Ibope: Serra e Haddad brigam pelo segundo turno.

O candidato Celso Russomanno (PRB) ampliou sua vantagem sobre os adversários na corrida pela Prefeitura de São Paulo, segundo a última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo. Em duas semanas, ele passou de 31% para 35%, enquanto José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) oscilaram um ponto porcentual para baixo e mantiveram o empate técnico na segunda colocação, com 19% e 15%, respectivamente.

Em eventual segundo turno entre Russomanno e Serra, o primeiro venceria por 52% a 25% se a eleição fosse hoje. Se o adversário do líder fosse Haddad, o placar seria 50% a 25%. O representante do PT venceria o do PSDB por 37% a 33% no confronto direto. O candidato do PRB está em ascensão desde a pesquisa Ibope feita na primeira quinzena de agosto, às vésperas do início da propaganda eleitoral de rádio e TV, quando obteve 26% e apareceu empatado com Serra. Ele conseguiu crescer 9 pontos porcentuais em um mês mesmo tendo aproximadamente um quarto do tempo dos adversários no horário eleitoral.
Já o tucano está em trajetória de queda desde antes do início da campanha na TV, mas conseguiu evitar ser ultrapassado pelo adversário do PT, a quem escolheu como alvo preferencial de ataques. Haddad havia subido cinco pontos entre a metade e o fim de agosto, impulsionado por sua estreia na TV, mas perdeu fôlego nos últimos 15 dias.

Por regiões. A pesquisa mais recente revela que, nas regiões da cidade nas quais candidatos do PT venceram nas últimas três eleições majoritárias (para presidente, governador e prefeito), nada menos que 40% dos eleitores indicam Russomanno como seu preferido. É o dobro da taxa obtida por Haddad. Nas mesmas áreas, Serra tem apenas 10%.

Nas zonas antipetistas, onde o partido perdeu nas últimas três eleições, o candidato do PRB também está na frente, mas com índice menor: 31%. O tucano vem em seguida, com 25%, e Haddad aparece com 12%.Entre os protagonistas da campanha, o candidato do PT é ainda o mais desconhecido. Apenas 52% dos entrevistados afirmam conhecê-lo ou ter alguma informação sobre ele. No caso de Serra e Russomanno, esses índices chegam a 75% e 70%.

Haddad é mais conhecido nas zonas anti-PT (55%) do que nas zonas pró-PT (48%). A desinformação sobre ele é maior entre os eleitores mais pobres – dos que ganham até dois salários mínimos, apenas 42% afirmam conhecê-lo. Novato em eleições, o petista é o que mais depende do horário eleitoral para conquistar simpatizantes. Mas o universo que consegue atingir ainda é limitado: 57% dos ouvidos pelo Ibope afirmaram que ainda não assistiram às propagandas de campanha. (Estadão)

7 comentários

Isto esta ocorrendo em Sao Paulo? A cidade mais desenvolvida econômica e culturalmente do país prefere votar com Russomanno? Sao Paulo pretende trocar Serra por um Rusomanno? Se tal fato ocorresse aqui, 'pras' bandas do Nordeste 'tudo bem', afinal estamos acostumados a eleger figuras do porte de um presidente de Senado, mas Sao Paulo? Não da para acreditar. Pobre Sao Paulo, teem a oportunidade de escolher o melhor para administrar essa magnifica cidade, mas pelo jeito, preferem apostar num Russomanno. Acorda Sampa, ainda da tempo. Ponha os pés no chão, apenas os pés.

Reply

Apesar de toda a discussão sobre o que é verdadeiro, tracking do partido vs pesquisa, a grande verdade é uma só, o Haddad não empolgou e vai enterrar o 'mito', que o Lula elege quem quiser. A verdade é bem outra. O Datafolha pertencente ao grupo que imprime o Enem, ou seja ligado ao ex-ministro da educação um tal de Haddad, do nada começou a fazer mais de uma pesquisa por semana, para tentar alavancar o candidato do PT. Até conseguiu um pouco, mas ele estacionou e as pesquisas pararam ou rarearam. Não dá para enganar todo mundo o tempo todo e jogar a credibilidade, se existe alguma na lata do lixo. No dia da eleição vamos ter grandes surpresas, pois na minha opinião, o Russomano não vai chegar muito alto e o José Serra muito baixo.

Reply

Cel, e para desperado da petezada, Russomanno está atacando diretamente Haddad, pois sabe que o petista em um segundo turno seria capaz de muitas baixarias e jogo sujo (falsos dossiês).

Como não bastasse a migração dos votos do HA-HA-HAddad para o Mano Russo, o petista tem tudo para voltar para o grupo dos candidatos "com até 10% de votos".

Reply

Coronel
Se é que as pesquisas estão certas - e infelizmente, quase sempre estão - vamos ver repetido o fenômeno Collor. A diferença é que ele caçava marajás e o Russomano caça os mal-informados; e
São Paulo vai ter de amargar quatro anos de desmandos.
Nem sempre a voz do povo é a voz de Deus.
M. Rosa - S. Paulo-SP

Reply

By R. Azevedo - leiam !!!!

O “Data Tio Rei” não pesquisa eleitores; pesquisa só a lógica.
O eleitorado tradicionalmente petista na periferia não é exatamente “PETISTA”, mas “PETIZADO", o que é coisa muito diferente. Ser esquerdista, no Brasil, requer certos privilégios de classe que o povo não tem; esquerdismo é coisa de rico. O PT costuma seduzir essas camadas com a sua crítica fácil e suas promessas mirabolantes. Russomanno tem-se mostrado melhor nessas artimanhas. E, como se vê, tomou um naco do eleitorado do partido. Mas também conquistou, já expus os motivos, uma fatia dos paulistanos antipetistas — ainda que com seu conservadorismo mequetrefe.

Não há nada decidido, é claro! Uma pesquisa do Datafolha do dia 13 de setembro de 2008 apontava Gilberto Kassab com 21%, Geraldo Alckmin com 20% e Marta Suplicy com 37%. Kassab se elegeu no segundo turno com mais de 60% dos votos válidos.

---------------------------------
Estou me lixando com estas pesquisas - VOU DE SERRA nem que ele tenha 50% de rejeição!

SOU TUCANA, E NÃO VOTO RUSSOMANO NEM PT !!!!!

Chris/SP

Reply

Coronel, agora tudo depende de como o tempo estará no dia das eleições, se fizer sol forte, o povo desta "nova classe média", divididos entre o Rattat e Russomano, irão para a praia e isto fará aumentar o percentual que vota Serra e desempata em favor dos tucanos, se os indecisos votarem em igualdade entre Russomano e Serra, o segundo turno é inevitável.
SE CHOVER FORTE, TEMPO FEIO SEM SOL, o povo vai votar e muitos dos indecisos votariam Russomano para evitar o segundo turno e Serra iria ficar na área de pequena incerteza estatística, o segundo lugar é ele.
EXISTIRÁ ALTA PROBABILIDADE DE MAIS DA METADE DOS ELEITORES QUE VOTAREM colocarem dez na urna ( até alguns mentecaptos que pensam em anular o voto, alguns falarão "se você colocar a nota que gostaria para um candidato ideal, o voto é anulado.
Como a nota é dez, número do Russo, aumenta a chance de resolver tudo.
A chance de eleição em turno único é de 2/3 se chover, gente que iria votar em pequeninos candidatos NÃO VÃO VOTAR e aumenta a proporção dos dois primeiros da eleição. SE O RUSSOMANO TIVER 50,000001% ele já será o prefeito eleito, o Serra precisa apenas dos EXATOS 50,0%.
O CRITÉRIO CONSTITUCIONAL PARA O DESEMPATE É A IDADE DOS CANDIDATOS.

Reply

Essa eleição em SP é surreal. Quando todo o país rejeita a petralhada, SP decidi abraçá-los.

Eheheheheheheeheh

Reply