"A ascensão, na última década, de expressiva parcela da população brasileira à classe média - cerca de 30 milhões, segundo o IBGE - foi alvo de justificada euforia, confirmando a solidez dos fundamentos econômicos e da austeridade fiscal estabelecidos com o Plano Real, felizmente mantidos pelos governos posteriores. Somou-se à estratégia dos programas sociais, iniciados também com o Real e ampliados nos governos seguintes. Restava sondar esse novo universo - a classe C -, que constitui metade da população brasileira. Com esse objetivo, a CNA contratou pesquisa minuciosa, coordenada pelo cientista social Antonio Lavareda.
O que se constata é que esse universo não fala a língua dos partidos políticos. Ou os partidos políticos não o expressam e possivelmente o desconhecem. Mais: esse imenso segmento da população não compartilha da agenda comportamental em curso na mídia, nas academias e no Parlamento - o chamado "politicamente correto". Ou seja, há um Brasil real dissociado do Brasil institucional. Esse Brasil classe C que, segundo a FGV, ganha entre R$1.200 e R$5.200, corresponde a cerca de 100 milhões de pessoas. É um país conservador, que professa a moral cristã e é adepto do livre mercado. Isso mesmo: é capitalista. Anseia por mais empregos, redução de impostos e manutenção da estabilidade econômica; e quer que o Estado lhe garanta saúde, segurança e educação, o que remete a uma agenda social liberal - e não socialista.
Isso fica claro na opção maciça (74%) pelo aumento das oportunidades de emprego, em vez de ampliação dos programas sociais, como o Bolsa Família; e na rejeição às invasões de propriedades, que, para grande maioria (70%), devem ser respeitadas "independentemente da necessidade de se fazer a reforma agrária". A pesquisa constatou ainda que há três classes C: a tradicional (41%), com maior renda, escolaridade e bens; e as emergentes, classificadas de C+ (39%) e C- (20%), conforme o patamar de sua ascensão. O que as une são o otimismo e a confiança no país, não obstante o abismo entre seus valores e os das classes dominantes. Mas com diferentes graus de percepção da realidade. A classe C tradicional é menos receosa quanto ao futuro. As outras duas, sobretudo a C-, ainda temem os efeitos da perda gradativa do assistencialismo estatal.
Talvez por isso apoiem em graus diferenciados o atual governo: a C tradicional (52%) e a C+ (65%) mostram ampla satisfação, enquanto na C- apenas 38% sentem o mesmo. O essencial é constatar que, embora seja metade da população, a classe C consome apenas um terço da produção agropecuária, mostrando um potencial de consumo subaproveitado, que recomenda políticas direcionadas ao seu fortalecimento. Aos políticos e partidos liberais e conservadores, que temem a retórica dos autodenominados progressistas, a pesquisa dá um recado: é preciso tirar a população brasileira da orfandade política, ela também vítima de um patrulhamento ideológico que distancia seus representantes de seus anseios morais e existenciais."
KATIA ABREU é senadora (PSD-TO) e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O artigo foi publicado em O Globo, no dia 7 de janeiro, sob o título "Orfandade da classe média".
27 comentários
Peraí!
ReplyO "crescimento" foi financiado por um aumento brutal da dívida.
Isto é fantasia.
O brasileiro é conservador de direita, mas a maioria rejeita o rótulo por causa do patrulhamento ideológico.
ReplySei que muitos aqui mesmo desse blog também acabam tendo que fazer isso para não sofrer uma perseguição, rejeição ou, na maioria das vezes, uma ridicularização.
O caso da PM no campus da USP mostrou claramente como isso acontece. Uma meia dúzia de alunos de sociologia, história e filosofia impondo suas vontades na universidade enquanto os 80% que eram a favor da presença da PM no campus permaneceram calados.
É assim que acontece em qualquer outro embate político-ideológico. Depois alguns ainda não entendem porque a oposição perde a eleição.
Coronel,
Replyrepito aqui dois comentários do post do Chalita/Lurian.
Ambos me fazem pensar que o Nullo é um dos maiores e mais ricos "capitalistas"-ladrão da nossa era!
Leiam:
Coronel,
a revista Forbes declarou em relatório divulgado que a fortuna de LULA e de 2 BILHÕES de dolares.
Agora vem a noticia que o apedeuta comprou uma casa de veraneio no condomínio de Marcio T. Bastos no Guarujá por 5 milhões. Ate quando?
Coronel e Coturneiro 8 de janeiro de 2012 12:04, FORBES - será que isso já não dá uma linda colher de chá para a PF e Receita Federal pedirem a abertura do sigilo bancário desse ladrão-vagabundo??
É só fazer as contas... Oito anos como presidente não lhe daria tal patrimônio!!!
Peguem esse canalha por favor! Se pegaram o mafioso Al Capone, por que não Dom Nullo?
FLor Lilás
8 de janeiro de 2012 17:21
Até quando esse ladrão maldito do erário ficará impune???
Flor Lilás
Coronel,
ReplyQue me desculpem as burras, mas inteligencia é fundamental!!
JulioK
E olha que as constatações da musa dos ruralistas não estão muito longe da verdade. A população brasileira é, de fato, conservadora. Só não tem representação partidária. Aí elege quem ao menos não atrapalha a vida deles.
ReplyQue bom que somos milhões e milhões de órfãos. Não estamos sozinhos. Quem vai nos representar?...
ReplyTo Fora disse...
ReplyPeraí!
O "crescimento" foi financiado por um aumento brutal da dívida.
Isto é fantasia.
...................................
O que o artigo diz é que houve um aumento de renda, o que é inegável. O teu "peraí" é relevante, mas nao no contexto do artigo.
Um abraço.
Coronel
Patrulhamento ideológico. Isto se dá porque ainda temos Partidos Políticos. Partidos, do verbo partir, separar. É para isto que servem.
ReplyPode-se fazer política com a participação de todos, sem a existência dessas organizações perigosas.
http://capitalismo-social.blogspot.com/
1) Louvável a Senadora Kátia Abreu ter definido como liberal a agenda para atender reclamos do que chamam de nova classe média. Se forem 100 milhões de pessoas com tais anseios, algo precisa ser redefinido na forma de fazer política. Notadamente, os partidos definirem seu ideário sem querer passar por neutro, tipo, "nem esquerda, nem direita, nem centro". Pode ser que não seria neutralidade dos políticos o que esse citado contingente almejaria, se realmente tivesse manifestação política.
ReplyAté que enfim alguém faz uma definição clara.
Demorou e tomara que faça escola.
2) To Fora, na realidade, em 2011, ficou patente a estagflação. Ou seja, a inflação fechou em 6,5% no ano e o PIB deve fechar bem abaixo disso. Assim, tecnicamente, como dizem ser a presidente, o Brasil está estagnado e com inflação alta. Isso não invalida a ocorrência de certo aumento de renda, ou melhor, de salários, nem a forte transferência de recursos para programas sociais diversos, bolsas, isenções fiscais e aumento do crédito, que atenuam a sensação de perda de poder aquisitivo da população. Essa percepção poderá ocorrer em algum momento futuro. Ou não, dependendo de como as coisas caminharem. Se permanecer essa indefinição das oposições, nunca haverá tal percepção.
Anônimo de 9 de janeiro de 2012 11:09
ReplyNão dá para dizer ser o "brasileiro conservador de direita".
O PT é que difunde isso, para que possa impedir qualquer tipo de oposição política.
O PT conseguiu rotular e associar "direita" "com tudo de ruim" e "esquerda" "com tudo de bom".
Como as oposições ficaram inertes, pois, foram pegas na armadilha, hoje o PT expande sua hegemonia exatamente pelo "centro" e não pela "esquerda".
Caso o "ideário liberal" consolide-se, parte desse contingente populacional e a parcela de eleitores que o componha, poderá encontrar guarida a seus anseios.
Isso se não forem traídos pela inoperância dos partidos de oposição, ou daqueles que apoiam o governo "pelo bem do Brasil", o que é uma empulhação, pois, todos brasileiros devem ser pelo bem do Brasil, certo?
Olhando de outra forma, "liberal", não necessariamente é sinônimo de "conservador". "Conservador" pode ser até alguém de "extrema esquerda", correto?
Por exemplo, se "conservar os ideais" que vigem em Cuba e Coréia do Norte. Ou se quiser que sejam retomados o "stalinismo" e os princípios do regime que vigorava na Albânia.
A Imprensa Dá nojo até em penico cheio:
ReplyApesar dos bezerros continuarem a mamar
Imprensa insiste em noticiar o tratamento de Lula, que disse estar a saúde a um passo da perfeição.
http://ucho.info
Sem noção – A falta de notícias nesse período do ano continua deixando a imprensa brasileira atrapalhada.
Acredito nessa pesquisa e considero o Dr.Lavareda um expoente em analises politicas e sociologicas. Mas não entendo é como essa classe C,que mostra todo esse potencial,se entrega a uma classe politica totalmente avessa à realidade do Pais e vota nos ditos "socialistas", que ate agora só mostraram o mal que fazem à Nação.
ReplyISSO É UM TIPICO CRESCIMENTO VEGETATIVO,NATURAL DE QUALQUER PAÍS NA SITUAÇÃO DO BRASIL EM QUE TODOS OS GOVERNOS DE 20 ANOS PARA CÁ FIZERAM PONTUALMENTE UMA PEQUENA PARTE DE UM TODO QUE NEM DE LONGE CHEGOU AO NECESSÁRIO,E QUE NECESSÁRIO SE FAZ TAMBÉM NÃO FAZERMOS ELOGIOS DIRETOS A NENHUM MANDATÁRIO DESSES MESMOS GOVERNOS E SIM AO PROPRIO POVO BRASILEIRO QUE TRABALHA APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES AINDA ENFRENTADAS E DE QUEM SÓ PODEMOS ATRIBUIR UM SÓ DEFEITO QUE É O DE CONSIDERAR COMO CREDORA ESSA CLASSE POLITICA CORRUPTA E DEMAGÓGICA E CONTINUAREM A NÊLES VOTAR.
ReplyÉ o supermercado o termometro que define as eleições .
ReplySobre o PT, encontrei um texto que vale a pena. Mostra como o PT se tranformou nisso que vemos aí. Não deixa pedra sobre pedra:
Replyhttp://blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/2010/09/o-retrato-do-poder.html
Eu já muito disse: SE OS PROGRAMAS DO PT E PETRALHAS DIVERSOS derem certo e extinguir-se as favelas e os miseráveis, será um higienismo do tipo que eles chamariam nazi-fascista e estariam extintos, é mais ou menos o que Wladimir I. Lenin previu que iria ocorrer com a União Soviética se o regime não fosse pervertido por Stalin e transformasse em ditadura policial-militar com o PCUS apenas referendando decisões de Stalin.
ReplyO comunismo marxista morreu com ele e o "nazi-comunismo" aprendido pela KGB espionando o terceiro Reich deu a Stalin poder de rei, um imenso desvio ideológico do marxismo.
A URSS nunca se recuperou e o fim foi a revolução que derrubou M.Gorbatchev em 1990 feita pelos radicais comunistas. Os vovôs foram derrotados pelo povo russo e o governador Bóris Yeltsin que enfrentou os tanques de guerra que iriam impor à chinesa a Lei Marcial e subindo em um bradou SOLDADOS! VOCÊS DEFENDEM A QUERIDA MÃE RÚSSIA OU OS MALDITOS SOVIÉTICOS!!!
Foi demais de emoção aos soldados, russos que chorosos abandonaram os tanques de guerra e abraçaram o governador, os militares golpistas e simpatizantes no PCUS mataram-se e Yeltsin ordenou a libertação do presidente soviético Gorbatchev e dele obteve a independência da Rússia em relação ao poder central.
ISTO FOI O FIM DA URSS pois os outros 16 países já independentes tentaram e ainda tentam criar a CEI ou comunidade dos estados independentes, uma "união soviética de países livres à semelhança da Comunidade econômica Européia".
-
No Brasil se ocorresse o golpe comunista, talvez o país se fraturaria em vários e inimigos entre si. O sul petista e não comunista, SP e MS seriam um estado liberal, RJ, MG , DF + nordeste seriam o país marxista leninista, a amazônia uma área de guerra entre comunistas contra paulistas + MS.
-
Não desejo comunismo ditatorial no país, se o povo colocar eles no poder via legal, nós continuaremos a combater via internet ou até a pombos-correio se necessário.
OFF TOPIC (Blog do Josias)
Reply2014: DECEPÇÃO COM AÉCIO DESNORTEIA OPOSIÇÃO
Há um ano, Aécio Neves era celebrado como grande promessa da oposição. Hoje, tornou-se um nome duro de roer. Tucanos e aliados viam nele a melhor opção presidencial. Passaram a enxergá-lo como a pior decepção da temporada.
Em qualquer roda de políticos ficou fácil reconhecer um oposicionista: é o que está lamentando a popularidade de Dilma Rousseff e falando mal de Aécio Neves. Nas discussões sobre 2014, o senador mineiro é personagem indefeso.
Segue...
http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2012/01/09/2014-decepcao-com-aecio-desnorteia-oposicao/
JÁ ERA, O TRAIRA!
Chris/SP
off-topic
ReplyEm entrevista coletiva após a reunião de ministros com a presidente Dilma Rousseff em Brasília, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou que a presidente lamentava o novo acidente. "Eu queria expressar o sentimento de pesar e solidariedade da presidenta Dilma em função das notícias que acabam de chegar sobre o deslizamento em áreas de Sapucaia, ao norte do Estado do Rio de Janeiro", afirmou.
-----------------------------------
Este incompetente do Bezerra diz que a Dilma lamenta???? E ela por que não veio a publico lamentar ao vivo e a cores????
Muita gente ainda vai morrer por causa da inépcia deste desgoverno.
É LAMENTÁVEL !
Chris/SP
O Brasil precisa de um partido SEM MEDO de parecer "fascista" aos olhos dos extremistas de esquerda, sem medo de dizer SIM SOU CAPITALISTA, sem medo de defender os valores cristãos que norteiam a vida da maioria dos pobres nesse país, e sabe quem conviveu nesse meio.
ReplyA rotulação feita pela esquerda causou um temor ridículo nos políticos de partidos adversários, mais preocupados em não serem achincalhads pela turminha financiada com dinheiro publico politicamente correta do que atender os anseios do POVO. Não por acaso quase todos lembram com saudade da Ditadura. As pessoas querem ordem, moral, economia liberal, de crescimento.
A oposicinha precisa parar de acalentar os adversários enquanto esses metem uma marreta na cabeça deles e focar no que o povo quer, sem medo.
Coronel, qual é a tal classe média do LULA? É aquela que não lava as mãos após usar o banheiro, que limpa nariz com dedo , que coça partes íntimas em público mas tém um carinho popular, financiado por seis anos? O que eles chamam Classe média? É aquela gente QUE não sabe o que é república, qual a capital da Argentina, quem foi Mrechal Deodoro da Fonseca mas possui uma geladeira duplex que está pagando em vinte vezes? Que Classe Média? Esta que não sabe como fazer higiene numa ferida, que detesta o trabalho, que tém o nome em SERASA, SPC etc...mas tém roupa de cama e toalha novinhAs da Pernambucana, ainda a pagar? O que é esta classe média? EstE bando de gente perdida, semi-alfabetizada, que NÃO SABE O QUE FAZER COM UM LAP TOP?
Replyrisoss
É isso aí: Liberal (pró- mercado), capitalista, democrata, católico, armado - e daí? seus comunas vagabas (redundante)!!!
ReplyCoronel,
Replysempre desconfiei de pesquisas. Como estudante de economia trabalhei nas pesquisas de campo, tabulando respostas e calculando percentual de representatividade. Vi como é frágil e fácil direcionar os resultados. Caso essa pesquisa esteja limpa, ela demonstra que a eleição do velhaco, na primeira vez, teve o apoio do FHC. Com essa imensa população conservadora, acredito sim que o seja, não vejo como o PT conseguiu eleger o presidente sem o apoio da "oposição". Isto ficou explicito com a eleição do Sérgio Traíra Guerra para a presidência do PSDB e as traições desse partido, com o grade exemplo do Aécio Silvério Neves. Falar em oposição, onde anda o José Serra? Como ele ainda continua no partido dos traíras? Anda tão escondido, principalmente pelo seu partido, que demorei a lembrar seu nome.
9 de janeiro de 2012 14:26
ReplySe isso acontecer, sugiro o aeroporto internacional. Com certeza haveria fuga em massa dos " países comunistas" para não comunistas, porque bola no pé, boi bumbá, reboleichon and so on, não sustenta uma Nação. Alguém teria que trabalhar.
A velha história, odeiam o capitalismo, mas amam Nova York. Ainda está para nascer aquele que trocaria USA por Cuba.
Uma geração Y, somente para quem sabe e entende o que lê, não vale gastar o dedo no teclado nem os neurônios.
9 de janeiro de 2012 15:43
ReplyPobres do País???
Somos nós que sustentamos as duas pontas da corda.
Enquanto a corrupção floresce até debaixo de tempestade outros se sentem felizes quando recebem 5 salários mínimos de maternidade, quando nasce um novo brasileirinho.
Está na hora de largar a corda e dizer um NÃO aos governantes corruptos e aos pais irresponsáveis.
O Brasil precisa de gente que tem coragem de dizer basta do “ politicamente correto”.
"Ser capitalista é não ter medo de dizer: sou feliz porque tudo que tenho é fruto do meu trabalho"
É sempre bom relembrar.
ReplyQuem está fazendo um governo ruim é o PT.
A inflação está acima da evolução do PIB, nada melhorou na Educação, na Saúde, Saneamento Básico, Habitação. O que está sendo feito de bom é feito por alguns Estados e não pelo governo federal.
O governo federal pode até liberar alguma verba, mas quem executa bem são alguns Estados. Alguns Estados e não aqueles que recebem verbas de monte por ser o governador apoiado pelo governo federal.
É isso que está ocorrendo.
E esse é apenas um dos fracassos do governo em apenas um ano.
É importante ressaltar que a tal "nova classe média" do Brasil ganha pouco mais de R$ 1.000,00 por mês. Com uma inflação não-oficial que superou os 20%, isso não me parece ser classe média. É o suficiente para uma pessoa, sozinha, se sustentar e viver sem tantos sustos, mas sem nenhum luxo. Para uma família, é uma porcaria de salário.
ReplyO que o PT fez foi aparelhar o IBGE. Simples assim.
Putizgrila! Eu que tou ganhando líquidos R$ 759 por mês e não sustento família, vivo na corda bamba. Mas quando passar a ganhar R$ 1440 por mês quando sair minha promoção no segundo semestre, provavelmente serei chamado de classe média, mesmo sem luxo algum? Pra cima de mim não, petralhada! Eu não sou otário.
Reply