Dilma é mais do mesmo Lula.

A oposição viu em Dilma uma estadista que até romperia com Lula. Era fantasia. Lá está ela, demitindo ministro para ajeitar eleição, economia pífia ao fundo
 
O sonho acabou. Sonho ingênuo, registre-se. Durante quase dois anos, a oposição -quase toda ela- tentou transformar Dilma Rousseff em uma estadista, como se vivêssemos em uma república. Ela seria mais "institucional" que Lula. Desejava ter autonomia e se afastar do PT. E até poderia, no limite, romper politicamente com seu criador.
 
Mas os fatos, sempre os fatos, atrapalharam a fantasia construída pela oposição -e não por Dilma, a bem da verdade. Nunca na história republicana um sucessor conversou tanto com seu antecessor. E foram muito mais que conversas. A presidente não se encontrou com Lula para simplesmente ouvir sugestões. Não, foi receber ordens, que a boa educação chamou de conselhos.
 
Para dar um ar "republicano", a maioria das reuniões não ocorreu em Brasília. Foi em São Paulo ou em São Bernardo do Campo que a presidente recebeu as determinações do seu criador. Os últimos acontecimentos, estreitamente vinculados à campanha municipal, reforçaram essa anomalia criada pelo PT, a dupla presidência.
 
Dilma transformou seu governo em instrumento político-eleitoral. Cada ato está relacionado diretamente à pequena política. Nos últimos meses, a eleição municipal acabou pautado suas ações.
 
Demitiu ministro para ajeitar a eleição em São Paulo. Em rede nacional de rádio e televisão, aproveitou o Dia da Independência para fazer propaganda eleitoral e atacar a oposição. Um telespectador desavisado poderia achar que estava assistindo um programa eleitoral da campanha de 2010. Mas não, quem estava na TV era a presidente do Brasil.
 
É o velho problema: o PT não consegue separar Estado, governo e partido. Tudo, absolutamente tudo, tem de seguir a lógica partidária. As instituições não passam de mera correia de transmissão do partido. Dilma chegou a responder em nota oficial a um simples artigo de jornal que a elogiava, tecendo amenas considerações críticas ao seu antecessor. Como uma criatura disciplinada, retrucou, defendendo e exaltando seu criador.
 
O governo é ruim. O crescimento é pífio, a qualidade da gestão dos ministros é sofrível. Os programas "estruturantes" estão atrasados. O modelo econômico se esgotou. Edita pacotes e mais pacotes a cada quinzena, sinal que não tem um consistente programa. E o que faz a presidente? Cercada de auxiliares subservientes e incapazes, de Lobões, Idelis e Cardozos, grita. Como se os gritos ocultassem os fracassos.
 
O Brasil que ainda cresce é aquele sem relação direta com as ações governamentais. É graças a essa eficiência empresarial que não estamos em uma situação ainda pior. Mas também isso tem limite. O crescimento brasileiro do último trimestre, comparativamente com os dos outros países dos Brics (Rússia, Índia e China) ou do Mist (México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia), é decepcionante. E o governo não sabe o que fazer.
 
Acredita que elevar ou baixar a taxa de juros ou suspender momentaneamente alguns impostos tem algum significado duradouro. Sem originalidade, muito menos ousadia, não consegue pensar no novo. Somente manteve, com um ou outro aperfeiçoamento, o que foi organizado no final do século passado. E a oposição? Sussurra algumas críticas, quase pedindo desculpas.
 
Ela tem no escândalo do mensalão um excelente instrumento eleitoral para desgastar o governo, mas pouco faz. Não quer fazer política. Optou por esperar que algo sobrenatural aconteça, que o governo se desmanche sem ser combatido. Ao renunciar à política, abdica do Brasil.
 
MARCO ANTONIO VILLA, 55, é historiador e professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) O título original do artigo publicado hoje pela Folha de São Paulo é "Gritos presidenciais não ocultam fracassos".

40 comentários

Coronel, esse Villa não é fácil, escreve muito bem! O Mantega é de uma incompetência de doer, mas está nas rédeas da economia. Não acha que seu ofício é puxar carroça com capim meloso p'ros petralhas, tendo Lula à frente, já que é o urubu rei (melhor, urubu deus) da turma?

Reply

No dia em que forem estudar pra valer as tramóias da Construtora Delta, Dilma(a mãe do PAC) será politicamente esquartejada!
A Anta Gorda tá atolada até a nuca nesse mar de lama!
Alguém quer apostar comigo?!

Reply

Meu Seus, o silêncio sepulcral de Madame Satã, depois das denúncias de Marcos Valério, é assombroso.

Reply

Tomara que FHC e Kátia Abreu leiam esse artigo e acordem.

Reply

Não adianta chacoalhar a oposição.Estão mortos.O povo é quem vai dar o basta nas urnas...
Margô

Reply

'Dilma entrará com força total na campanha eleitoral'

Creio que a única mudança a ser tomada com a presença da indigesta Anta Gorda, na desacreditada campanha petista, é um reforço considerável nas estruturas dos palanques. A Mulher Tomate não consegue votos pra ninguém e ela é a primeira a saber disso!

Reply

Na manhã desta sexta-feira, um representante do comitê londrino confirmou que integrantes da missão do Rio nos Jogos deste ano foram pegos roubando arquivos eletrônicos sigilosos da organização britânica.
(Veja)
---

Se Lula ainda fosse Presidente da República certamente ia comentar o assunto incluindo alguma piada grotesca.

Reply

Cel,

Muito bom o artigo do professor Villa. Só não veem e reagem aqueles que não quiserem, ou por estarem acomodados na lambança política ou por estarem dormindo em berço esplêndido.Nunca tive espectativa alguma de que do partido PeTralha surgisse algum ou alguma estadista. Mas, em se tratando de cegos, como diz um ditado bem popular, o pior deles é aquele que tem olhos e não quer enxergar.

Índio Tonto/SP

Reply

O problema é que isto leva ao desgaste e o desgaste leva ás reações da população , que vai querer mudanças e o problema é que elles podem não querer entregar o poder pelas vias democraticas....É uma situação muito perigosa se o pais afundar com esta gente no poder ..eles não vão entregar..

Reply

O problema é que isto leva ao desgaste e o desgaste leva ás reações da população , que vai querer mudanças e o problema é que elles podem não querer entregar o poder pelas vias democraticas....É uma situação muito perigosa se o pais afundar com esta gente no poder ..eles não vão entregar..

Reply

É isso aí Coronel, a oposição no Brasil é composta por um bando de frouxos que só querem manter-se no pseudo poder que ainda, imaginam, lhes restar, mesmo que para isso tenha que rastejar. Eles não têm, como diria Collor, "aquilo roxo". É com grande pesar que sou "obrigado" a admitir que se juntarmos toda esta pseuda oposição, da forma como vêm se comportando, em um palanque, juntos, não se equiparam a "um" Lulaluff. O povo brasileiro, minimamente esclarecido, esta cansado dos "Serras". Bunitinhos, Letrados, barbeadinhos, cheirozinhos, charmozinhos e outros "zinhos" que caem muito bem numa paquera, mas não para lutar contra os desmandos da tropa de choque do Mensalão. Acorda oposição o povo brasileiro que os elegeu pensou estar elegendo "Homens" e não anões de jardim ou bibelô de penteadeiras. Tomem vergonha na cara e comecem a honrar os votos que receberam. Já passou da hora da oposição deixar de lado lingerie e colocarem a Pilcha completa, com direito a bombacha, guaiaca, botinas e parabelo na cinta e honrarem o voto que receberam de uma grande parte do Brasil. A hora é esta. Quem não se sentir confortável na veste, que vá procurar um sucessor do Pitangui. Ou seja, num português largado, desocupe a moita.

Reply

e um dos que mais se empenham para transformar a gerentA em estadista eh...adivinhem quem?...

FHC!!

esse homem esta em todas quando o assunto eh ajudar o PeTê e seus elementos...

eh impressionante...

FHC salvou 9dedos do impeachment e tentou enrolar os brasileiros apresentando esse poste desastrado e mandado como uma estadista...

os artigos por ele escritos e suas declarações dizem tudo...

na ultima puxada de saco que fez, tomou um coice em uma notinha do PeTê assinada pela gerentA que ainda esta procurando o norte...

Reply

Fábula do escorpião e do sapo: o escorpião pediu ao sapo para que lhe atravessasse o rio. Este aceitou fazê-lo e lhe carregou nas costas. No meio da travessia o escorpião picou letalmente o sapo e este perguntou: por quê fizeste isso? É a minha natureza, explicou o escorpião.

Reply

Eita! Gosto muito dos textos do Marco Antônio Villa.
Quanto à Dilma, essa nunca me enganou: era poste e continua poste! É incapaz de agir sem os conselhos do Chefe do Mensalão, Lula.

Reply

Grande Marco Antonio Villa, assim como eu, ele também nunca entrou na onde de imaginar que Lula, o medíocre chefe da confraria dos petralhas cafetões da pobreza, seria capaz de entregar a rapadura para alguém com mais de meio neurônio na testa, que é o seu limite intelectual. Tudo o que ele malandramente fez, foi só e tão somente sacar do baú vermelho uma boneca de ventríloquo que além de não lhe fazer sombra, dependesse dele para continuar infelicitando o Brasil e estuprando a democracia brasileira, penosamente conquistada por gente com cérebro no lugar da casca de ovo que os petralhas têm no sustentador de chapéu...

Reply


É farinha do mesmo saco !! Não vale nada.
Não serve nem para síndica de prédio pequeno, e o demônio conseguiu tornar esta trolha incompetente em presidente !!
Este "paìz" tem mesmo é que andar prá trás.

Reply

Deixemos outros fatos degradantes da criminosa biografia desta obesa criatura e fiquemos apenas em um:
Dilma, ao lado da amiguinha Erenice Guerra são as responsávies diretas pela morte de nossa honrada Ruth Cardoso.
Ignácio de Loyola Brandão, seu biógrafo oficial, afirma isso muito claramente.
Dilma é uma sociopata, fria, calculista, maquiavélica e cínica. Tanto isso é verdade que ela foi (pasmem) ao velório de nossa ex-primeira-dama. Só mesmo sendo uma psicopata diabólica para ter uma atitude tão perversa, aética e imoral.
Jamais esperem algo de bom de Madame Satã, ela é terrivelmente má.

Reply



O Villa faz uma análise perfeita e eu me pergunto.Como ainda,elles conseguem induzir nas mentes,até brilhantes,tal sentimento?Até qdo? Será mesmo que nosso povo não detecta as inverdades desta imprensa amestrada? Aguardar algo sobrenatural!!!.Se,em outros países homens se juntam para lutar,mesmo que secretamente,contra a implantação da degradação dos vallores para a posteriori,domínio completo das instituições,porque aqui não temos esta capacidade?Vamos aguardar as mulheres tomarem a iniciativa?Até qdo pôrra?.!!!.fonseca

Reply

Bravo, Professor Villa.

Reply

Se derem a presidência da República de presente, grátis, prá oposição, ela não saberá o que fazer com isso. Extingue o Bolsa Família ou o "aperfeiçoa"? Mantém a Secretaria da Igualdade Racial e a política de cotas? E os programas de "combate à homofobia"? Tira aqueles milhares de hectares entregues aos índios, onde os caciques podem melhor circular com suas C-14? Cancela o "Minha Casa, Minha Vida"? E as obras do PAC, reformula ou mantém? Constrói finalmente Belo Monte? Mantém as milhares de ONGs ambientalistas e "defensoras da Amazônia" incrustradas nos ministérios ou as expulsa de lá? Como o espaço é pequeno, vou parar por aqui; o Coronel e o leitor podem continuar a lista pelo resto do dia e ainda sobram problemas. A oposição não "pega pesado" com o governo porque "a oposição" (o PSDB e seu chefe, FHC) foram os que criaram quase "tudo isso que aí está". Do governo eles também só querem as benesses do poder, porque não têm, para o País, um programa muito melhor do que esse que está sendo posto em prática pelo petismo. O problema do Brasil não é a economia, o crescimento: é a violência, a educação, a destruição do tecido social (a confiança entre os cidadãos) pela intolerância racial, "de classe", de gênero, por um sistema judicial que não pretende dar garantias aos cidadãos, e sim "reparar" supostas injustiças seculares. A economia se conserta com um Plano Real II. O "resto", o que realmente importa, isso o PSDB é incapaz de consertar. E suspeito que o Villa também não sabe o que fazer diante disso.

Reply

Petralhas no berço, petralhas antigos, petralhas recentes, petralhas confessos, petralhas dissimulados, petralhas com luz (?) própria, petralhas-gato puxando a luz (?) de outro petralha: todos são a mesma coisa. Petralhas! Oposição a esta quadrilha não é melhor que esta quadrilha: é apenas um outro bando, inoperante, inútil, nefasto para o Brasil, como os petralhas. Duas quadrilhas que destruíram o que poderia ter sido uma grande Nação. Uma ativa, os corruptores; outra passiva, os corrompidos. Que situação! Que oposição! Que buraco fundo, que fossa seca, que fedor! E o povo, cadê o povo brasileiro?

Reply

Anônimo das 13:57
Não precisa de nenhum estudo. É só os falidos aposentados da Varig escarafuncharem um pouco e descobrirão de onde partiu a falência da empresa.

Reply

Desde a campanha sabia-se que essa ANTA não tinha neurônios capazes de atuar a nenhum certímetro longe do jumento falastrão. Uma espécie de burrice siamesa.
Tanto que ela incorporou sua dependência e nomeou-se PresideNTA = presidente+Anta. Assim como o corrupto e trambiqueiro a fez presidANTA para usa-la como ferramenta da sua devassidão e uso da máquina, enquanto estivesse fora do trono.
Seus planos não vingaram, não esperavam ser descobertos e seus roubos delatados pelos seus parceiros enganados ou pegos com a boca na butija.

Reply

Como é que a DELTA consegue uma licitação por dia, será que esta construtorazinha não é LARANJA do L<ULLA LADRÃO.

Reply

O Dia que o Cavendish abrir a boca sobre a Delta. Rá! Rá! Rá!
Esta Dilma é uma Dois Neuronios, muito arrogante.
Ela deve ter pesadelos com a DELTA.
Corruptos! O PT estácom os dias contados. O Povo mudou de lado. Compreendeu quem é o PT, Lula, Dilma e o resto desta quadrilha.

Reply

GRANDE VILLA!
Ele já fez uma previsão em um de seus comentários sobre "as oposições" que é ba-ta-ta!
"Só o pt pode acabar com o pt"!
E não é isso que estamos vendo?!
Só espero que seja o começo do fim!

Reply

Coronel,
a governAnta sempre foi e é petralha. Esperar o que dessa gentalha.

Reply

Coturneiros,

parabenizo-os pelos excelentes comentários neste post!

O que me preocupa profundamente é ver conhecidos meus - médicos, alguns professores universitários - admirando a Dilma!
Dizendo que se hoje houvesse eleição para presidência votariam nella!

Portanto meus caros, por mais tenhamos consciência de tudo isso aqui escrito e vejamos às claras que essa criatura é tão sórdida quanto o Nullo, e o tem como grande mentor, há pessoas cultas (!!!!!) que não enxergam assim.

Estamos em uma ditadura velada, em que todos os dias tentam controlar a imprensa. Porém, não vejo reações da população tentando modificar a realidade atual.
Há milhões de pessoas que recebem todo tipo de bolsa e que não desejarão perder tais benesses.

Desejo que o julgamento do mensalão realmente coloque na cadeia a maioria dessa canalha e que o foco da CPI do Cachoeira retorne. Lea estará a Dilma como mãe do PAC e diretamente ligada, tanto ao Apedeuta quanto à Delta!

Entendo que iremos até o fundo do poço moral e econômico para ressurgir. Quando? A que custo?

FLor Lilás

Reply

Dona Dilma parece pensar que o Var-Palmares venceu e ela foi posta na presidencia como uma stalinista vitoriosa. Deixa ela pensar. por muito menos botamos o Collor para correr. Vaos em frente. Se continuar a gente vai pra porta do palácio.

Reply

O CARA E A COROA.

Reply

Ótimo mesmo o artigo do Prof. Marco Antonio Villa. Curto e objetivo.

Aliás, para os interessados o Prof. Villa participa, junto como Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo e um convidado, todos os dias de julgamento do mensalão no STF, de debate um debate ao vivo em VEJA.COM. Após o encerramento das sessões do STF, eles se apresentam. Assistem, os depoismentos são ótimos.

link: http://veja.abril.com.br/ao-vivo/


Chris/SP

Reply

Na realidade o Molusco Lulla botou a D. Dilma na presidência com a certeza que ela encobriria os vários desvios de conduta e de dinheiro público que foi efetuado durante o desgoverno do apedeuta, até sua volta "Triunfa". Porém, veio o cancêr, e jogou os" planos por "água abaixo". Agora a tática é tentar negar todas as falcatruas e tentar reeleger a D Dilma, e assim abafar tudo até que caia no esquecimento da população.
Porém, ELLES correm grande risco de que tudo venha a tona, é somente o Marcos Valério abrir o bico, e denunciar as conta onde foram efetuados depósitos milionários no exterior. Temos que proteger o Marcos Valério, ou então acongtecerá com ele o que aconteceu com o Celso Daniel. QUEIMA DE ARQUIVO.

Reply

Dilma é o aborto parido do cruzamneto Lula com o Mensalão, do qual apareceu a DELTA.
O PT sabe mesmo é roubar.
Confiamos no STF.

Reply

É óbvio e ululante: como a criatura poderia deixar de ser, ou mais importante ainda, de conter a essência de seu criador?!! Daí que se o primeiro nunca foi um estadista, o segundo será o mesmo dele!

Reply

Oposicao? Que oposicao senhor?
Se bater o peh nao fica um por perto, cambada isso sim!

To de olho

Reply

Caro Coronel! Não queira saber como estou feliz com este post e com a reação que tenho visto de muitos "petralhas convictos". Haja desculpa esfarrapada.

Elles estão totalmente desnorteados, sem saber como receber... e responder... as verdades, que aqueles como eu, da turma dos 6-7 ou 8%, dependendo das pesquisas, joga na cara delles. A máxima agora é dizer que quem critica é que porque quer chegar lá e fazer o mesmo.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tem uma petralha que eu conheço, que muchou toda com a Veja. Tanto que não só eu disse que nós, os informados, já sabíamos de tudo isso, pelo tamanho da corrupção, como ainda mencionei que a Governanta deveria ser arrastada para a lama da Delta do PAC, já que durante 3 anos ouvimos o 9Fingers dizendo que ella era a mãe do PAC.

Tu disse algo? Nem ella? Eheheheeheheh

Reply

Aliás, falando em fim do sonho, Martinho da Vila e Lecy Brandão não acordaram não.

O que estas figuras estão fazendo no horário político do Orlandão da Tapioca????????

Reply

Parabéns professor, mais um artigo de muita lucidez que retrata o que acontece(ia) ultimamente.Eu como cidadão extremamente enojado com a quadrilha petralha, que desde o inicio vi surgir um bando e não um partido politico, estava até meio embriagado pelo canto da sereia, achando mesmo que a madame tinha vida própria, que faria jus ao seu passado de armas e lutas (pena ter escapado, mas respeito), aos amigos que morreram em busca de um ideal, passado este bastante diferente do seu mentor, sabidamente um grande enganador picareta.Seria demais mesmo achar que vc é diferente, andando com toda esta gang de ladrões e bandidos!FORA DILMA, FORA PT

Reply

O Mantega é de uma incompetência de doer,... Ele faz o que pode dentro das limitações impostas pela patrulhamento do partido.
IT IS THE IDEOLOGY STUPID!

Reply

... forem estudar pra valer as tramóias da Construtora Delta,...
Ahi teremos o MENSALÃO DA DILMA.
Como este é o MENSALÃO DO LULA.

Reply