Prévia tucanas murcham por falta de militância.

"Sem prévias, o PSDB acaba". A frase, dita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao deputado federal Ricardo Tripoli em agosto de 2011, virou um verdadeiro mantra do parlamentar, que acabara de se colocar como primeiro pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. Passados sete meses, o processo outrora recebido como um gesto democrático que oxigenaria o partido, contemplaria suas bases e era respaldado por suas lideranças pouco caminhou no tucanato.

Em São Paulo, berço político do partido, em apenas 15 das 645 cidades do Estado - o PSDB governa 203 delas - houve a formalização de pedido de prévias. Na maioria delas há a expectativa de um acordo, o que deve reduzir o número das que efetivamente irão a voto em cinco ou seis, segundo o diretório estadual. No resto do país, segundo o presidente do partido, deputado federal Sérgio Guerra (PE), os diretórios estaduais de Pernambuco, Ceará e Espírito Santo são os mais adiantados na reorganização de seu cadastro de filiados, mas a possibilidade de realização de prévias já em 2012 ainda é uma incógnita.

Guerra conta que os tucanos querem apagar o histórico de candidaturas definidas pela cúpula partidária. "Nosso objetivo é ter uma campanha mais para frente de "filie-se ao PSDB e escolha o seu candidato a presidente"", diz. "O PSDB quer evoluir. Faz parte do esforço que estamos fazendo para renovar o partido, com a construção de núcleos de juventude e do movimento sindical". A maior dificuldade consiste em mapear essa potencial militância, em diversos casos afastada há muito do partido. "Estamos começando um trabalho de reestruturação do quadro de filiados que servirá eventualmente para prévias, para desenvolver uma rede social para os filiados e para mobilização dos militantes", explica Guerra. O presidente tucano ressalta, porém, que o recadastramento não significa que ocorrerão prévias nesses Estados mais adiantados no processo. "Dependerá da questão local de cada um. A ideia é que, onde existir mais de um candidato, vamos abrir a consulta aos filiados porque isso ajuda o discurso dos candidatos", diz.

3 comentários

eh meio estranho esse negocio de previas...

e se o candidato escolhido pela "militância" tiver sido apenas aclamado pelos seu belo par de olhos azuis e sua conversa macia, mesmo com índices pífios nas pesquisas, deixando o candidato de maior potencial eleitoral fora do páreo porque supostamente "antipático"?

parte-se gostosamente para a derrota?

esse negocio de previas com candidatos inexpressivos, vamos e venhamos, eh como uma tropa de insanos que segue a liderança de um general maluco rumando para a beira do precipício onde todos irão se atirar juntos...

Reply

Cadê a militância do PSDB? Vâmo lá, pessoal.. tirem a bunda do sofá, enquanto Vsas ainda têm um...

Reply

Coronel,
já foi.

Reply