Tucanos: melhor e pior IDEB do país.

O PSDB apregoa que é um partido de gestão. Não é. Pelo menos em Educação. O partido, se quiser ter um discurso baseado em resultados para 2014, não poderá fazê-lo em cima deste tema. Vejam, abaixo, um pequeno trecho de matéria publicada em O Globo, hoje, sobre o IDEB em Minas Gerais e em Alagoas, dois estados governados pelos tucanos:

Claraval (MG), com o melhor Ideb do país - 8,3 -, apostou na experiência de professores mais antigos. O pacote incluiu ainda incentivo à participação dos pais, acompanhamento de psicólogos e fonoaudiólogos, investimento em cursos para professores e reforma das escolas.

- Investimos mais que o obrigatório (25%) em Educação: 33,6% do orçamento. E temos transporte escolar que busca praticamente todos em casa. Ninguém chega cansado - diz Rita de Freitas, secretária municipal de Educação.

Mas o avanço ainda convive com péssimos resultados: em Alagoas, o ensino médio da rede estadual teve o pior Ideb (2,6) e piorou em relação a 2009 (2,8).m O estado enfrenta uma crise na Educação que se arrasta desde 2011, quando se anunciou a reforma emergencial de 163 escolas. O problema é tão grave que os alunos da escola estadual Rosalvo Lobo começam hoje as aulas de 2012, em tendas no pátio de outro colégio. O Ministério Público abriu investigação e flagrou superfaturamento nas obras e outras irregularidades. Nos últimos dez anos, Alagoas teve 11 operações da Polícia Federal: a maioria sobre desvios na Educação.

- Nos últimos governos não tivemos continuidade de políticas - diz Sandra Regina Paz, conselheira municipal de Educação: - Neste ritmo, é difícil dizer quando Alagoas terá nota azul.

3 comentários

Sr Coronel:

Essa é a realidade das políticas do psdb,vai de zero grau até 100 graus e na média ninguem morre de frio ou de calor,pois na média é 50 graus,que maravilha o politicamente correto,um morre de frio outro calcinado,mas na média.....
Realidade: o psdb é tão igual ao pt...

Reply

a meu ver o psdb deveria mudar de roupa, de sigla, de ave e de registro no tse se quiser continuar vivo com os pés no chão. asas bico comprido não funciona mais...escafedeu-se!

Reply

10 anos???? kkkkk... bote aí mais de 20 anos, pois a desandada da educação no país começou lá em 1988 quando um certo collorido tornou-se governador do estado (eu tinha 14 anos na época). Antes disso, a educação pública em Alagoas era tão boa ao ponto de mesmo os ricos brigarem para colocar seus filhos nas escolas estaduais de Maceió.

Infelizmente, desde o collorimento do estado, NENHUM governador teve qualquer compromisso com educação... ou com qualquer outra coisa por lá, que não seja a corrupção desenfreada. Alagoas é uma versão piorada, bem piorada do Planalto, quiçá do Brasil.

A gestão de Teotônio Vilela é patética. Aliás, vale lembrar que a cidade chamada de Teotônio Vilela até um tempo atrás tinha uma alta mortalidade infantil. Por aí se tira...

Reply