Em Cuba, Dilma não negou as origens.

Na primeira visita a Cuba, a presidente Dilma Rousseff foi traída pelo passado. Não se esperava que abordasse o tema dos direitos humanos em público. Mas decidiu fazê-lo, numa cerimônia no Memorial José Martí, e cometeu o grave erro de tentar relativizar os fartos e conhecidos crimes cubanos nesta área, incluindo numa infeliz pensata os delitos cometidos pelos americanos na base de Guantánamo, na ilha, uma nódoa, de fato, na História dos Estados Unidos. Mas misturou coisas diferentes, na visível tentativa de, como é praxe em parte da esquerda brasileira, passar a mão na cabeça dos irmãos Castro. Dilma pontificou que não se deve usar direitos humanos como arma política.

De fato, mas, dito isto, incorreu neste mesmo erro. Ali, logo no início da viagem oficial, transformou- se em decepção a esperança que dissidentes tinham de que Dilma não repetiria a desastrada passagem de Lula pela ilha, no mesmo dia da morte de Orlando Zapata, um dos presos políticos de Fidel e Raúl em greve de fome. De volta ao Brasil, comparou-os a prisioneiros comuns. O fato de o Brasil ter concedido visto à dissidente Yoani Sánchez, para ela vir ao país ao lançamento de um filme sobre a resistência em Cuba, alimentou as expectativas otimistas. Não que Dilma fosse discursar a favor dos cubanos perseguidos. Mas o silêncio em público poderia até levar a supor que o tema seria tratado em contatos privados.

— Ela agiu como Lula e não se interessou pelo povo cubano — desabafou Berta Soler, porta-voz das Damas de Branco, grupo formado por mulheres e familiares em geral de presos políticos. Foi mais forte, infelizmente, o cacoete ideológico da extrema esquerda brasileira do final da década de 60 e início dos anos 70. Há neste grupo, marcado pela luta armada apoiada por Cuba, uma paixão cega e juvenil pelo castrismo.
Não importa para eles que a ilha seja, ao lado da Coreia do Norte, o último bolsão de stalinismo medieval, quase um pleonasmo.

Contaminado, também, por antiamericanismo atávico, o cacoete levou a presidente a tentar equiparar um regime brutal com uma das mais sólidas democracias do mundo, que carrega, é verdade, a mancha de Guantánamo. É risível tentar colocar no mesmo verbete os EUA e uma ditadura de mais de meio século, com inúmeros crimes cometidos contra os direitos humanos — fuzilamentos, greves de fome e mortes, perseguições, etc — no currículo.

O Brasil como nação e Estado pode e deve ajudar Cuba na transição para um regime mais arejado. Com a subida de Raúl Castro, na doença do irmão, ocorrem tentativas de alguma liberação na economia, mas ainda aquém do necessário a que alguns ingredientes do livre mercado possam aumentar a produção de alimentos, para livrar os cubanos de um já histórico racionamento. Investimentos como os em curso na infraestrutura cubana, com apoio financeiro e tecnológico brasileiro, são ações também bem-vindas. Mas de nada adianta fingir que Cuba não continua a ser uma ditadura violenta. A relativização na leitura da História é sempre perigosa. Por meio dela termina-se até "entendendo" por que Hitler fez o que fez com judeus, ciganos, homossexuais e artistas . (Editorial de O Globo, intitulado "Cacoete ideológico em Cuba")

24 comentários

E o dinheiro do Impostão sendo esbanjado pela Diuuuuma Dois Neurônios, sem dó e sem piedade.E evacuando pela boca idéias desconexas.
Enquanto isto as estradas brasileiras desmoronam, as encostas escorregam, a corrupção continua impune. E todo mundo muito alegre.

Reply

Off topic

O “MEMORIAL DA DEMOCRACIA” DE LULA É UM ACINTE AOS HOMENS DE MEMÓRIA! OU: SERÁ QUE ELES PODEM PRIVATIZAR A DEMOCRACIA E UM PEDAÇO DE SP?

(...)
Em nove anos de poder petista, jamais se viu a máquina federal tão organizada e pronta para eliminar a divergência.

Atenção! Como afirmo aqui há anos, os petistas também funcionam como lavanderia de biografias. Assim como eles sujam, eles lavam. Basta que se lhes façam as vontades.
Eles merecem ou não privatizar a democracia e um pedaço da cidade com um “memorial”???

by Reinaldo Azevedo

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-%e2%80%9cmemorial-da-democracia%e2%80%9d-de-lula-e-um-acinte-aos-homens-de-memoria-ou-sera-que-eles-podem-privatizar-a-democracia-e-um-pedaco-de-sp/

Para mim, tal doação continua sendo um acinte !


Chris/SP

Reply

Agora é a Casa da Moeda.

Vai lá se saber se não estão imprimindo dinheiro.

Reply

Dilma leva dinheiro e presentes aos rufiões Castro. Ela, tal e qual a uma prostituta, tem que prestar contas aos vorazes cafetões caribenhos. É muita humilhação e subserviência. Os proxenetas cubanos levam uma vida nababesca às custas dos impostos escorchantes pagos pelo passivo e conformado povo brasileiro.

IMPEACHMENT JÁ!!!!!

Reply

Coronel,

E não esqueçamos que existiam "empresários" que ajudaram Hitler a construir sua máquina de guerra.

Será que existia um BNDS Nazista???

Despejar essa montanha de dinheiro de impostos brasileiros e não exigir democracia em Cuba é burrice ou má intenção!!!

JulioK

Reply

Depois da gritaria contra a empresa estadunidense Chevron pelo vazamento de óleo, agora a cumpanherda sem vergonha e sem cárater não abre a boca para falar nada sobre o novo vazamento na Bacia de Campos. Sob suspeita, uma tal de Petrobras.

Reply

E NÃO PARA DE VOAR ESTÊRCO

Do Blog Trem Azul

O ministro da Fazenda Guido Mantega sabia desde agosto do ano passado que Luiz Felipe Denucci, agora demitido por ele da Casa da Moeda, era investigado. Foi alertado pela Casa Civil e pelo PTB. Denucci, aliás, era investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público por sonegação fiscal desde sua nomeação, pelo próprio ministro Mantega.

O gajo foi demitido pelo ministro no sábado, sem maiores explicações, quando boiou na lagoa que o jornal Folha de São Paulo estava preparando reportagem sobre as duas empresas offshores dele movimentando esquisitos 25 milhões de dólares. Ele confirma que tem as empresas, disse não haver nada de errado e não explicou porque um presidente da Casa da Moeda tem duas offshores.

Reply

Enquanto isso ,brasileiros vivem em extrama pobreza morando em palafitas ,e o brasil petralha dá dinheiro para cuba ,isto é uma merda!!!!!!!!!!

Reply

a moda agora entre os petralhas do alto escalão eh posar para fotos com os médicos do Sirio Libanes...

aquele hospital esta mais badalado do que muito point em Hollywood...

Reply

A fresta econômica que Raul Castro está tentando implantar em Cuba, nada mais é do que a tentativa de salvar o regime e o próprio couro castrista. A hegemonia do Estado sobre todos os aspectos da vida dos cidadãos cubanos, nesses mais de 50 anos da revolução, fracassou como todos os regimes socialistas. Agora, empurram a responsabilidade do crime para as vítimas, que terão de se tornar pequenos empreendedores partindo de um capital inexistente. Assim, terão firmas individuais especializadas em consertar panelas, sucatas de automóveis, engraxar sapatos e por aí vai. Todo o dinheiro que outros países põem na mão dos dirigentes cubanos têm caráter de doação, pois na há sustentação econômica de qualquer tipo na ilha que possa gerar recursos necessários ao pagamento dos empréstimos concedidos.

Reply

De certa forma, os cubanos têm mesmo que julgar os brasileiros otários e incompetentes, pois uma ilhota insignificante, sem exército, sem marinha, sem aeronáutica conseguiu colonizar um país do tamanho do nosso... Portugal, Espanha, Holanda, França, Inglaterra, Estados Unidos etc., pelo menos eram desenvolvidos quando puseram a botina por aqui.

Reply

Coronel,
esta é a verdadeira Dilma. Analfabeta, arrogante, sem pulso, incompetente, refem do atraso comunista e idiota. Uma nulidade.

Reply

Na hora que irmãos Castro cairem, os cubanos retornarem à liberdade e instituirem uma verdadeira democracia, vão bloquear nossos créditos por lá por termos partocinado uma ditadura.

Reply

Aliás, o que a presidente do Brasil foi fazer em Cuba?
Foi por causa do porto? Se foi, qual o problema do porto que não poderia ser resolvido por engenheiros e funcionários de escalões inferiores?

Por exemplo, a Vale está tendo problemas, pois, a China, impede que seus supernavios cargueiros atraquem em portos chineses. A presidente irá para China cuidar desse assunto?

Assim fica a pergunta. O que a presidente foi fazer em Cuba? Que razões de Estado motivaram tal visita?

Caso a visita tenha sido para ganhar "mídia", o sucesso está garantido.
Na falta de assunto, já que a Saúde, a Educação, a Infraestrutura estão muito bem, só resta falar da viagem para Cuba.

Reply

Gente, é só a dilma continuando o trabalho sujo, do velhaco.

Uma mulher, que tinha tudo para escrever seu nome na história, e o que ela faz, joga tudo no lixo.

Para peralhas só interessa manter o poder, seja a que preço for.


Izabel/SP

Reply

E depois para os aposentados conseguirem D$ 1 Dilma de aumento o desgoverno faz contas e mais contas.

F***m-se, aposentados! Quem sabe assim eu dizendo tomam tento e saiam às ruas reivindicando os seus direitos.

Os militontos fascistas da esquerda jurássica fazem isso muito bem - é que eles estão garantindo o futuro deles, sabe?

Os aposentados estão esperando o super-homem, a mulher-maravilha, batman e robin para salvá-los da vilania?

Pois é!

Reply

Vai ver ela criticou os states para ver se suspendem sua visita. Deve estar com medo da recepção que vai ter lá.... Ou fez uma manobra para agradar a militância radical - resolveu fingir que está "falando grosso com os americanos".

Reply

Esse cacoete dos esquerdistas é terrivel ... mas é só de fachada ... todos são louquinhos por dólares, Disney, Mac Donalds e Miami.

Reply

Dilma falando fininho com os cumpanheros comuna... Deve ter se emocionado ao ver seus ídolos de mocidade .

Reply

Acredito que o Brasil deveria pedir à ONU o direito de anexar o Haiti e o país ser um estado livre associado ao Brasil, a moeda seria o real brasileiro e o presidente Martelle seria mantido no cargo, todos os danos do terremoto seriam consertados e o país rapidamente deixaria o posto de último colocado em desenvolvimento e ultrapassaria Cuba em 5 anos.
Quando os investimentos do Brasil fossem amortizados o país servisse de porto de importações brasileiras e triangulações para países aliados do Haiti, o governo poderá fazer uma ligação ferroviária, uma ponte ligando Cuba à ilha hespaniola ( Haiti + República Dominicana ).
Se o clamor dos haitianos pedirem a independência, um plebiscito iria decidir entre independência total ou autonomia total, unidos apenas pela moeda comum e os 3 senadores pelo Haiti que representariam o estado livre. UM país sem colonização e mantidos todos seus costumes e línguas, apenas poderiam aprender português como língua "estrangeira" preferencial.
CUBA COMO ÚLTIMO EM DESENVOLVIMENTO NA AMÉRICA LATINA, O 36° colocado em 36 países iria encher o ego de todos nós anticomunistas convictos.

Reply

ENQUANTO A GERRILHEIRA SE AJOELHA PARA OS CASTROS, O RIO SE´RA INVADIDO PELA DENGUE , POR DESMORONAMENTOS , E AI NOSSO DINHEIRO FOI DOADO AOS BANDIODS DOS CASTROS, SERÁ QUE ESTE DINHEIRO ESTÁ FAZENDO ESCALA EM CUBA , PARA IR PARA NA SUIÇA EM CONTA CORRENTE DA BENDITA.

Reply

O HOMI DA CASA DA MOEDA, SERVIA AOS PETISTAS , MAS RESOLVEU PEGAR UM POUQUINHO PARA ELE, E NÃO DIVIDIU COM OS ALOPRADOS , DANÇOU.

Reply

CORONEL,
isto dito no ninho dos assassinos comunistas é um elogio ao comportamento dos mesmos.
É o mesmo que meu velho amigo Mário dizia quando queria "elogiar" uma garota: Ela tem a ponta do dedinho do pé igual ao da Úrsula Andress...

Reply

PORQUE ESSE POVO CUBANO É TÃO SUBMISSO??? PORQUE ELES ACEITAM UMA FAMÍLIA DE DITADORES TOMAR CONTA DE SUAS VIDAS???? O PRÓPIO POVO NÃO FAZ NADA. ELES NÃO SE AJUDAM. SÓ TEM UMA EXPLICAÇÃO. ELES SE MERECEM!!!!! E AQUI NO NOSSO PAÍS???? EU TENHO FÉ QUE ESSA NOVA GERAÇÃO, VAI DEIXAR UM PAÍS BEM MELHOR PARA SEUS FILHOS.

Reply