Jefferson vai provar que Mensalão foi ordem de Lula.

Defesa do ex-deputado, delator do mensalão, dirá no STF que ex-presidente ordenou o esquema.

A defesa do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), um dos 38 réus do mensalão, vai centrar fogo no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua sustentação oral no julgamento, previsto para começar no próximo dia 2, no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado de Jefferson, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, dirá que Lula não só sabia da existência de todo o esquema como "ordenou" a sua execução: - (Lula) Não só sabia (do mensalão) como ordenou toda essa lambança - revelou Barbosa ontem ao GLOBO. - Não é possível acusar os empregados e deixar o patrão de fora.

A tese da defesa, no entanto, contraria as declarações do próprio Jefferson, em 2005, durante seu depoimento na Comissão de Ética da Câmara. À época, antes de ter seu mandato cassado, o presidente nacional do PTB contou que foi ele quem avisou Lula sobre a existência do mensalão: - Eu contei e as lágrimas desceram dos olhos dele. O presidente Lula é inocente nisso - afirmou Jefferson, na ocasião.

No mesmo depoimento, ao se referir ao ex-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT), outro réu no processo e apontado na denúncia como "chefe da quadrilha", Jefferson voltou a defender Lula: - Zé Dirceu, se você não sair rápido daí (do governo), você vai fazer réu um homem inocente, que é o presidente Lula. Rápido, sai rápido, Zé, para você não fazer mal a um homem bom, correto, que eu tenho orgulho de ter apertado a mão. Ontem, porém, Barbosa desconversou sobre a mudança de tom: - Não respondo pelas palavras do Roberto. Sou o advogado dele.

No julgamento, a defesa de Jefferson também atacará a Procuradoria Geral da República (PGR) para desqualificar a denúncia. Delator do mensalão, o ex-deputado está sendo acusado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Jefferson teria recebido R$ 4 milhões do chamado valerioduto. Ele nega qualquer irregularidade. Segundo a PGR, o esquema era operado por Marcos Valério e abastecia parlamentares aliados para votarem a favor de projetos do governo Lula, entre 2003 e 2004. - Não houve crime. Vou mostrar que o processo é açodado, incompleto - disse Barbosa.

Para Fernando Leal, professor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV), a intenção de levar o nome de Lula ao julgamento pode ser uma tentativa de enfraquecer os argumentos da acusação, uma vez que o STF não poderia deixar de condenar os réus e excluir o suposto executor do esquema, no caso, Lula. Leal disse que a iniciativa teria pouco efeito: - As alegações do advogado de Roberto Jefferson, do ponto de vista jurídico, não tendem a prosperar na ação penal. A prerrogativa de incluir novos réus no processo é exclusiva do Ministério Público, que já optou expressamente por não fazê-lo. Procurado pelo GLOBO, Lula não quis comentar o caso.

Jefferson chegou a arrolar Lula como testemunha da ação. Em outros momentos, ele também quis tornar o ex-presidente réu do mensalão, pedido negado pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, em 2010. O caso começou a tramitar no STF em 12 de novembro de 2007. Reeleito semana passada presidente do PTB, o ex-deputado, de 59 anos, será operado no próximo sábado, no Hospital Samaritano, em Botafogo, para a retirada de um tumor no pâncreas. O diagnóstico foi feito em fase inicial da doença. Ele deverá ser internado quinta-feira. - O tumor no pâncreas é de natureza indeterminada. Não existe um diagnóstico ainda. Só vamos saber depois da cirurgia, que é complexa, mas com grandes chances de recuperação - explicou o médico de Jefferson, José Ribamar Sabóia de Azevedo. (O Globo)

16 comentários

nunca perdoarei o Bob por aquela palhaçada de dizer que o imprestável chorou quando soube do mensalão...

esse foi o ápice da tentativa de fazer os cidadãos dessepaiz de idiotas...

depois disso, nunca vi nada parecido...

dizer que o 9dedos, que topa praticamente tudo pelo poder, chorou porque ficou sabendo que politicos recebiam grana eh de um cinismo sem igual...

ou então o 9dedos ensaiou um chororô - porque se tocou que alguém de fora descobriu o esquema e tentou ja tirar o corpo fora prevendo a merda que daria - e tentou enganar o Bob e ele caiu feito um pato...

Reply

Putzz!!! Bob Jeff com adenocarcinoma de pancreas?
Vai se submeter a uma cirurgia de Whipple ou Child e ainda acha que vai se tranquilo?
Corona, rezemos pra que tuda corra bem e que para que este tenha saude suficienta para escarrar a verdadeira faceta desse protozoario barbudo que é o Mulla Bebum da Silva!
Gililiu/Go

Reply

Cel

Só tolinho acredita no que Bob Jeff esta falando na mídia!

Na realidade ele esta querendo que o governo Dilma/PT aumentem a contribuição (MENSALÃO) para o seu partido, PTB.

O senhor esquece que o PTB, partido do Bob Jeff, é da base aliada do governo? Por que será? Quantos $$$$ e cargos rolam por baixo destes panos de fundo?

CADA POVO TEM O GOVERNO E POLÍTICOS QUE MERECE.

Átila

Reply

Coronel,
infelizmente não temos oposição. Até mesmo para esclarecer os eleitores o que foi o mensalão e suas consequências nocivas. O uso do Horário Eleitoral sempre foi utilizado com mentiras deslavadas e com eficiência pela canalha. A oposição calada e medrosa, talvez até sendo conivente com os velhacos. Os eleitores, quase sempre desinformado, acredita na propaganda enganosa. O que nos resta é a "implosão", provocada pela briga da quadrilha, para podermos ver essa corja fora do poder.

Reply

Acreditar na inocência de Lulla no mensalão e de que não foi ele que mandou executar, é o mesmo que acreditar na ladainha de inocência do Demóstenes!

Reply

Coronel,

A descoberta de um cancer faz a pessoa repensar a vida(o Lulla saiu achando que era Imperador Mundial!!!)

O R.J. vai "lavar sua biografia" para o bem do Brasil. Antes tarde do que nunca.

Again: O PT morreu!!!

JulioK

Reply

Foi por isso que, após deixar a presidência, o maior gângster da história deste país disse que a sua missão dali pra frente era a de provar que o MENSALÃO nunca existiu.
E o bêbado pregou ad nauseam essa mentira, porém que ninguém acreditou. O mundo inteiro sabe que o MENSALÃO existiu e que o supremo chefe da quadrilha era o cachaceiro chantagista: luiz inácio lula da silva.
Eu já fiz a minha camiseta:

MENSALÃO...
Eu Já Sabia!!!

Reply

Coronel e Amigos,
Só para lembrar, em matéria da revista Veja de pouco antes de ser descoberto o MENSALÃO, o bandido nove-dedos afirmou que confiava tanto no RJ que lhe daria um cheque assinado em branco.
O JF, agora, está ameaçando contar os podres do lulllarápio para ver se aumenta o valor da pensão. Afinal, ele conhece outros partidos que, na mesma situação, ganham muito mais grana do MENSALÃO da dilmAnta (Ih, parece conversa da Rosane Collor).

Reply

Até as pedras sabem que o mafioso barbudo é o grande chefão de toda essa podridão. Se o nosso Congresso fosse o do Paraguai, esse canalha tinha sido destituído do cargo e preso.

Reply

Seja como for, uma coisa é surreal, Lulla, o todo-poderoso, não mandava nada em seu governo e, Zé Dirceu, juntamente com Valério, operou todo aquele esquema; uma montanha de dinheiro rolou pra cá e prá lá e, Lulla não sabia de nada??? Nem uma criança acreditaria! O que você acha...???

Reply

Neste tempo todo do "MENSAlão". O Jefferson criou coragem/

Reply

Se Roberto Jefferson de fato colocar o Lula na cadeia, pode se candidatar a qualquer cargo que será eleito. Até para presidente.
A impunidade que essa safado ´nine fingers´ vem conseguindo ha 10 anos é uma coisa vergonhosa e a Nação brasileira anceia para que chegue ao fim. Este é o momento de desmascarar o malandro e quem o blinda. Essa armação tem que ser desbaratada.

Reply

Roberto Jefferson,

Nem que seje a ultima coisa boa que você faça na vida, mas faça e faça todos brasileiros honestos deste país mais orgulhoso. Ainda que quase tarde, mas ainda é tempo de tirar esse país a limpo.

Reply

O bob Jeff tem que pegar perpétua, porque está provando que deixou o velhaco 9dedos de fora para ter fôlego sabia que se entregasse o vagabundo e iria fazer companhia ao C Daniel, só que como o velhaco também vai pra cova mais rápido do que desejaria, para faze companhia ao capeta.

Reply

Cel,
Pode ser que o Jeffe faça alguma coisa util para este Brasil, olha que o umbral esta proximo.

Reply

Corona,
Bem ue o Bob J poderia fazer o serviço.
Noa faz, nao porque nao quer.
Mas tem U$$$numeras razoes para nao o fazer!

Gagoo Ctba.
Nao Votaremos em 2012!
Somos 6000 cadastrados aqui em Curitiba.
Nao tem nem pra Luciano o desdentado, para prefeito- um servergonha!
A BANDEIRA ESTA LANÇADA.
Fora PT, fora TODOS.
Nao escapa um sequer!
Gagoo Ctba.

Reply