STF institucionaliza "o que passou, passou" e o "daqui pra frente, tudo vai ser diferente" na legislação brasileira.

Um dia depois de deixar o governo e o mundo jurídico em polvorosa, com o risco de nulidade de 560 medidas provisórias editadas desde 2001, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou ontem uma decisão surpreendente: após ter declarado inconstitucional a lei que criou o Instituto Chico Mendes, voltou atrás e decidiu pela constitucionalidade da mesma lei. Na decisão de anteontem, por 7 votos a 2, o Supremo considerou a MP inconstitucional por ter sido votada em plenário no Congresso, sem atender a exigência de tramitar também numa comissão especial mista da Câmara e do Senado. Com isso, todas as 560 MPs que tiveram o mesmo rito a partir de 2001, quando foi criada a comissão especial, estavam ameaçadas de ter a constitucionalidade contestada.

No recuo de ontem, o STF não só validou a lei que cria o Instituto Chico Mendes, como decidiu que o rito da comissão especial tem de ser observado apenas nas MPs editadas a partir de ontem. Ficam de fora as 50 MPs que já estão em tramitação, e todas as editadas e já transformadas em lei desde 2001, como por exemplo, as que criaram o Bolsa Família, o ProUni, o Brasil sem Miséria, do governos de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva; e, no governo Fernando Henrique, a que instituiu o valor do salário mínimo em 2002 e a que mudou a legislação tributária, sobre a cobrança do PIS/PASEP.

Caso a decisão de quarta-feira fosse mantida, 560 medidas provisórias convertidas em lei poderiam ser afetadas, se fossem ajuizadas ações no tribunal. Esse número é fruto de levantamento da Câmara dos Deputados. Segundo o ministro do STF Gilmar Mendes, há 50 ações no Supremo contestando leis aprovadas da mesma forma. As leis deverão ser validadas no julgamento. A polêmica foi lançada na quarta-feira, quando o STF declarou inconstitucional a lei que criou o Instituto Chico Mendes. O motivo foi a forma de tramitação. Uma resolução no Congresso exime a comissão mista de dar parecer sobre o tema, se isso não ocorrer em 14 dias. O problema é que a Constituição prevê a necessidade desse parecer, para que as medidas provisórias se tornem lei. Ontem, o STF derrubou a resolução. Para não prejudicar apenas uma lei com a nova interpretação, o STF mudou de ideia e declarou a criação do Instituto Chico Mendes constitucional.

- Daqui para trás, todas as leis aprovadas com a observância da resolução, nós consideramos que são constitucionais. Daqui para a frente, como a resolução já não vige, o Congresso tem liberdade para obedecer ao artigo 62, parágrafo nono, da Constituição - explicou o presidente do STF, Cezar Peluso.

A reviravolta foi provocada por uma questão de ordem levada ao plenário ontem pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. Ele argumentou que a decisão afetaria centenas de medidas provisórias aprovadas pelo Congresso. O ministro Luiz Fux foi o primeiro a concordar. Seus colegas então ponderaram e decidiram que a nova interpretação da resolução do Congresso só valeria a partir de agora. Ou seja: os parlamentares terão de adequar a tramitação apenas para as medidas provisórias que chegarem ao Congresso após o julgamento do STF.

- Muitas dessas MPs que foram convertidas em lei constituem marcos regulatórios importantíssimos sobre os quais se baseiam nossa economia. O risco é enorme - alertou Ricardo Lewandowski. - A situação é extremamente grave, uma das mais graves com as quais tenhamos nos deparado. A decisão de ontem obriga o Congresso a refazer o rito processual. Se pode se aplicar a outras leis - disse Gilmar Mendes. Lewandowski comemorou:  - Essa é uma solução pragmática e louvável.

A decisão de quarta-feira foi tomada por 8 a 1. A maioria considerou inconstitucional a lei que criou o instituto. Só Lewandowski votou contra. Argumentou que a forma de tramitação deve ser resolvida apenas por parlamentares, sem que o Judiciário se intrometa. Ontem, sete ministros apoiaram a reviravolta no julgamento da véspera, devido ao impacto que a decisão traria. Só Marco Aurélio Mello e Peluso argumentaram que a lei deveria continuar sendo considerada inconstitucional. ( O Globo)

18 comentários

Vinícius M. Couto mod

Isso que é democracia? Um Supremo arreado? Um Supremo de gatão, submisso e prostituído ao governo petralha? Eitaaaa Brasil estamos fudi@#%$!!!!!!

Reply

Cel.

E aí eu me pergunto: Para que serve o parag.9º Art. 62 da CF, que teve sua redação modificada pela EC nº 32 em 2001, cujo texto é muito claro:

"§ 9º Caberá à comissão mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisórias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sessão separada, pelo plenário de cada uma das Casas do Congresso Nacional."

Se o texto é claro, como desde 2001a CF é ferida frontalmente, não existindo nenhuma comissão mista para avaliar as MP ???

Numa decisão simplista, ontem, os excelentíssimos ministros do STF simplesmente ignoraram a CF, para fazer valer o referido artigo a partir de agora, caso contrário tornaria o país ingovernável, se fossem tornar as 500 MP anteriores inconstituicionais.

É o fim da picada!!!


Chris/SP

Reply

Mercadante está fazendo "Escola".Não posso conter o riso.Só gente com "grande saber juridico".Coitada da Constituição.

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

Os BANDIDOS TOGADOS do STF assassinaram a nossa constituição em nome da continuidade da ROUBALHEIRA!!!

Por analogia...

MENSALÃO existiu, mas de agora em diante "verbas não contabilizadas"... NÃO PODE!

E vamos todos comer PIZZA.

Reply

A Canalha Togada do STF acabou de "relativizar" a nossa constituição em nome da continuidade da ROUBALHEIRA DITATORIAL PTralha...

O tribunalzinho VENAL... e CARO!

Reply

O Brasil desgovernado pelo PT e uma bagunça generalizada.

Reply

Quê grande palhaçada.
Mas é isso aí. Já la se vão 5 lustros o GRANDE Ribamar já dizia que com aquela constituição esse país se tornaria ingevernável.
Estamos assistindo...

Reply

É o Judiciário "ajustando" as leis aos interesses de alguns.

Daqui para frente pode tudo.

Reply

Passo a passo, a demolição das nossas instituições prossegue a passos largos. A Constituição está se transformando em um ornamento só para "inglês ver" Cagliostro

Reply

Passo a passo, a demolição das nossas instituições prossegue a passos largos. A Constituição está se transformando em um ornamento só para "inglês ver" Cagliostro

Reply
a mão que embala o perço mod

Da nisso termos um poder legislativo que, sobre a não pesada do governo e sua incapacidade de legislar passou definitivamente as suas atribuições para o executivo, sendo só um mero capacho para ratificar as ordens emanadas do “rei”.
Claro que nesse angu o menos culpado é quem mais vai ser penalizado como sempre.

Reply

É UM MARCO DA MAIOR PROVA DE STF . NO MUNDO!!!!!!!!!.AFFFF!. O BRASIL ESTÁ ATOLADO!.

Reply

Cel.,
o título correto dessa notícia é:
STF RASGA A CONSTITUIÇÃO

A saída é Cumbica...

Sds.,
de MarceloF.

Reply

Coronel

O STF superou Lula (não Lula, mas sua assessoria jurídica, lógico).

Ele (Lula como presidente), embora com a intenção, de sempre, de governar por MPs, não foi contra a Resolução n.1 de 2002 do CN, a que " Dispõe sobre a apreciação, pelo Congresso Nacional, das Medidas Provisórias a que se refere o art. 62 da Constituição Federal, e dá outras providências". Uma Resolução do Legislativo, que agora o STF atropela, numa boa. Veja a performance do "Lula" em 2007:

http://www2.camara.gov.br/legin/int/decpre_sn/2007/decisaodopresidente-36806-2-marco-2007-558339-publicacaooriginal-79522-cd-presi.html
Decisão do Presidente de 02/03/2007 Dispõe sobre o regime de tramitação de medidas provisórias na Câmara dos Deputados.

Claro que ele fez vista grossa, pois sabia que a coisa NÃO estava sendo aplicada de acordo com o que manda o art.62,§ 9º da CF. E agora o Judiciário, pela mais alta corte, valida toda a bandalha das MPs editadas até agora.

Com esse STF, que atropela o poder legislativo e a própria Constituição Federal, o que esperar do julgamento do mensalão?

É preciso fazer alguma coisa, pois vão querer jogar a Constituição, todas as normas e ainda o voto do relator Joaquim Barbosa na fogueira.

Mariana

Reply

Que absurdo ! No Brasil a lei é um mero detalhe !

Estamos a mercê das arbitrariedades e humores das nossas autoridades.

A insegurança jurídica é ampla, geral e irrestrita !!

Reply

NÃO TEMOS EXECUTIVO!
NÃO TEMOS LEGISLATIVO!
NÃO TEMOS JUSTIÇA!

Tá tudo dominado. Tudo que a vagabundagem petista aprovou afrontando a Constituição, portanto inconstitucionais, passaram a ser constitucionais, conforme entendimento desse corja.

Até quando vamos aguentar. Se continuarmos marcando bobeira, "eles passarão".

Reply

É vergonhoso e deplorável para mim e acredito que para as pessoas que tem vergonha e pudor em suas atitudes, assistir um poder da República tão pequeno em sua açõe praticar uma decisão esquecendo a legalidade dos trâmites exigidos pela Lei. É por isso que o poder judiciário não é acreditado pela maioria dos brasileiros

Reply

Não é a primeira vez...Já se esqueceu que no confisco do Collor havia flagrante inconstitucionalidade, mas que o STF carimbou a rapinagem em nome da governabilidade e a da segurança econÔnica? que depois, aos poucos e levando anos para deciderem de quem era a responsabilidade pela 'guarda' do dinheiro confiscado, se do banco onde o cliente tinha conta ou BC, foram dando ganho de causa aos que entraram com ações para reaver parte do roubado e expurgado pelos índices de correção? quem não entrou pq o prazo foi em ciam do laço? quem já havia morrido? qto dinheiro disso tudo não reclamado? alguém sabe? onde está ou como foi usado?



Vem de longe a sordidez d STF, e nem adianta uns oportunistas midiáticos se colocarem contra e voto vencido. Depois que deram ao Cesare Battisti a proteção que deram, nada mais no STF espanta.

Triste é saber que não há instância superior para recorrer e o quê os bandidos de toga decidem, decidido está...

Reply