Procuradores federais de diferentes partes do País estão reunidos nesta segunda-feira, 12, em Brasília para participar de um workshop sobre justiça de transição. O encontro é organizado pela 2.ª Vara do Ministério Público Federal (MPF), onde foi instalado há quase um ano o Grupo de Trabalho de Justiça de Transição, sob a coordenação do procurador Ivan Marx, de Uruguaiana (RS).
de preparar melhor estes procuradores. O primeiro foi em setembro do ano passado. De maneira geral, eles se preparam para ajuizar ações contra responsáveis por crimes ocorridos no período da ditadura militar. O foco principal das ações são os crimes de sequestro e ocultação de cadáver, mais conhecidos entre entidades de defesa dos direitos humanos como desaparecimento forçado.
A tese que orienta o grupo é a seguinte: por não terem sido resolvidos até hoje, estes crimes são considerados como permanentes. Isso significa que seus perpetradores não contariam com os benefícios da Lei da Anistia - que cobre o período limitado entre 1961 e 1979. Segundo procurador Ivan Marx, a inclusão do crime permanente na Lei de 1979 seria o mesmo que anistiar um crime antes que fosse cometido. Para o encontro que se realiza nesta segunda e terça-feira em Brasília foram convidados dois juristas americanos, especialistas em justiça de transição. ( Do Estadão)
17 comentários
fora revanchismo
ReplyEU APOIO OS MILITARES!!!!
acho que só eles para mudar o baguncismo atual.
Dionisio/GO
O problema é que os eventuais crimes ocorreram antes da Lei de Anistia, portanto cobrem o período.
ReplyNão faço a menor idéia de onde tiraram uma interpretação diferente.
Se o STF começar a interpretar leis conforme o interessado, vamos jogar a Constituição no lixo, o que pode ser um perigo.
E quem vai julgar os CRIMES cometidos por elles - assassinatos vários, assaltos a bancos, sequestros, hein, hein?!!!
Reply..."especialistas em justiça de transição".
Reply*Transição para o quê? socialismo ou já direto pro comunismo?!!!
Agora, em nome de um "direito à verdade" buscado por quem jamais teve compromisso com ela e em torno da qual nunca haverá entendimento, querem "reinterpretar" a lei e restaurar animosidades e conflitos sem os quais foi possível o retorno à normalidade nacional. Assusto-me quando os que buscam isso dizem agir pelo Direito e pela Justiça, desconhecendo a importância da Política e o eminente valor moral, profundamente cristão, do perdão institucionalmente concedido. Há uma parcela da esquerda que foi perdoada por seus muitos crimes, mas não aprendeu a perdoar.
ReplyPara revanchismo eles tem tempo e bastante dinheiro disponível, já para investigar as gangues existentes dentro do governo federal atual eles não tem nenhuma pressa. Onde vamos parar ?
ReplyO que interessa mesmo é a Justiça do Mensalão.
ReplyO que interessa mesmo o que sera feito com o Ministerio da Corrupção da Dilma e do Lula drão.
Estes caras do MPF que não tomem tenência, visto que todo o pedido de abertura de processo será invalidado pelo Supremo, ou vamos acabar com intervenção militar contra estes vermelhinhos que tentam puxar o saco do grupelho que está no poder.
ReplyEstão batendo com pederneira no barril de pólvora.
O nome Do sujeito já diz tudo: Ivan Marx. Devia ter nascido no século retrasado.
ReplyMandem brasa, militares.
ReplyO Brasil está com voces.
Corruptos e comunistas, se vierem por aqui não passam!
Esses rapazinhos, ainda cheirando a fraldas, estão cavando coisas do passado, de forma parcial, para aparecerem na mídia. Vão dar com os burros n'água. Estão despendendo precioso tempo e recursos públicos mais preciosos ainda, para fazerem o seu carnavalzinho particular. Querem desviar os trabalhos e as atenções para não punir os grandes criminosos de hoje. Cadê as investigações sobre os grandes corruptos que continuam grandes corruptos. Ora! Vão todos à merda.
ReplyCel.
ReplyDaqui a pouco está na hora das FFAA voltarem para botarem ordem neste bordel, chamado Brasil !
Que droga de crime continuado é este agora???? Se tais crimes ocorreram na época da ditadura militar, estão mais do que cobertos pela lei da anistia.
E os crimes que "eles" cometeram na época, como ficam??? Também serão crimes continuados???
Chris/SP
Como foi??? Eu quero saber se quem participou da morte do soldado Kosel serão punidos?
ReplyÔ Coronel, me informe um negócio! Se o crime não foi resolvido, como é que se sabe quem perpetrou o mesmo?
Cel.
ReplyAntes que me esqueça (não inclui no meu comentário), o que vem a ser JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO ????
Se souber, explique por favor !
Chris/SP
Coronel,
ReplyComunista (PT, PCdoB, PSTU,POC ...) não descansa, pois correm atrás do dinheiro público!!
Quando um cai, tem mais para herdar a "teta" e seguir o serviço sujo!!
JulioK
Enquanto formos todos otários nesse grau, continuaremos pagando sem chiar e nos deliciando diante da Globo & Cia em geral e da novela das oito,além dos BBBBBBBB ...
ReplyPaga imposto, contribuinte brasileiro. Você merece.
Aqui no RS o MP tem promovido uma patacoada atrás da outra.
ReplyEstes caras foram ideologizados, ou melhor, idiotizados nas faculdades, e tratam todo e qualquer assunto sob o prisma desta maldita ideologia.
Viraram uma praga.