O ex-presidente do diretório municipal do PSDB de São Paulo José Henrique Reis Lobo voltou a atacar nesta segunda-feira (13) a realização de prévias pela legenda e disse que a sua opinião encontra respaldo em setores do partido. Na semana passada, ele causou polêmica no partido ao criticar a consulta interna para escolher o candidato a prefeito da capital paulista. Quatro tucanos devem disputar as prévias, marcadas para 4 de março. "É sintomático que a opinião que defendo venha encontrando tanto apoio de simpatizantes e eleitores do partido. Os que não concordam invariavelmente são "militantes", que, sem ter como derrubar a tese, querem desconstruí-la com agressões ao autor", escreveu o tucano, que postou 28 mensagens seguidas sobre o tema em sua página no Twitter.
Lobo diz que os militantes deveriam respeitar a história do PSDB, que tradicionalmente define os candidatos a cargos majoritários por escolha da cúpula do partido, sem consultar os filiados. "Repito o que sempre disse: prévias não se inserem na cultura e na história do PSDB. Prévias não promovem a unidade do partido. Dividem-no", opinou o tucano, que citou casos em que um dirigente da sigla definiu um candidato mesmo com a pressão de disputas internas.
Na quinta-feira, a Folha trouxe artigo de Lobo em que afirma que as prévias "estão metendo o partido numa encalacrada sem tamanho". A inciativa foi apontada por integrantes da legenda como um recado do ex-governador José Serra (PSDB), que articula contra as prévias e vem sendo cotado para a disputa, embora diga que não quer concorrer. Outro aliado de Serra, o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman, também já se manifestou de forma contrária à disputa interna.
Lobo diz não se importar se pensam que ele está a serviço de Serra, mas defende a candidatura do ex-governador como o nome capaz de dar "perspectiva de sucesso nas eleições" para o PSDB. "Serra é o nome mais competitivo, que traz perspectiva de vitória para o PSDB. Estou convencido disso. O nome dele é o melhor, apesar de ele dizer que não disputará. É decisão dele, mas acho que ele deveria reconsiderar. Lideranças mais experientes acham isso. Ele sabe", afirmou.
O ex-presidente critica a atual direção, comandada no município e no Estado por dois aliados do governador Geraldo Alckmin (PSDB), por optar, "com antecedência imprudente", pelas prévias sem antes "construir uma candidatura que agregasse apoios dentro e fora do partido". Segundo Lobo, o PSDB perde com isso. "Faz um tempão que o partido não fala para a sociedade. Está voltado para dentro de si mesmo (sic). Os pré-candidatos discursam para a militância'", escreveu. Concorrem às prévias o deputado federal Ricardo Tripoli e os secretários Bruno Covas (Meio Ambiente), José Aníbal (Energia) e Andrea Matarazzo (Cultura), este último tido como favorito e nome apoiado pelo grupo de Serra na disputa interna.(Folha de São Paulo)
21 comentários
ate o Ciro Gomes sabe que Serra eh o mais competitivo...
Replysó os tucanos eh que querem concorrer com o neto do Covas, cujo capital politico eh apenas um sobrenome...
eh um partido que gosta de perder...
Cel.
ReplyOs tucanos estão perdendo uma chance importante de manter a aliança com o PSD. Depois, não adianta chorar pelo leite derramado !
Tenho esperança de Kassab obter tempo na TV, quando poderá lançar candidato próprio (Afif), assim não fará aliança com os petralhas.
Chris/SP
Eu sou a favor das prévias,é uma forma democrática de se escolher o candidato e sem ter chorôrô depois,pois quem perde terá que aceitar a derrota e não poderá ser dissidente.
ReplyPessoalmente gosto mais do Matarzzo que Serra.
Acho que este tal de Lobo está é fazendo um desserviço.
Porque non te calas Lobo?
Para algum dos comentaristas : Que fim levou a reportagem principal da VEJA neste final de semana ? Que silencio sepulcral . Tá me lembrando outra capa da VEJA (aquela que falava do Tuminha que tinha fita e outros leros) . A grande midia nada , nadinha . Qual será o ó do borogodó ? Alguem sabe responder ? Nem os nossos comentam . Sei não .......
ReplySerra não quer disputar,deve ser a coisa mais chata do mundo a pessoa não querer algo e ficar sendo pressionada,entrar pra agradar,sem motivação,enquanto os 4 pré-candidatos estão motivados.
ReplyÁlvaro Dias e outros defendem prévias,que deveriam existir em todos os partidos,é muto chato o filiado ter que dizer amém sem poder contestar sobre tudo aquilo que vem da cúpula.
Prévias tucanas, ciro gomes, ministra abortista e aborteira,... é muito baixo astral para uma segunda. Então, deixando por ora tudo isso no esgoto de onde saiu, parabéns pelos 10 milhões de acessos do CoroneLeaks, verdadeiro serviço público de qualidade. Como o governo petralha de plantão promete e as eleições municipais estão chegando, logo dobra. Bola pra frente e coturno na canalha!
ReplyA causa de tudo isso....
Replyreeleição de FHC....
CHORA PSDB!
ABRAÇOS FRATERNOS!
Qual seria a alternativa ? O governador indicar o candidato? Confio no Alckimin, mas as previas sao importantes. Veja o caso do Serra, que se candidatou sempre na marra e perdeu todas para presidente, candidato imposto que nao agrega nem empolga. Vamos insistir no erro ou aprender com ele?
ReplyEsta na hora do povo brasileiro fazer manifestações contra esse desgoverno corrupto.
ReplyQuem dera se nós brasileiros usássemos a música pra uma boa causa e fizéssemos protestos mais inteligentes como esse.Parabéns Portugal
www.youtube.com/watch?v=aUfU0nf1kpw&feature=player_embedded#!
Letra:
Basta! Já chega, que o capital nos roube.
Ai, não nos calam! Ai, não, não nos calam!
Salários de miséria, assim não há justiça.
Ai, não nos calam! Ai, não, não nos calam!
Sábado na manif,
A malta começou a gritar
E não há coisa mais linda
Que a coragem do povo a lutar.
Basta! Já chega, que o capital nos roube.
Ai, não nos calam! Ai, não, não nos calam!
Recibos, desemprego, assim não há justiça.
Ai, não nos calam! Ai, não, não nos calam!
Sábado na manif,
A malta começou a gritar
E não há coisa mais l... mais
Supremo vai julgar venda da TV Globo de S. P. para Roberto Marinho.
Replyhttp://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=31621
Tribuna da Imprensa, 13 de fevereiro de 2012
ReplyTratamento de Lula é milagroso e já fez com que ele lesse dois livros.
Carlos Newton
Uma curiosa matéria da Folha de São Paulo relata que o tratamento a que o ex-presidente Lula está sendo submetido é de fato milagroso. Além de reduzir o tumor em sua laringe, as radiações quimioterápicas teriam surpreendentes efeitos colaterais, segundo a reporter Catia Seabra, que escreveu o seguinte:
“De acordo com petistas, ele tem aproveitado o tempo para ler biografias, dentre elas a do presidente americano Franklin Roosevelt (1882-1945) e a do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela“.
A ser verdadeira essa afirmação, Lula estaria sofrendo uma mudança impressionante em seu estilo de vida. Como todos sabem, o ex-presidente sempre se orgulhou de não ter lido um só livro e de também não costumar ler revistas nem jornais. De repente, essa transformação espantosa, com a leitura de biografias de dois dos maiores políticos da História da Humanidade.
É notícia, sem dúvida, para ser comemorada por todos os brasileiros que acreditam que um dos deveres dos políticos deve ser justamente a obrigação de incentivar o aprimoramento da educação. E agora Lula resolveu dar o bom exemplo.
No PT não tem prévias e seus militantes colocam areia no próprio rabo defendendo o candidato do partido, sem discussão.
ReplyO PSDB é um clube e militante é associado, por acaso?
Quem é esse tal de Bruno Covas?
Essas " prévias " do PSDB são muito engraçadas.Parece ate, que os candidatos derrotados nesse arremedo de democracia, depois apoiariam o vencedor.
ReplyTodos sabemos que apoiam,ou se apoiam será um apoio tipo Aécio a Serra.Apoia, para afundar.
O PSDB, poderia simplesmente se autodissolver.Ficaria mais patriotico.
EXTRA EXTRA
ReplyEstreia hoje, a nova dupla do esgoto petralha.
Maria Caveirão e Maria Sucção.
http://www.jb.com.br/
ReplyVejam só que primor de foto assustadora - Gabrielli e Foster - no JB online.
E ainda tem uma fotinha do Lula careca ...
Quanto à reportagem da Veja, o fato mais importante é que teremos um ministro altamente chantageável julgando o mensalão.
ReplyE agora?
Fica assim mesmo?
O Serra que se cuide. Acho que se ele aceitar, vai entrar numa furada. O Luiz 51, se estiver completamente restabelecido, vai ser um páreo duro. Enquanto o sistema político for este aí, o Serra devia aproximar o PSDB do PSD e fazer como o Luiz 51 fará. Ajudar. O certo mesmo, seria nós população selecionarmos os candidatos e eliminarmos a intermediação feita pelos partidos, que nos impõe quem não queremos e a nós só resta referendar um deles.
Replyhttp://capitalismo-social.blogspot.com/
cel,
ReplyTudo jogo de cena. No fim, Serra será o candidato. É tudo pra matar o tempo e não ser vidraça antes.
De Dilma para Foster:
Reply"Agora é contigo".
---
A Petrobras resolveu cavar um buraco. Para ganhar tempo, a Graça (Foster) mandou enterrar uma máquina de US$50mi.
Bom... O Gabrielli enfiou a Petrobras num buraco. A Graça também vai mandar enterrar a Petrobras?
Essa muvuca no PSDB é mesma que acontece sempre no PT, por ex. a Marta que briga para ser candidata a prefeita, ou para não deixar a vice presidência do Senado, a briga de quem seria presidente da câmara, uns queriam Marco Maia, outros não, quem seria ministro da educação no lugar do Haddad, quem substituiria Sergio Gabrielli, etc etc.
ReplyO negócio é enfocar os problemas pelo melhor lado e sempre juntar forças para vencer o adversário(a exemplo do PT).
É que o militantes tucanos são ranzinzas e energizam negativo.
Política é isso junar forças, criticar menos.
Acho que os tucanos são muito baixo astral e atraem a derrota.
O POVO DE SÃO PAULO.
ReplyOs líderes ficam costurando, tricotando, sempre procurando um lugar ao sol, amanhã, depois de amanhã.
Seria tão fácil se ouvissem a população de São Paulo!
Certamente a maioria dos paulistanos não quer o PT, pelo óbvio. Somente Serra poderia vencer essa eleição.
O que me interessam os amores de Kassab pelo PT, as articulações de Lula e outros que, no final das contas, só querem ocupar espaços para o PT, desestabilizar aliados no futuro e implantar o socialismo?
Isso é um método, uma constante. Será que esses profissionais não política não aprenderam ou a população para eles é um nada?
Gutenberg