Fernando Henrique Cardoso, ao receber o prémio de U$ 1 milhão da Biblioteca do Congresso americano, pela sua contribuição como acadêmico e cientista político, emitiu uma série de opiniões da mais alta relevância e pertinência, sobre política e economia. Criticou a visão de democracia de Lula, que não aceita a alternância de poder, transformando-se em garoto-propaganda da reeleição de Chávez. Critica a atitude do Mercosul diante do Paraguai, já que, segundo FHC, não houve quebra da constituição. Da mesma forma, é duro quanto ao aceite de uma Venezuela no Mercosul, sem que essa pratique as condições alfandegárias do acordo. Seria muito bom que o ex-presidente manifestasse aqui no Brasil os seus pensamentos, compondo com a combalida oposição. No entanto, no varejinho Brasil, FHC prefere flertar com a legalização da maconha e outras bandeiras polêmicas, muitas delas viradas para a esquerda. Até parece que precisa receber U$ 1 milhão para desatar a falar verdades. Um cachê caro demais para as universidades e associações locais, por onde poderia estar andando a defender o seu legado e a democracia do país.
30 comentários
Concordo.
ReplyApesar dos pesares, o vovô FHC ainda pensa.
ReplyMas aqui o que esta prevelecendo é a demagogia, a mentir, odesvio do dinheiropublicosem punição.
Apesar dos pesares, o vovô FHC ainda pensa.
ReplyMas aqui o que esta prevelecendo é a demagogia, a mentir, odesvio do dinheiropublicosem punição.
Coronel,
Replyse foi ele quem elegeu o velhaco pensando que voltaria nos braços do povo com uma guinada na política econômica, como poderia falar as verdades que fala lá fora, aqui dentro.
..."muitas delas viradas para a esquerda". Ué não entendi. O FHC sempre foi esquerdista. É só levantar a biografia dele desde a época da Escola de Sociologia. Ele aproveitou memória curta do brasileiro e ocupou o vácuo que a direita deixou, para crescer como o paladino contra o PT e a turma do Maluf.
ReplyQue merda!
ReplySe o cara fala, é criticado.
Se o cara não fala, é criticado.
Ele falou certo, na hora certa, no lugar certo.
O mundo precisa saber que a maior obra do cachaceiro vagabundo, foi o mensalão que ele comandou. Que transformou o Brasil no país da bandidagem intocavel. Que saqueou o palácio. Que transformou se "ronaldinho", ex-catador de bosta de elefante, num multi-milionário. Que ele tentou chantagear um Ministro do STB, com a finalidade de livrar a cara de seus capangas do mensalão.
Isso tudo, tem que ser falado la fora, aqui dentro nós já estamos com o saco cheio de saber.
Parabens FHC, verdadeiro estadista.
Bravo, Coronel! É exatamente o mesmo que eu acho! Que diabo é este de lá fora ser "tchutchucão" e aqui dentro virar "tchutchuquinha"!
ReplyCoronel, olha só que caso ridículo:
Replyhttp://sciencesp.wordpress.com/
Mas, prezado Coronel, o sr. não acha que se FHC saísse Brasil afora falando a torto e a direito ele não estaria a se comportar exatamente como o infeliz do Apedeuta, que não tem um pingo de postura como ex-Presidente? FHC, goste-se ou não dele, concorde-se ou não com suas idéias pessoais (e eu particularmente discordo de muitas de suas opiniões), é um estadista, um homem público de uma estirpe que infelizmente tivemos pouquíssimos neste pobre Brasil.
ReplyFHC é um intelectual, é um homem refinado, e além disso tem decoro e sabe resguardar a posição institucional que ocupa como ex-mandatário da nação. Por isso, não se intromete na luta partidária e nas intriguinhas das figurinhas luliputianas de seu partido. Ao contrário do Apedeuta, que não tem um pingo de vergonha na cara, não sabe o que é decoro, é autoritário, odeia a democracia e adora depredar as instituições.
Por isso eu digo: Ah, que saudade do FHC!!!
Graças ao suporte aberto, e ingenuidade do FHC é que Lula deita e rola com os partidos e com a democracia brasileira. Já foi o tempo desse "príncipe da sociologia" se manifestar. Agora é tarde, e não nos iludamos com a sua ajuda porque ela não virá!!!
ReplyCoronel,
ReplyCom a Internet, não faz a menor diferença FHC pronunciar-se no País ou no Exterior. O problema reside então no fato de ele, até este momento, só intervir em assuntos, digamos, culturais. Faltava, sim, uma palavra de estadista sobre o Brasil no plano internacional. Ele se omitiu até aos limites da leviandade em relação à política externa que vem sendo desde Lula a negação do que sempre foi: uma política de Estado. Deu no que deu.
Abraço
MARCO REGULATÓRIO PARA INTERNET
ReplyCoronel, isto é bom ou ruim? O que estão querendo fazer?
De G1:
"Um comissão da Câmara se reúne nesta quarta-feira (11) para votar o projeto do Marco Civil da internet no Brasil, que tem a intenção de regulamentar a navegação na rede no país. Entenda o que é o projeto de lei e o que ele pode mudar na sua rotina diária pela web:
O que é o Marco Civil da Internet?
O Marco Civil tem a intenção de reunir os princípios que vão guiar as leis e futuras decisões envolvendo a internet no Brasil, o que inclui uma série de princípios fundamentais. De acordo com o Ministério da Justiça, o projeto “estabelece direitos e responsabilidades de usuários, provedores e poder público no uso da internet”.
“O principal ponto é que ele regula as questões básicas da internet. Ele vem fazer uma fundação, para depois haver a criação de projetos específicos. Guardadas as devidas proporções, é como se fosse uma constituição da internet”, explica Marcio Cots, advogado especialista em Direito Digital da Cots advogados. Segundo ele, serão criados alguns princípios básicos, como a não intervenção do Estado na internet, que seja um ambiente livre e democrático..."
Coronel,
ReplyO FHC tem MEDO da patrulha de esquerda.
Aqui no Brasil, se um "intelectual" fala mal do Lulla/PT, não é convidado nem para tomar chá em asilo!!!
O FHC podia ter escrito uma das mais belas histórias presidenciais deste país, mas ficou "amarrado" pelas correntes esquerdistas!!!
JulioK
Coronel, mas FHC fala aqui também, o problema é que a maioria dos jornalistas daqui não dão bola, não dão destaque, pois quase todos são pagos ou simpatizam com o governo, ao contrário dos correspondentes "estrangeiros" que estão nos Estados Unidos, a maioria dos jornalistas lá fora ainda não foram comprados pelo PT.
ReplyFHC fala também no Brasil sim senhor !!!! O ex-presidente não fala só sobre a maconha.
ReplyO problema é que a mídia prefere dar destaque no corte do cabelo de o Haddad, na gripe do Lula, no gosto pela maconha de FHC etc...
Enfim, o JEG (jornalistas da esgotosfera governista ) dão destaque nos pontos positivos do governo e preferencialmente nos aspectos negativos da oposição.
caracas, 1 milhãozinho de doletas, eh?
Replypor isso não esta nem ai para a raquítica oposição...
É preciso falar lá fora, e aqui dentro também!
ReplyO cabra é bom !
ReplyEstou com o comentarista PENSADOR, acima.
ReplyAqui todos já conhecemos as falcatruas petralhas de cor e salteado. Fez muito bem de falar lá fora, onde as pessoas não sabem.
Votei no FHC duas vezes, e votaria outras tantas se possível fosse.
Chris/SP
Pelo menos descobrimos que ele não é chavista ou bolivariano.
ReplyUm fato que fica claro.
ReplyFHC sempre publicou séries de artigos analisando e colocando à mostra muitos dos erros do governo anterior e atual, sem deixar de lado o partido de ambos os governos.
Mesmo sendo de clareza e com acertos, os escritos sempre foram relegados a segundo plano. Não raro, até ridicularizados, sem motivo.
Ele recebia mais críticas por ter escrito, do que deveriam receber, isso sim, os fatos que ele analisava.
E quando falava e fala, no Brasil, recebe um bombardeio de críticas, como se estivesse falando inverdades. Ou um silêncio comprometedor, de quem sabe que ele está com a razão.
Na realidade, são escritos e falas esclarecedoras. De um típico oposicionista. Deveriam compor até discursos e programas das oposições.
Assim, o que ele fala no exterior, não é em nada diferente do que ele já abordou, de forma incansável, aqui no País.
É só reler os seus artigos, seus livros e suas entrevistas.
Ele lutou praticamente sozinho contra a verdadeira barragem de fogo que assestaram contra ele.
Dos antigos aliados, poucos foram os que ficaram a seu lado e muito menos os que o defenderam com garra.
Pois, que ele faça e fale o que bem entender. Não deve nada, nesse aspecto, a ninguém.
Nem seus governos são defendidos por aliados e correligionários, que sabem que ele modernizou o País e estabilizou a economia.
Ainda sentirão muita falta de FHC.
Sociologia é coisa que só precisa de leitura, tempo de leitura. Por isso não é coisa para que tem de trabalhar para comer...É frivolidade, não fica longe dos 'filósofos' e demais fiscais da natureza. Coisa de desocupados que deveriam pagar multa pela quantidade de livros tolos que escrevem. São como cupins a consumir celulose da madeira que faz o papel.
ReplyTem gente que reclama das árvores sacrificadas numa represa, numa hidroelétrica. Deveria protestar pelas árvores mortas que viram livros inúteis, feitos apenas por vaidade, narcisismo galopante, e são milhões saindo do prelo pelo mundo todo. Mais livro do que gente para ler, somando tudo que já foi escrito até hoje. Se mais nada fosse publicado, levariam séculos para que tudo feito até aqui fosse lido.
Qualquer um pode ser sociólogo[ até quem não consegue passar para academia militar], a maioria que pensa e se informa faz tanto filosofia quanto sociologia, nem é preciso faculdade para isso. Como jornalistas...
Lamentável que para tão pouco se dê tanto dinheiro. Sociólogos sem ter o que fazer, filósofos, celebridades da moda, das 'artes' e por aí vai. Certamente, Jack Andraka pode fazer o que FHC fez, com o pé nas costas. Nunca FHC e similares serão capazes de fazer o que Jack fez, aos 15 anos, criando algo realmente útil à humanidade, como um método de detecção precoce para o câncer de pâncreas, 28 vezes mais rápido e barato, 100 vezes mais sensível e com 90% de precisão que os utilizados até hoje, façanha pela qual recebeu míseros 150 mil dólares.
Definitivamente, o mundo perdeu a régua de valores, invertou todas as escalas e referências. Tagarelices políticas, masturbação sociológica/ideológicas, servir de cabide para roupas em desfiles ou revistas e chutar bolas rendem mais do que efetivo trabalho dos melhores cérebros. Até um analfa mamulengo do sindicalismo vira presidente e embolsa milhões. Ainda que não embolsassem nada em dinheiro vivo, mesmo assim estariam recebendo mais do que valem:nada. São dispensáveis em todos os sentidos, se não existissem não fariam diferença, falta. Era só pegar qualquer um da fila de gente comum, dar um trato, fazer um marketing básico e voilà, eis um 'grande' sociológo e estadista. Escrever mimimi, mandar para revisão e publicar como sendo grande coisa a indústria editorial sabe fazer e ganha bilhões com isso. Até terceirizar livrecos é fácil, contrada um 'ghost writer'.
Quero ver é terceirizar algo como o que Jack fez...
Valor e reconhecimentos injustos. Não é diferente de dar o molusco doutorados 'honoris pouca causa'.
Obras e figuras dispensáveis, até porque rezam pela mesma cartilha.
Troquem os prêmios do FHC e do Jack Andraka e começarão a fazer a coisa certa. Sociólgos e presidentes não precisam de cérebros especiais, mas cientistas como Jack, sim!
Muito barulho por nada.
Lia¬¬
O Lula, a essas alturas, deve estar cortando os pulsos de inveja!!!!
ReplyFHC,
ReplyEm primeiro lugar, parabens pelo premio.
O Brasil, sente a falta da democracia, da honestidade, da lisura, da politica para o bem comum, que o senhor pratica.
Gostaria de ve-lo de volta a ativa na politica, pois acho que é possivel praticar politica da forma como você pensa, neste país.
Gostaria de ver, você disseminando pensadores como você neste pais afora dentro do seu partido.
Obrigado, FHC.
Lia¬¬ - 11 de julho de 2012 15:32
ReplyMuito bom! Concordo plenamente!
Caro Gutenberg, 11 de julho de 2012 10:54
Replyisso significa CONTROLAR A INTERNET.
Simples assim.
Flor Lilás
Coronel, respeito sua colocação (aliás ela é sempre feita aqui no Blog, insistentemente).
ReplyO que todos vocês precisam entender é que FHC é um ex-presidente que se coloca em seu lugar. Ele nunca foi e nunca será como Lula que fica falando asneiras para cima e para baixo.
FHC não é oposição. FHC não é PT. FHC não é PSDB. FHC é ex-presidente e como tal deve apenas servir ao Brasil.
O que FHC faz aqui dentro é se posicionar com sensatez e seriedade, sem levar em conta o partido. Isso deveria ser uma virtude, mas percebo que não é. Uma pena.
Corona,..
ReplyNUnca Gostei do FHC.
Um Melancia e aproveitador.
Maatou a mulher de desgosto, por causa do cacho que teve.
Esse bicho pra mim nao vale menos que o Molusco.
Esse cara e um vendidinho das elitches dominadoras.
Pergunte a ele se esta disposto a doar todo o premio de U$$1 milha
para os necessitados..
E so discurso e honoris sem causa.
O bolso e a mente doentia falam mais alto!
Voces vao se surpreender, com essa marmota.
Ainda bem que nao sou Coxa.
Sou Parana Clube.
Perderam e ja deu quebra aqui!
Fuuuiiii!Nanar
Gagoo Ctba.
Vi um ptista enfiando e rasgando, sem piedade, agora a pouco. Puro despeito.
ReplyMas o FHC, embora falasse a verdade, procurou agradar aos interesses de quem o premiava. Ali, nada de exaltar a Cannabis.
TOTALMENTE DE ACORDO!!
ReplyE SERRA É OUTRO QUE PODERIA AJUDAR A MUDAR AS "COISAS", MAS NÃO FAZ.
JÁ DISSE E REPITO CONTUNDENTEMENTE:
SOCIALISTAS DE ALTO ESCALÃO OPORTUNISTAS, INFELIZMENTE.
KATIA ABREU, SE CONTINUAR A ELOGIAR DEMAIS A DILMA VAI PERDER VOTO.
BRIGAR NÃO! PALAVRAS MAIS AMENAS, MENOS ADULADORAS.