Kátia Abreu critica absolutismo da FUNAI que espalha conflito e ilegalidade em todo o país.

A senadora Kátia Abreu (PSD-TO), em pronunciamento nesta quarta-feira (18), lamentou que a exacerbação da questão indígena coloque a agropecuária brasileira sob risco de abusos e insegurança jurídica “da idade da pedra”, e cobrou do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o reconhecimento das terras dos índios. A parlamentar, que criticou o “absolutismo” da Fundação Nacional do Índio (Funai), ressaltou que a realização do desejo de uns não pode ferir o direito dos outros. - O Brasil precisa ser construído numa situação de pacificação, e nós estamos criando adversidades e conflitos que nunca existiram no Brasil, por um simples motivo: por falta de decisão política – afirmou.

A senadora destacou o papel do STF na minimização de conflitos em torno das terras indígenas: em decisão sobre a demarcação da Reserva Raposa-Serra do Sol, em Roraima, o Supremo confirmou a data de 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição, como “insubstituível referencial” para reconhecimento dos direitos dos índios sobre as terras ocupadas tradicionalmente. No entanto, para Kátia Abreu, a Funai se comporta como “no tempo do Absolutismo” e ignora o STF, o que levou à ampliação das reservas indígenas em 313% nos últimos 20 anos. - Fazendo de conta que a decisão de Raposa-Serra do Sol nunca existiu, a Funai continua ampliando ilegalmente terras indígenas, em desfavor dos produtores rurais. A ampliação, à revelia da lei, sem indenização, estimulada pela Funai, pelo poder público, trazendo ilegitimidade e conflitos no campo brasileiro, nós não podemos aceitar - afirmou.

Kátia Abreu exigiu providências do Ministério da Justiça contra as invasões de terra por parte de índios que, em seu ponto de vista, muitas vezes são usados pela Funai e por movimentos sociais. - O problema dos índios não é terra, mas dignidade humana, saúde, educação, alimentação, como para qualquer cidadão. Em que pese nossa sensibilidade com todos aqueles que querem terra, mas contrário à lei, contrário ao Estado de direito, não podemos permitir – declarou.

Blairo Maggi (PR-MT) cumprimentou Kátia Abreu por chamar a atenção para um problema que, conforme salientou, ocorre em todas as regiões brasileiras, e criticou a “ação orquestrada” da Funai que traz intranquilidade ao campo e cria antagonismo entre setores que estavam em paz. (Agência Senado)

15 comentários

Caras pálidas sem vergonha! parabéns à katia Abreu...




ZORRO

Reply

Marechal,
Fato ocorrido hoje.
Recebi a notícia de um amigo presente para almoçar por volta das 13:00 horas, à Rua Souza Naves em Curitiba.

Grupo de bandalhos do MST invadiram restaurante popular em Curitiba-PR, comeram e deram no pé deixando o prejuízo para o proprietário.

Já já veremos invasões de casas e edifícios residenciais pelo país afora.

CADÊ A PF?

Reply

Coronel,

Não tem mais como suportar esta situação, infelizmente o Brasil está rumando para uma guerra civil organizada pelo próprio governo.

Pensei que não veria mais este tipo de situação, mas a história se repete e não aprendemos com ela.

Reply

Aquele que quase perdeu a voz, mas não a capacidade de transformar o mais simples ato em canalhice absoluta, semeou a discórdia país afora, e os ignorantes, maioria infelizmente, permitiram que o produto fétido desse frutos em abundância, e levasse a Nação a este triste momento. Entretanto, ainda não é o fim: os crápulas do PT vão aprontar mais e mais. O povo permite.

Reply

O brasil precisa de mais katia Abreu.

Reply

Coronel,

Importante!! Help!!!

Amanhã o Aécio Neves (o traíra) estará em Campo Grande/MS, peço que sugira (se possivel ainda hoje, vale para os demais leitores do Coronel) uma pergunta que você faria a ele (Aécio) se fosse repórter, pois tenho amigo da imprensa e gostaria desta sugestão para colocarmos no momento da coletiva.

wcamy@hotmail.com

WSCamy

Quanto ao assunto Funai, a Katia Abreu foi na lata.

Essa menina tem vontade e garra, vamos ficar de olho nela, quem sabe, uma PRESIDENTE de verdade neste país, não uma como aquela... "P....ANTA".

Reply
Johnnie Walker mod

Gosto da senadora. Tomara que nunca nos decepcione...

Reply

Cambada de petistas vadios fantasiados de índios provocando a anarquia no país, é isso que está acontecendo. Já que se acham índios, porque esses baderneiros FDP não são levados peladinhos da silva para as profundezas da selva amazônica para comerem tapuru, sopa de sucuri, dormirem em abrigos improvisados e darem a bunda para os carapanãs(mosquitos)fazerem a festa? Garanto que esses vagabundos nunca mais iriam brincar de Uga Uga.

Reply

Katia Abreu, seu nome ainda irá brilhar e muito.

Quem sabe lá no Planalto! O Brasil precisa de pessoas como você. Não nos decepcione!!!

Parabéns!


Chris/SP

Reply

Pessoal olha na Bahia os Pataxós
estão invadindo fazendas, incendiando, e expulsando os agricultores devido mais uma
palhaçada de "antropólogo" da funai,e o J.W. nem ta aí pra coisa.

Reply

Ela pegou leve demais, Coronel.

Que papo é esse de elogiar Carlos Ayres Britto e a decisão sobre a Raposa Serra do Sol? E que conversa é essa de que o problema criado pela Funai é por falta de vontade política do governo federal ? É vontade política, sim!! Vontade política de gerar conflitos e mais conflitos.

Não gostei do tom diplomático da fala.

Reply

Iiihh... A senadora cobrou algo do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo? E logo o cumprimento de decisão do SSTF? Tá certíssima de cobrar esse é seu opapel, mas daí a conseguir alguma coisa dessa cambada, são outros quinhentos.

Essa gente do PT tem que sair fora. O que está acontecendo no Brasil de pnta a ponta, por responsabilidade deles - ou falta de - é grave demais.

Mariana

Reply

A fala da Senadora me pareceu esperneio de fracos. A hora é de partir para a guerra, dando nome aos bois, e não de ficar se lamentando e cobrando apoio aos inimigos.

Se fosse em um país sério, a guerra civil já estaria instalada. Aqui, todos sabem das pretensões ds canhotos e fingem que não sabem.

Reply

A CORAGEM DA SRA. KATIA ABREU É RELATIVA, POIS NADA FALA SOBRE O EPISÓDIO ESCANDALOSO QUE ESTÁ OCORRENDO NA BAHIA.
É ENGRAÇADO ESSA POLITICA BRAZUCA COM PESOS DIFERENCIADOS A DEPENDER DE CERTAS REGIÕES OU SITUAÇÕES.
SÃO PESSOAS FANTASIADAS DE INDIOS, TENTANDO EXPROPRIAR PRODUTORES, E PEQUENOS INCLUSIVE, NA SUA MAIORIA, LEVANTANDO QUESTÕES ANTIGAS QUE SERIA MAIS HONESTO ENTÃO SAIRMOS TODOS DO BRASIL PARA DEVOVÊ-LOS AOS SEUS HABITANTES ORIGINAIS.
OU SÓ QUERO VER SE ELES NÃO VÃO CONSEGUIR ACHAR UMA ANTIGA ALDEIA EM CIMA DA CIDADE DE SÃO PAULO O QUE CERTAMENTE DEVE TER HAVIDO.
LEIAM O blogdojamellow.blogspot.com

Reply

Katia Abreu é sempre uma luz de bom senso, ponderação e equilíbrio.

Reply