A mesquinhez tucana.

No seu artigo ufanista de hoje, na Folha de São Paulo, Aécio Neves (PSDB-MG), o presidenciável tucano, ergue loas à criação do Real, há 18 anos. É a velha bobagem do PSDB de viver de passado, já que no presente, infelizmente, não tem nenhuma realização de impacto a mostrar no meio Brasil que ainda governa. Por isso, os tucanos insistem com o tal legado cheirando a mofo, quando mais de 30 milhões de eleitores que tem entre 18 e 24 anos não imaginam o "antes" do Real e não dão a mínima importância ao tema. 

Mas o que chama mais atenção no artigo de Aécio é o parágrafo dedicado à saúde:

"Na saúde pública houve mudança no eixo de atendimento, com privilégio à atenção básica, destinada aos mais pobres, e a colocação em prática dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Saúde da Família chegou a 2002 com mais de 54 milhões de beneficiados, um salto de 4.750 % em relação a 1994."

Sentiram falta de alguma coisa? Sim, os genéricos de Serra foram simplesmente banidos do legado do PSDB pelo mineirinho traidor, que como governador de Minas levou o PT à vitória no seu estado em três eleições presidenciais, apesar de ser maciçamente votado. Sua marca é a aliança tácita com o PT para manter o seu poder regional, jogando para o futuro, para o seu momento, a luta pela presidência.

Infelizmente, a mesquinhez que hoje permeia o comportamento de Geraldo Alckmin em São Paulo - no plano regional - e de Aécio Neves, Sérgio Guerra e outros - no plano nacional - é o maior legado do PSDB para este triste momento da política nacional. E mostra a desintegração de um partido provinciano, dividido em feudos e sem projeto nacional.


ATUALIZAÇÃO ÀS 10:03


O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Marcus Pestana, não gostou da análise feita do artigo de Aécio Neves. Para que não pareça que publiquei algo parcial, segue, abaixo, o referido texto na íntegra.

Maioridade do real

"Em 1º de julho de 1994, data que ontem completou 18 anos, os brasileiros amanheceram o dia com uma nova moeda: o real. A iniciativa fazia parte de um programa de estabilização econômica, que deu cabo de uma inflação sufocante e de desastrosa duração. Sem congelamento de preços ou confisco da poupança, ainda então de memória recente, o real colocou o país novamente na trilha do desenvolvimento. Embora tenha se tornado conhecido pelos resultados econômicos de controle da inflação, o Plano Real converteu-se certamente em uma das iniciativas de governo que mais trouxeram benefícios sociais em toda a história do Brasil.

No legado daquele período, há outro ativo de fundamental importância: a confiança. Em torno do Plano Real, fortalecemos as bases políticas que permitiram ao Brasil avançar também no seu sistema democrático. Vieram aquisições relevantes para a defesa da sociedade, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Proer, hoje reconhecidos até mesmo por aqueles que, na época, por conveniência, os combatiam. Entre as conquistas históricas propiciadas pelos efeitos do real está a universalização do ensino fundamental. Com toda criança na escola, a educação se converteu no primeiro serviço público a cumprir o objetivo republicano de acesso irrestrito por faixa de renda ou região geográfica.

Na saúde pública houve mudança no eixo de atendimento, com privilégio à atenção básica, destinada aos mais pobres, e a colocação em prática dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Saúde da Família chegou a 2002 com mais de 54 milhões de beneficiados, um salto de 4.750 % em relação a 1994. 

Embora o PT reivindique para si o monopólio da defesa dos mais carentes, foi sob o impacto do Plano Real que o Brasil firmou as bases de uma rede de proteção social, composta originalmente pelos programas Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e Auxílio Gás, entre outros, todos anteriores à chegada do PT ao poder. Data de 2001 o Cadastro Único para Programas Sociais, e de 2002 o lançamento do Cartão do Cidadão (base do futuro Bolsa Família) pelo então governo do PSDB.

Esses são alguns itens de uma relação de iniciativas que transformaram de verdade a sociedade brasileira. Entre aqueles que se dedicaram com responsabilidade para a implantação do Plano Real merecem o nosso reconhecimento, nesse dia, de forma especial, os presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, pela determinação de honrar seu compromisso com o país e criar bases sólidas para o Brasil de hoje. Por amor ao Brasil, enfrentaram pressões e incompreensões, e, com coragem, fizeram o que precisava ser feito, dever supremo de todo governante."

AÉCIO NEVES escreve às segundas-feiras nesta coluna, na Folha de São Paulo

37 comentários

Sr Coronel:


Desculpa-me,não aguento,vou versejar

UMA VEZ TRAÍRA
SEMPRE TRAIRA
TRAÍRA SEMPRE
HA DE SER
SEJA NA TERRA
SEJA NO MAR
SEJA NO AR
TRAÍRA ATÉ MORRER

Saudações

Ps Boa semana a todos,pois temos que aguentar cada uma.

Reply

Coronel, admitamos. Se ninguém do PSDB sequer lembrasse do Real, estaríamos aqui fazendo críticas e apontando dedo para eles da mesma forma.

Mas concordo que o PSDB não cria fatos. Minha esperança para derotar o petismo a nivel nacional fica hoje com o PSD.

Reply

Como brasileiro não vota em partido e sim em nomes, no meu caso gostaria de saber o que precisa ser feito para ganhar a eleição no primeiro turno em São Paulo.
A tese do Coronel sugerindo uma união dos governadores do PSDB para exaltar as administrações tucanas era correta mas se mostrou impossível diante da ambição, o ego e a má vontade dos interessados.
Uma coisa tenho certeza, se o PSDB não mostrar sua força em São Paulo este ano vai acabar virando um DEM.

Mago

Reply

Coronel,

devemos também lembrar o plano de atendimento à AIDSA, implantado por José Serra!

É exemplo para o mundo inteiro.
Considerado um dos melhores planos mundiais!

Flor Lilás

Reply

Ah sim,aproveite e escreva também sobre o apoio do PSD a vários prefeitos PETISTAS aqui em São Paulo. Não se esqueça de dizer sobre o PSD na base do PSDB em SP.PSD ligado ao PT, viu?

Reply

Coronel estou fora do tópico mas vale a per dar uma olhada nessa palestra sobre a farsa do aquecimento global
http://youtu.be/oJTNJBZxX6E

Reply

Cel
Vc tem toda razão.O PSDB se tornou um partido dividido em feudos regionais e sem projeto nacional. É isso aí. E nós continuamos nas mãos da quadrilha e o PSDB não está nem aí e nada faz para nos livrar deste mal, ao contrário, nos entrega a ele de mão beijada.
Esther

Reply

E o PSD?É confiável?Leia a matéria:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1111935-katia-abreu-elogia-ministra-do-meio-ambiente-e-lanca-dilma-a-reeleicao.shtml

Alckmin neste ponto está certo,o PSD está apoiando o PT em todas as cidades de médio e grande porte,só em SAMPA que está na oposição,mas duvido que no futuro fique.

Reply

Coronel, a verdade é que o PSDB sempre foi um partidinho de m., composto, no geral, por homenzinhos mesquinhos, luliputianos, ridículos, oportunistas e de visão curta. Ali nunca houve, não há e nunca haverá um estadista, com a única exceção do ex-Presidente FHC.
Os tucanos são até razoáveis na administração, mas são uns b. na política, e eu acho que eles, lá no fundo, adoram mesmo é apanhar da corja petista.
O Brasil precisa mesmo é que seja logo criado o PCon-Partido Conservador, para que a massa do eleitorado atraiçoada pela tucanalha míope possa finalmente ter alguma representação.

Reply

Aecio Neves venceu em Minas, apesar de ser do PSDB. Voce esta invertendo as coisas. Nao tem nada de traicao. Se ele quizer ser presidente seria melhor sair do PSDB que tem enorme rejeicao em Minas, e acredito em grande parte do Brasil. O PT vence apesar das robalheiras por falta de opcao para o eleitor.

Reply

Caro Julio 2bh

Pergunta simples: se o PSDB é tão detestado em Minas, porque o Aécio insiste em ressuscitar o tal legado mofado? Não deveria estar falando de futuro, em vez de passado?

Outro comentarista que deletei, por ter me chamado de idiota, disse que Aécio dividiu o PT. O PT ou o PSDB? Não adianta, Aécio tem uma biografia de traição à oposição da qual não se livrará jamais. É biografia.

Um abraço.

Coronel

Reply

Com relação ao Real, discordo do Coronel, imagina o Brasil sem o sucesso do Real?, imagina só por um momento? como nós estaríamos hoje? Sim Aécio, neste tópico está coberto de razão e, nós brasileiros decentes temos que festejar com muito orgulho esse momento único da nossa histótia e dar um viva a FHC e o saudoso Itamar!!!!

Reply

Legal seu blog. O conteúdo que realmente se preocupa. Bom sou novo nesse lance então tô procurando me familiarizar. =D

Reply

Com o surgimento de lideranças de muito respeito nacional, a exemplo de Kátia Abreu e Kassab, o aecinho traidor está com água no nariz (a corda que o traidor usou está nele chegando) e busca no mofo do Real um suspiro e tem o disparate de "dizer" (implicitamente, claro) que o genérico do Serra é mofo.
Prezado aecinho e patotinha, NÃO SOMOS IDIOTAS, lembrem-se.
Parabéns pela excelente análise, Coronel.

Reply

O aecinho está se afogando nas traições sucessivas que engendrou para sufocar o PSDB "paulista" e se converter em presidenciável. Se f.. O PSDB democrou! O PMDB não dá credibilidade para o sujeitinho ser candidato a presidente e o PSD nâo o quer! Virá a se ferrar. Talvez não se eleja senador na próxima. É a sina dos traidores.

Reply

O aecinho cheirador é o maior responsável pelo naufrágio do PSDB. Apoiando covardemente ou tacitamente o PT e com a corja fazendo negócios de venda de honra, dissolveu o partido que está se tornando um sonrisal vencido. Para qual partido migrar então, se ele desonrou o partido dele no seu próprio estado? Quem quer esse tipo de aliado? Até o PT não aceita, apenas se o negócio for demasiadamente bom demais sô?

Reply

Todo mundo tem direito a expressar sua opinião mas pelo menos saiba um pouco do que fala para não dar vexame. Dizer que o PSDB sempre foi um partido de m.. é ridículo. Franco Montoro, Mario Covas, FHC, Serra, Paulo Renato, só para citar alguns de São Paulo são um exemplo. Pitta, Erundina e Martha quase destruiram São Paulo e ficam criticando Kassab o qual estavam louquinhos para se associar?
Quem pensa no Brasil como um país decente não pode acreditar em gente que engana pobre e faz rolo com criminosos.

Mago

Reply

Tal como José Serra fatura eleição em SP independnetemente de partido, o Aécio Never fatura eleição em MG, independente de partido.
Ocupem-se de outras pessoas, da crise, das Mentiars da Dilma, onde se encontra o Luiz da Silva, internado?

Reply

Coronel,
esperar o que do Aécio Silvério Neves.

Reply

Para ser com clareza, o Real e seus sustentáculos, câmbio flutuante, metas de inflação e superávit primário e depois, em linha com a gestão de gastos públicos, a LRF. Os programas de Saúde, além dos indicadores criados para acompanhar o desempenho de escolas do aprendizado dos alunos, trouxeram a civilização ao Brasil.

Se não quiserem falar mais em Real, que não falem.
Mas, não fiquem fora da realidade.

Reply

02/07/2012 - 09h56
Pressão do Brasil forçou entrada da Venezuela no Mercosul, diz Uruguai
PUBLICIDADE

DE SÃO PAULO
DA EFE, EM MONTEVIDÉU

Reply

02/07/2012 - 09h56
Pressão do Brasil forçou entrada da Venezuela no Mercosul, diz Uruguai
PUBLICIDADE

DE SÃO PAULO
DA EFE, EM MONTEVIDÉU

Reply

"O plano Real é um plano eleitoreiro e que não durará sequer um ano, servirá apenas para eleger o candidato do PSDB Fernando Henrique Cardoso" 'Bíblia do apedeuta', evangelho segundo o etanol 13 : 51.

*a bíblia do apedeuta é uma gozação das palavras do mestre cachaceiro, O REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA. Este pau d'água não sabe que o real agora é um dólar dos argentinos, a Dilma emite reais de maneira furiosa e o custo de vida não acompanha a inflação, parece que muitos reais estão sumindo da circulação e parando nos colchões de argentinos, que foram proibidos de comprar e a posse não autorizada de dólares é crime mais grave que o porte de maconha. REAL NÃO É DIVISA segundo o Mercosul, a posse de real não é crime. Apenas o Brasil pune quem viajar com mais de R$ 10 mil como evasão de divisa ( viagem internacional ) e quem entra no país também é punido por evasão, embora seja INVASÃO DE "DIVISAS", já que o real NÃO É DIVISA e sim a unidade real de valor econômico do país... "NÃO É A URV".

Reply

Hummmm...
Nem a pau voto em Aécio.
Kátia Abreu para presedente!!!!!

Reply

Um bom sentimento de frustração com o ex-presidente e seu partido:

http://www.amalgama.blog.br/07/2012/ate-aqui-cheguei/

E mais um texto sobre o mesmo tema:

http://amateriadavida.blogspot.com.br/2012/05/confissoes-de-uma-viuva-do-pt-parte-13.html

Reply

Prezado Coronel
Já que o senhor é anônimo, também serei.
Há muito tempo li aqui um agradecimento seu a uma leitora que lhe apontou erros de português, se bem me lembro. Naquela ocasião, seu gesto de humildade, acatando a observação da leitora, me fez acreditar no seu espaço mais ainda do que já acreditava.
Entrementes, por um fato corriqueiro, infeliz sim, mal planejado e executado, por falha humana, coisas que acontecem em qualquer instituição, ou com qualquer um, suponho que o senhor tenha se utilizado de uma palavra, a IMBECIL, um tanto quanto fora do contexto, de forma ofensiva e generalizada (no primeiro texto). O que aliás, me surpreendeu, para não dizer, me decepcionou, dadas as regras de BOAS PRÁTICAS, exigidas pelo blog. O que estou de pleno acordo. Anonimato de baixo calão ou, pelo menos, ofensivo é covardia. Deixo claro, sem conotação cínica, que respeito seu anonimato. Talvez seja melhor assim para o senhor e para nós. Sou seu leitor assíduo, gosto das suas análises bem balizadas, vou continuar acessando tranquilamente.
Só não entendi o uso tão exagerado de uma palavra, que até Lula usou em palanque, num daqueles seus discursos inflamados e incendiários, por causa de meros vidros quebrados?! O senhor tem algum ranço com os militares?
Sou da reserva do glorioso Exército a quem o Brasil deve, historicamente, muito. As FFAA também erram, cometem suas gafes. E daí? Quem não as comete?
Democracia é assim mesmo! Espero que o senhor não me entenda como falso pacífico. Para tanto, basta trocar de lugar. Como o senhor se sentiria?
Minhas cordiais saudações.

Reply

Ô Mago das 11:01, a tua resposta já esclarece a questão: Realmente FHC, Mário Covas, Franco Montoro e Paulo Renato foram grandes quadros do PSDB. Porém, além do fato de serem velha guarda, que fundaram o partido quando já eram políticos de longa estrada, três deles já morreram, e o FH está muito velho. Agora, tirando esses aí, quem mais v. tem para citar? Ninguém, porque de fato o PSDB, apesar de alguns poucos nomes de peso, sempre foi um partidinho de m. mesmo. Veja esse José Serra, p.ex.: é um dos políticos mais covardes que esse país já teve, e graças à sua covardia perdeu a eleição presidencial para um poste.
Em resumo, o PSDB não é confiável. Aliás, nem eles mesmos confiam uns nos outros, putz!!
Pena que ainda teremos que suportar essa tucanalha cretina por muito tempo, pois simplesmente não temos opção. Ou vamos de tucanalha ou caímos na petralhada que é pior ainda. Deus!!!!

Reply

21GAC DIZ:
Bem vindo ao "ESTADO DEMOCRATICO":

PM BALEADO AO REAGIR NA SAIDA DE UM SHOPPING-----------
MULHER MORTA POR UM MENOR DENTRO DO SEU CARRO ----------
MENINO DE 5 ANOS,JOAO HELIO E ARRASTADO POR 4 KILOMETROS........
UNIÃO GAY E RECONHECIDA PELO ESTADO .............
KIT GAY DISTRIBUIDO NAS ESCOLAS PELO MEC.............
ESCANDALO DE CORRUPÇÃO ENVOLVENDO EMPREITEIRA DELTA,E GOVERNADORES............
PALHAÇO ELEITO DEPUTADO EM SP..........
PASSEATA DA MACONHA REUNE MILHARES EM COPACABANA.........
CASOS DE PEDOFILIA AUMENTAM NO BRASIL.................
MORTE DE PACIENTES POR FALTA DE ATENDIMENTO EM HOSPITAIS,SE TORNA COMUM NO BRASIL ...........


BRASIL O PAIS MAIS RICO DO MUNDO.

SE NAO O FOSSE,JA TERIA QUEBRADO.

VOLTA 1985!!!!!!!!!!!

Reply

Pozinho é um caso perdido, se sai candidato a presidente vou tirar uma pestana nas eleições.

Reply

Coronel,
o anônimo das 14:50 ficou irritado por ter sido dito a verdade. Também sou da reserva e não me escondo no anonimato. Quem dá rasante com um mirage em local público e em zona habitacional, se não imbecil, não está preparado para pilotar caças. As FFAA não está acima do bem e do mal, apesar de hoje, me parece viver ajoelhada perante os "imbecis", velhacos e incompetentes no poder.

Reply

Coronel na chamada postada A Mesquinhez Tucana você cometeu uma gafe: “PSDB vive do passado, da criação do Real há 18 anos”. Isto não é bobagem e me faz lembrar um fato marcante na historia da humanidade:
“ O general Eisenhower , quando encontrou as vitimas nos campos de concentração nazistas da II WW, mandou fotografar tudo o máximo que pudessem para deixar registrado, caso em algum momento ao longo da historia, algum idiota viesse se erguer e dizer que isto nunca aconteceu”. Pois não demorou muito em set/2009 o presidente do Irã negou a existência dizendo que o acontecimento não passava de um mito forjado pelos judeus. Aqui no BR comemorar 18 anos do fim da forca, da degola, da loucura que todos os avos, pais e tios destes milhões de eleitores viveram e que nunca vão esquecer o terror da inflação vivida, comemorar é pouco Sr. Coronel. Não seria o caso de formalizar com 01 de julho o dia em que o BR matou o dragão? Uma estatua tipo S.Jorge enfiando a lança na goela de bixo que apavorou os lares da classe trabalhadora. Deixemos o PSDB fazer honras ao feito heroico de seus governantes, é digno, é humano e um pequeno reconhecimento.
Precisa outra realização de impacto ? Veja uma Disputar eleições com a mesma disposição, anos apos anos, perdendo, sofrendo baixas, afrontas, humilhações, perseguições, culpas tudo como o LULA faz com o FHC. Continuar no pleito é uma realização que carrega consigo a capacidade de tirar o BR da lama que este PT, Lula &Dilma estam afundando. Vamos juntos sem pressa nem susto deixar os rapazes manifestarem suas mequinhez, seu ufanismo, suas lutas pela presidencia. Continuo de olho nos atuais goverantes PT & Cia e fico pensando o que poderemos comemorar de suas realizações?

Reply

Não vamos falar do santo de um time VICE-CAMPEÃO DA LIBERTADORES DE 2012.
No dia que este time ganhar o título vamos levar MORDIDAS DE GALINHAS e engasgar em algum caroço de banana.
-
ha!ha!ha!ha!ha!ha!
-
É mais fácil o Coronel virar petralha que o curincha ganhar a libertadores.
-
HEIL LULLA. KKKKKKKKKKK

Reply

Você vive criticando o Aécio, mas o plano dele de tomar BH do PT após 20 anos finalmente vai funcionar.
O Lacerda não aceitou coligação proporcional com o PT, que se enfureceu e vai lançar uma candidatura às pressas com pouca chance de vitória.
O candidato, seguindo ordens claramente dadas pelo Aécio, diz que em caso de intervenção do diretório nacional vai renunciar à candidatura.

Reply

Se o PSDB quer alguma coisa no futuro tem que procurar outro caminho. Jose Serra e Alkimin jamais vao vencer coisa alguma em Minas e no Brasil. Se acha que Aecio e' traira (eu nao acho) melhor procurar outro 4o. candidato fora do eixo MG-SP. Sempre votei no PSDB e vou continuar. Mas temos que ter candidatos adequados com novas ideias. Serra nunca defendeu de forma adequada as privatizacoes, e o plano real ja faz 18 anos, ja passou. Lula diz que descobriu o Brazil, 2 meses antes de Cabral e todo mundo aceita. A oposicao precisa de cara nova. Se Aecio nao serve, melhor procurar alguem fora, por exemplo Aldo Rebelo (apesar do partido e' um democrata e tem excelentes ideias, sabendo leva-las a frente), ou mesmo Katia Abreu ou Eduardo Campos(sera???) Aecio so consegiu eleger Anastasia, porque o adversario era muitissimo fraco. Eleger presidente Serra ou Alkimim nem Jesus Cristo. Tem que mudar muita coisa. Pense nisto Coronel!!!
Abracos e continue lutando.

Vem passar uns dias em BH pra voce entender melhor o que acontece aqui. E' um resumo do Brasil.

Reply

A CONTA da traição aos paulistas e a toda oposição virá em 2014...

Virá com juros e correção a paga de traição de 3 eleições presidenciais (2002, 2006 e 2010).

Minas sozinha não elege ninguém...

São Paulo e a oposição não esqueceram o que houve em 2010.

Em 2014 ele verá seu desastre eleitoral! Como 2 + 2 = 4!

KATIA ABREU PRESIDENTE DO BRASIL

Reply

Duvido que na hora que o segundo turno chegar em 2014 não votarão no Aécio...
Imaginem a Dilma e O Lula juntos abraçados, e em seguida FHC, Aécio, Serra, Alckimin, Richa... Sem dúvida estes são melhores!

Reply

Os genéricos. A quebra das patentes contra a AIDS. Cirurgias de catarata (minha mãe se operou em uma delas).

O PSDB tem mesmo que se agarrar ao passado, pois não soube construir um programa alternativo de governo mesmo tendo 8 governadores na sua base. Alias, não é nas Alagoas do PSDBista Teotônio Vilela que estão os mairoes índices de homicídio no país???

Reply