Câncer de Lula era só uma marolinha.

Uma tomografia feita ontem revelou que não há mais sinais de tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desde novembro passa por tratamento químio e radioterápico. Lula, 66, foi internado na tarde de ontem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após se queixar de fadiga, falta de apetite e irritação na garganta, efeitos colaterais normais do tratamento. Segundo o oncologista Artur Katz, que integra a equipe médica que cuida de Lula, o exame foi feito para avaliar possível infecção pulmonar (que foi descartada), e não para investigar o câncer. "Pegamos uma carona e, do ponto de vista tomográfico, não se vê mais o tumor", disse ele ontem à Folha

Ele ressaltou, no entanto, que só uma endoscopia, que será feita de quatro a seis semanas depois do fim da radioterapia, poderá revelar com certeza se o tumor desapareceu de fato. "É o melhor exame para avaliar isso. A tomografia pode não enxergar células cancerosas." Katz afirma que já era esperado que, nessa altura do tratamento, o tumor estivesse desaparecido. "De qualquer forma, é uma boa notícia. Nos deixa mais confiantes e mostra que estamos no caminho certo." Mas isso não quer dizer que o ex-presidente esteja curado. "A gente só fala em cura após cinco anos sem retorno da doença", explica o oncologista.

Em boletim divulgado no início da noite, o Hospital Sírio-Libanês afirmou que o estado de saúde de Lula era bom e que não haveria alteração no plano de tratamento radioterápico, previsto para ser concluído na sexta. "Após avaliação, foi constatada apenas presença de inflamação de mucosa da laringe e esôfago, decorrentes da radioterapia", informou o boletim do hospital, acrescentando que o ex-presidente vai permanecer internado "para observação e intensificação das medidas de suporte nutricional, fisioterápicas e fonoaudiológicas". Nas sessões de fono, Lula fará exercícios de deglutição para facilitar a alimentação e não engasgar.

A equipe médica que trata o ex-presidente o aconselhou a permanecer internado até o fim do tratamento, já que os efeitos colaterais tendem a ser mais severos nesse período. "Vamos avaliá-lo no dia a dia e ver como ele se sente. Ele está no pico dessa inflamação [na garganta] e deve sofrer um pouco mais de desconforto. Isso é normal para todos os pacientes." A internação de Lula se deu após visita de um médico da equipe à casa do petista, em São Bernardo do Campo. Lula apresentava secreção na garganta e reclamava de fadiga e dificuldade para se alimentar, apresentando também desidratação. Os médicos já haviam aconselhado o ex-presidente a se alimentar por meio de uma sonda, mas ele resiste à medida, segundo relatos. Desde que começou a radioterapia, Lula perdeu cerca de 9 quilos. Por recomendação médica, o ex-presidente não vai mais desfilar na escola de samba Gaviões da Fiel, durante o Carnaval. Ele também não participou na sexta do 32º aniversário do PT, em Brasília. Na ocasião, ele enviou uma carta aos petistas lamentando a ausência e explicando que estava na fase final do tratamento.(Folha de São Paulo)

16 comentários

Aham aham.... Sei!

Reply

Coronel,

impossível que o tumor tenha desaparecido. Era enorme.

1. O Nullo não aceitou cirurgia. Não queria perder a voz
2. Usaram droga poderosa ainda experimental - pelo que foi veiculado pela imprensa. Não sei o nome.
No entanto, dizerem "ter desaparecido" penso que é tudo uma grande farsa para "segurar as pontas".
3. Lamentável a equipe médica aceitar a far$$$$a.

O tempo dirá.

Flor Lilás

Reply

Tudo bem, ainda restaram aviões e helicópteros...

Reply

Eu, como contemporânea do caso Tancredo, fico sempre com a pulga atrás das 'oreia', mas....como o Sírio é um Hospital sério (é também parte do meu plano médico, uso e abuso), vamos ver. Politicagem existe em qq lugar, os médicos tb o são e creio que recebem pedidos da equipe política para não exagerarem nas informações.

Lilyane

Reply

Cel.

Não é possível que um hospital renomado como o Sírio Libanês entre numa farsa dessas. Seria uma desmoralização !!!!

A Flor Lilás acima, como médica, tem mais conhecimentos sobre o assunto. Tendo a acreditar mais nela!


Chris/SP

Reply

Esses oncologistas do deus Lula apostariam o fiofó dos próprios filhos para afirmar que o câncer não voltaria após cinco anos?

Não eram sete anos? Sei de casos em que a doença retornou após quase uma década ou mais.

No caso do molusco, para o bem ou para o mal, acredito mais em uma sobrevida.

Reply

Chris,

grata pela confiança!

Sei do diagnóstico da doença com certeza absoluta, assim como da negativa delle em fazer cirurgia.

No entanto, em relação a evolução, tenho tentado adivinhar, de acordo com a evolução natural desse tipo de situação.

Penso que estão nos enganado quando dizem que o tumor regrediu totalmente...

Realmente, o tempo dirá.

Bom domingo!

Flor Lilás

Reply

Falei, que elle não tinha nada - é puro marketing para mantê-lo na midia e construir o mito do comunisto: os superpoderes de seus tiranos!!!

Reply

De acordo, Flor Lilás, só o tempo dirá !

Não esqueço porém do caso Tancredo Neves, que saiu numa foto sentado no hospital, como se estivesse em franca recuperação, segundo boletins médicos. Mas, a verdade é que já estava totalmente desenganado. Os médicos na época esconderam a verdade!


Bom domingo para você também!


Chris/SP

Reply

Queremos que ele saia na Gaviões. Vai ser hilário!

Reply

A MARCA DO ZORRO!

Tancredo naquela foto sentadinho junto com os médicos já tinha partido desta para melhor, dormia já no formol, notem que a foto tirada na época o unico olho que brilhou na foto foi o olho de vidro dele os demais sairam normais e o braço direito do médico a sua esquerda está com certeza segurando a apoiando a sua cabeça pra não cair...

http://banzeiros.blogspot.com/2009/02/do-passado.html
(Z)

Reply

Palavras do oncologista: "A gente só fala em cura após 5 anos sem retorno da doença". No entanto, os médicos que trataram da candidata dilma declararam que ela estava completamente curada - após poucas semanas depois de encerrado o tratamento! Qualquer pessoa que acompanhou um caso de câncer na família sabe como esta doença é traiçoeira. Ninguém pode decretar a "cura" da doença depois de tão pouco tempo.

Reply

Cel
Tinha uma prima que em 2000 teve cancer de mama e "sarou". Ficou ótima até 2009 quando nela apareceu cancer generalizado e morreu em janeiro de 2011.
Esther

Reply

Eu não consigo imaginar uma brincadeira destas,mas enfim o delle curou o della curou o da minha irmã não e ela partiu,gente de sorte esta do pt.

Reply

O cancer mais letal de que se tem notícias é o cancer do ódio, e isso pelo que vejo por aqui não falta em relação ao Lula.
O grande problema do ódio é que ele tem efeito colateral e costuma atacar os que o nutrem.
A nossa cara amiga médica Flor Lilás pode confirmar isso.
É só política minha gente, deixem o amor tomar conta de seus corações, viverão muito melhor.

Reply

LULA É UM CÂNCER, LOGO NÃO PODE MORRER DE CÂNCER NENHUM, QUALQUER DAS CÉLULAS MALIGNAS É MELHOR QUE TODAS AS COM O DNA DO LULA.
-
Lula, o diabo te espera por 10.000 anos e o deixará com outros diabos no lugar dele, o maníaco de Luziânia é o melhor companheiro dos anos que vai ficar no inferno, talvez saiam juntos e voltem ao caminho da evolução.
COM DEUS NINGUÉM PODE, O PLANO DELE É O BEM DE TODOS, ATÉ DE HITLER E STÁLIN, assim como Lula e CHAVEZ.
***Bandidos da pior espécie foram grafados em caixa alta.

Reply