O Tribunal de Contas da União (TCU) ignorou problemas detectados pela própria equipe técnica no edital de concessão dos aeroportos e de falhas na condução do processo pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e deu sinal verde para que o governo faça o leilão, na segunda-feira, dos terminais de Guarulhos, Brasília e Viracopos. Alegando a proximidade da Copa de 2014 e a necessidade de resolver o gargalo na infraestrutura aeroportuária, o ministro relator do processo, Aroldo Cedraz, votou a favor da aprovação e foi seguido pelos demais.
- Eu diria que esse não é o modelo ideal. É simplesmente o modelo possível hoje - admitiu.
Hoje, às 16h, termina o prazo para que os consórcios interessados entreguem os envelopes com as propostas para assumir os terminais. Amanhã, a Anac divulga os nomes das empresas que não foram habilitadas. Durante a votação pelo plenário do TCU, não faltaram críticas ao processo. No próprio voto, o ministro lembrou que as recomendações feitas pelo tribunal ao aprovar a primeira etapa (modelagem econômica), em dezembro, não foram atendidas. Disse ainda que os esclarecimentos foram insatisfatórios e que o edital tem cláusulas "ambíguas". Fala também em "discrepância" no cálculo de custos de equipamentos utilizados nos terminais.
A atuação da Anac, que alterou o cronograma diante da dificuldade em responder a 1.382 questionamentos ao edital, foi atacada pelo TCU. A ata com os esclarecimentos só foi publicada na terça-feira. Com isso, teve que adiar a data para impugnações e entrega dos envelopes. Entre as cláusulas ambíguas, o TCU citou a participação de até 2% de estrangeiros no consórcio vencedor. A quota foi fixada pelo governo para evitar conflito de interesses, pois várias empresas são sócias de operadores aeroportuários no exterior. Para o TCU, o texto pode gerar interpretações que levem a uma participação maior na empresa que assumirá os terminais.
Outro ponto destacado foi a participação da Infraero no consórcio vencedor, que o Executivo manteve em 49%. Em dezembro, o TCU recomendara que essa fatia fosse reavaliada para não prejudicar a eficiência. Mas, para não atrasar o processo, o TCU recomendou que, nas próximas privatizações, o governo analise a "real necessidade" de participação da Infraero. E a corte anunciou que, diante da falta de especificações dos materiais a serem empregados nas obras, acompanhará a aplicação desses investimentos.
Também foi alvo a falta de planejamento do Executivo, que decidiu privatizar quatro terminais sem ter pronto um plano de outorgas para todos os aeródromos do país e a necessidade de aumentar a infraestrutura para acompanhar a demanda.
- Foi uma vitória do governo, já que, quando analisou a modelagem econômica e financeira, em dezembro, o TCU havia feito uma série de recomendações que não foram atendidas. Faltas que não foram consideradas suficientes para parar o processo - diz a advogada Letícia Queiroz, do escritório Siqueira Castro, que assessora um consórcio. (De O Globo)
17 comentários
O ilustre escritor e jornalista vai escrever um novo livro com o título "A privataria petista"???
ReplyUma frouxidão indescritivel!
ReplyCoronel,
Replya justiça, o TCU, a CGU, e todos os órgãos de fiscalização e controle estão mancomunados com o governo.
Sei que é tarde, mas pelo menos ficará registrado que outras formas de fazer esse negócio, da China para alguns, haveria, apenas não foram analisadas.
ReplyDIDÁTICO!!!! 02/02/12
ReplyBrado Retumbante
Artigo no Alerta Total – Péricles da Cunha
Tenho assistido a esta mini série e comecei a me surpreender com o rumo que ela tomou, fugindo daquele tema corriqueiro que sempre leva a: - pau nos políticos; - pau na Revolução e etc.
Eu me pergunto: - O que há por trás desta "fumaça"?
Vou dar a minha opinião e depois me cobrem:
1.Os que me acompanham sabem de uma conversa que tive com um dos maiores empresários brasileiros, depois do impeachment de Collor. Mostrava a preocupação com o cenário político que se formava (Brizola, Lula, MST, moratória, etc.), falta de lideranças civis e militares. E ele me tranqüilizou garantindo que o Lula e sua turma nunca seriam um real problema.
Continua aqui: – http://www.alertatotal.net
Cel
ReplyAposto que a Oposição esta Calada para ver se sobra algun$$$ para ela. Se não processaram o autor do livro Privataria Tucana é por que estão devendo e muito.
Onde anda Estelita, FHCannabis, Serra, Alckmim, os Maias, Indio da Costa, Kassab ("O doador de bens dos outros"), ACM Grampinho, Aécio, Dias e muitos outros?
Atila
Coronel,
ReplyEm resumo, o PT sempre "cag.... e andou" para a Legalidade.
Elles invadem, roubam, matam e ainda fazem de conta que não é com elles. Pura cara de paisagem, com milhares de defensores que mamam nas tetas providas pelo PT com o nosso dinheiro!!!
JulioK
PT PRIVATIZA TUDO
ReplyQuem diria, hein? Tudo isso deveria ser registrado para ser usado nas próximas campanhas pelo PSDB. Mas os tucanos fariam tal malvadeza?
Cel
ReplyChamou-me atenção o artigo “Brado Retumbante” de Pericles da Cunha no ALERTA TOTAL, citado pelo anônimo (11:44) acima, que compara a minisérie com a trajetória do Brasil desde o impeachment do Collor.
Entre os vários parágrafos, destaco:
9.Notem que este processo de isolamento da classe política (e que se nota claramente nesta mini série) já está acontecendo com a escolha para presidente da República de uma mulher com um perfil de gerente, de “faxineira”, e demonstrando ser arredia ao diálogo com os políticos de uma maneira geral.
10.Não restam dúvidas para mim de que o plano está muito bem arquitetado, pois ele conseguirá descartar a classe política com o apoio da elite financeira e do empresariado, com o apoio da sociedade (muito bem orquestrada pela mídia) e com apoio externo, pois quem estaria insatisfeito com um país que aceitou de bom grado o papel de supridor de commodities, de colônia passiva e capaz de garantir os maiores rendimentos (e mais seguros) para o capital internacional? Geramos trabalho no Exterior e conseqüente riquezas que virão a ser muito bem remuneradas aqui na nossa Terra de Santa Cruz.
11.O que a elite financeira, que vem apoiando e se locupletando, deve levar em conta é que o seu dia também chegará. Da aliança inicial entre a Turma do José Dirceu (Lula nada mais é do que o ícone), com os Trezentos Picaretas do Congresso e a Elite Empresarial/Financeira, o processo de desembarque dos picaretas já foi iniciado e será concluído com a reforma política que o Lula promete fazer. O próximo passo certamente será o desembarque da atual elite empresarial.
12.Aí teremos a mais cruel das ditaduras. Eles passarão a ter o poder absoluto sobre um Estado dirigido e aparelhado por membros do PT, que agirão como comissários em todos os segmentos e níveis do Estado.
http://www.alertatotal.net/2012/02/brado-retumbante.html
Se o escritor deste artigo estiver certo, estamos a passos largos para nos tornarmos uma Cuba. Leiam, é muito didático, mesmo !!!
Chris/SP
O TCU, simplesmente sucumbiu ao dilema.
ReplyOu aceita a realidade, ou some do mapa.
O Lula já tentou acabar com o TCU.A Dilma, lhe deu a sobrevida, com a condição de...
Ou seja, via sair do jeito que estiver.
ReplyCoronel, veja este blog. Primeiro de uma série que Edson Sombra promete ser destruidora, provocando provavelmente a renúncia do governador Agnelo.
Replyhttp://informandoedetonando.blogspot.com/2012/02/onofre-de-moraes-nao-vai-me-calar-e.html
São as instituições a serviço da CORRUPÇÃO ou seja CORRUPÇÃO INSTITUCIONALIZADA, marcas registradas dos governos Luiz Inacio da Silva e desta Diuuuuma Dois Neurônios.
ReplySão as instituições a serviço da CORRUPÇÃO ou seja CORRUPÇÃO INSTITUCIONALIZADA, marcas registradas dos governos Luiz Inacio da Silva e desta Diuuuuma Dois Neurônios.
ReplyOlá Cel !
ReplyJá viu que a turma despejada de um prédio do centro de SPaulo está querendo invadir o terreno a ser doado de Kassab para Lula???
Considerando o lado "moral". acho que os pobres (sem teto) têm mais direito do que Lula, que nada em $$$$$!
Chris/SP
Aeroportos.
ReplyAntes tarde do que nunca. Haveria outras maneiras de fazer esse negócio. Não sei se seria o melhor, mas com certeza melhor do que será feito. Da forma que está proposto, só os "amigos" ganharão e estes terão que também distribuir presentes.
http://capitalismo-social.blogspot.com/
Dando o que é nosso para alguns delllllllllllle$$$$$$$$$$$$$$ !
Reply