de programas sociais como bolsa esmola ).
O SERRA TEM QUE EXALTAR QUE CRIOU O PROGRAMA DO MEDICAMENTO GRATUITO PARA TODOS OS PORTADORES DE HIV OU COM AIDS, isto pega votos de pobre porque também pode colocar os MEDICAMENTOS GENÉRICOS como o outro programa do Serra que possibilitou o programa da Dilma, o " Farmácia Popular " onde a corrupção está saindo pelo jornal falado e Dilma fechou alguns buracos como exigir do comprador a identidade ou uma procuração reconhecida em cartório.
BURRADDAD só tem as burradas do ENEM, as provas , uma cancelada e no ano seguinte a prova com várias questões conhecidas pelo colégio Christus, será que alguém de lá PASSOU A FITA PARA O COLÉGIO ou foi falta de cuidado do MEC ?
A eleição está mais para o Russo e o Serra só terá chance se reagir antes do segundo turno e chegar aos 25%, mesmo com Russomano com 35%.
Entre os que dizem votar branco tem muitos desanimados e com Serra chegando não tão longe pode fazer os que NÃO TEM OBRIGATORIEDADE DE VOTAR, como idosos, irem para votar no Serra, já os meninos de 16 vão para a praia pois a imensa maioria SÃO PETISTAS INOCENTES ÚTEIS E isto vai emagrecer os votos do RATTAT.

**** CORONEL, a água não está apenas batendo na bunda do LULLA como o Jornal da Band adiantou que as DESONERAÇÕES TRIBUTÁRIAS E REDUÇÕES DE IMPOSTOS que houveram foi um PACOTÃO DE EMERGÊNCIA PARA SALVAR OS CANDIDATOS PETISTAS QUE ESTÃO ESTATISTICAMENTE MORTOS, COMO OS DA BAHIA, RS mas não mencionaram o RATTAT. ( estatisticamente uma candidatuta morta ao andar sempre colada e paralela à de Serra.
A soma dos dois é menor que Russomano e se ele subir para 42% vai depender do desempenho do Serra , Soninha Francine e Chalita ,NÃO VÃO MAIS PODER ROUBAR VOTOS UM DO OUTRO como o RATTAT criticar Serra ou parte dos votos pode ser por acreção ir para Russomano e aí A VACA FOI PARA O BREJO, MESMO QUE VENÇA O SERRA POIS O RUSSO TERÁ MAIS VOTOS QUE A SOMA DE TODOS OS OUTROS ( 50% + 1 VOTO ).

Reply

Coronel, fui procurar os videos da sabatina na Foia, deu nojo, mas enfim na primeira parte SERRA HUMILHA OS JORNALISTAS http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/dirceu-e-figura-ativa-na-campanha-de-haddad-diz-serra-04028D1C3766E4913326?types=A& a PTralhada ficou no chão kkkk ele pode perder mas é um valente!!

Reply

ACORDA CIDADE DE SÃO PAULO!
SERRA PARA PREFEITO!
FORA AS GANGS DO PT E DO EDIR MACEDO.
MOSTREM QUE SAO PAULO È A CIDADE
QUE NÂO DORME!
SERRA PARA PREFEITO!

Reply

Serra precisa fazer e, não dá pra voltar atrás, mostrar quem é o PT. Vai por essa linha que dará certo, nada de afagos, é pauleira mesmo! É tudo ou nada Serra. Continue!

Reply

Coronel,

espero que o Serra nos leia aqui.
Tenho recadinho para ele!

Serra:
agora a verdade está livre, leve e solta!
Aproveite e fale tudo!
LULLA = MENSALÃO = HADDAD = CORRUPÇÃO
São Paulo não quer gente do PT!
São Paulo quer gente séria!

Flor Lilás

Reply