O socialismo bolivariano é o mal do século.

"Presidentes que não saem do ar: Hugo Chávez, da Venezuela, Cristina Kirchner, da Argentina, e Rafael Correa, do Equador, usam redes nacionais de rádio e TV para impor sua visão", informa O GLOBO de ontem em matéria que revela como arma política o "microfone estatal a serviço do poder".

Estive em Cuba com minha família há apenas alguns anos. Fidel Castro era ainda presidente. Quando liguei a televisão no hotel e percorri os canais, o comandante estava em todos eles. Era ainda pior do que esse clássico sintoma de tiranetes em ascensão que se comunicam com frequência em cadeias nacionais de televisão. Filmado em diferentes ocasiões, em longuíssimos discursos, fazia preleções para crianças em escolas, presidia reuniões políticas, exortava jovens em cerimônias de formatura universitária, recebia delegações políticas estrangeiras, em onipresente tentativa de lavagem cerebral. Entusiasmante nos primeiros minutos, tolerável por meia hora e insuportável a partir de então. Chávez, a cuja visita pude assistir naquela ocasião, teve mesmo em Fidel um grande mestre.

Hoje sabemos todos que Lula não era Chávez. Mas nem todos sabíamos que o Brasil não é a Venezuela. O antigo procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza sabia. O atual procurador-geral, Roberto Gurgel, e o ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa também. Quem não sabia era a turma do mensalão.

Há quem, ainda hoje, acredite na concentração dos poderes políticos, na centralização administrativa, na estatização da economia e no controle da mídia como receitas adequadas para o Brasil. O equívoco intelectual tem nome: um exacerbado socialismo nacionalista.

Essa é uma estrada conhecida, trilhada à "esquerda" e à "direita" por regimes totalitários que infelicitaram milhões de seres humanos. Enveredaram por esse caminho as ditaduras de partido único da Itália de Mussolini, da Alemanha de Hitler, da Rússia de Stalin. O caminho da servidão.

"Mussolini foi antes de tudo um socialista. O ingrediente nacionalista foi também virulento. O fascismo italiano é, como o nazismo alemão, um nacional-socialismo", diagnostica o insuspeito e lúcido Edgar Morin, em "Cultura e barbárie europeias" (2005). O socialismo bolivariano é a doença latina do século XXI. A concentração de poder político, a estatização da economia e o controle da mídia são sintomas clássicos de um exacerbado socialismo nacionalista.

(Artigo de Paulo Guedes, publicado hoje em O Globo, com o título "Socialismo tardio")

19 comentários

É por isso que eu digo DIARIAMENTE aos meus netos:
"O Brasil vive hoje numa DITADURA NAZIPETISTA amaldiçoada!"

Só os acéfalos e os que se locupletam desta diabólica tirania fascistóide não enxergam a esta monstruosidade!

IMPEACHMENT NA MULHER TOMATE!!!!

Reply

Ele descobriu isso agora?

Reply

Sr Coronel:

O artigo de Paulo Guedes tem o título
Socialismo Tardio,eu poderia acrescentar AS AVENTURAS DOS TIRANOSSAUROS REX.
Não são mais ridiculos por absoluta falta de espaço.

Saudações

Reply

Por falar em "lavagem cerebral", é isso que esse governo corruto do PT vem fazendo nos canais oficiais de TV, sob a batuta carcomida do Franklin Martins. É impressionante o lixo ideológico que lá desfila. É filmezinhos com propaganda bolivariana chavista; é "documentários" românticos sobre o porco-sujo Ché Guevara: é exaltação da "heroica libertação" de Cuba promovida pelo sanguinário ditador Fidel Castro; e toda a "santa semana" enchem o saco mostrando filmes da Segunda Guerra Mundial, como se o Hitler fosse o único canalha da humanidade. Sobre os massacres comunistas,nem um pio! Sobre as pessoas que são trucidadas em Cuba quando aventuram-se a deixar a ilha, única e exclusivamente em busca de um dos mais sagrado direitos da pessoa humana, que é a tal de liberdade, nem uma palavra! Artistas então, lá só se apresentam os que são bem alinhados com a quadrilha lulista. Já mandei vários e-mails pra eles, mas, evidentemente, não obtive resposta. Como diria o Bóris: " Isso é uma vergonha!"

Reply

Não tenho importancia alguma no contexto da Humanidade,porém cito a mim mesmo, como cidadão brasileiro: FORA PT! FORA CORRUPTOS!

Reply


Quem tiver a oportunidade assista o filme italiano Vincere. É sobre a ascensão de Mussolini. De arrepiar a semelhança com o nosso ex - tomara que para sempre - lula.

Lilyane

Reply

Socialismo supostamente "bolivariano". É de fato uma ditadura conquistada com apoio das urnas!

Reply

fala-se muito, muito, muito...agir mesmo neca de pitibirtiba!

lingua de pau

Reply

capitalismo produz mais riquezas do que pobreza. no socialismo a riqueza é só do chefe que adora e ama de paixão o dinheiro dos outros!


torneiraseca


Reply

Cel.

Joaquim Barbosa continua emparedando a turma. Acabou de provar que dinheiro da Visanet ERA PÚBLICO, ao contrário do que as defesas defendem.

Ótimo!!!!


Chris/SP

Reply

Coronel,

Texto matador!!!

JulioK

Reply

Por essas e outras é que vivemos na AMÉRICA LATRINA!
À essa GENTALHA SUBDESENVOLVIDA, QUE INFELIZMENTE TOMOU CONTA DO PODER, só interessa o poder, só interessa permanecer no poder. Portanto, quanto mais atrasado o povo mais fácil fica o controle e a lavagem cerebral.

Reply

Totalitarismo não tem bandeira, não tem característica, rouba, mata, frauda, mata mais, rouba mais, exclui, mente. O resto é fantasia, coisa boba. Como diz schopenhauer, "só muda o ciclo e o nome, o resto é tudo igual."

Reply

O ogro bolivariano está cada dia mais doente, é só olhar as fotos mais recente, parece que o cara vai explodir de tão inchado! Além disso, o ditador de fraldão, mais conhecido por F. Castro, anda sumido da mídia. Será que morreu?

Reply

Outro dia eu disse para uma amiga petralha que nós estamos seguindo rumo a uma ditadura.

Detesto socialistas e o socialismo. Essa conversinha para inglês ver é uma forma de dominação, onde uma minoria acaba socializando para eles a grana que é da maioria.

ApeDELTA é um exemplo disso. Tão socialista, mas cadê pegar seus 2 bilhões e usar para construir casas para os mais pobres país afora? Mas ele se arvora em reclamar dos "brancos de olhos azuis" e das zelites, como se ele não fosse o expoente máximo destas.

O SOCIALISMOS ACABA QUANDO ACABA O DINHEIRO

Reply

anônimo das 14:13, então é vc que assiste a tv brasil.
parem as maquinas, avisem o ibope, descobrimos a pessoa que assiste a tv do lula. kkkkkkkkkkkkkk.

Reply

Num devaneio juvenil se ponderava que Lulla deveria ter usado a mídia para governar com o povo ao invés da opção pelo mensalão... rsrsrs.

Reply



Só que La Loca está ferrando os argentinos, em 2010 a gasolina deles custava exatamente a metade da nossa, hoje já ultrapassou a nossa que é a uma das mais cara do mundo.
E o pior está faltando combustível, principalmente Diesel.
Nem a ajuda do Chávez salva La Loca, pois ele também amarga queda na produção de petróleo e derivados.

Reply

Pois é, entao todos acham que deviamos continuar com o governo dito democratico do PSDB, partido que so defende interesses dos grandes, neo liberal, deixando 95% da populaçao dividindo migalhas. Ora me poupe. O PT tem sim coisas erradas, como todo partido, mas prefiro o PT questionado do que qualquer partido dito, "democrata". É de dar risada.

Reply