Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central de Lula, era tucano, tendo sido o deputado goiano mais votado em 2002, virou peemedebista e agora é do PSD. Veio para o partido fundado por Kassab para redigir o programa econômico. Na prática, é um "sem partido" e o seu nome é neutro. Seria aceito como vice de Haddad pelos petistas mais empedernidos, não causaria dano algum à imagem do novo partido, blindaria críticas à atual gestão e ainda daria à candidatura de Haddad uma consistência que ela não tem. E, claro, atenderia a um apelo de Lula para ser o vice. Sentiram o tamanho do impacto na eleição municipal? Começa a ficar claro porque o PSD não dá a cabeça de chapa para o PSDB e aceita ser vice do PT. Vejam, abaixo, nota publicada hoje no Painel da Folha:
Fernando Haddad tomou a iniciativa de ligar ontem para Henrique Meirelles em agradecimento ao fato de o ex-presidente do Banco Central ter defendido na véspera, em reunião do PSD, a aliança do novo partido com o PT na eleição paulistana. No telefonema, o candidato petista se disse "lisonjeado" com as palavras elogiosas do ex-colega de governo Lula a seu respeito. Os dois ficaram de conversar novamente. Embora o prefeito Gilberto Kassab ofereça seu secretário Alexandre Schneider (Educação) para compor a chapa que deve ser liderada por Haddad, é Meirelles o vice desejado pelos petistas favoráveis ao acordo.
17 comentários
nao entendi nao...
Replyso entendi que estarão todos juntos, ja que vice nao apita nada, nao blinda ninguém...
voce acha que a militância vai se aquietar e parar de detonar o Kassab por causa do Meirelles na chapa?
olha, Kassab pode fazer as jogadinhas que quiser, mas esta deixando de fora um dos elementos fundamentais das eleições, o eleitor...
nao vai ganhar nenhum e vai perder muitos do que nele votaram...
aliança com petistas eh fora de cogitação pra mim...
o dia em que eu apoiar uma estrovenga dessas, simplesmente tenho que deixar de frequentar o blog...
nao conseguiria encontrar mais razoes para vir aqui postar comentarios...
e, se Radadi ganhar, junto com Meirelles, vou ter que começar a elogiar as propostas desse engomadinho porque o PSD esta na chapa?
Replyterei que me tornar um desses petistas do novo seculo que se aliam a Sarney e não falam uma virgula sobre os desmandos no Maranhão porque afinal agora estão todos juntos?
fica a mesma pergunta que o Reinaldo faz aos eleitores mineiros..
se o PT eh bom para governar junto com o PSD a capital paulista, por que nao seria bom para ficar no governo federal?
eu nao tenho resposta pra isso...
ou ao menos uma resposta para justificar essa dobradinha em Sampa e repudiar os petralhas no governo federal...
Meirelles jamais foi presidente do BC de FErnando Henrique, precisa corrigir.
ReplyCaro Coronel, escrevi aqui algumas vezes que para eleições de 2014 meu cadidato presidenciável seria Henrique Meirelles. Por que pensei dessa forma? HM era presidente de um banco americano, fez parte do quadrodo PSDB e foi colocado na presidencia do banco central por exigência dos banqueiros (uma vez que lula pecisava dar credibilidade do mercado para governar, pois bem, a exigência do Pt para que HM assumisse o cargo era sair do PSDB e assim foi feito parou no PMDB. Quando Kassab criou o partido, EU JURO, ahei que seria um partido de direita - já que várias cabeças do DEM moveram-se para o novo partido - , sabendo também do histórico do HM ( presidente de um banco mudial e ainda americano) achei que ele seria o verdadeiro homem de diretita que o brasil precisava. Pois bem, eu errei.
ReplyContinuo torcendo paa Serra.
DIREITA VOLVER!
Tomou, Afif?
ReplyCoronel:
ReplyEstamos no mato sem cachorro, o que devemos fazer. Se ficarmos o bicho nos pega, se corrermos o bicho nos come. O pouco do PSDB que existe, o Aécio o colocará na lista dos "Partidos em Extinção". Coronel, Caros e Caras... Respondam-me por favor: O que nos restará se o recém nascido PSD já está de braços dados com a escória petista?
Coronel, explica aqui pra eu entender direito: você está apoiando essa aliança de Kassab com o PT?
ReplyCredo! Isso não pode ser verdade! Misturar com a petezada. Estou fora. Isso respingará no resto do País.
ReplyCaro Newclair:
ReplyEu jamais votaria em chapa que tivesse PT. No entanto, em mais de 1.000 cidades do Brasil o PT, DEM e PSDB estão misturados. O Kassab tem direito de fazer a aliança com quem quiser, pois está é a sua terceira opção.
Politicamente, para ele, em termos municipais, pode ser interessante. O PSDB não está olhando o seu lado, exclusivamente? Em Belo Horizonte, o PSDB apóia abertamente o PT há anos. Aécio Neves e Fernando Pimentel são parceiros até mesmo de dossiês contra Serra.
Eu não voto em chapa que tenha PT. Mas o Kassab tem todo o direito de fazer a aliança. E se fizer, o PT ganha São Paulo. O PSDB que tenha a cabeça no lugar. Kassab jamais traiu o PSDB. Não é o Aécio. E o Alckmin acha que vai ganhar SP com candidatos sem votos e Serra ausente da campanha?
Um abraço.
Coronel
Cel.
ReplyDepois de suas explicações ao coturneiro NewClair, acima, torço para que o PSDB acorde em tempo, e aceite a aliança com PSD/Kassab.
Torço pela dobradinha:
Afif/PSD (Cabeça de chapa) X A.Matarazzo/PSDB (vice)
Penso que assim Sampa ficará livre dos petralhas.
Chris/SP
Eu entendo o Meirelles ser vice do PT. Afinal o PT não faria uma propaganda perguntando se o próprio vice é casado e tem filhos...
Replymas falando sério. Sendo a chapa que esse blog apoia, o Afif vai ser tachado como candidato do Kassab e perde. Só quem não conhece São Paulo pode achar que máquina municipal local pode ter mais efeito que Folha/Uol/Estadão/internet; dada a ciumeira do Kassab existente desde 2009 e sua rejeição, há maior chances de um candidato tucano com apoio de DEM e PP do que com o Afif com apoio tucano. Além da chapa defendida por esse blog eleger menos vereadores.
Vale lembrar que, embora desastrada e solitária, a campanha do Alckmin em 2008, fez com que a Martaxa não atacasse o Kassab no 1o turno e ajudou a eleger 13 vereadores tucanos e permitiu ao Kassab ter maioria na camara municipal.
Enfim, a eleição paulista vai ser similar a do Rio de 2008. E quem tem um mínimo conhecimento do municipio de São Paulo sabe que o Kassab está fadado a ser um Cesar Maia. Resta saber se teremos um Fernando Gabeira na prefeitura (Matarazzo), ou um Eduardo "Haddad" Paes mesmo.
Que alívio!... O Coronel não vota em chapa que tenha PT, que alííívio.
ReplyMariana
Serra também era um candidato sem voto quando ganhou de Marta, que tinha toda a máquina do seu lado.
ReplyKassab tem o direito de fazer o que quiser (dentro da lei, lógico), e nós temos o direito de não aprovar. Afif é tão desconhecido como qualquer um dos demais candidatos. Foi extremamente rude com quem diz querer fazer uma aliança. Alguém aqui pediu a esposa em casamento dizendo: ou você casa ou eu fico com a fulana, e eu mando, porque você não é tão popular assim? Se fosse comigo, mandava passear. No momento, quero mais é que ele fique com o PT.
Meirelles não sem partido.
ReplyMeirelles é filiado ao PSD.
Votar no pt, nem morta.
ReplyIzabel/SP
Nem os petebas, nem os kassebas votarão nessa chapa...
ReplyHahahaiii,
ReplyComo gargalha o Homem do Baú, dono do Banco "quebrado" Panamericano que foi salvo pelo Lula com a ajudinha do Sr Meirelles. Há pouco, lembram ou já se esqueceram?
Enfim, quando perguntaram para o Sr Kassab sobre a orientação política do PSD ele disse que "nem de direita, nem de esquerda"...
Entenderam a jogada do prefeito ou precisa desenhar? Ele tá aí pro que der e vier, não importa com quem...
O Brasil está órfão de um partido genuinamente de direita já que, o lulo-petismo cooptou a todos.
O PFL que virou DEM, está caindo de podre, o PSDB NUNCA foi de direita, é outra ilusão que muitos daqui do blog ainda alimentam, enfim, há pessoas que adoram viver iludidas.
Desde as últimas declarações do FHCannabis sobre o enterro do Serra e seu sonho erótico com o PT e o Lula, já não espero mais nada do PSDB, 2010 foi o último ano em que votei neste partido, isto é certo!
PSDB, NEVER MORE! CANSEI...
E tem outra: 2012 a petralhada leva a Prefeitura de São Paulo, o Kassab tá doidinho prá sentar no colo do lulo-petismo.
2014 será um massacre ainda maior já que, o playboy mineiro da Praia do Leblon, aquele senador carioca que foi eleito por Minas e que não põe a boca em bafômetro será o candidato do PSDB e vai tomar uma surra homérica da Búlgara Louca, anotem aí o que escrevo aqui.
KATIA ABREU PRESIDENTE DO BRASIL (opa, me esqueci que ela agora é do PSD, que não é nem de direita nem de esquerda...)
Enfim, a petralhada dominou tudo...