Lula nega que tenha favorecido BMG do mensalão. Carta assinada por ele para velhinhos do INSS deu milhões ao banco.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou à Justiça Federal de Brasília que não se promoveu pessoalmente nem favoreceu o banco BMG ao enviar, em setembro de 2004, cartas a assegurados do INSS informando-lhes sobre a possibilidade de obter empréstimos consignados a juros reduzidos. Em fevereiro de 2011, o Ministério Público Federal em Brasília acusou Lula de improbidade administrativa por causa das correspondências.

Essa é a única ação contra Lula na Justiça que, indiretamente, o envolve ao escândalo do mensalão. O BMG foi acusado pelo ex-procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza e pela CPI dos Correios de ter feito empréstimos irregulares ao PT e a Marcos Valério. Em troca, teria sido beneficiado como o primeiro banco privado a operar o bilionário mercado de crédito consignado. O BMG nega.

Na ação do MP de Brasília, o ex-presidente e o ex-ministro da Previdência Amir Lando são cobrados a devolver aos cofres públicos R$ 9,5 milhões, valor referente aos custos de impressão e de envio das 10,6 milhões de cartas. Em breve, a Justiça decidirá liminarmente se bloqueia os bens de Lula e de Lando para assegurar, em caso de condenação, o ressarcimento do gasto.

Nessa mesma decisão, Lula também corre o risco de virar réu por improbidade. Em caso de condenação, pode perder os direitos políticos e eventuais aposentadorias a que recebe. O ex-titular da Previdência, contudo, já escapou dessa possibilidade porque, no seu caso, o ato de improbidade prescreveu. Leia mais aqui.

5 comentários

OFF-TOPIC
Cel., olha que palhaçada :

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/
Enviado por Pomona Politis - 6.2.2012 | 8h44m
PROSA E VERSO
Leitura de Lula
Lula está lendo "Para seguir minha jornada", livro da coleguinha Regina Zappa sobre Chico Buarque.



Dá para acreditar ????

Reply

ahahah...

praticamente fez propaganda do banco, como não?

Reply

"Nessa mesma decisão, Lula também corre o risco de virar réu por improbidade. Em caso de condenação, pode perder os direitos políticos e eventuais aposentadorias a que recebe."

mas isso eu pago pra ver!

pago pra ver algum juiz nessepaiz com aquilo roxo para tirar a aposentadoria escandalosa que esse sujeito tem, uma por um dedo mindinho arrancado e outra por uns dias de cana...

um colega meu tem problemas crônicos na coluna...

já faz cirurgias, eh cheio de pinos de sustentação, limitado para permanecer em uma mesma posição por muito tempo, tem atestado de médicos especializados que avalizam sua delicada condição de saúde e, mesmo assim, com tudo comprovado, não conseguiu aposentadoria!!!!!!!

esse outro perde um mindinho, que nunca foi impedimento para alguém deixar de trabalhar e consegue essa aposentadoria escandalosa...

alias, a aposentadoria desse sujeito por causa daquele mindinho eh um tapa na cara de deficientes físicos que, mesmo com todas as dificuldades, mesmo com problemas infinitamente mais limitadores do que o do oportunista, encaram uma rotina normal de trabalho como qualquer outro cidadão dessepaiz...

Reply

Mais gasto de dinheiro público.

Tudo será feito em manobras procrastinatórias para o CRIME prescrever.

luis inácio tem no STF, além do toffoli que é seu "adevogado" particular, toda a quadrilha PTralha de BANDIDOS TOGADOS que aperelha aquele infame órgão.

Reply

Mais os juízes são do balacobaco, o Lula mandou carta para 10 milhões de Brasileiros aposentados recomendando o crédito consignado do BMGE e Rural ao custo postal de mais de 70 milhões de pura bondade e não fez pela Caixa.
Seguidamente o dito Banco fez os empréstimos ao Marco Valério que repassou para o PT cobrir o mensalão, mais claro que as águas do bonito.
Pais de safados de todos os níveis.

Reply