Utilidade pública.

O comentarista Cid Alexandre disse... a respeito do post abaixo, sobre o tratamento de Lula não estar ao alcance dos brasileiros comuns, via SUS ou Planos de Saúde. É uma bela notícia. E vai daqui a nossa corrente do bem pelo pleno restabelecimento da sua esposa.
 
Caro Coronel,
  
Minha esposa está em tratamento de câncer e tenho uma boa informação a respeito da radioterapia IMRT e que vc pode divulgar nesse tópico para auxiliar doentes dessa enfermidade. Realmente esse tipo de radioterapia não está listado pela ANS como serviço obrigatório de cobertura pelo sus ou plano de saúde. Porém, em casos de câncer na cabeça, pescoço ou qualquer outro tipo que o médico da paciente indique esse tipo de radioterapia, basta o paciente contratar um advogado para este dar entrada com um mandato de segurança pedindo a cobertura do tratamento que em 48 horas o juiz emite uma liminar obrigando o SUS ou o plano de saúde a cobrir este tratamento. É causa ganha. Pelo menos aqui em Piracicaba onde a Santa Casa tem essa radioterapia específica, jamais um juiz negou o mandato de segurança. Se o brasileiro fizer valer seu direito de cidadão, jamais ficará sem o seu tratamento médico adequado.

16 comentários

Coronel,

Essa aposta é tipica do Brasil.

Só ganha quem reclama o que deveria estar disponível a todos(no caso do SUS)!!

Sai mais barato para o governo e assim sobra mais para os "barnabés dos três poderes" que sugam nosso sangue.

JulioK

Reply

Em regiões como a que moro Coronel, não funciona. Aqui, tem-se um delegado para 5, 6 cidades. Promotor uma vez no semestre, se Deus ajudar, 3 vezes no ano. Passamos 7 meses para ser atendidos pelo MPB e quando lá chegamos o Dr. disse que não podia fazer nada por nós. Os exames de RM que solicitamos em 2008, foram liberados em 2011. Se fossemos depender a agilidade, eficácia, eficiência, impessoalidade, moralidade ... nosso filho já teria, como diz ele: YOU DEAD!

Reply

Advogado trabalha de graça?
Processo é de graça?
Ainda mais em São Paulo?
Todo mundo tem acesso a advogado? Confiar no judiciário desta terra infecta?
É tomar a exceção e querer usar como regra.

Reply

Cel.

Concordo com o JulioK. É um absurdo ter de entrar com Mandado de Segurança para se obter tal benefício no SUS, que deveria ser um direito de todo o cidadão.

Mas, isto aqui não é um país sério, é a República das Bananas!, que concede privilégios somente à corja que está no poder, e também aos que não estão.


Chris/SP

Reply

"basta o paciente contratar um advogado" É para rir ou para chorar!?

Reply

Primeiro, realmente é de torcer pela rápido reestabelecimento da esposa do comentarista. Esse é um momento em que a gente sente muito ver uma doença cujo tratamento é tão difícil, ser usada como desculpa para fazer carnaval.

Esse é um dos problemas no BR dos muitos juízes (existem muitos sérios também) que acham que estão acima da lei, que acham natural ter mais de um ano de férias a cada 5 anos que não trabalham e que ainda em problema psicológicos por isso. Sempre se tem que recorrer a justiça lentíssima para se fazer valer algum direito. É a mesma coisa do IR sobre o 1/3 de férias, que é consenso que não deve ser cobrado, mas aí o empregado tem que entrar na justiça para fazer valer esse direito. Vá entender!

Reply

Não se esqueça que vc vive no primeiro mundo,piracicaba ,sorocaba,barueri,são paulo e outras ,no nosso estado e em algumas capitais e no resto????e será que tem maquina para fazer em todos os doentes????

Reply

Concordo com o anônimo anterior, e digo mais, o lavrador do interior ou o pobre desinformado da cidade que acha que tudo que o Governo faz por ele é um favor NÃO vai entrar na justiça e possivelmente perecerá. O PT é o câncer do Brasil.

Reply

Viram... em governo socialista é assim: o indivíduo paga até o que não tem, de impostos e quando precisa, tem de entrar com um advogado para poder ser atendido...

Reply

Coronel,

Muito obrigado pelos bons pensamentos e corrente pelo estabelecimento de minha esposa que coincidentemente começará a radioterapia IMRT neste mês. Grande Abraço.

Reply

Só mesmo fazendo alarde, porque nossa justiça está corrompida, não faz valer a lei nem respeito ao cidadão, os responsáveis por defender nossos direitos usam a justiça como fonte de renda:

"Fiança de motorista de acidente que matou grávida em SP é de R$ 20 mil"

Punir e aplicar o rigor da Lei .... NEM PENSAR!

Reply

Pois eu me pergunto porque o Lula não contratou um advogado para ser bem atendido pelo SUS ???

Reply

Coronel, eu posso estar indo contra à opinião geral, mas aquele motorista que se envolveu no acidente que matou a senhora grávida está sendo linchado moralmente antes da devida averiguação policial.

Se ele avançou ao sinal vermelho, seu estado de embriaguez e sob efeito de drogas são fatores agravam a sua situação.

Mas imaginemos que o sinal estivesse verde para ele (testemunhas afirmam isto) e ele estivesse são, sem drogas e álcool. Neste caso, quem deveria estar preso seria o marido da vítima. Ou não?

O casal veio de uma festa de fim de ano, regada à bebida. Não foi feito exame de dosagem de àlcool no condutor do carro do casal, no qual primeiramente se dizia que a vítima dirigia, depois foi constatado que o marido estava na direção.

Muito estranho isso. Por que o preconceito em não se fazer o exame de alcoolemia de TODOS os envolvidos? Por que diziam que a vítima estava ao volante?

Dizer que o motorista preso poderia, mesmo com o farol verde, ter evitado o acidente se não estivesse alcoolizado é uma falácia. É IMPOSSÌVEL afirmar isso.

Ele deve, isto sim, ser autuado por dirigir bêbado e sob efeito de drogas.

Ah, mas você diz isso porque não foi sua esposa que morreu. Não! Isso não muda os fatos nem minha opinião.

Estando o sinal verde para o condutor preso, este não pode ser culpado desta morte APENAS por estar dirigindo bêbado. Na minha opinião, nem mesmo ele contribuiu para o acidente, muito menos pela morte se o semáforo dava condições para sua passagem.

Vamos ver a conclusão do inquérito policial, que reside em se saber para quem o sinal estava verde.

De qualquer forma, não fazer os exames de sangue do marido da vítima, assim como o dela, para se constatar a alcoolemia em plena semana de festas de fim-de-ano é de uma incompetência extrema da polícia.

Obs. Se todos estivessem bêbados, quem seria o culpado? Pois é!

Reply
Carlos Ricardo Souza mod

É verdade Coronel, sou advogado aqui em Pelotas/RS e venho, desde há alguns anos, atuando em causas que exigem a interposição de mandado de segurança em casos de tratamento para o câncer não cobertos pelo SUS. Inclusive aciono não só a União,mas o Estado do RS e o Municipio onde reside o enfermo. Como o comentarista citado no post falou é causa ganha, pois o Tribunal de Justiça tem jurisprudência firmada e pacífica sobre o assunto. Penso que esta informação ajudará incontáveis pessoas e conseguirem o tratamento do qual necessitam. Mas, é uma vergonha que os brasileiros tenham que buscar a Justiça para fazer valer tão elementar direito.

Reply

Caro Sr Cid Alexandre,

infelizmente, nem todos os juízes dão ganho de causa para pacientes que entram com solicitação judicial de alguns tratamentos especiais. Não me refiro ao câncer apenas.
Muito grave e difícil tal situação.
Como médica, inúmeras vezes fico de mãos atadas, mesmo tendo razão clínica para indicar tratamentos devidos, merecidos e corretos cientificamente...

Deixo aqui registrado meu desejo de que o tratamento de sua esposa tenha sucesso!

Abraçø fraterno,

Flor Lilás

Reply

No caso específico não é necessário contratar advogados. Basta procurar o MP e entrar com o pedido que não haverá nenhuma despesa para o solicitante.
Não podemos esquecer que o MP não age de oficio, mas sim quando provocado.

Reply