Caiu a ficha do PSB.

Comentário: Alianças com o PT não têm futuro algum para partidos que sonham voar mais alto. Parece que o PSB de Eduardo Campos despertou para o fato de que vai perder em São Paulo, distanciar-se do PSD de Kassab e fechar as portas para o PSDB de Geraldo Alckmin e José Serra. Com o imbroglio do Recife, onde o PT rachou, a candidatura própria passa a ter grandes chances de sucesso. Assim como não faria feio em São Paulo, com Luiza Erundina, sem embarcar na canoa furada da candidatura capenga de Haddad. A matéria abaixo é de O Globo. 

Preocupado com a crise do PT pernambucano, que parece não ter fim, o governador Eduardo Campos (PSB) começou a preparar o time para entrar em campo: exonerou quatro dos seus principais auxiliares, todos com domicílio eleitoral em Recife, como forma de manter “reserva técnica” caseira para a sucessão municipal.

Um deles é o presidente do diretório regional do PSB, Sileno Guedes, que recebeu a missão de ouvir as bases do partido e das legendas aliadas. Eduardo Campos foi eleito para o Palácio do Campo das Princesas com o apoio de 19 partidos, inclusive o PT. Mas começa a dar sinais claros que cansou de esperar pela definição do aliado sobre a eleição para a prefeitura de Recife. O governador manifestou aos correligionários a preocupação com os prazos e a formação das chapas para a Câmara Municipal de Recife e do interior.

No último dia previsto pela Justiça Eleitoral, Campos anunciou o afastamento de Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico), Tadeu Alencar (Casa Civil), Danilo Cabral (Cidades) e do próprio Sileno. Todos são de extrema confiança e ocupavam cargos estratégicos no estado. Campos já tinha afastado Maurício Rands (Governo) que se tornou um dos pivôs da crise do PT em Recife. O ex-secretário disputou a prévia do partido com o prefeito João da Costa, mas perdeu . Ele e seu grupo político — o Construindo um Novo Brasil (CNB) — apelaram à direção nacional do PT para que a primária fosse anulada, o que terminou ocorrendo. A cúpula do PT decidiu que o derrotado e o vencedor renunciassem para ceder o lugar a um terceiro nome que garantisse a unidade.

Rands atendeu, mas o atual prefeito João da Costa insistiu em lutar pela reeleição. Desde então, o partido rachou em Recife: de um lado a CNB e de outro João da Costa e seus seguidores. O prefeito é independente e não pertence a nenhuma das 18 correntes do PT pernambucano. A Executiva Nacional do partido determinou que o candidato da unidade seria o senador Humberto Costa (PT-PE).O prefeito disse que vai recorrer da decisão da Executiva (21 membros) ao diretório nacional, que é um colegiado maior (87). 

Na sexta-feira, Sileno disse que o PSB respeita o espaço político do PT na capital, mas ressaltou que foi preciso agir por precaução: — A gente vem observando a movimentação do PT e entende que é esse partido que tem que comandar o processo sucessório em Recife. Mas desde cedo aguardamos um desfecho para a crise interna que nunca chega. Nossa expectativa era que a crise acabasse com a realização das prévias, o que não ocorreu. Também esperávamos que a Executiva Nacional conseguisse pacificar a legenda. E não vimos nada disso. Enquanto o PT mergulha na crise, não se debate os problemas da cidade nem se fala na manutenção da Frente Popular (que elegeu o governador e o prefeito), nem se apresenta à sociedade um modelo para se governar a partir de 2013 — reclamou. Ele disse que o governador começou a se inquietar, ouviu as lideranças do PSB e chegou à conclusão que era importante ter um quadro de reservas.

10 comentários

só acredito vendo...

tudo interesseiro...

Reply

do Lauro Jardim:

Lula foi agraciado pela Receita Federal e receberá restituição do seu IR no dia 15. O dinheiro será depositado em sua conta no Banco do Brasil."

eh o maior "ixperto" dessepaiz!!!!!

ninguém bate o sujeito em termos de se dar bem!

Reply

Coronel,

A frase "enquanto o PT mergulha na crise" é emblemática.

O PT começou a "morrer" no Mensalão. O Lulla teve sorte na eleição da Dilma pela loucura financeira mundial.

O que a muito tempo já vem sendo escrito e comentado neste blog começa a ganhar "as ruas".

Foi o final da REDEMOCRATIZAÇÃO no Brasil(1980-2012). A velha esquerda (PT+PSTU+PCdoB...) tentou resnascer, mas perdeu empuxo. Os partidos de direita que se alinharam com a esquerda também foram para o saco(é claro que exagero no tom).

Voltaremos ao velho e bom bi-partidarismo, possivelmente liderado pelo PSD e PSB como aglutinadores(exagero novamente).

Caso o Congresso aprove o voto "distrital puro" inclusive para vereadores voltarei a acreditar que o Brasil tem futuro.

JulioK

Reply

Cel
O coronelzinho Campos está sem saber o que fazer. Não sabe se dá uma mão para o PT e a outra para o diabo, já que tal atitude lhe será fatal. O cara está largando tudo de bom que seu partido amealhou em S Paulo para se juntar a tudo de ruim, o Lula. Azar o dele. Já pensou quando esse cara for candidato a presidente e vier pedir voto aqui em S Paulo abraçado com o Lula? Será o fim de suas pretenções.Ele que fique lá no Pernambuco.
Esther
Esther

Reply

O PT é mesmo um partido de oportunistas que só sabe roubar, mas não sabe administrar e ganha eleicões graças às cooptações feitas nas comunidades de baixa renda. O Dudu precatório mexeu as pedrinhas e criou a crise que queria no PT, para no final, indicar seu candidato e tentar implantar seu poder também no Recife. Espero que o Recife e o Brasil acordem logo para este comunista despreparado e que só pensa no poder, gastando milhões em propagandas mentirosas, como se Pernambuco estivesse uma maravilha. Analisem como anda nossa educação, segurança, estradas, saúde e principalmente, o péssimo serviço prestado pela Compesa, a empresa de água e esgotos do Estado. Pernambuco se destaca apenas na chegada de novas empresas, mas deve-se a governos anteriores, que investiram em Suape e na duplicação da BR 232 e que caíram no colo deste oportunista.

Reply

Acho difícil Eduardo Campos tomar vergonha na cara. Porém, se for por interesse - e é o que parece, não vão querer embarcar em canoa furada - a probabilidade é grande.

Mariana

Reply

O PT nunca existiu. Na atual conjuntura, a melhor coisa que o PSB (e qualquer partido com exceção do PMDB) faria seria sair dessa aliança e "empreender". Posso até estar enganada, mas me parece que eles já tem representatividade suficiente para fazê-lo, além de muitos nomes conhecidos em várias capitais.

Além disso, considerando o que aconteceu em SP e agora ocorre em Recife, onde a "cúpula", leia-se ApeDELTA, insiste em passar por cima das decisões da militância para indicar nomes "da união" que no fim das contas não unem ninguém, não precisa ter bola de cristal para saber que eles rifariaram os aliados para atingir seus objetivos.

Isso me lembra os brasileiros na Ferrari. Eles fazem parte do time, mas nunca tem a chance de brilhar.

Reply

Em São Paulo o PSB saiu mas não muito do governo Alckmin. Puro jogo de cena. O deputado federal e presidente estadual do PSB, Márcio França, exonerou-se da secretaria estadual de Turismo mas deixou lá em seu lugar, esquentando a cadeira, um preposto, homem de sua confiança, Ricardo Valverde. Dá para acreditar que os socialistas batalharão por Haddad? Haddad vai contar com o minguado tempo de tv do PSB e olhe lá.

Reply

Reinaldo, o PSB terá uma decisão boa e melhor que atrelar-se ao PT & cia e "PODERÁ IR COM SUAS PRÓPRIAS 4 PATAS"

Reply

Bem feito para esses baba ovos do PSB, tudo farinha do memso sAco, corrUptos que nem o LULLA, agora que o canastrão não precisa mais de voceis do PSB, TOMA-LÁ UM CHUTE NO TRASEIRO, O LLULLA MOLUSCO NÃO PRECISA MAIS DOS BABA OVOS DO PSB, ELLE TEM AGORA O DINHEIRÃO DO MENSALÃO E DO CACHOEIRÃO, COMPRA TUDO , ATÉ MESMO VOTOS DOS JEGUES DO NORDESTE. ]
E ONDE FICA A SUPREMA MERDA, CEGA , MUDA E SURDA, LULA COMPRA ELEIÇÕES COM O DINHEIRO DO MENSALÃO E DO CACHOEIRÃO , AJA TANTA ROUBALHEIRA EM UM SÓ PAIS, PAIS DE MERDA , COM JUSTIÇA DE MERDA.

Reply