Nomeado vice-chefe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o auditor da Controladoria-Geral da União (CGU) Tarcísio Gomes de Freitas se diz à frente de uma autarquia falida, sem condições de executar suas principais funções. Espécie de interventor do órgão, no cargo há pouco mais de cinco meses, ele desabafa: 'O Dnit não tem condições de tocar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O que fazem com ele é covardia.'
Como diretor executivo do Dnit, o auditor concluiu em dezembro estudo que evidencia a impossibilidade de atingir as pretensões de eficiência do programa na área de Transportes. O Dnit tem hoje 2.695 servidores de carreira - menos funcionários, segundo o diretor, que o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), com 3,8 mil. Mais da metade do pessoal passou dos 51 anos de idade e um terço já tem ou terá, até 2016, condições de se aposentar. Para levar adiante 1.196 contratos, a maior parte integrante do PAC, seriam necessários 6,8 mil funcionários.
'Como é que eu vou ter um bom ambiente de controle num órgão que gere R$ 15 bilhões e tem uma auditoria interna com 7 auditores?', questiona o diretor executivo. Nas palavras do estudo, o Dnit leva 'incríveis 300 dias' para pagar a uma empreiteira pela medição de um serviço. Em vários Estados, obras importantes do PAC, prometidas pela presidente Dilma Rousseff, permanecem no papel ou atrasadas. É o caso da duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, e da reforma do Anel Rodoviário da capital mineira. Há anos, os dois empreendimentos não saem da fase de projeto. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.)
8 comentários
Meu querido auditor...
ReplySe o brazuca fosse honesto, não haveria tanta necessidade de controlar a incontrolável vontade de "LEVAR VANTAGEM EM TUDO...CERTO?
Quer resolver isso, mas a longo prazo?
Então que tal trocar o Kit-Gay por aulas de Moral e Cívica.
Duvido que algum BRASILEIRO desaprove.
Isso é uma mostra do modo petista de se governar.
ReplyO negócio deles é roubar.
Precisou um auditor gerenciar a zona por apenas 5 meses para chegar a esta triste conclusão, coisa que os Ministros do DNIT não viram durante os 9 anos do governo Lulla.
ReplyOu mudamos ou algum dia esse pessoal consegue afundar o Brasil. Se esforçar eles se esforçam, acabarão conseguindo.
http://capitalismo-social.blogspot.com/
well, se o estilo da búlgara eh mesmo aquele colérico e destemperado que a imprensa gosta de espalhar por ai, o nosso colega diretor ira para o olho da rua...
Replysem antes tomar um esporro daqueles...
e poderá se dar por satisfeito se não tomar um celular no cocuruto...
Apenas 7 auditores para todas essas obras, em compensação, mais de 25000 nomeados em cargos de comissão ! Querem que eu leve a sério ?
ReplyViram como Lula e a Quadrilha do PT com apoio da Base Aliada avacalharam com o nosso Brasil?????
ReplyCaro Coronel, nas palavras do sr Tarcisio, leva-se 300 dias para pagar empreiteira, certo?
ReplyPoiZé,com base nesses dados, em quanto tempo elles conseguiram realizar os quase TREZENTOS termos aditivos do contrato para a restauração do trecho sul da BR-101?
Alguém sabe?
De fato, mas está é reclamando mais dinheiro porque o que tem lá é pouco para tanto ladrão.
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