PMDB liberado do PT para alianças.

A bancada do PMDB formalizou ontem a entrega do manifesto com críticas ao tratamento recebido pelo partido no governo Dilma Rousseff e o receio do rolo compressor do PT nas eleições municipais. Ao receber o documento, assinado por 53 dos 76 deputados do PMDB, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), deu carta branca para que sejam feitas as alianças partidárias mais convenientes à legenda nas eleições de outubro, independentemente do PT. -A partir de hoje rompemos a opção cega que existia de ser PT 24 horas por dia - disse o deputado Danilo Fortes (PMDB-CE), um dos líderes do movimento.

O movimento de ala expressiva da bancada tem como pano de fundo a irritação dos peemedebistas com a blindagem dos ministérios que comandam. Isso, segundo eles, impede que o partido leve às bases eleitorais as ações desses ministérios. Para os peemedebistas, a última eleição e a municipal, deste ano, mostram que o PT vem conseguindo ser identificado pelos eleitores como autor de políticas públicas, o que não acontece com o PMDB. Os dois partidos disputarão as eleições em quase todas as capitais. Há exceções, como no do Rio, onde o PT apoiará a reeleição de Eduardo Paes.

Na visão de alguns presentes ao encontro, esse é um sinal de que as eleições municipais devem ser marcadas pelo confronto dos dois maiores partidos da base do governo. No discurso para os correligionários, Temer defendeu a liberdade das coligações conforme as conveniências do PMDB e disse achar o manifesto importante, até para fortalecer Gabriel Chalita em SP. A reunião com Temer durou pouco mais de uma hora. Ele mais ouviu do que falou, não rebateu as reclamações feitas pelos deputados e prometeu enviar as reclamações ao Palácio do Planalto. Deve articular uma reunião da cúpula do PMDB com as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) para tratar dos pedidos dos parlamentares, desde a participação do partido nas decisões de políticas públicas até a liberação de verbas para suas bases eleitorais. - Não houve nenhuma manifestação (de Temer) contrária ao que colocamos. Ele entende a nossa preocupação e sugeriu que, no encontro nacional do partido, coloque-se mais claramente a relação do PMDB com o governo e o PT - disse o deputado Osmar Terra (PMDB-RS).

No documento, os peemedebistas reclamam da hegemonia do PT no governo. Os peemedebistas dizem que o PMDB não participa das principais decisões, mas o Planalto trabalha para fortalecer o PT e, assim, o partido corre o risco de ser derrotado pelo aliado nas eleições municipais. O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), anunciou que o partido fará um encontro em 17 de maio sobre as eleições.As manifestações públicas de insatisfação do PMDB preocupam o governo. Para evitar um estrago maior no Congresso, a ministra Ideli Salvatti tem conversado com Temer. A estratégia é usar a influência de Temer para conter a rebelião. A avaliação é que Temer é o maior interessado em manter PT e PMDB unidos, porque qualquer mudança desse quadro levaria a uma mudança na chapa presidencial de 2014.

Auxiliares diretos da presidente Dilma Rousseff atribuem ao vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, o protagonismo da articulação para enfraquecer o governo. Mesmo assim, a ordem é mantê-lo no cargo por uma questão pragmática: o seu afastamento poderia agravar a crise e com isso Geddel ficaria livre para intensificar o seu movimento oposicionista. O núcleo palaciano admite que é preciso compensar o PMDB. A ordem é identificar as principais insatisfações e liberar emendas aos parlamentares. Também há movimento para garantir permanência de nomes do PM DB em cargos estratégicos. ( O Globo)

8 comentários

Levou tempo para esses bananas perceberem que estavam sendo enrabados solenemente pelo PT...

Reply

Só mesmo o PMDB , não entendeu que o PT só pensa no PT 24 HORAS, ou entendeu mas sendo o PMDB o partido fisiológico que é , apoiava em troca de favores e cargos. Sem cargos sem apoio , simples assim . Quero mais é ver o CIRCO PETRALHA pegar fogo!

Reply

Para a civilização, esse movimento de tão expressivo grupo de parlamentares do PMDB, praticamente selando uma ruptura política com os asnos vermelhos do PT, especialmente no que se refere às eleições municipais deste ano, tem um significado altamente auspicioso. A capatazia pemedebê é deverasmente capacha, isto até os preás do entorno de Brasília sabem; de modo que dela não se pode esperar grandes viradas, mas o fato é que um bom número de deputados do partido sentiu mesmo a água batendo em seu traseiro. E água suja, sujada pelos garraios vermelhos do PT, diga-se a bem da verdade. Deste modo, há sempre uma esperança de que o PMDB, em todo o Brasil, siga a linha da seção catarinense do Partido. Torça-se muito por isto!

Reply

e eu achei que já havia prostituição e promiscuidade suficientes na politica brasileira...

sempre pode ficar pior...

agora liberou geral...

o bacanal politico esta liberando...

amancebem-se com o noivo que tiver o maior dote...

Reply

O PMDB é outro partido oportunista. Juntou-se ao PT para roubar e enganar os eleitores, só que está acordando tarde, o PT vai liquidá-lo nas próximas eleições. O PT produziu em todo o Brasil, a maior safra de prefeitos corruptos jamais vista, não importa a que partido pertença. Botou dinheiro em suas mãos, à vontade, e com garantia de impunidade. Estamos lascados!

Reply

Cel
A base alugada dá muito trabalho, né, já que o governo vive sendo ameaçado se não entrar com mais cargos e bufunfa.
Credo, o Brasil chegou no pior nível de corrupção jamais visto em outro país, a não ser, penso, na Africa e Venezuela.
Esther

Reply

Seria acreditar em saci, lobisomem, mula sem cabeça, boitatá, curupira...Sair do governo? Oras, seria mais fácil o governo deixar o governo.

Reply

Essa eu estou pagando para ver

Reply