APP Mundial: a primeira grande proposta do Brasil para a Rio+20.

Quem disse que o Brasil vai fazer feio na Rio+20? A proposta que está sendo defendida pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, é de um alcance impressionante: levar para o mundo uma legislação que só existe no Brasil, a Área de Preservação Permanente, a APP Mundial, para recuperar rios devastados como o Reno, o Tâmisa, o Danúbio, o Sena e tantos outros. Enquanto as ONGS mentem, caluniam e aterrorizam o planeta, o Brasil, que faz a agricultura mais sustentável do mundo, dá um belo exemplo de preservação.

A proposta de criação da área de preservação permanente mundial e os compromissos da Rio+20 serão temas de audiência pública conjunta das Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O requerimento da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi aprovado nesta terça-feira (17) na CMA. O debate ocorrerá no dia 20 de junho, às 10 horas, no estande da CNA, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

Segundo a presidente da CNA, a proposta de criação de uma APP mundial, a exemplo das Áreas de Preservação Permanente (APPs) brasileiras, tem o objetivo de proteger as margens de rios, nascentes e áreas de recarga de aqüíferos, para garantir a oferta de recursos hídricos e atender ao aumento da demanda por água, diante do crescimento da população do planeta. Para a senadora, a criação de APPs em todos os países poderá contribuir para a preservação da natureza e garantir condições competitivas iguais para os produtores brasileiros no mercado externo.

A proposta de universalização do conceito das áreas de preservação permanente foi apresentada, em março, pela presidente da CNA, em conjunto com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a ANA (Agência Nacional das Águas), durante o 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França. Em recente debate na Subcomissão Permanente da Água, do Senado, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, apoiou a sugestão da senadora Kátia Abreu e disse que seria uma “aliada” nesta proposta de proteção das APPs globais. “Precisamos estimular a proteção e a recuperação das APPs e dos recursos hídricos para garantir a continuidade da produção agrícola”, afirmou a ministra.

Na ocasião, a senadora Kátia Abreu pediu que o Governo brasileiro leve essa proposta de APP mundial à Rio+20. Para assegurar a oferta de água no mundo, a presidente da CNA defende que os outros países sigam o exemplo brasileiro de preservação das matas ciliares, na beira dos rios, adotando um conceito universal sobre o tema. “Essa é uma exigência do Brasil e chegou em boa hora, mas precisamos que os outros países façam o mesmo”, completou.

Assista ao vídeo sobre a APP Mundial

12 comentários

Escudeiro da Verdade mod

A senadora Kátia Abreu, em suas declarações e posicionamentos, tem nos dado a esperança de uma sonhada liderança que sintetize a modernidade e equilibrio na política brasileira.

De agora pra' frente, vou ficar mais atento aos passos dessa brilhante Kátia Abreu.

Talves ela possa ser um bom motivo para um movimento à favor dos brasileiros do Bem em 2014.

E detalhe importante, além de inteligente é uma pessoa bonita por fora e por dentro.

Neste quesito, os petralhas não têm uma mulher, e muito menos um homem, para fazer frente.

Reply

esta é uma das melhores respostas que se pode dar a estes bandidos que querem roubar o Brasil do Brasil.

Reply

Viva, até que enfim aparece uma boa idéia. Conheço os rios da Europa, a maioria poluída e sem mata alguma. Querem inventar leis para o Brasil, quando destruíram tudo lá fora!

Reply

Meu voto vai para Kátia Abreu a hora em que ela se candidatar. Não tem discurso mais lúcido atualmente na política do país.

Reply

Coronel,

Matou a "sonhática" que vai ter que se explicar para seus patrões europeus!!!

Kátia 2018 na cabeça!!! Em 2014 como vice para ir ganhando o Brasil!! Ella é jovem e pode esperar!!

JulioK

Reply

Êita mulher inteligente! Ela sabe que nenhum pais irá adorta a ideia, mas vai refrear os ataques ao nosso agrobusines. Ainda mais os países de origem das ongs por trás da santa do mogno oco, Marina Silva, que vivem querendo impedir a competição com a nossa agronegócio. Sinuca de bico neles! Chupa Marina! Parabéns Senadora!

Reply

Essa Katia Abreu é GENIAL!

Reply

Admiro muito a senadora Katia Abreu, mas essa proposta de APP mundial é uma loucura. Não bastasse o hospício verde em que o Brasil foi transformado por uma legislação ambiental excludente, alienada e neocolonizadora, quer dizer que agora queremos devolver isso tudo ao mundo e nos vingar (re)exportando o que nos impõem e cobram de maneira absurda?!

Bem, para não dizer que não entendi nada, até compreendo, eventualmente, o alcance político buscado pela proposta, enfim, a manobra embutida, no sentido de expor e denunciar a hipocrisia da ONU, ONGs, celebridades verdes et caterva que nos obrigam algo que não praticam e, afinal, quem com ferro fere, será ferido etc. Mas será mesmo uma manobra política? A senadora Katia Abreu parece muito convicta e sincera para estar manobrando com propósitos assim. E aí reside o perigo.

Não se pode nem deve esquecer o estágio atual do mundo e das corporações mundiais, cada vez mais reguladoras, invasivas, restritivas, autoritárias e fomentadoras de pretensas “causas comuns”, uniformizadoras de povos e costumes, sendo já a questão ambiental um dos principais laboratórios comportamentais em andamento.

Neste sentido que a possibilidade de uma proposta assim de APP mundial vir a ser adotada universalmente é muito grande, aumentando a loucura geral ao invés de procurar controlá-la, minimamente que seja.

O déficit hídrico do mundo está geograficamente distribuído e concentrado, tendo menos a ver com matas ciliares, ripárias e sei lá eu mais que outras superstições “científicas” do tipo. De outra forma ainda, Israel, por exemplo, supre suas necessidades de água doce com tecnologia disponível, sendo a questão de recursos financeiros e não de eufemismos ambientais.

Reply

Kátia Abreu para presidente e Serra para vice, ela deveria agora bradar que a WWF através do rei da Espanha, D.Juan Carlos que caçou elefantes em Botswana, um país entre o Zimbabwe,do petralha Robert Mugabe e a África do Sul, os espanhóis querem que o rei renuncie ao cargo na WWF e muitos querem a abdicação do rei por ser mau exemplo, ou proclamar a república.

Reply

cada vez mais bonita e articulada...

muito diferente daquelas tribufus da esquerda...

Reply

Concordo com o Anônimo ali em cima: "ela é genial". Como bem disse o Márcio/RJ: "Ela sabe que nenhum pais irá adotar a ideia, mas vai refrear os ataques ao nosso agribusines... Sinuca de bico neles!".
Parabéns Senadora!

Reply

Parabéns Dra.Katia.
Suas palavras e argumentos iram calar esses ecoterroristas que querem manipular o nosso pais.
Quero ver os argumentos deles.kkkkkkkkkkk

Ops! KATIA ABREU PARA PRESIDENTE!
com E no final: E de educada,experiente,eletrizante....

Reply