Rio+20: fundo de U$ 30 bi já era.


Representantes dos países receberam neste sábado uma nova versão para o texto final da Rio+20 que exclui a criação de um fundo de US$ 30 bilhões financiado por nações ricas para apoiar o desenvolvimento sustentável, um dos impasses nas negociações. O texto "limpo" é uma versão reduzida do documento que era negociado anteriormente e retira os colchetes de discordância entre os países. O documento tem 56 páginas, ante 80 da proposta em discussão anterior.

Países ricos, tradicionais financiadores de projetos ambientais e os mais afetados pela crise econômica internacional, rejeitam assumir o compromisso de novos aportes e eram contrários ao fundo.No novo documento, há a proposta de criação de um processo, até 2014, para elaboração de uma estratégia financeira para implementação do desenvolvimento sustentável, sem menção a valores. Os pontos do novo texto foram apresentados pela delegação brasileira, que assumiu a liderança das negociações neste sábado.

O país tenta evitar a aprovação de um documento que seja visto como retrocesso dos acordos feitos anteriormente. A reafirmação dos pontos da agenda 21, acertada há vinte anos na Eco 92, e os princípios do Rio, além das questões relacionadas à financiamento e transferência de tecnologia continuam como obstáculos para um texto de consenso.

"A questão dos princípios do Rio é uma questão fundamental, os princípios são reafirmados como uma reafirmação geral (no novo texto)", disse o chanceler brasileiro Antonio Patriota em entrevista coletiva. O Brasil pressiona para que a nova redação seja aprovada até segunda-feira, antes da cúpula entre chefes de Estado, que tem início dia 20. As negociações das delegações de 193 países presentes no Brasil continuará durante a madrugada. (O Globo)

5 comentários

kkkkkkkk..

oh, gringaida...

quem tem c....tem medo, hein?

na hora de desembolsar uma grana os hippies da Europa pensam duas vezes...

Reply

O fundo multilateral terá apenas um lado e um contribuidor, o governo de banânia com 390 bilhões de dólares da reserva do país Brasil e deste dinheiro seriam metade utilizada no reflorestamento de Cuba e deserto do Saara ( o dinheiro sai mas nunca será feita a cagada pelos africanos, eles vão é depositar s US$ na Suíça e as ONG vão celebrar com a RAINHA DO GRÃO PARÁ, MARINA MOGNO, uma "BOLIVIANA" que graças ao roubo do Acre por idiotas que deveriam deixar a República da Estrela Solitária como um país independente e lusófono na amazônia, a Marina seria cacique do Acre e não teria voz em banânia.
( banânia - Acre ).
*** Seria melhor se o país tivesse anexado o Paraguai Peru e Equador e deixado a Bolívia como reserva indígena ( colocasse lá todos os índios brasileiros que reclamam por bilhões de hectares, se 100 índios têm direito a 1 milhão de hectares, eu sou brasileiro e é CLÁUSULA PÉTREA A IGUALDADE PERANTE A LEI, art 1 inciso primeiro.
Tenho vontade de ir ao STF com um mandado de Injunção e pedir para mim 10.000 alqueires goianos de terra na amazônia, isto daria para mim e meu pai ( 40mil ha ) igual aos índios e os Ianomâmis também.
***** QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA.

Reply

Como todos bons e velhos comunas/socialistas nunca há dinheiro que chegue.
Para esta cambada sempre falta diheiro. Não importa o que façam nem quanto tenham. Sempre faltará.
Com disseram um dia por ai: se colocarem um socialista para tomar conta do Saara em 5 anos vai faltar areia.

Reply

Coronel,
numa hora de crise e cada um querendo sobreviver, vão dar dinheiro para finaciar os bolsos desses ecoterroristas? Temos de produzir mais e mais barato. Redução da carga tributária; melhoria na infraestrutura; redução dos gastos com o custeio da máquina pública e melhorar seu desempenho; reduzir burocracia; aumentar a produtividade, são o que devemos perseguir.

Reply

Cel
O Brasil é o País do FAZ DE CONTA e ENTÃO TÁ! A PresidANTA não consegue nem gerir o Brasil e agora está pretendendo ditar regras VERDES e SUSTENTÁVEIS para o mundo. Ai, ai, que PRETENSÃO!!!!
Essa gente está querendo a ECONOMIA VERDE para surrupiar, tanto aqui como acolá.
As obras aqui não saem porque a finalidade delas é surrupiar. Não há dinheiro que chegue. E daí, MadamA PresidANTA, vai continuar ditando regras p/ o mundo sem dar o exemplo?
Acho que estamos vivendo a ERA da MEDIOCRIDADE não só aqui, mas, no mundo.
O Bush fez tudo errado, mas, uma coisa não posso negar que tenha acertado. Desmoralizou a ONU ao não lhe dar ouvidos e nem querer a sua opinião quando invadiu o IRAQUE. Adorei!E a ONU é lá uma ONG respeitável? Claro que não!
Esther

Reply