No ar, a privataria do PT.

O Tribunal de Contas da União (TCU) ignorou problemas detectados pela própria equipe técnica no edital de concessão dos aeroportos e de falhas na condução do processo pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e deu sinal verde para que o governo faça o leilão, na segunda-feira, dos terminais de Guarulhos, Brasília e Viracopos. Alegando a proximidade da Copa de 2014 e a necessidade de resolver o gargalo na infraestrutura aeroportuária, o ministro relator do processo, Aroldo Cedraz, votou a favor da aprovação e foi seguido pelos demais.

- Eu diria que esse não é o modelo ideal. É simplesmente o modelo possível hoje - admitiu.

Hoje, às 16h, termina o prazo para que os consórcios interessados entreguem os envelopes com as propostas para assumir os terminais. Amanhã, a Anac divulga os nomes das empresas que não foram habilitadas. Durante a votação pelo plenário do TCU, não faltaram críticas ao processo. No próprio voto, o ministro lembrou que as recomendações feitas pelo tribunal ao aprovar a primeira etapa (modelagem econômica), em dezembro, não foram atendidas. Disse ainda que os esclarecimentos foram insatisfatórios e que o edital tem cláusulas "ambíguas". Fala também em "discrepância" no cálculo de custos de equipamentos utilizados nos terminais.

A atuação da Anac, que alterou o cronograma diante da dificuldade em responder a 1.382 questionamentos ao edital, foi atacada pelo TCU. A ata com os esclarecimentos só foi publicada na terça-feira. Com isso, teve que adiar a data para impugnações e entrega dos envelopes. Entre as cláusulas ambíguas, o TCU citou a participação de até 2% de estrangeiros no consórcio vencedor. A quota foi fixada pelo governo para evitar conflito de interesses, pois várias empresas são sócias de operadores aeroportuários no exterior. Para o TCU, o texto pode gerar interpretações que levem a uma participação maior na empresa que assumirá os terminais.

Outro ponto destacado foi a participação da Infraero no consórcio vencedor, que o Executivo manteve em 49%. Em dezembro, o TCU recomendara que essa fatia fosse reavaliada para não prejudicar a eficiência. Mas, para não atrasar o processo, o TCU recomendou que, nas próximas privatizações, o governo analise a "real necessidade" de participação da Infraero. E a corte anunciou que, diante da falta de especificações dos materiais a serem empregados nas obras, acompanhará a aplicação desses investimentos.
Também foi alvo a falta de planejamento do Executivo, que decidiu privatizar quatro terminais sem ter pronto um plano de outorgas para todos os aeródromos do país e a necessidade de aumentar a infraestrutura para acompanhar a demanda.

- Foi uma vitória do governo, já que, quando analisou a modelagem econômica e financeira, em dezembro, o TCU havia feito uma série de recomendações que não foram atendidas. Faltas que não foram consideradas suficientes para parar o processo - diz a advogada Letícia Queiroz, do escritório Siqueira Castro, que assessora um consórcio. (De O Globo)

17 comentários

O ilustre escritor e jornalista vai escrever um novo livro com o título "A privataria petista"???

Reply

Uma frouxidão indescritivel!

Reply

Coronel,
a justiça, o TCU, a CGU, e todos os órgãos de fiscalização e controle estão mancomunados com o governo.

Reply

Sei que é tarde, mas pelo menos ficará registrado que outras formas de fazer esse negócio, da China para alguns, haveria, apenas não foram analisadas.

Reply

DIDÁTICO!!!! 02/02/12

Brado Retumbante
Artigo no Alerta Total – Péricles da Cunha

Tenho assistido a esta mini série e comecei a me surpreender com o rumo que ela tomou, fugindo daquele tema corriqueiro que sempre leva a: - pau nos políticos; - pau na Revolução e etc.

Eu me pergunto: - O que há por trás desta "fumaça"?

Vou dar a minha opinião e depois me cobrem:

1.Os que me acompanham sabem de uma conversa que tive com um dos maiores empresários brasileiros, depois do impeachment de Collor. Mostrava a preocupação com o cenário político que se formava (Brizola, Lula, MST, moratória, etc.), falta de lideranças civis e militares. E ele me tranqüilizou garantindo que o Lula e sua turma nunca seriam um real problema.

Continua aqui: – http://www.alertatotal.net

Reply

Cel

Aposto que a Oposição esta Calada para ver se sobra algun$$$ para ela. Se não processaram o autor do livro Privataria Tucana é por que estão devendo e muito.

Onde anda Estelita, FHCannabis, Serra, Alckmim, os Maias, Indio da Costa, Kassab ("O doador de bens dos outros"), ACM Grampinho, Aécio, Dias e muitos outros?

Atila

Reply

Coronel,

Em resumo, o PT sempre "cag.... e andou" para a Legalidade.

Elles invadem, roubam, matam e ainda fazem de conta que não é com elles. Pura cara de paisagem, com milhares de defensores que mamam nas tetas providas pelo PT com o nosso dinheiro!!!

JulioK

Reply

PT PRIVATIZA TUDO

Quem diria, hein? Tudo isso deveria ser registrado para ser usado nas próximas campanhas pelo PSDB. Mas os tucanos fariam tal malvadeza?

Reply

Cel

Chamou-me atenção o artigo “Brado Retumbante” de Pericles da Cunha no ALERTA TOTAL, citado pelo anônimo (11:44) acima, que compara a minisérie com a trajetória do Brasil desde o impeachment do Collor.

Entre os vários parágrafos, destaco:

9.Notem que este processo de isolamento da classe política (e que se nota claramente nesta mini série) já está acontecendo com a escolha para presidente da República de uma mulher com um perfil de gerente, de “faxineira”, e demonstrando ser arredia ao diálogo com os políticos de uma maneira geral.

10.Não restam dúvidas para mim de que o plano está muito bem arquitetado, pois ele conseguirá descartar a classe política com o apoio da elite financeira e do empresariado, com o apoio da sociedade (muito bem orquestrada pela mídia) e com apoio externo, pois quem estaria insatisfeito com um país que aceitou de bom grado o papel de supridor de commodities, de colônia passiva e capaz de garantir os maiores rendimentos (e mais seguros) para o capital internacional? Geramos trabalho no Exterior e conseqüente riquezas que virão a ser muito bem remuneradas aqui na nossa Terra de Santa Cruz.

11.O que a elite financeira, que vem apoiando e se locupletando, deve levar em conta é que o seu dia também chegará. Da aliança inicial entre a Turma do José Dirceu (Lula nada mais é do que o ícone), com os Trezentos Picaretas do Congresso e a Elite Empresarial/Financeira, o processo de desembarque dos picaretas já foi iniciado e será concluído com a reforma política que o Lula promete fazer. O próximo passo certamente será o desembarque da atual elite empresarial.

12.Aí teremos a mais cruel das ditaduras. Eles passarão a ter o poder absoluto sobre um Estado dirigido e aparelhado por membros do PT, que agirão como comissários em todos os segmentos e níveis do Estado.

http://www.alertatotal.net/2012/02/brado-retumbante.html

Se o escritor deste artigo estiver certo, estamos a passos largos para nos tornarmos uma Cuba. Leiam, é muito didático, mesmo !!!

Chris/SP

Reply

O TCU, simplesmente sucumbiu ao dilema.
Ou aceita a realidade, ou some do mapa.
O Lula já tentou acabar com o TCU.A Dilma, lhe deu a sobrevida, com a condição de...

Reply

Ou seja, via sair do jeito que estiver.

Reply

Coronel, veja este blog. Primeiro de uma série que Edson Sombra promete ser destruidora, provocando provavelmente a renúncia do governador Agnelo.

http://informandoedetonando.blogspot.com/2012/02/onofre-de-moraes-nao-vai-me-calar-e.html

Reply

São as instituições a serviço da CORRUPÇÃO ou seja CORRUPÇÃO INSTITUCIONALIZADA, marcas registradas dos governos Luiz Inacio da Silva e desta Diuuuuma Dois Neurônios.

Reply

São as instituições a serviço da CORRUPÇÃO ou seja CORRUPÇÃO INSTITUCIONALIZADA, marcas registradas dos governos Luiz Inacio da Silva e desta Diuuuuma Dois Neurônios.

Reply

Olá Cel !

Já viu que a turma despejada de um prédio do centro de SPaulo está querendo invadir o terreno a ser doado de Kassab para Lula???

Considerando o lado "moral". acho que os pobres (sem teto) têm mais direito do que Lula, que nada em $$$$$!

Chris/SP

Reply

Aeroportos.
Antes tarde do que nunca. Haveria outras maneiras de fazer esse negócio. Não sei se seria o melhor, mas com certeza melhor do que será feito. Da forma que está proposto, só os "amigos" ganharão e estes terão que também distribuir presentes.

http://capitalismo-social.blogspot.com/

Reply

Dando o que é nosso para alguns delllllllllllle$$$$$$$$$$$$$$ !

Reply