Por que a Rede Globo não derruba a corrupção no Rio?

É fácil saber porque a Rede Globo de Televisão, maior empresa de comunicação do Brasil, mas com alma carioca, do alto do seu lindo quintal no Jardim Botânico, acoita um dos maiores esquemas de corrupção já visto em todos os tempos, montado pelo governo Sérgio Cabral, com o apoio explícito de Lula. O Rio foi transformado em palco de grandes eventos. E estes espetáculos são um filão inesgotável de faturamento na área de publicidade.

Tudo começou com o Pan de 2007, que custou dez vezes mais caro do que o planejado, segue agora com a Rio+20, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. São bilhões de reais em faturamento, que fazem com que a Rede Globo se torne cúmplice de uma Confederação Brasileira de Futebol, de um Comitê Olímpico Brasileiro e de suas federações eivadas de irregularidades, fechando as câmeras para os problemas das obras realizadas a toque de caixa por empreiteiras que levam governadores para fazer festa em Paris e para o superfaturamento do Maracanã. Que transformam a Copa do Mundo em espetáculo de roubalheira.

Se a Globo quisesse, acabaria com tudo isso em uma semana e ajudaria o Brasil a escrever uma nova página em sua história. De forma surpreendente, a emissora está dando repercussão às escandalosas festas pagas pela Delta para que um Cabral bêbado dançasse na boquinha da garrafa, em um dos hotéis mais caros do mundo. Mas ainda não foi ao hotel para provar ao Brasil que Cabral tinha tudo free, pago por um empreiteiro que faturou R$ 1,5 bilhão dos cofres do estado do Rio de Janeiro. Bastaria querer.

Hoje Fernando Gabeira escreve um artigo em que aborda o tema,intitulado "Paris é uma festa", que faz a necessária conexão entre o esquema de Cabral com Cavendish e de suas implicações na vida do carioca e fluminense. Vale a pena ler.

36 comentários

Pois é pq não? Pq ela recebe verbas de campanhas institucionais, sempre viveu as custas do Estado.

Reply
Escudeiro da Verdade mod

João Bosco & Aldir Blanc imortalizaram, na voz de Elis Regina, o seguinte refrão da música O Bêbado e o Equilibrista (1975):

A lua
Tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria
Um brilho de aluguel

Como se vê, a Globo sempre foi Porta-Voz de quem está no poder.

O bairro Jardim Botânico não combina com a sede da Globo. A Praça Mauá, tradicional point do baixo meretrício carioca, seria o local mais edequado.

Reply

Mein Gott, mas vejam aí a desancada que o "Mascate" dá em blog, a propósito do assunto: "O Governador Sérgio Cabral em um ataque de Tupiniquismo Rastaquera, é flagrado fazendo macaquices diante do Hotel Ritz em Paris, ao lado de ninguem menos que Fernando Cavendish. Ou, o dono da Delta Contrutora, que também era dono do helicóptero que caiu na Bahia onde a nora do Cabral morreu junto a mais outras seis pessoas.
Que por sinal ele também é dono da casa numa praia baiana onde a família do Cabral iria passar um bucólico final de semana, se o Helicóptero não tivesse caido e estragado a festa. E a Delta construtora é a maior parceira do governo nas obras do PAC no estado do Hell de Janeiro, que coincidentemente é governado pelo Sérgio Cabral, que é apadrinhado político do desgoverno das Ratazanas Vermelhas, que são maioria na infame CPMI do Carlos Cachoeira, e que até agora ninguém fez ligação entre o Cachoeira e o Cabral, apenas para não embaçar o brilho da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Ou seja: Essa CPMI é uma baita fraude apenas para conseguirem atacar a oposição. E assim caminha a imprensa amestrada, uma vez que se o ex governador Garotinho teve acesso a esssas fotos e fez a denuncia via Blog, é certo que a imprensa também teve as fotos em mãos e se calou convenientemente aceitando as ordens da camarilha vermelha. E é por causa de momentos assim que as Ratazanas Vermelhas insistem em tentar calar a imprensa e os Blogs independentes. O PT e certos setores do 'pudê' ainda não entenderam que por mais que escondam, nos dias de hoje, sempre tem alguém com um computador e muitos contatos para poder repassar as denuncias quando a imprensa se vende. Mas, definitivamente, o governador Sérgio Cabral não tem medo algum das consequencias dessa amizade. Ele sabe que está blindado pelos seus padrinhos políticos, o Enfermo ex-presidente Defuntus Sebentus e a mamulenga presidANTA Dilmarionete Dentuça.
E o mais desmoralizante para a PF é que eles prenderam um dos aspones do Cavendish na Delta Contrutora, e não chegaram no dono e nem nos seus parceiros pelo Brasil a fora. Essa CPMI se fosse feita com seriedade e respeito ao povo brasileiro, pelo visto iria derrubar muita gente, até no Planalto. Só não vê quem não quer...ou é mal intencionado. E no mais. PHODA-SE!!!!"

Reply

Leonardo Attuch sai em defesa de Agnelo Queiroz que financia seu site @brail247

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/%e2%80%9c247%e2%80%9d-sai-em-defesa-de-agnelo-queiroz-que-financia-o-site-e-decide-me-tirar-para-uma-contradanca-pois-nao/#.T51Ay89_eTE.twitter

Reply

Coronel,

A Globo esta cobrindo por obrigação, pois a sacanagem é tão explicita que fede.

Em qualquer país minimamente civilizado, o Cabral já tinha renunciado.

JulioK

Reply

Pois é Coronel, quando bato na tecla do boicote é tentando incutir na cabeça das pessoas que essa é uma força de pressão eficiente e justa. A Glpbo vive de audiência - seus contratos de publicidade são negociados baseados na audiência de seus programas - assim, é possível força-los a repercutir a corrupção muito rápido, sem sair de casa, sem custo, sem risco de infiltração de correntes ideológicas. É tão difícil assim ficar sem novela por uns dias, pô? Está na hora dos cariocas darem o exemplo para todos, a "cidade maravilhosa" hoje só tem a paisagem e vista de longe. Não tem mais garota de Ipanema, não tem bossa nova, não tem nenhum charme real, só virtual.

Mago

Reply

Rede globosta é um cancro a serviço dos corruPTos. Sem ela as quadrilhas já estariam há muito tempo atrás das grades e longe do dinheiro público!

Reply

A resposta é simples. DINHEIRO, muitooooo DINHEIRO. Se o governo parar de injetar dinheiro e facilidades nessa emissora, ela vai pras cucuias.Na maioria das vezes, principalmente na aréa de jornalismo, e isto vem ocorrendo desde os primeiros dias do Nãoseidenada da Silva, todas as inserções referentes ao governo são noticias que dão a impressão aos telespectadores que estamos vivendo em um país de primeiro mundo.Infelizmente a emissora, que outrora fazia de tudo para mostrar o Brasil real aos seus leais telespectadores agora dedicou-se a mostrar o país do faz de conta. Pobre jornalismo....

Reply

Caro CN. A amizade promíscua entre o governador e esse empreiteiro é um acinte, um escárnio,para os brasileiros.Não tenho dúvida nenhuma que a imprensa chapa branca, covarde e vendida, não vai repercutir o fato, e se possível fará tudo para abafa-lo,e que é muito mais grave do que ocorre em Goiás e em Brasília.Abs Vales.

Reply

O Anônimo das 10:33 está coberto de razão. Fosse em outro país sério e ele já estaria fora do governo.

Lilyane

Reply

o nome disso eh impunidade...

fizeram o PAN, roubou-se de tudo e em grande quantidade...

não deu em nada...

por que não repetir a dose?

Reply

Caro Coronel, a pergunta que dá nome ao artigo é muito fácil de ser respondida: A Globo não derruba a corrupção no Rio porque VIVE DA CORRUPÇÃO. E não é de hoje.
Tudo o que a Globo faz e divulga, defende apenas um lado: o dela.
O resto é puro interesse comercial e de poder. Mas, cedo ou tarde ainda teremos um marco regulatório para as comunicações e a imprensa. Só não digam depois que será censura.

Reply

Coronel, o problema maior da Globo é a alta concentração de JEGs em suas redações (Mirian Leitão por exemplo), uma falta de interesse da emissora, pois esta não foi acusada ainda pelos petralhas de inventar mentiras (verdadeiras) que a tirasse de sua independência (nem direitos nem JEG) embora tenham jornalistas de todos os tipos, sem predomínio dos JEG.

Reply

!_( ... )Elementar meu caro Watson( ... )_ILmo CoroneLeaks ; a Competente_Midia_GLOBO é antes de tudo CIDADÃ . Ela sabe que nosso Brasil está desmoralizado a tal ponto que pode se tornar INCONSTITUCIONAL . Então a Midia_GLOBO apresenta os prós e contras do ANTRO_NACIONAL_BRASILEIRO desde 2003 para colocar EM_BRIOS a NACIONALIDADE imputando ao MINISTÉRIO_PÚBLICO e ao TCU ( INSTITUIÇÕES_INDEPENDENTES_PROMOTORAS_FISCALIZADORAS DA LEI ) o ALERTA_SOS_PÁTRIA . Aos opositores do BEM_MAIOR_BRASIL_MIDIA_GLOBO somente podemos dizer que eles se curem do TOC_( INCOMPETÊNCIA_DE_JULGAMENTO ) e possam finalmente fazer a leitura correta desta EGRÉGIA_EMPRESA_MIDIÁTICA ; agradecendo a DEUS por ELA existir_!

Reply

Quero deixar claro que sou a favor da imprensa livre. A Globo está dançando conforme a música. Nós é que temos a obrigação de mudar o disco, com os meios possíveis democraticamente como o voto e as formas de pressão. Não tenho nada contra a Globo ou qualquer outra emprêsa, eles tem salários a pagar e tem contribuido com nosso desenvolvimento mas temos que dar a eles a força para agir pelo bem.

Mago

Reply

Vcs fazem ideia do TAMANHO DO BÔNUS que cada diretor da globo ganha ? Se soubessem , saberiam porque o DIRETOR COMERCIAL E O DIRETOR DE JORNALISMO TRABALHAM JUNTOS. UM VENDE O HORÁRIO O OUTRO ESCONDE A VERDADE E ASSIM GANHAM MILHOES EM BONUS. COISA PARA FAZER FICAR RICO EM UM ANO...

Eu estou estranhnando o fato da globo ter colocado as fotos e a noticia no jornal da globo.NÃO CONSEGUI ALCANÇAR O INTERESSE DELS. SERÁ QUE FOI ALGUM " AVISO"....?

Reply

Cel
É um acinte a nós o Agnelo e o Cabral estarem sendo protegidos. É o fim. Corrupção seletiva não vale. Pelo menos a nós essa gente não engana. Precisa ser muito analfabeto p/ ser enganado pelos petralhas e é isso que eles querem.
Esther

Reply

E o povo gosta principalmente o carioca que se acha "isperrrrrrrrtoooo!!!!!!

Reply

Acinte é a OMISSIÃO DO EXMO. SR. DOUTOR PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Reply

cel,

Isso prova que resta a nós deste blog e mais os RA´s da vida (Reinaldo Azevedo), fazer um trabalho de formiguinha e denunciar e continuar a denunciar esse governo corrupto. Vamos lá Brasil, vamos limpar o Brasil.

Reply

É isso aí ! Arrumaram um estado festivo para eles fazerem a festa !
Pan, Copa e Olimpíada, dinheiro garantido até a quinta geração. Simples assim.

Reply

essa "surfadinha" do Cabralito nas ruas de Paris já virou antológica...

Reply

O Arco metropolitano completou 2 anos de obra, sem sinais de que termine tão cedo.

Reply

Há boatos de que na quarta -feira o Cabral estará em São João de Meriti para inauguração do calçadão e chafariz. Uma boa ocasião para protestar contra cabraldish et caterva.

Reply

Concordo que a Rede Globo protege o Cabral. O noticiário local, RJ TV, tem dois profissionais, Edimilson Ávila e Rodrigo Pimentel (o do Tropa de Elite) que passam a mão na cabeça do Sérgio Cabral de uma forma que a gente ficar sem saber exatamente qual é a cabeça. Para eles, tudo tá sempre melhorando. E quando há problemas, a população "precisa colaborar". Bizarro.

Mas há também o outro lado da moeda. No ambiente político local, poucos têm tido coragem para REALMENTE enfrentar o Cabral. Peguemos, por exemplo, o caso do PSD. Indio da Costa é presidente do novo partido no Estado. Fez um bom trabalho de agregação, tanto que a sigla, apesar de nova, tem a maior bancada na Assembléia Legislativa do Rio (ALERJ). Aí o Indio teria dois caminhos para direcionar o partido: combater a corrupção local e abrir uma CPI Estadual p/ investigar relações do Cabral com a Delta (tem força prá isso) ou se ajoelhar ao altar do Cabral. Lamentavelmente, ele já fez a opção pelo segundo caminho. Já anunciou apoio à reeleição do Paes em 2012 (que terá um vice do PT, é bom lembrar) e a quem o Cabral indicar à sua sucessão em 2014. Triste.

Assim, se a Rede Globo blinda o Cabral, infelizmente não é a única a fazê-lo. O PSD também está nessa, para noooooooossa tristeza.

Reply

A obrigação das mídias vendidas e encobrir o que está por tráz dessas festas que são "dadas" aos cidadãos. A maioria não vai poder pagar a farra, e no final fica sem saúde, segurança, a comilança e só para a galera da panela. a Roma antiga voltou.

Reply

CORONEL.

A GLOBO NÃO ESTA A SERVIÇO DO POVO BRASILEIRO E SIM A SERVIÇO DOS RATOS PETRALHAS QUE ESTÃO NO GOVERNO.

GOSTARIA QUE PELO MENOS UMA TV ESTIVESSE A SERVIÇOS DO POVO BRASILEIRO, HOJE SÓ A REVISTA VEJA ENCONTRAMOS MATERIA SOBRE OS DESMANDOS E NOS BLOG REINALDO AZAVEDO, COTOURNO NOTURNO, MASCATE ALUIZIO AMORIM, TAMBOSI, POLIBIO BRAGA, GENTE DECENTE ETC.

BACARIA

Reply

A Delta é peixe miudo, quero ver uma ivestigação dos financiamentos do BNDES a Odebrecht e Camargo Corrêa.

Quanto de dinheiro foi mandado para fora do pais?

Quem fiscaliza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)?

Reply

Coronel,
No JN de sábado a TV Globo ecoou notícia-bomba levantada pelo ex-gov. Garotinho. Foi para levantar o preço da proteção. Hoje, no Fantástico, já não sai mais nada. 24 horas foram suficientes para reforçar extraordinariamente as verbas à Globo.

Reply

Anônimo disse...
Há boatos de que na quarta -feira o Cabral estará em São João de Meriti para inauguração do calçadão e chafariz. Uma boa ocasião para protestar contra cabraldish et caterva.

29 de abril de 2012 16:57
----------------------------------

Sem chance ! O povão é tão corrupto quanto o cabral e nós que pagamos a conta somos frouxos para nos juntarmos e protestarmos.

Reply

Muito bom Cel !

Correta a análise, mas, sempre foi desde os tempos dos militares, a GRANDE SANACA do País.

Reply

A Globo sempre esteve testando e manipulando a sociedade através de suas novelas, seus programas sempre empurrando os limites morais um pouquinho adiante.

Em 2010, recebeu ordem do Zé Dirceu e não comemorou 45 anos de existência porque esse era o número dos tucanos.

Com a eleição em andamento, mudou o visual da Globo News e pintou tudo de "vermelho" (que até dói de olhar): cenários, legendas, logo, etc. Como dizendo "escolhemos um lado".

Aquele inédito "convite" de Lily Marinho para um almoço com a ex-guerrilheira/pata choca/candidata, ao menos, teve um retorno: Lily Marinho recebeu um outro "convite" -só que dos infernos- e se foi. Hoje está tomando espumante de lava com o capeta.

Esses são só alguns exemplos de o quanto e como a Globo está de quatro para os criminosos do poder, Federal e Estadual, refestelando-se e com eles e os acoitando.

Reply

Em São Paulo, a globo faz reportagens contra o governo do Estado e a Prefeitura e em favor do PT. Ontem foi ao ar uma reportagem sobre os trens. A Globo poderia fazer, por exemplo, uma reportagem sobre o trasnporte público no Rio ou na periferia de Brasilia. Mas aí tem o Cabral e o PT, né? Fonte inesgotável de grandes negócios.

Reply

O Rio é um mar de lama com uma cereja chamada Globo em cima.
PS: Esse Cabral é um nojento, precisa ser retirado de lá urgentemente

Reply

Coronel,

A Globo virou o quintal do PT.
Lamentável.
A impressão que me dá é que o William Bonner se engole todo para dar notícias tendenciosas.
Até a Fátima saiu...

Há MUITO tempo não assisto a rede Globo.
Perda de tempo!
Novela então, nem pensar. PERDA DE TEMPO!
E como brasileiro adora uma novela!

Ao invés de colocarem nas novelas atitudes exemplares e construtivas, colocam sexo, roubalheira, traições, luxo, o que há de pior no comportamento humano.

Onde estão os programas construtivos da TV brasileira? NÃO EXISTEM!!!

Aquela baixaria do programa da Regina Cazé é um horror.
Big Brother?? Barbárie pura.

E por que as pessoas assistem? Por que não pegam um bom livro para ler??

FALTA CULTURA!
FALTA EDUCAÇÃO!

E agora, o que nos faltava é a MAlDITA NET popularizando a TV a cabo!
ESTÁ TUDO SENDO DUBLADO!
Insuportável.

Estão mais uma vez, e até a TV a cabo, por causa dos "gatos" na favela e da classe "emergente" que não sabe ler, nivelando as coisas por baixo...

Estou até pensando em iniciar um boicote à NET!
Que tal Coturneiros, topam?
Vamos dar um prazo para a NET voltar a ter seus filmes com legenda? Que tal um prazo de 1 mês?
Se até final de maio não mudarem para o que era bom: ADEUS NET!

Flor Lilás

Reply

Simples.
A Globo, simplesmente não tem esse poder.
Nunca teve.

Em 2010, um assessor de internet da então candidata presidencial do partido do governo, impediu que fosse ao ar uma campanha de 45 anos da emissora.
Quase acabaram com as tabuadas por caso disso.

Só se for poder para ficar fazendo novela para a classe c, elogiosa ao governo.

Reply