Rejeição de Serra é mais do que o triplo de 2004. Intenção de voto é a mesma.

José Serra(PSDB-SP) precisa, urgentemente, de fatos novos na sua campanha. Exatos 8 anos atrás, o Datafolha publicava uma pesquisa onde o tucano aparecia com os mesmos 30% de hoje nas intenções de voto. Marta Suplicy (PT-SP) aparecia com 20%. A grande diferença: Serra tinha uma rejeição de 10% contra 42% da petista. O primeiro turno acabou com Serra vencendo com 43,56% contra 35,82% de Marta. No segundo turno, Serra venceu Marta com 54,86% x 45,14%.

Hoje o Datafolha publicou nova pesquisa sobre a eleição para prefeito em São Paulo. Serra aparece com 31% das intenções de voto, mas com 35% de rejeição. Votos no mesmo patamar, mas a rejeição mais do que triplicou. Enquanto isso, o candidato petista, mesmo que se arraste nos seus erros com apenas 6%, tem somente 12% de rejeição. Sim, todo mundo sabe que por ser menos conhecido, ele é menos rejeitado, mas também é menos votado por isso. 

Ainda é cedo para tirar conclusões, mas Serra aparecer com a mesma votação de 2004 e com rejeição três vezes e meia maior impõe que a campanha tucana seja recheada de fatos novos. Por enquanto, o novo é só a paródia de uma música de sucesso. E o velho é que o marketing será o mesmo, com menos tudo.

19 comentários

Sinceramente, Coronel, publicar este tipo de coisa em nada ajuda a já combalida oposição. É o tipo d coisa que tem que ser levada aos comandos de campanha ou dos partidos, não expor a todos.

Reply

Boa pergunta

O jornalista Carlos Brickman publicou a seguinte nota em sua coluna:

RECORDANDO
Em 1985, Tancredo Neves disputou a Presidência contra o candidato dos militares, Paulo Maluf. O PT resolveu abster-se e expulsou três parlamentares que votaram em Tancredo, contra Maluf.

Responda rápido: foram expulsos porque votaram, porque votaram em Tancredo ou porque votaram contra Maluf?

Reply

Off topic


Graça Foster fez duras críticas aos últimos oito anos de administração na Petrobras. Esqueceu de dizer que a cumpanhera Dilma fazia parte da diretoria da empresa.

Mas o maior responsável pelos prejuízos da empresa é ele próprio, Lula, que aparelhou a estatal.

Reply

Não há mias dúvida: o Brasil segue o caminho econômico da Argentina.

Segundo o IBGE, apenas 5% da mão de obra está desempregada, algo que beira ao pleno emprego.

Pergunta-se: como pode ter chegado ao pleno emprego se o país não cresce?

Reply

"Por enquanto, o novo é só a paródia de uma música de sucesso."

e pelo que consta, não pediram autorização para ser utilizar a musica...

eh de um amadorismo de corar os cornos...

Reply

O problema dessas eleições é que o partido do governo federal está com problemas.
Nessa última pesquisa, o candidato urdido, caiu outra vez, depois de ter subido um pouco.
Então quem tem problemas é a aliança e o candidato do partido do governo federal e seu mentor, que montou tudo e acabou criando um monstrengo para si, para o candidato e para o seu partido.

Reply

Atenção Serra: Você não pode derrotar o candiato "petista bolivariano" mediante simples “argumentos”. A eles é preciso acrescentar o desmascaramento psicológico integral de uma tática que não visa a vencer debates, mas a usar como um instrumento de poder até mesmo a própria inferioridade de argumentos. Em cada situação de debate é preciso transcender a esfera do confronto lógico e pôr à mostra o esquema de ação em que o revolucionário insere a troca de argumentos e qual o proveito psicológico e político que pretende tirar dela para muito além do seu resultado aparente.

Mas isso quer dizer que o único debate eficiente com esquerdistas é aquele que não consente em ficar preso nas regras formais num confronto de argumentos, mas se aprofunda num desmascaramento psicológico completo e impiedoso. Provar que um esquerdista está errado não significa nada. Você tem é de mostrar como ele é mau, perverso, falso, deliberado e maquiavélico por trás de suas aparências de debatedor sincero, polido e civilizado. Faça isso e você fará essa gente chorar de desespero, porque no fundo ela se conhece e sabe que não presta. Não lhe dê o consolo de uma camuflagem civilizada tecida com a pele do adversário ingênuo.

Reply

Ao colega que não sabe como estamos em pleno emprego em um país que não cresce. Se as pessoas empregadas estão para atender uma demanda atual, não há porque demiti-los. Quantos são os novos que entram no mercado e quantos estão se aposentando? Se o número é equilibrado e a demanda levemente superior, não haverá demissão. Você demite quando contratou para atender um aumento de demanda que não veio. Além disso, existe um buffer. As empresas esperam um pouco antes de fazer cortes antes de arcar com os custos de demissão. Assim, devemos aguardar mais tempo para saber o efeito da redução do crescimento no desemprego.

Reply

Campanha amadora... é o q está se apresentando MAIS UMA VEZ no caminho da oposição. Aí só rezando mesmo para o anti-petismo da capital paulista fazer a diferença. Não consigo entender essa falta de visão dos tucanos! Aliás, são bons gerentes nos seus governos, mas péssimos comunicadores e, pior, não USAM O ESPAÇO CONQUISTADO PARA FAZER OPOSIÇÃO.

Reply

Aliviando os mensaleiros?

Alguma pressão da “opinião suprema” ou da “opinião publicada” deve ter feito o ministro Ricardo Lewandowiski ter voltado atrás na vontade inicial de ontem e hoje ter resolvido, finalmente, liberar seu voto no processo do mensalão – cujo julgamento acontecerá a partir de 2 de agosto.

Mas aguarda-se a publicação do voto para conferir se o revisor Lewandowiski vai propor penas mais leves para os mensaleiros, aliviando o relatório de 122 páginas produzido pelo ministro Joaquim Barbosa.

A tendência é que isso ocorra, para que os mensaleiros, mesmo condenados, sendo réus primários, não acabem na cadeia e, em alguns casos, possam até disputar a eleição de outubro, na base de recursos.

Reply

Acho que a rejeição contra o Serra é pelo desgaste, e não por se por em dúvida a competência da pessoa. Serra parece hiperdimensionado para o cargo. Mas ao mesmo tempo, São Paulo é uma hiper-cidade. Serra pode se dedicar como nunca a esta causa, e tornar essa última administração de S.P. a joia da coroa de seu currículo. Se ele for eleito, acho mesmo que é isso que ele vai fazer. Depois irá virar líder do partido, com voz ativa, e prestígio pela sua popularidade.

Reply

Postei no RA e agora aqui.

Vamos circular e ver no que vai dar.


Paulistanos, e todos que votam na cidade de São Paulo, teremos eleição municipal este ano.

Kassab doou um terreno nosso, com autorização dos vereadores.

Não vote, não reeleja nenhum dos vereadores que ajudaram a aprovar essa doação.

Procurem saber os nomes desses vereadores e vamos colocar seus nomes na rede.

Vamos acionar o Ministério Público.

Reply

Eu também acho muito cedo para ficar tirando conclusões.

Quem é SERRA ou quem não gosta do Haddad + aliança Maluf, NÃO vão se importar com o tal marketing.

Compra-se o produto pelo seu conteúdo e não pela embalagem!

Chris/SP

Reply

Há pouco descobri este espaço, que acho excelente. Compartilho com o responsável pelo blog o ceticismo quanto às chances do Serra. Há uma observação excelente aqui acima, sobre as regras do debate com petistas e esquerzóides em geral. Não se trata de argumentação lógica ou racional, eles "ganham" sempre contra quem tenta convencê-los de alguma coisa. Não estão dispostos a serem convencidos nem a participar de qualquer debate sério. O que tratam de fazer é grudar grudar grudar no inimigo alguma frase, algum atributo negativo, e por aí vai. O Serra já caiu um pouco nesse truque com a própria Dilma, que não foi tão mal assim nos debates contra ele em 2010, embora seja uma anta, burra e incompetente. Sei não, se o Serra aprende lições. Acho que esse sempre foi o principal problema dele -- fora as paranóias. Como outros que escreveram aqui, coloco minhas esperanças no anti-petismo de um cenário político, o da capital paulista, que é e ao mesmo tempo não é um retrato do Brasil.

Reply

Vamos ver de outra maneira Coronel. Eu mesmo, por exemplo, rejeito Serra. Não gosto muito da figura. No entanto, votei nele na última eleição e votarei na próxima. Também rejeito Kassab mas votei nele. Isso acontece porque não quero que a prefeitura de São Paulo seja tomada de assalto por uma gangue petralha. Para mim, não há opção melhor de candidato. Rejeição não quer dizer sempre que um candidato não será votado.

Reply

E vocês ainda acreditam no Databolha?!! Fala sério...

Reply

Eu penso que para o Serra levar ele tem que perder a compostura e partir para o ataque, jogar na cara dos tontos toda patifaria e roubalheira do velhaco, falar até na 13 carretas.

Dizer aos paulistas que o dinheiro por eles pagos em impostos serviu para abastecer as adegas dos ditadores irmãos Castro, perdoar dividas de países para conseguir apoio dos ditadores e mandar fazer obras nos países dos amigos bolivarianos, algumas das quais, nunca veremos o retorno da grana.

Fala Serra, ou cale-se para sempre.

Reply

Serra ja esgotou a paciencia de muitos: muito fominha, mas na campanha fica mansinho e elogia o Lula etc. Ele so quer ser bravo dentro do PSDB, torrou o saco!

Reply

Se Serra não reverter essa rejeição, a coisa começa a complicar.
Se a cada pesquisa a rejeição dele subir,vai ser dificil reverter num segundo turno.
Teria que decidir no primeiro turno, pqe no segundo vai ganhar quem tiver a menor rejeição.

Reply