Mensalão: Toffoli tenta mostrar isenção.

Questionado em sua decisão de participar do julgamento do mensalão, o ministro José Antônio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), teve sua estreia aprovada não só pelos petistas, que apoiam sua participação, mas também pelos críticos da oposição, que sugerem seu afastamento. Embora defendam que a melhor conduta para o ministro seja se declarar impedido por ter sido advogado e subordinado do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), um dos réus do processo, tucanos reunidos na Câmara para assistir o início do julgamento avaliaram nesta quinta que Toffoli fez um gesto para legitimar sua presença no julgamento: votou contra o desmembramento das ações.

"Ele está se legitimando para prosseguir", disse o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), resumindo o comentário geral diante do voto contrário do ministro ao desmembramento, que reduziria de 38 para apenas três - os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) - os réus no STF. Como somente estes estão em exercício do mandato parlamentar e precisamente por isto têm direito a foro privilegiado no Supremo, o processo dos demais, inclusive de Dirceu, teria que ser remetido à Justiça comum, caso a questão de ordem tivesse sido acatada.

"Ele (Toffoli) é incapaz de julgar algo do qual participou. Isso vai macular sua biografia", afirmou o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP). "Os vínculos dele com o PT são históricos e continuados", observou o líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ), para quem o ministro já deveria ter tido "um gesto de grandeza", declarando-se impedido. "Mas essa é uma decisão exclusiva dele", completou o ex-petista. "É uma questão de foro íntimo do ministro Toffoli e do Supremo", concordou o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra.

Para a oposição, o voto de Toffoli vai servir de parâmetro para balizar sua imparcialidade. "Ele será muito observado e acompanhado com cuidado pela população", avalia o presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN). "O fato de o ministro não ter se declarado impedido não significa que ele vai fazer um julgamento parcial ou tendencioso", disse o líder do PSOL. "No momento em que não há qualquer questionamento formal nos autos sobre a sua participação, o Toffoli ganha autonomia para decidir sobre sua participação", afirmou o líder do PSDB, deputado Bruno Araújo.

Antes de ir para o Supremo, Toffoli atuou como advogado de José Dirceu em algumas ocasiões. Até 2009, ele era sócio no escritório da advogada Roberta Maria Rangel, hoje sua namorada, que defendeu outros acusados de envolvimento no mensalão, como os deputados Professor Luizinho (PT-SP), então líder do governo, e Paulo Rocha (PT-PA). Toffoli construiu sua carreira jurídica dentro do PT: foi advogado do partido, destacando-se na liderança petista na Câmara dos Deputados nos anos 1990, e na consultoria de campanhas eleitorais. Foi também assessor jurídico da Casa Civil quando o ministro era José Dirceu e advogado-geral da União do governo Lula. (Estadão)

15 comentários

Esse Tóffoli julgando o mensalão é o mesmo que amarrar cachorro com linguiça. Não tem o menor cabimento, isso mostra o quanto as Leis no Brasil são frouxas e mal feitas. Tira do cidadão a chance de preservar seus direitos e dá ao bandido a impunidade inadimissível e a liberdade à prática da contravenção.

Integrantes da SOC julgar crimes de integrantes da SOC, só mesmo nesse Brasil que virou merda nas mão do PT.

Tóffoli fez firula (combinada com Levandowiski) votando contra o desmembramento para esfumaçar sua absurda participação no julgamento e depois garantir presença no bote final do voto de absolvição dos réus. Coisa de meliante escolado na mutreta.

Reply

Impossível este ministro ser isento. Deve ser impedido, caso não se declare como tal. Qualquer outra atitude é desrespeito à Lei, e quem assim procede é marginal.

Reply

OFF

Jovens protestando contra Cabral

http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=44109

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

Um PTralha é por definição um ser peçonhento, rastejante, traidor, asqueroso, vil, corrupto e corruptor, imoral, amoral, sem princípios quaisquer que sejam e, visa unicamente lucros próprios e o acobertamento de seus cúmplices...

Você acreditaria em isenção de um MINISTRO PTralha???

E se estivesse tentando mostrar essa tal "isenção" em virtude de estar claramente IMPEDIDO não seria tão somente para inocentar seus cúmplices mais adiante????

Reply

É claro que foi jogada do Toffoli. Votando contra o desmembramento, é provável que o Procurador Gurgel não se sinta mais à vontade para pedir afastamento dele do julgamento.

Petralha faz tudo de caso pensado, não acredito que nada que façam tenha boas intenções. Neste caso, isenção.

Por falar nisso, Lewandowski parecia advogado da "comissão de defesa", em vez de Ministro do Supremo. Um vexame, mostrou direitinho quem é.

Mariana

Reply

"Ele será muito observado e acompanhado com cuidado pela população"

Bobo é quem acha que ele está preocupado em ser "observado pela população" .Ele é "suspeito" para participar deste julgamento , independente das posições que tome...

Se ele não fosse tão ligado ao pt e seus costumes , estaria preocupado com a sua biografia futura , mas como é ligado umbilicalmente ao pt , como todo petista , está se lixando para biografias futuras..A ele pouco importa se vai passar os proximos 20 anos sendo olhado como um braço do pt no STF..Porque , no frigir dos ovos , ele é.

Reply

>>

Toffoli vai mostrar porque esta no STF quando for julgado o Zé Dirceu, Genuino e Delubio. Seu voto será pela absolvição desses bandidos.

<<

Reply

Meu Deus do céu... é claro que ele foi guindado até lá para defender-los!!!

Reply

O tofoli , é um petista doente, vai dizer que não houve mensalão, então Sr Tofoli, me empresta uns milhões do Banco Rural e ficas de avalista, pois eu também quero essa mamata toda de dinheiro distribuido em pacotes ,malas, avioes e cuecas, manda SR totfoli , o endereço do BANCO RURAL, onde eu como todo cidadão do PT gostaria de receber esses emprestimos ,os quais não são necessários serem pagos, pois é dinheiro esquentado vindo da CASA da MOEDA, tudo é maracutaia petista e começou com o CACHOEIRA e o ZÉ DIrCEU, coincidencia o Cachoeira de NOVO recebendo dinheiro da DILMA nos PAC PAC PAC

Reply

"Ele (Toffoli) é incapaz de julgar algo do qual participou. Isso vai macular sua biografia"

kkkkkkkkkkkkkk... e o deputado está mais preocupado com a "mácula à biografia" que o juíz!

Ele estará mais preocupado em devolver o favor do que com a mácula na biografia, afinal com mácula e tudo, no país da presidente incompetente com 1003483566% de aprovação popular, o cara vai continuar recebendo seus 30 mil de salário e ainda terá cumprido sua parte na pizzaria.

Reply

O Toffoli vai ficar por lá para ter a certeza que o velhaco não seja arrolado, enrolado e finalmente arrolhado.

Reply

Perto da turma do PT Cachoeira é trombadinha.

Reply

Os congressistas da zopô não perdem oportunidade de demonstrarem a total abjeção. Baby tofoli sabia ser causa perdida votar pró desmembramento, mas foi o que bastou para receber o aplauso dos adesistas. Vergonhoso.

Reply

Pelo que assisti ontem, o perigo não é o Ministro Toffoli, e sim o ministro Lewandowski.

Este tem uma divida para com a dona muda inutil, com o vagabundo cachaceiro, e com a turma do frango com polente de SBC.

Esse vale menos do que aquilo que o gato faz e esconde.

Reply

Por ter trabalhado com o PT, elle não é ingênuo e nem bobo, acho que poderá até surpreender seu voto, ou seja, talvez livre a cabeça de seu chefe, Zé Dirceu, mas acabará condenando outros menos estrelado como exemplo! Quem viver, verá!!!

Reply