Mensalão foi o maior escândalo de corrupção do país, liderado por criminosos, afirma Gurgel.

Em sua última manifestação formal antes do início do julgamento do mensalão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou aos ministros do Supremo Tribunal Federal um documento no qual afirma que o caso foi "o mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e de desvio de dinheiro público flagrado no Brasil". A expressão faz parte de um vasto memorial que foi entregue na última semana aos 11 integrantes do Supremo e obtido pela Folha. O julgamento começa na quinta. 

Ao enviar o material, Gurgel visa facilitar o trabalho dos ministros, caso advogados contestem provas citadas pela acusação, ou afirmem que não existem indícios sobre um ou outro ponto. O que Gurgel fez foi pinçar das mais de 50 mil páginas do processo o que chamou de "principais provas" contra os acusados. Esses documentos (como perícias, depoimentos e interrogatórios) foram separados pelo nome de cada réu, em dois volumes. Nos últimos dias, advogados de defesa também entregaram os seus memoriais. No texto em que Gurgel chama o mensalão de o mais "escandaloso esquema", o procurador retoma uma frase que usou nas alegações finais, enviadas ao Supremo no ano passado, quando havia dito que a atuação do STF deveria servir de exemplo contra atos de corrupção.

Agora, diz que "a atuação do Supremo Tribunal Federal servirá de exemplo, verdadeiro paradigma histórico, para todo o Poder Judiciário brasileiro e, principalmente, para toda a sociedade, a fim de que os atos de corrupção, mazela desgraçada e insistentemente epidêmica no Brasil, sejam tratados com rigor necessário". Em outro ponto, ele afirma que o mensalão representou "um sistema de enorme movimentação financeira à margem da legalidade, com o objetivo espúrio de comprar os votos de parlamentares tidos como especialmente relevantes pelos líderes criminosos." 

Em sua manifestação final, Gurgel tentou relembrar alguns detalhes fundamentais, como o papel do núcleo financeiro do esquema. "Impressiona constatar que as ações dos dirigentes do Banco Rural perpassaram todas as etapas do esquema ilícito, desde sua origem (financiamento), passando pela sua operacionalização (distribuição) e, ao final, garantindo a sua impunidade pela omissão na comunicação das operações suspeitas aos órgãos de controle", afirma. Ao resumir o que a ação contém, o procurador concluiu: "Colheu-se um substancioso conjunto de provas que não deixa dúvidas à procedência de acusação".(Folha de São Paulo)

5 comentários

Se o Supremo inocentar os 38 ladrões, porque Ali Baba sempre se julgou o maior inocente do mundo, será jogado no lixo todos ensinamentos de honestidade, cidadania e hombridade que nos foram passados pelos nossos avós, aqueles que trabalharam feito escravos e sonharam com um Brasil melhor para os seus.
Se os mensaleiros safados que trocaram seus votos por apoio as falcatruas do Velhaco Mor saírem bem dessa, nada mais restará ao país, a safadeza e a desonestidade estará institucionalizada.

Reply

Uma ótima idéia é colocar esta frase marcante sobre o "MENSALÃO" do doutor Roberto Gurgel num outdoor em frente ao STF,no dia 2 de Agosto,QUE ACHAM DA IDÉIA?!.

Reply

Se ainda existirem brasileiros honrados, Lula muito em breve terá o mesmo e merecido fim de Benito Mussolini.

Reply

Coronel, você conhece o seriado da TV chamado prision brake, onde o irmão de um condenado à pena capital comete um crime para ir á mesma prisão onde o irmão aguarda o patíbulo, acha ser o irmão inocente, começa aí a série.
-
Aqui os cineastras que forem direitos e ANTI-PETRALHAS poderiam fazer nova série, o BEM-VINDOS À PRISÃO, quase a vida real de petralhas mensaleiros e seus adoradores, a rataiada, o primeiro episódio como um filme inicial seria no horário depois da demência novelística AVENIDA BRASIL e depois a Bobo passaria o filme mostrando o "drama dos mensaleiros" e alegria do povo brasileiro em ver esta corja cumprindo os CINQUENTA ANOS DE RECLUSÃO, como a proposta do código penal feita pelo PT para os crimes da oposição, PELO MENOS O CRIME DE LEVAGEM DE DINHEIRO PELA NOVA LEI SANCIONADA PELA DILMA, ELES VÃO CONHECER E FICAR SEM NADA.
Não terão um RATO para puxar com o rabo e terão que virar traficantes para recapitalizar e colocar o $$$ em paraísos fiscais ( Uruguai ) onde o guerrilheiro Mujica ainda é o reizinho tupamaro do país.

Reply

O VAGABUNDO DO LULA, QUER AMEDRONTAR OS JUIZES E PROCURADORES, ELE SE ACHA O DONO DO MUNDO, ESTE VELHACO ,NÃO MERECE ESTAR SOLTO, COLOQUEM ELLE EM UMA PRISÃO, ELE É O MENTOR DE TODA A CORRUPÇÃO NO BRASIL

O plano do PT, no entanto, era muito mais ambicioso. Na tentativa de desconstruir a denúncia de corrupção produzida pelo Ministério Público e desqualificar seus algozes, petistas tinham como alvos preferenciais na CPI o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o ministro Gilmar Mendes, do STF, e setores da imprensa.

Reply