O corajoso José Dirceu joga a culpa em Delúbio pelo Mensalão.

Ao negar a existência do mensalão, José Dirceu pôs a culpa em Delúbio Soares. Num documento de onze páginas, que está sendo distribuído à imprensa, a Assessoria do ex-ministro-chefe da Casa Civil diz que o ex-tesoureiro do PT assumiu as irregularidades. "Nunca houve o chamado mensalão. O que de fato existiu foi a prática de caixa dois para cumprimento de acordo eleitoral, conduta irregular prontamente assumida por Delúbio Soares e o PT sobre a relação com partidos aliados em 2004", diz o memorial feito para jornalistas. O texto diz que não foi comprovada a suposta compra de votos para parlamentares apoiarem o governo no Congresso. De acordo com a defesa de Dirceu, o mensalão foi uma "fantasia" criada por Roberto Jefferson, então líder do PTB, que teria sido desmentida no processo.

Réu número um do mensalão, Dirceu vai acompanhar o início do julgamento em São Paulo. Aconselhado por advogados e assessores, Dirceu desistiu de ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) e também de fazer a sua defesa aos ministros da Corte. Advogados alertaram-no que fazer a defesa pessoalmente seria uma estratégia suicida. Essa prática é absolutamente incomum nos tribunais brasileiros. Além de ser considerada como uma ofensa ao trabalho dos advogados, defender-se pessoalmente é prática vista como arrogante, que pode transmitir a imagem de desafio direto aos julgadores. Os criminalistas são unânimes a desaconselhar os clientes a fazê-lo.

Segundo seus assessores, Dirceu deve adotar uma postura "low profile" e evitar eventos públicos durante a primeira semana de agosto. Ele deve cancelar a sua participação num debate, no sábado, sobre o Movimento de Libertação Popular (Molipo), uma das organizações que lutou contra o regime militar. O evento vai ser realizado no Memorial da Resistência de São Paulo, no bairro da Luz. Dirceu também não vai montar um "bunker" para contestar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que vai fazer a acusação do mensalão assim que o julgamento tiver início, em 2 de agosto.

 As alegações de Gurgel vão ser rebatidas por meio do advogado do ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Luis de Oliveira Lima, o Juca, no dia seguinte. Como Dirceu foi colocado como réu número um do mensalão pelo Ministério Público Federal, Juca será o primeiro advogado a apresentar defesa oral aos ministros do STF. Ele deve defender Dirceu em 3 de agosto. No momento em que o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, começar a votar as acusações contra Dirceu, o ex-ministro deve permanecer em São Paulo e assistir à sessão do STF pela televisão. A não ser que tenha um rompante, Dirceu não irá a Brasília. (Valor Econômico)

18 comentários

lulla vá tomar no SUS! mod

E iria? ...

O comandante daniel - EL CAGÒN - iria?

Iria coisa nenhuma!

Esse pulha, esse covardão não teve a coragem de dizer quem era nem para a mulher que trepou com ele por 4 anos...

... agora me vem com essa de cantar de galo por trás da cerca?

Reply

Nessa história do Mensalão do PT não há bonzinho. Nem mesmo o inocente (sic) Lula escapa. Ciente de que sua incompetência administrativa jamais lhe garantiria apoio parlamentar e inacreditáveis índices de aprovação, Lula incentivou a operação de compra da consciência de muitos políticos, os tais representantes do povo. Para tal, o PT palaciano usou dinheiro do contribuinte, desviado dos cofres públicos por meio de operações tão nebulosas quanto criminosas.

Com o escândalo à tona, o PT rompeu a cena com o discurso de que o dinheiro utilizado no mensalão era proveniente de empréstimos bancários. Ou seja, o PT com esse discurso mentiroso acabou confirmando a existência do esquema criminoso, mas tentou evitar a acusação de desvio de dinheiro público. O que poderia ter consequências graves, a começar por ordem de prisão.

Durante o julgamento no STF, marcado para começar no próximo dia 2 de agosto, a falácia dos empréstimos tende a desaparecer e a situação de muitos dos acusados deve piorar. Nas alegações enviadas à Corte, o Banco Rural, braço financeiro da operação, tenta se livrar da acusação de crime de lavagem de dinheiro afirmando que os recursos usados no Mensalão do PT não têm origem em empréstimos bancários, como anunciado anteriormente pela cúpula petista. De acordo com o Banco Rural, os pagamentos do mensalão foram feitos com recursos públicos, que antes passaram pelas contas das empresas do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, que se condenado pode falar muito mais do que esperam os petistas.

Reply

Ficará provado no julgamento que o mensalão “foi um crime contra a República e contra a Democracia” com o único objetivo de, por meio de propina, formar uma ampla base de apoio para Lula no Congresso Nacional. “A tese do ‘eu não sabia’, do ‘eu fui traído’ tende a ser desmascarada durante o julgamento. Até o ex-deputado Roberto Jefferson, delator da quadrilha, que antes protegia Lula, agora aponta o dedo para ele. Vamos ter um debate emocionante no STF. Além dos acusados, também sentará no banco dos réus toda a estrutura política do país, há anos viciada pela corrupção”. E não adianta José Dirceu se esquivar, até porque na época ele era o " CHEFE DA CASA CÍVIL"onde vários parlamentares reclamavam da sua maneira de os tratar, eles acham que o povo é idiota!

Reply

Coronel,
infelizmente a decisão já é conhecida. No Brasil do faz de conta, só quem ganha são os desonestos.

Reply

EXCLUSIVO:Supremo convoca três advogados para assessorá-lo no julgamento do mensalão.

A figura do advogado “ad hoc” é conhecida nos tribunais.É o advogado contratado por uma parte num processo que permanece à disposição e só intervém em caso de necessidade de reforço na argumentação.

O significativo é que a parte é o Supremo Tribunal Federal. E ainda mais porque a providência é para o julgamento do me mensalão que começa em 2 de agosto.

Para reforçar sua linha de julgamento, o STF convidou três juristas de Brasiilia 0ara assessorá-lo como advogado “ad hoc”. O primeiro é o conhecido advogado que defendeu Fernando Collor no seu “impeachment”,Nabor Bulhões. Que recentemente defendeu o Estado da Itália no caso Cesare Battisti.

Outro advogado convidado é Pedro Gordiho, que usufrui de prestígio junto aos ministro do STF e foi o escolhido por seus pares da comunidade jurídica para em nome dela saudar o ministro Cezar Peluso, quando assumiu a presidência do STF.

Reply
a mão que embala o berço mod

O capo nunca foi de encarar uma batalha mandava os otários se fu.. em seu lugar, é emblemática sua posição de cachorro vira-lata botando a cola entre as pernas mais uma vez.
Elle sabe que quanto mais tentar bater na tecla de que o mensalão não existiu os juízes do STF, mais mostrarão que é o oposto.

Reply

O Dirceu estará assistindo pela TV, para poder fugir para Cuba mais facilmente.

Reply

Tenho lido a opinião dos comentaristas sobre o "MENSALÃO" do corruPTos e noto que eles ainda acreditam no stf.Eu particularmente tenho razões de sobra para não acreditar que os mensaleiros serão "CULPADOS" devido ao compromisso escuso de alguns julgadores.O Brasil está pôdre em termos jurídicos,e a LEI só vale para cidadãos cumpridores de suas responsabilidades sociais(nada a ver com socialismo)...Bom,enfim a esperança é a última que morre.Alguém citou o Dr Sobral e Rui Barbosa em contraponto aos atuais marcio thomaz bastos & kakais da vida(vadia e mundana) dos tribunais perniciosos,cujas defesas só beneficiam bandidos.Bem citado.!!!.fonseca.
Ah,a propósito Oh Corona,gostei do countdown.SDS.!!!.

Reply

Para quem já se escondeu atrás de outra face, atrás de utopias de jovens altruístas, esconder-se atrás da saia da mãe e do tesoureiro do PT, não é nada demais para o ZÉ DIRCEU "O HERÓI DO MENSALÃO BRASILEIRO"!

Reply

Essa é quentinha:

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, tomou uma decisão acertada. Pediu que todos os ministros da corte passem a se referir à Ação Penal 470, e não ao “processo do mensalão”.

Isso porque o termo “mensalão” expressaria um pré-julgamento, indicando que haveria pagamentos mensais a congressistas, de forma regular – o que até agora, diga-se de passagem, jamais foi comprovado.

O que se demonstrou é que os saques de recursos no Banco Rural referem-se à quitação de dívidas de campanha. E o próprio Roberso Jefferson já admitiu que a palavra mensalão foi uma figura retórica, numa tese política.

Reply

Tá cum medo de sair algemado de lá, hein!, cumpanheiro de privilégios, reizinho borra-botas?

Ou ia se cagar e mijar todinho em rede nacional, né?, patriota aristocrata do cú.

Reply

No PT ninguém tem autonomia para escolher nem a candidatura de um prefeito, quanto mais o que involve grana. Lula estava lá. E mandando.

Mago

Reply

Escrevam aí: O quadrilheiro voltará triunfante,revigorado, de alma lavada e rindo da nossa cara!

Reply

Existe uma afirmação categórica dita pelo Sr Antonio Fernando de Souza, na época o Procurador Geral da República, que deve valer como a verdade absoluta e incontestável, inclusive para anular essa especulação de que existe, não existe, é caixa 2, é compra de votos, .... etc

ANTONIO FERNADO DE SOUZA reafirma e existência do mensalão e não acredita em prescrição dos rimes.

E diz mai: “Posso dizer, com base no trabalho que fiz, é que já no momento inicial havia elementos suficientes para justificar condenação a respeito de muitas das imputações”

Portanto, desculpas esfarrapadas é praxe de petista. Os senhores ministros do STF, só não condenam se tiverem sendo pagos para inocentar.

Reply

Também acho que o STF pode livrar da cadeia os quadrilheiros mais filhos da puta da história deste país.

Caso isso ocorra, as pessoas de bem vão se sentir profundamente indignadas. No mínimo vão ficar frustradas, desestimuladas, por serem corretas, probas.

Não é apenas o julgamento do mensalão do PT que está em jogo, mas o futuro País.

Talvez seja isso que os vagabundos comunistas do trabalho alheio almejam com a provável vitória dos mensaleiros perante a Justiça: a desesperança dos cidadãos de bem.

A vitória dos mensaleiros FDP é a vitória final da impunidade e a punição da sociedade democrática, um verdadeiro golpe nas instituições. É o começo do fim de um país livre.

Não pensemos que as pessoas serão as mesmas, com os mensaleiros festejando a liberdade, E ainda por cima eles pedirão ressarcimento por danos morais.

Reply

Zé das Hóstias subestima a capacidade de pensamento da nossa podre imprensa e essa conversa é a prova mais cabal disso!

Ora! Depois de tudo isso, do Delúbio derrubar o braço direito do ApeDELTA e tudo mais... como pode esse mesmo partido aceitar o homem de volta?! Com cerimônia, pompa e circunstância ainda mais?!

É cada uma!

Reply

Delubio virando grande escarradeira do PT...

Reply

Pt como réu honorário do Mensalão.


http://www.alertatotal.net/2012/07/estrategias-de-advogados-de-defesa.html

Reply