Vem aí a revolta dos peitos caídos.

A subsitutição das próteses mamárias francesas pode virar uma revolta, diante da tradicional incompetência do governo petista. Prometer casa e depois não entregar é uma coisa. Prometer reconstruir ponte e depois esquecer até passa. Mas tirar o silicone do peito da madame, da periguete ou do travesti e não botar outra melhor e mais turbinada no lugar pode gerar uma " revolta dos peitos caídos"...

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou ontem que os planos de saúde terão que retirar as próteses mamárias de silicone das marcas Rofil (holandesa) e PIP(francesa) que romperem. Mas a entidade admitiu que não há obrigação legal dos planos de implantar uma nova prótese no casos em que a colocação foi por motivo estético. No entanto, os planos têm que implantar uma nova prótese em mulheres que se submeteram a cirurgia de reconstrução da mama, indicada, por exemplo, em casos de lesões traumáticas ou tumores.

Para tentar contornar a restrição da legislação, Ministério da Saúde e ANS e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão se reunir hoje para buscar uma alternativa negociada com os planos. A cirurgia para colocação de próteses de silicone custa de R$8 a R$10 mil na rede privada. A ideia do governo é que os planos também substituam próteses colocadas por motivo estético, a exemplo do que o governo já garantiu. Em caso de rompimento do produto, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai custear não só a retirada da prótese defeituosa, mas também o reimplante da nova.

A Lei 9656/98 diz que o plano de saúde é obrigado a realizar cirurgias reparadoras, mas não estéticas. O entendimento do Ministério da Saúde é que, independentemente da motivação da paciente para colocar a prótese, quando esta se rompe resulta em dano à saúde da mulher, que passa a precisar de cirurgia reparadora. Se optar por resolver o problema pelo SUS, a paciente terá garantida a retirada e a substituição do implante. A decisão do governo em amparar as vítimas de vazamento do silicone industrial partiu da presidente Dilma Rousseff, que se disse preocupada com a situação das mulheres que correm risco de sequelas.

O governo deve anunciar na próxima semana o passo a passo que as cerca de 20 mil mulheres portadoras de próteses das duas marcas terão de seguir para realizar a cirurgia. O Ministério da Saúde adiantou que elas deverão procurar um médico do SUS que as encaminharão para exames que indicarão a necessidade ou não da operação. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, utrassonagrafia e ressonância magnética identificam se a prótese está rompida. (De O Globo)

5 comentários

Neste país perde-se intermináveis horas, dias e recursos de todos para discutir se quem troca ou não troca o peito caido, mas não se gasta seriamente 1 único segundo para discutir a questão de saúde como um todo do povo brasileiro e o destino honesto das verbas, esta é a imagem do partido e de seus aliados que estão no poder, até quando.........

Reply

O SUS não dá conta de cuidar dos doentes, faltam hospitais, vagas nas UTI's, equipamentos para exames, etc.... e tem dinheiro sobrando pra cuidar dos peitos de madames, piriguetes, travestis, etc...
Concordo com a troca em mulheres que fizeram implantes por motivos de saúde. Mas gastar dinheiro público com estética??? É demais!!! Mas, enfim, esse é o Brasil do PT.

Reply

Pqp essa governANTA está de sacanagem, fazer média com as periguetes e socialites é pra moer, ella esta igual ao velhaco que vivia perdoando divida com países africanos mais não foi capaz de tirar um único centavo do seu próprio bolso, vivia fazendo caridade com dinheiro do povo enquanto esse vivia pagando impostos de Dinamarca e tendo serviços de Moçambique.
Ou será porque depois de levar os dois pés no peito do EC, será preciso mesmo uma reconstituição da caixa torácica, ella deve aproveitar para botar um rotorzinho para ajudar o tico e o teco a ficarem mais ligados e produtivos.
Os: “produzir para a nação e não danação.

Reply

Atenção...Despeitadas, Madames, Piriguetes e travecos...
Já está a disposição das interessadas nos postos do SUS o famoso implante de silicone da afamada marca TABAJARA, um implante ecológico e sustentável.

Com uma grande vantagem, se houver qualquer tipo de rejeição...Ele cai sozinho, dispensa cirurgia.

E NÃO ESQUEÇA, SÓ O PT FAZ MAIS PARA VOCÊ.

Reply

Tão vendo o que dá fazer prótese mamaria socialista? No sistema capitalista isso não ocorre porque "o que está na reta" é o do dono - se ele tentar dar uma de malandro, além de perder muito dinheiro, pega cana de verdade. Já no socialismo, o que está na reta é sempre o do povo, afinal tudo é de todos...

Reply