"Aeroprivataria" do PT: Infraero paga até 49% do investimento, mas não vai mandar nada nos aeroportos privatizados.

A não ser que haja uma reviravolta nas próximas horas ou que um dos ministros peça vistas do processo, arcando com o custo político disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) dará, hoje à tarde, sinal verde para o leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília. Dessa forma, fica superado o último obstáculo para a disputa, marcada para dia 6. Ontem, em mais um passo que abriu caminho para a concessão dos aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) considerou improcedentes cinco pedidos de impugnação de itens do edital.

A análise do TCU não obrigará o governo a fazer mudanças no edital que exijam a reabertura dos prazos legais, conforme o Valor apurou. Na questão considerada mais polêmica - a participação acionária de 49% que a Infraero terá nas futuras concessionárias -, o tribunal abrandou sua cobrança. Em dezembro, os ministros do TCU aprovaram os estudos econômicos para a concessão dos aeroportos, mas recomendaram reduzir ou mesmo retirar totalmente a fatia da Infraero nas empresas criadas para gerir os terminais.

Agora, o tribunal suavizará a recomendação, sugerindo apenas que o governo avalie a "real necessidade" de participação da estatal em futuras concessões. Há pelo menos seis determinações, relacionadas principalmente a procedimentos de fiscalização e à forma de apresentação dos estudos econômicos, no relatório que será apreciado pelos ministros na sessão plenária de hoje. Nenhuma determinação ou recomendação, no entanto, diz respeito ao limite de 2% imposto pelo governo à participação de companhias aéreas nos consórcios. Um temor no governo era o de possíveis exigências de mudança nesse limite, o que poderia gerar a necessidade de contagem de novo prazo de 45 dias entre a republicação do edital e o leilão.

Apesar de rumores nas últimas semanas, o TCU não cogitou suspender o leilão e enviou mensagens tranquilizadoras à Secretaria de Aviação Civil. O ministro-relator do processo das concessões no tribunal, Aroldo Cedraz, fez várias reuniões com integrantes do primeiro escalão do governo. Agora, o Palácio do Planalto precisará monitorar a situação de ações judiciais que estão sendo abertas. O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) decidiu ontem pedir liminares contra o leilão. "É muito provável que, entre amanhã (hoje) e sexta-feira, a gente distribua algumas ações na Justiça Federal de São Paulo e de Brasília. Verificamos várias ilegalidades no processo de concessão. No mínimo, vamos pedir que o edital seja levado novamente para audiência pública", afirmou o presidente do sindicato, Francisco Lemos.

Em Campinas, uma ação popular foi protocolada na 8º Vara Federal, alegando que a concessão está "eivada de vícios" e "contraria os interesses nacionais". A ação foi movida por aeroportuários que trabalham em Viracopos, mas na condição de pessoas físicas, sem vinculação formal com sindicatos. Em termos administrativos, o caminho estará desimpedido com o aval do TCU e da Anac, e as propostas e documentação dos interessados deverão ser apresentadas amanhã. Cinco pedidos de impugnação foram recebidos pela agência reguladora. ARG , ATP Engenharia, Global Participações em Energia, Instituto de Transporte Aéreo do Brasil e MPE - Montagens e Processos Especiais encaminharam pedidos de impugnação.

A MPE, por exemplo, fez críticas à indefinição de responsabilidades da Infraero na sociedade formada com empresas privadas para gerir os aeroportos. "O edital não traz, nem em suas condições gerais e tampouco em seus anexos, a definição e delimitação dos riscos da empresa privada e da Infraero", diz o pedido enviado à Anac. A MPE protestou contra os poderes dados à estatal e afirmou que isso interfere na capacidade de financiamento das futuras concessionárias. "Aliás, o que o edital deixa a todo tempo transparecer é que a Infraero fica blindada de todos os riscos durante a concessão." Outras contestações envolvem a exigência de operadora estrangeira nos consórcios e o prazo exíguo para a busca de parcerias.(Valor Econômico)

5 comentários

Coronel,

Assim que é bom!!!

Quanto mais esculhambado e cheio de "brechas", mais a PeTezada&Amigos faturam.

Viva a esculhambação e a corrupção do LULLA&DILMA!!!!

Viva Fidel!!! Viva Cuba!!!

Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu!!!!

JulioK

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Essa palhaçada de 49% da participação da Infraero é para acabar... Desse jeito, na prática, o aeroporto continuará sendo estatal, pois basta a Infraero se juntar com uma empresa amiga do governo que esteja disposta a conseguir 1,000001% de participação.
Só mesmo no Brasil essas coisas estúpidas se passam por projetos sérios. Pensando bem, em um país no qual os comentários sobre economia de Paulo Moreira Leite são levados a sério, tudo é possível...

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O GRAVATA VERMELHA mod

Meus queridos "adeversários pólíticos"...

Desde que o Brasil foi visitado pela gloriosa "famíglia real" portuguesa, que nos deixou por herança toda essa corrupção que campeia por aqui...

...nenhum, eu disse NEM UM, empresário brasileiro conseguiu ter lucro em seus empreendimentos se não tivesse um "empurrãozinho" do governo.

Seja por intermédio de uma "consultoria" que abre as portas do "sucesso garantido"...

... seja por força uma "taxa de sucesso" para assegurar a "vista grossa" dos òrgãos fiscalizadores ou das agencias reguladoras...

... seja principalmente pela garantia de se "enterrar MUITO dinheiro público" no empeendimento com custo ZERO para a empreiteira que ganhou a concorrência, JUSTAMENTE por ter cumprido os ítens acima...

Aqui nesse blog ninguém é ingênuo, por isso a PTralhada de plantão me paga uma nota de "Assessoria parlamentar" só para ficar sacaneando o Coronel e seus Coturneiros.

Voces estão perdendo terreno, são cada vez menos...

Cadê a sua "oposição" para denunciar as nossas MARACUTAIAS???
...Cadê?
Quase toda COMPRADA!!!

Cadê o tal "judiciário"?
Esse então dá vontade de rir. BANDIDOS TOGADOS... hoje vocês verão o TOMBO que o "nosso" STF aparelhado vai dar no CNJ... finalmente "nossos" desembagadores e juízes vão poder roubar LEGAL E LEGÍTIMAMENTE!!!

Estamos ganhando a parada.
Vejam em sites do tipo CONTAS ABERTAS quantas "Bolsa famíglia" nós damos pra vagabundagem governamental e façam as contas:

número de "benefícios" = número de votos...já saímos na frente!!!

Se detonarmos em São Paulo - O COFRE DO BRASIL - e tudo indica que SIM por que vamos jogar SUJO e PESADO, aí o Brasil vai ver o quem é o PT...

Tão vendo! ... vim aqui prá falar de uma coisa e, como com PTralhas tudo é interligado, ...acabei falando de outra...

... mas podem ter certeza, é tudo ...CORRUPÇÃO... E MAIS CORRUPÇÃO.

No final das contas o PTralha que tiver ocupando a cadeira da presidência desse país de bosta que permite e incentiva tudo que aí está, sai dando umas palestras prás empreiteiras a R$ 300.000,00 e tudo fica justificado...

Os ABSURDOS gastos em cartões corporativos, passaportes Oficiais, 15 caminhões de mudança, até roubo de obras de arte do Gabinete Presidencial...

...podemos roubar à vontade, o brazuca não reclama, e ainda vai votar na gente.

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Depois de A Privataria Tucana, é preciso que surja um herói brasileiro que lance o livro A Privataria Petista.

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Agora é esperar para ver as empresas amigas que vão participar do leilão. Se fosse elas, boicotava o negócio.

Em se tratando de BR, no entanto, é pedir demais.

Bando de ladrões! E lá se vai nosso dinheiro pelo ralo.

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