Sou suspeito em achar a Nariz Gelado simplesmente brilhante. Sou o primeiro a lamentar que ela não atualize seu blog com mais frequência. Hoje ela publica uma análise de Celso Russomanno que vale a pena ler. Fiquei assustado. Segue um trecho.
Não há dúvidas de que a capacidade de promover engajamento e
mobilização da Igreja Universal é enorme. Mas não pode ser tão maior que o poder de “padrinho”
Lula, o ex-presidente-operário com maior exposição na mídia que o país já viu, e
seus altíssimos níveis de aprovação. Da mesma forma, o poder de popularização
de um programa diário na TV é imenso. Mas não tão maior que o recall proporcionado por duas campanhas
presidenciais como as que José Serra traz na bagagem.
O que explica o sucesso de Celso Russomanno é menos simples,
embora constrangedoramente óbvio. Passa menos pelo poder de capilaridade dos
obreiros da igreja e mais, bem mais, por uma construção discursiva que apela ao
senso comum. E o faz com tamanha
competência que dificilmente poderá haver alguma mudança drástica no quadro
eleitoral de São Paulo. Ao contrário: no
segundo turno, com mais tempo de TV, é bem provável que o sucesso deste
discurso se consolide de forma irreversível já na primeira semana.
Aqui a íntegra do post.
24 comentários
A política demagoga e populista do Russomanno vai virar modelo.
ReplyO populismo é uma praga! Não pode deixar nascer.
Eu voto no PT mas não voto nesse mesquinho. O Covas enterrou o malufismo em SP. Até apoiou o Marta contra ele.
Sr Coronel:
ReplyO que acontece em SP é simples.
Os anti petistas votariam no serra porém acreditaram que o serra é fraco, então, votam no russo mano,o markting político do serra já deveria saber disso.
Os anti serristas votariam no ENEM isso ENEM aquilo,mas acreditam que é fraco,então votam no russo mano
O mês de julho foi o mês das definições,no canteiro do serra estavam estudando se lutavam com cetim ou renda e no canteiro do ENEM isso ENEM aquilo a soberba do macho alfa,fazia a martaxa amargar sua insignificância.
Nesse jogo de duvidas a certeza era russo mano,simples assim.
Sr Coronel o texto da Nariz gelado está ótimo.
Saudações
NADA DE NOVO...
Replyhttp://blogs.estadao.com.br/joao-bosco/nada-de-novo-no-haddad-do-velho-pt/
É possível esse cenário, mas não de todo. O Serra sabe falar ao povo de São Paulo. Pelo menos o tem sabido até hoje. Em todas as eleições no segundo turno ganhou e espero, sinceramente, que ganhe do russo também. Embora o artigo seja bom para exame.
ReplyAté poderia ser simples assim, mas não é!
ReplyNo momento certo o pastel de vento se esvazia, já na primeira semana.
Aguardemos.
Concordo inteiramente. De um modo geral estamos sempre inclinados a buscar as explicações complexas quando a resposta está bem á nossa frente. Inteligência é isso. Parabéns NG.
Reply
ReplyRealmente ela tem tiradas sensacionais. Sempre leio as que ela envia para o Estadão.
Lilyane
cel,
ReplyAcho essa dedução razoavel, porém acho que ja bateu o teto. O Paulistano é um povo mais politizado e está claro que não aprovou os desmandos do velhaco. Por isso que dos 35% do Russomano, 15 é do eleitor petista que não aprovou o que o velhaco fez em São Paulo (retirou a marta por ditadura, aliou-se ao Maluf, etc, fora os desmandos feitos no Brasil afora como se o PT fosse dele e ele seje soberano para mandar e desmandar.
Acredito que os 15% do Haddad deva pulverizar entre Russomano, Serra e nulo. E o restante deva migrar para quem tiver proposta para a cidade de São Paulo, pois segundo turno ganha quem tem proposta, projeto que encante o Paulistano. Lembrando que Russomano até agora não apresentou proposta, apenas apelo emocional.
A realidade dói é dura demais para que o ser humano possa suportá-la.
Replyó petista disfarçado de filósofo de bodega as 15:05...
ReplyLilyane,
ReplyAlguém deve estar comentando, inadevidamente, com o meu nick no Estadão.
Jamais postei qualquer coisa lá.
NG
ReplyCensura
http://blogs.estadao.com.br/joao-bosco/o-delirio-de-censurar-o-fato/
Dizem que Marcos Valério brigou com a mulher e está fora de casa.
ReplyValério tem de se cuidar para que sua esposa não virem uma Miriam Belchior, cujo marido foi assassinado e ela, agora, vive junto com os petistas.
Continuam os delírios de Lula:
ReplyEm Santo André "Lula diz que 'conservadores' ligam PT a morte de ex-prefeito Celso Daniel".
Entenda-se por "conservadores" os Procuradores do Ministério Público.
ReplyIndulto de natal...? Nessa hora nenhum progressista vai dizer que o Brasil é um país laico.
CORONEL
ReplySegue meu comentário por lá:
NG, querida amiga. Acho que sua avaliação, perfeitamente coerente diga-se, tem um lado que falta ser avaliado. Eu vivo em São Paulo desde o tempo que recebi uma alfinetada sua, por conta do meu virulento protesto contra uma imbecilidade de marketing denominada "Cidade Limpa", você se lembra ? Na época você chegou a me questionar, se tinha eu um comércio atingido pela medida esdrúxula e estava tornando genérica uma questão pessoal. Como você pode ver, eu não estava. O processo de desconstrução do Sr. Kassab se deu por obra e graça dele mesmo, e suas decisões estúpidas. Não foi Russomano o responsável por se candidatar a suceder um dos prefeitos mais mal avaliados de nossa história. Sou eleitor do Serra, mas não sou cego. Percebo que chacoalhar horas no trânsito caótico da cidade, enfrentar os mesmos problemas que já tínhamos ao fim da gestão de Marta e não ver uma mísera solução para os problemas com os quais sempre convivi seriam argumentos mais que suficientes para mudar de lado. Me desculpe, mas um discurso como o de Russomano só faz sentido para os descontentes. Não por acaso, a esmagadora maioria da população paulistana. Não custa lembrar que quem está afirmando que vai acabar com uma vergonha como o Controlar é o Haddad, e não o Serra. A falta de vontade de admitir os próprios erros é a mola mestra dessa imensa rejeição. Como Serra não está disposto a fazê-lo, também não está disposto a ganhar a eleição. Simples assim. Feliz em lê-la de volta. Abraços.
Bobagem. O povo está cansado do Lula e do PSDB. Deste, principalmente, pela falta de luta, ousadia. Ninguém conhecia o Russomano. Está liderando justamente pelo fato de não ser conhecido, pelo beneficio da dúvida. Foi a mesma situação com a Marina em 2010. É facil desconstruir um candidato sem competência, que nuca fez nada, candidato do Edir Macedo.
ReplyO telhado de Russomano é de vidro. Êle não vai aguentar o tranco no segundo turno.
ReplyCelso Russomano ocupou o lugar da Direita que o Kassab poderia ter ocupado com o PSD. Mas não, quis fazer média com os progressistas com essa bobagem de sacolinhas de supermercado, inspeção veicular e terreno para o mausoléo do Mensaleiro Mór. Deu no que deu.
ReplyO Russomano não tem folego para um debate na TV no segundo turno. Além disso, o eleitorado paulista é, graças a Deus, conservador e na hora H vai eleger o Serra.
ReplyO importante é ir para o 2º turno , porque até agora , o Serra preferiu evitar o confronto com o Russomanno , talvez pra evitar que migre intençoes de voto dele pro Haddad .
ReplyPaulistano, também, está de saco cheio de medidas populistas. O caso das biciletas foi polêmico. Uma bicicleta não tem segurança nenhuma, não tem como disputar espaço com os carros. São Paulo não é lugar para bicicletas. Quem quiser andar vai para uma praça, algum espaço seguro. Este sábado a cidade estava congestionada por causa das benditas vias exclusivas para bicicletas. O caso do cigarro é outro. Se um bar habilita um espaço para fumantes qual é o problema?
ReplyMas não adianta discutir isto em época de eleição. Seja qual for o partido do governo faria a mesma coisa. Quando a prefeitura ou o governo de estado vem com essas medidas populistas por causa de alguns grupos que fazem muito barulho a sociedade tem que se mobilizar.
O "povo" está cansado de PSDB e PT, não por acaso os dois últimos governos federais.
ReplyO mesmo já ocorrera com o PMDB e PFL, logo após a Nova República.
Daí que, necessariamente, após estas eleições, as forças políticas se reagruparão visando 2014.
Lanterna.
Perfeita a análise da Nariz Gelado. Torço para que o Serra vá para o segundo turno, só pelo prazer de ver o Lula espumar de ódio por não conseguir emplacar o seu insosso candidato. Mas o Russomanno ganha fácil essa eleição. O paulistano não aguenta mais os petistas ladrões nem os tucanos omissos. Cansaram! Por isso Russomanno está dando um passeio nessa campanha, um banho nos adversários e vai ganhar sem sombra de dúvida. Não precisa de proposta, ele fala o que o povão quer ouvir. Simples e muito bem observado pela NG.
Reply