Cientistas denunciam: ecoterrorismo barra estudos que comprovam que aquecimento global é uma farsa.


Em meio às preparações para a recepção de 45 mil pessoas para a Rio+20, um grupo de cientistas pediu que a presidente Dilma Rousseff revertesse em saneamento básico o que estava gastando com o aquecimento global. De acordo com os 18 pesquisadores que assinaram uma carta enviada à presidência em maio, pouco antes da cúpula da ONU, o aquecimento global não é causado pelo homem. Eles estão no grupo dos "céticos do clima". A Folha conversou com um dos responsáveis pelo documento, o físico e meteorologista Luiz Carlos Baldicero Molion, da Ufal (Universidade Federal de Alagoas). Há décadas, Molion nada contra a corrente dos pesquisadores que revisam os relatórios do IPCC (o painel do clima da ONU) e que publicam nas principais revistas científicas. São os "aquecimentistas", como diz Molion. Acompanhe a entrevista.

Folha - Como o senhor começou a trabalhar para mostrar que aquecimento global não é resultado da ação do homem?
Luiz Carlos Baldicero Molion - Eu estou nessa desde a década de 1970, quando começaram a falar que o aquecimento do planeta era resultado da queima de combustíveis fósseis. Isso não era verdade. Quando o IPCC lançou seu primeiro relatório [em 1990], nós começamos a comprovar que o aquecimento era causado pelo aumento da atividade solar e pela falta de erupção vulcânica dentre 1912 a 1960 [as erupções reduzem a temperatura da Terra]. Mas, desde então, o terrorismo climático aumentou.

Os cientistas "céticos" reclamam de dificuldades para obter recursos para pesquisas. O senhor já viveu isso?
Eu tenho hoje cerca de R$ 3,2 milhões em projetos de pesquisa sobre eventos extremos, monitoramento de vazão de rio e desenvolvimento regional. Mas não posso usar a palavra "aquecimento global", senão o projeto não é aprovado. Na área de aquecimento global, eu nem me arrisco a tentar publicar os meus trabalhos. Os artigos têm de ser "revestidos" por outras temáticas.

Mas, se o senhor submeter um artigo científico questionando o aquecimento global pelo homem, ele será negado?
Sim. A maioria dos pareceristas é a favor do aquecimento global. Então, será negado. Revistas como a "Science" só publicam artigos sobre a ação do homem no clima. Mas se um trabalho em outra área, como o monitoramento de eventos extremos, cair nas mãos de um "aquecimentista", será aprovado.

Por que decidiram escrever uma carta para a Dilma?
Existia na pauta [no documento base] da Rio+20 coisas esdrúxulas como "a temperatura do planeta não pode aumentar mais de 2 graus". Então nós tivemos a ideia de escrever essa carta. Temos informações de que ela leu e disse "interessante, porém muito tarde". É uma pessoa que tem acesso a ela, mas não podemos revelar quem é.

A carta afirma que não é preciso descarbonizar. O que precisaria ser feito então?
Há registros geológicos ou paleoclimáticos que mostram que quando as plantas surgiram havia uma concentração muito maior de CO2 do que existe agora. Já mostramos que com mais CO2 as plantas aumentam a sua produtividade. Então falar em descarbonização é absolutamente ridículo. Isso não quer dizer que os combustíveis fósseis não tenham problemas. O enxofre que está no carvão mineral e no petróleo é altamente tóxico.

Mas a crise ambiental trata também da escassez de recursos, como a água...
O petróleo não vai acabar. Há reservatórios de petróleo como o pré-sal em todo o planeta. Mas extrair será caro. E a água não será um problema do século 21 porque 71% do planeta é formado por água. O que vai acontecer é que, se poluirmos a água, ela ficará mais cara. Mas não vai faltar.

O que estaria por trás do IPCC?
Há quem diga que a ideia da ONU é ter uma governança global. Não duvido.

O que o senhor achou dos resultados da Rio+20?
Os artigos sobre compromissos, metas e definições foram todos retirados. Ficamos com os parágrafos que repetem as mesmas coisas desde o relatório de Estocolmo, de 1972. Porém, houve coisas interessantes. A tentativa de transformar o Pnuma [programa ambiental da ONU] em uma agência foi vetada. Se passasse, os países perderiam a sua soberania. Se você resolve fazer uma hidrelétrica como Belo Monte, a agência da ONU poderia vetar. Seria um problema sério para os países em desenvolvimento. Mas a ONU não desistirá.

11 comentários

Aquecimento Global "antropogênico"

1. No Programa do Jô com o climatologista da USP Luiz Carlos Felício - 28:06
http://www.youtube.com/watch?v=winWWplmyMk

2. No Canal Livre com o climatologista Luiz Carlos Molion - 54:55
http://www.youtube.com/watch?v=Pqz4yMzbwF0

3. Documentário do Channel 4 Britânico (legendado) - 1:12:58
http://www.youtube.com/watch?v=tpvpiBiuki4

4. "Rio+20 é mamata e aquecimento, história pra boi dormir", diz professor

http://noticias.terra.com.br/ciencia/rio20/noticias/0,,OI5768714-EI19851,00-Rio+e+mamata+e+aquecimento+historia+pra+boi+dormir+diz+professor.html

5. 4º Painel - Aquecimento ou Histeria Global - Luiz Carlos Molion - Parte 1 - video 6/11
http://www.youtube.com/watch?v=qB7GcXu9-Vc

6. Série: estaria o mundo realmente aquecendo? Jornal da Band
http://www.youtube.com/user/TvFakeClimate

7. Canal Livre discute aquecimento global
http://www.youtube.com/results?search_query=Canal+Livre+discute+aquecimento+global&oq=Canal+Livre+discute+aquecimento+global&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=youtube-reduced.12...69131.69131.0.70832.1.1.0.0.0.0.197.197.0j1.1.0...0.0.HTqAsEEcOZk

etc

Reply

!_( ... )A IDEIA DA ONU É TER UMA GOVERNANÇA GERAL( ... )_ILmo CoroneLeaks ; realmente é de extrema necessidade que o planeta_Terra tenha uma CORTE_JUDICIÁRIA_360o e não GOVERNANÇA . Governança faz parte do executivo . A HUMANIDADE PRECISA DO CÓDIGO_LEGISLATIVO_360o para que a LEI , A ORDEM E OS BONS COSTUMES SEJAM AS COORDENADAS DO BEM_COMUM_HUMANITÁRIO_!

Reply

As ONGs com sinistros intuitos
Essas ONGs infiltram-se nos países como o Brasil e, em nome da preservação ambiental e dos povos indígenas, lutam pela criação de cada vez um maior numero de reservas, e em tamanhos cada vez maiores, “reservando”, isso sim, no interior delas, as nossas principais jazidas minerais e outras riquezas, impedindo-nos de utilizá-las para nosso crescimento. Eles não estão nem aí para os índios, para a arara azul ou para o mico-leão-dourado. E isso se deve pelo fato de que aqueles países, representados por suas ONGs, em conluio com as nossas (que recebem dinheiro das estrangeiras), acham que nossas reservas pertencem a eles, para a manutenção de seu estilo de vida suntuoso e megalômano, e que nós, agora que podemos ter condições de nos desenvolver, não podemos mais fazer isso, pois, segundo eles, as reservas de recursos naturais do mundo não são suficientes para nosso desenvolvimento. Mas para sustentar o desenvolvimento deles, são suficientes… Quem se desenvolveu, se desenvolveu. Quem não se desenvolveu, que se dane.

Reply

Mesmo comemorando a atrasadíssima abertura na mídia temos um pedágio acontecendo quando o rótulo "ecocéticos" é imposto aos cientistas sérios induzindo ao nivelamento das fraudes comprovadas com a ciência pura defendida por eles.

Já se aborda o assunto como os ecocéticos versus os ecochatos numa redução política defensiva escancarada que só atrasa ainda mais a definição de prioridades.

Reply

A confusão entre CO2 e poluentes acirra os ânimos na militância ecologista.

Os cientistas que provam a irrelevância da participação da atividade humana para o aquecimento do planeta NUNCA preconizam que suas teses autorizam o descaso com o meio-ambiente...

Reply

Como estão respondendo os países do 1º mundo quanto ao uso das fontes de energia renováveis face aos protocolo de redução das emissões de gases do "efeito estufa" impostos aos demais:

No ponto:
http://www.youtube.com/watch?v=Xdo-luC1WF0&feature=player_detailpage#t=125s

Reply

Pauta

"Energias - de ontem a amanhã."

Entrevistado:
Eng. Thomas Renatus Fendel
Entrevistador:
Professor Luiz Carlos Molion

http://www.fendel.com.br/molion-energias.html

Reply

Coronel,

Sou da opinião de que somos muito "pequenos" frente as forças naturais que criaram e mantem nosso planeta em orbita!!!!

Não estou falando de "Deus" e, sim, de "Tabela Periódica".

JulioK

Reply

Esses pilantras se aproveitam da falta de conhecimento das pessoas, e em alguns casos do esquecimento do que aprenderam na escola (fotossíntese,respiração vegetal,etc..) , no ensino fundamental, para produzir a desconfiança.

Reply

Imaginem a Marina Silva prospectando água no deserto do fundo de Marianas Deep a 11.000 metros abaixo do nível do mar, pegando um pouco de água super-salgada a 40% de sal, atmosfera seca como a de Vênus apenas porque os homens não eco-dementes não foram ouvidos, os escassos litros de água obtidos de um poço de 15000 metros abaixo da fossa das marianas e Lula reclamando SE OS AMERICANOS NÃO DESTRUÍSSEM TODA A ÁGUA DO MUNDO JOGANDO ÓLEO, SEJEIRAS...
-
*** O nível do mar varia conforme as eras glaciais e interglaciais.
Quando os mamutes se extinguiram NÃO EXISTIAM PESSOAS CONSUMINDO PETRÓLEO, usavam gorduras de bichos para fazer fogo nas cavernas e espantar os tigres dente-de-sabre, leões e tigres atuais, os daqui da américa espantavam os mastodontes, mapinguari ( preguiças gigantescas) e a temperatura aumentou rapido.
As pessoas fugiram "correndo" das florestas tipo amazônica do norte da África porque secas de anos começou e destruiu a floresta e a transformou em cerrados em vinte anos apenas, mais vinte e o deserto tomou o lugar do cerrado que agora existe no sahel, a floresta existe no sul da África ( entre Angola e Camarões ) Uganda, Tanzãnia.
Será que Deus não previu estes ciclos naturais?
NO FUNDO DOS OCEANOS, EM TODAS AS ÁREAS DE MAIS DE 350 METROS DE FUNDO, O metano do fundo resultante da DECOMPOSIÇÃO de peixes e plantas mortas no mar, a 4 graus célsius se congela com água, formando o complexo de HIDRATO DE METANO que são cristais de gelo com uma molécula de metano presa em cada cubinho de 8 moléculas de água.
A proporção é 4 moléculas de água por molécula de metano e este gelo AFUNDA NA ÁGUA SALGADA e ao abrigo da luz solar é estável mesmo se retirado da água e mantido em água gelada sem nenhuma pressão.
SERIA O MELHOR MODO DE LEVAR O GNL PARA A CONGÁS E OUTRAS, PRODUZIR O GÁS PARA CARROS, aumentar a pressão e encher o tanque.
No fundo do mar tem 10 quatrilhões de toneladas de metano na forma de hidrato de metano ( carbono preso ) e que um dia descem junto com a crosta para o manto terrestre e transformam-se em petróleo tipo do pré-sal. Aqui no Brasil chove neve de metano no fundo do mar e assim no planeta inteiro, se aumentar a concentração de CO2, aumentam as algas marinhas e a chuva de metano.
Melhor para o ser humano é parar com a produção do sujo e sulfuroso petróleo e utilizar trilhões de toneladas de metano anualmente,
mesmo que em uma região acabe os depósitos de hidrato de metano, em outras existe e constantemente acumula-se mais no fundo do mar.
O hidrato de metano também tem nas inclusões no gelo o etano, que pode ser reduzido a etileno e deste a transformação em plástico (poli etileno).
***** NA CABEÇA DE MARINISTAS E PETRALHAS HÁ O "ÁCIDO ASNÓICO" que derrete neurônios do córtex frontal ou área superior ou do pensamento.
-
ASNOS DA WWF, GREEMPEACE E VERDE JUMENTOS COMO MARINA SILVA, o planeta não possui lugar para asnos e ouçam o conselho da Sônia Bridi e Paulo Zero, a capacidade do mundo já está esgotada, SUICIDEM-SE E DEIXEM OS CÉTICOS VIVEREM EM PAZ.
** Não creio que alguém seja tão burro e se mate, não estou induzindo ninguém ao suicídio mas quem tem mais de dezoito anos é dono de seu próprio corpo e pode matar-se, "cuidado pois o cadáver contém 30kg de CO2 e 10 de metano.
TRISTE FIM PARA UM MARINISTA ASNÃO.

Reply

Eu sou extremamente calorenta e achei o último verao em Aracaju bem mais ameno do que em anos anteriores. Coincidentemente, tivemos várias erupções vulcânicas nos últimos tempos.

Os argumentos são válidos, mas há uma coisa interessante que não foi notado. As plantas tem uma velocidade de absorção de CO2 e a parte que "fica esperando" para ser absorvida acaba causando os efeitos estufa. Será que isso não contribui para as alterações climáticas se não a longo prazo de forma imediata?

Reply