PT tunga a poupança e PSDB diz que precisa chamar os economistas para ter uma posição. De novo?

Em novembro passado, com toda a pompa e circunstância, os tucanos organizaram um seminário chamado "Nova Agenda, Desafios e Oportunidades para o Brasil", organizado pelo Instituto Teotônio Vilela - ITV.  FHC, Aécio, Sérgio Guerra e os economistas da casa dos bicudos, entre eles Persio Arida e Gustavo Franco. Discutiram longamente uma maior remuneração para a caderneta de poupança. E Arida foi um dos mais aplaudidos, quando disse coisas como:

Vou falar primeiro da poupança. Tudo o mais constante, a caderneta de poupança iria render mais do que está rendendo hoje. Se o sistema de habitação pode emprestar a uma taxa mais alta, a caderneta de poupança renderia mais. Ganhariam os mais pobres, que acessam a caderneta de poupança porque não tem volume de recursos suficientes para aplicar em CDBs.

Estou convencido de que essas reformas podem ser feitas e que o Brasil está maduro para elas. Não tenho tempo de detalhar as propostas mas em grandes linhas seria o seguinte. A primeira delas é colocar o sistema financeiro de habitação a taxa de mercado e elevar a remuneração da poupança.

Um editorial do Estadão saudou o renascimento da oposição, ressaltando as idéias de Pérsio Arida sobre a poupança e os juros:

“O governo tem de agir em nome do bem comum e não favorecer o lobby dos tomadores de recursos subsidiados”, enfatizou Arida. Para ele, com o fim dos subsídios, as taxas de juros cobradas pelo BNDES poderiam se nivelar às dos bancos privados, provocando uma redução da demanda por crédito público e a consequente liberação de recursos para outras finalidades importantes. O “lobby dos tomadores de recursos subsidiados” a que se referiu Arida é um grupo de grandes empresários nacionais com quem o lulopetismo firmou um sólido pacto de apoio mútuo cimentado pela abertura de generoso acesso a dinheiro público barato. Executada em nome da defesa dos interesses e do fortalecimento do empresariado nacional, essa prática, sempre pautada por indisfarçável favorecimento político, significa, na verdade, indevida intervenção pública no princípio da livre concorrência entre as empresas do próprio País.

FHC, à época, concordou com ele:

O Pércio, com esse jeitão dele de quem não quer nada, propôs uma revolução. Ele disse: “Olha, vamos baixar os juros sim, e vamos fazer de outra maneira. Vamos primeiro retribuir melhor a poupança dos trabalhadores, e segundo vamos usar essa poupança não para distinguir quem vai vencer através da escolha dos amigos, mas através de medidas universais que permitam baixar os juros”. E dá para baixar os juros.

Da mesma forma, Aécio Neves defendeu uma melhor remuneração para a poupança:

Mas em rápidas pinceladas, aqui nós não ouvimos apenas diagnósticos, ouvimos propostas, propostas como, por exemplo, uma aqui externada por um dos grandes formuladores do Plano Real, o Pérsio, que busca nos trazer uma luz sobre algo que todos nós compreendemos como essencial: aumentar a poupança interna como estimuladora do investimento e, a partir daí, do desenvolvimento. Sabemos que a poupança interna é um gargalo muito grave que s temos hoje ao próprio desenvolvimento e obviamente ao aumento dos investimentos. Pérsio apresenta, por exemplo, a valorização da garantia de cadernetas de poupança, do FGTS, como instrumento que imediatamente pode caminhar na direção correta.

Hoje, diante das mudanças da poupança, o titubiante e incompetente presidente do PSDB, Sérgio Guerra, afirmou que o partido vai encomendar um estudo de economistas para analisar os seus efeitos da mudança. Ele disse que a oposição não trabalha com "o quanto pior melhor" e vai fechar posição única. "É preciso ter cuidado. Vamos analisar para saber o resultado do que for anunciado antes de fechar questão. Mas não vamos admitir prejuízo ao pequeno poupador." 

O presidente do PSDB poderia poupar tempo e a nossa paciência acessando os documentos do seminário, publicados aqui, no site do ITV.

Justiça seja feita a uma parcela cada vez mais minúscula do PSDB, composta pelo senador Alvaro Dias (PR) e o deputado Bruno Araújo (PE), líderes do partido no Congresso, que criticaram imediatamente a tungada petista. O presidenciável Aécio Neves, por exemplo, estava na Expozebu defendendo o agronegócio. Logo ele, que nunca se manifestou em defesa do Código Florestal.

25 comentários

"Titubeante", Coronel. Excelente trabalho. Sigo lendo tudo que você posta pelos feeds. Abraços.

Reply

E pensar que são esses "oposicionistas" que disputarão a vaga da Presidência da República em 2014 com a presidAnta ou com o Don Canceroso... Lamentável!

Reply

A Dilma cortou o ganho da Poupança, agora os poupadores vão ganhar menos, se isto fosse feito no Governo do PSDB o PT já estaria nas ruas contra a medida.
O PT é a maior piada pronta que inventaram neste Pais.
Um bando de mentirosos e aproveitadores!!!!

Reply

Esta é uma boa oportunidade para vermos o PSD se manifestar e mobilizar a militância contra esse assalto à Caderneta de Poupança.
Os líderes do PSD sempre falaram que estavam do lado do povo.

Reply

A oposição necessita urgente aprender a fazer oposição com o desgoverno, com a petralhada.

Reply

Com a política de bolsas, como nunca neste país, bem que podiam fazer uma bolsa-poupança, com rendimentos superiores em depósitos até R$ 30.000, por exemplo, para os trouxas e desdentados que votam na bandidagem fascista.

Reply

As críticas podem ser feitas ao governo de 1995/2002. Contudo, as coisas eram democraticamente discutidas, havia concordâncias e discordâncias. Mas, não havia autoritarismo.

O que deve ser dito sobre hoje, é que o governo, a presidente, estão ambos buscando popularidade.
Todo mundo sabe que a gritaria contra juros não resolve nada. Juros são custos
Sendo custos, quem for mais eficaz e enfrentar concorrência pode pagar mais ou menos juros ao que pega de crédito.
E também ao que empresta de crédito.
Assim, deveria ser estimulado a concorrência no sistema e não pressionar bancos para baixarem juros.
Deveria trabalhar para cortar gastos públicos que são um ponto de pressão sobre as taxas de juros.
E trabalhar para aumentar a concorrência no sistema.
Isso não vai dar certo.
FHC, PSDB e economistas do partido não têm nada a ver com que ocorre agora.
Agora o PT é pegou o que estava organizado e desorganizou.

Reply

É simplesmente uma VIGARICE. Quando a TR estava alta não pensaram em remunerar a poupança em 70% da TR.
Estão tirando o único instrumento de investimento do pobre, é perverso, estão obrigando o pobre a se sujeitar à esmola oficial.
Fora com a DITADURA SINDICAL.

Reply

Durante 20 anos a poupança foi o pior investimento. Agora que ia ser uma boa opção, o governo, numa canetada, corta os ganhos. Aliás, será que aquela encenação contra os bancos não foi justamente para preparar o terreno quanto a poupança ?

Reply

Antes tempo, a propagando oficial dizia que importante era o porquinho... As crianças guardavam moedas dentro do bichinho de barro ou de latão e quando ele ficava cheio era quebrado e a graninha levada para a Caderneta de Poupança do pimpolho. Uma coisa muito simpática, por sinal! E agora vem dona governANTA e mete sua dentuça no rabo do porquinho, deixando ele pitoco. Isto mesmo: o porquinho da poupança ficou pitoco. Dona presidANTA desneuronada pitocou o porquinho. Pode até ser que lá adiante os fatos dirão que um porquinho pitoco é mais interessante do que um porquinho rabudo. Mas nossos claudicantes oposicionistas precisam mais é arrepiar os pêlos do rabo e mostrar à patuléia ruminanante que havia outras soluções para o impasse; que não era preciso meter a dentuça no rabo do porquinho. Oposição que se preza - e que presta - sempre acha uma solução teórica melhor para cada caso. Não é preciso aplaudir e também criticar sempre. Basta mostrar ao rúmen, ops, ao cérebro da súcia que a solução do "outro lado" seria melhor ou menos dolorosa ou ainda, mais adequada...

Reply

Sendo em MG e dando "midia" como dizem os especialistas Aécio vai até em corrida de minhoca . O politico-dellivery acedita que com apoio dos mineiros ele chega a presidencia e vez por outra palpita nos demais estados para se fazer de estadista.

Reply

Caro CN. Essa oposição é estúpida, burra, covarde e vendida.Chamar economistas para verificar se quem ganhava 6% ao ano e agora vai receber 5% está sendo prejudicada.E o povinho vai continuar dando 80% nas pesquisas para esse governinho Lula/Dilma/Delta/Cabral? Estamos indo de mal a pior.Abs.Vales.

Reply

"...Ganhariam os mais pobres, que acessam a caderneta de poupança porque não tem volume de recursos suficientes para aplicar em CDBs...."

Errado !!!

O mais pobres NÃO precisam de ganhar dinheiro no mercado financeiro.

Eles querem ganhar dinheiro trabalhando e isso só será possivel com taxas baixas de juros no longo prazo.

Quem gosta de ganhar dinheiro, sem trabalhar, é banqueiro.

Reply

Coronel,
O mais bacana mesmo é ver os apresentadores de todos os telejornais "explicando" que agora vai ser melhor(??) para o povo que poupa!
Ahahahahahahahah
E eu que sempre votei 45! trouxa!
Cadê a UNE e os carapintadas?

Reply

Nunca vi tantos "especialistas" em economia como os comentaristas deste post.
Não é por acaso que a oposição está cada vez mais capenga.
Não queiram comparar uma TAXA SELIC DE 25% ao ano com o teto mínimo da poupança de 6,15% ao ano mais TR. (essa era a SELIC de alguns anos)
Hoje a SELIC está em 9% e deve chegar a 8% em breve. Descontada a inflação, os juros reais devem ficar entre 2 e 3% ao ano. Aí ficaria complicado manter uma poupança com juros reias de 6,15% ao ano, pois todos os investidores partiriam para a poupança, que sempre rendeu menos do que os outros investimentos.
No entanto, os investimentos mais rentáveis como a bolsa, sempre trazem mais riscos, ao passo que a poupança é totalmente segura.
E não confundam baixa de juros com confisco.
Enquanto tivermos discursos ignóbeis da oposição, a situação vai se regalando com tanta incompetência argumentativa. Aconselho a acalmar a raiva fazendo exercícios físicos, já que alguns mostram que são pouco afeitos aos exercícios mentais.

Reply

Eu li comentários em sites de certos jornais ondem as ptralhas amebas vermelhas defendem isto de unhas e dentes e dizem (PASMEM) que quem usa poupança são os "especuladores" do sistema financeiro.

Vai ser inguinorante assim lá na PQP

Reply

Como assim pobres não precisam ganhar dinheiro "no mercado financeiro"? Seria a maneira saudável que o pobre teria para juntar dinheiro sem ser comido vivo pela inflação, que pode não ser grande mas come os ganhos de quem quer adotar o perfil de poupador de longo prazo.

Uma taxa de juros baixa a longo prazo é boa somente se ela for resultado de um grande volume de recursos poupados. Se ela for resultado da injeção de dinheiro advindo da emissão de títulos, o resultado pode ser catastrófico. O capital existente na economia é consumido durante o processo, e no final temos um capital exaurido e dívidas acumulando.

Reply

a búlgara colloriu!

Reply

até concordo com o idiota que diz que temos que ter trabalho e não ganhar no mercado financeiro,pergunto para o idiota como faz o aposentado que poupou a vida toda ,e já não pode mais trabalhar,vivi da aposentadoria porca que é dada para quem não é funcionário federal????

para o anonimo das 10:39

Reply

ANÕNIMO DAS 11:32

Parabéns pelo seu texto. Claro e objetivo, do começo ao fim!

Também concordo - não houve confisco, nem tungada. Simplesmente se os juros reais caem para 2 ou 3% ao ano (descontada a inflação de uma Selic de 8 a 8.5%), não seria possível manter a rentabilidade anterior da poupança. Se assim fosse, quem tem outras modalidades de investimento, migraria para a poupança, pois livre de IR, causando um tsunami nas instituições bancárias.

Chris/SP

Reply

É um absurdo essa tungada na poupança! E ainda fica aquele ministro mentindo na cara de pau na TV.

A poupança rende infimamente com seus 6,17% ao ano mais TR. Cartões de crédito cobram 13-14% AO MÊS. O consignado cobra ao redor de 20-30% ao ano. O especial está ao redor de 8-9%.

NÃO HOUVE REDUÇÃO DE JUROS COISA NENHUMA. As taxas reduzidas só beneficiaram certos correntistas, curiosamente os já ricos. Na prática,TODOS OS BRASILEIROS vão bancar o mimo que supostamente os bancos darão A POUCOS DE SEUS CLIENTES!

Isso deveria ser crime!

Na prática o

Reply

Um povo cego pela mídia televisiva e surdo pelo grito do partido - que faz o que quer com o Brasil e o dinheiro dos contribuintes - ficou incapaz de enxergar e ouvir o óbvio

Reply

anônimo das 11:32 e chris.
houve tungada sim.
o mêdo dos investidores dos fundos migrarem em massa para a poupança fêz com que o governo diminuisse o rendimento da poupança, e por que ?
os fundos é que financiam a astrônomica divida publica criada pela incompetência petralha.
só no mês de março o governo pagou mais de 21 bilhões só de juros da divida publica.

Reply

A melhor saída para as cadernetas de poupança seria o governo transformar todo o saldo de 600 bilhões de reais em dólares ( o banco faria a conversão da taxa diária e o saldo corrigido a 0,1% semestralmente.
Em inflação baixa ou em dólares o uso da poupança diária é complicação e as contas semestrais lastreadas em ouro e dólar seriam melhor, o dinheiro seria utilizado para abater a terça parte da dívida interna e os dólares ficariam no país e os donos seriam quem fosse aplicar na caderneta de poupança.
Quem colocar em Janeiro ganharia o 0,1% em Junho e março seria 0,05% de correção e depois corrigido só dia 31-12 com 0,1% ( taxa mais alta que os títulos americanos que nada rendem, banda entre 0 e 0,25% a.a.
Se a taxa americana subir a níveis maiores não atrapalham o país pois iria remunerar o aplicador como se fossem títulos americanos + 0,1% semestralmente. Quem aplicasse a curto prazo, menos de 6 meses nada ganharia, nem mesmo o pró-rata de tempo entre a aplicação e fim do semestre. "IDÉIA DE GIRICO PARA OS PETRALHA PENSÁ"

Reply

Jogada de mestre, mantendo as antigas correções em quem não mexer na poupança, a Presidenta garante liquidez nos bancos privados, que por hora mantem uma politica de juros baixos e financiamento de casa propria, mantendo por algun tempo a economia em alto giro, criando uma sensação de crescimento e credibilidade, que infelizmente não irá se manter por mais de 8 meses, tempo exato para as eleições se consolidarem com a maior eleiçãop de petista que este paiz já viu, a partir dai estará tudo dominado por mais 6 anos, quem viver verá, e o Brasil vai entrar numa recessão brutal como nunca antes este paiz viu.
e tenho dito

Reply