Aécio Neves presidente? Só por acaso, como o avô.

Do Blog do Josias, o post "2014: decepção com Aécio desnorteia a oposição."
Há um ano, Aécio Neves era celebrado como grande promessa da oposição. Hoje, tornou-se um nome duro de roer. Tucanos e aliados viam nele a melhor opção presidencial. Passaram a enxergá-lo como a pior decepção da temporada. Em qualquer roda de políticos ficou fácil reconhecer um oposicionista: é o que está lamentando a popularidade de Dilma Rousseff e falando mal de Aécio Neves. Nas discussões sobre 2014, o senador mineiro é personagem indefeso. Para perscrutar as razões do desencantamento com Aécio, o blog ouviu cinco lideranças da oposição. Gente do PSDB, do DEM e do PPS. Um dissidente de legenda governista. O compromisso do anonimato destravou-lhes a língua. Espremendo-se as opiniões e peneirando-se os exageros, obtem-se um sumo uniforme. A desilusão dos oposicionistas assenta-se em três avaliações comuns:

1. A atuação de Aécio em seu primeiro ano de Senado foi apagada. Algo incompatível com a biografia de um ex-presidente da Câmara. Ele não aconteceu, disse um dos entrevistados, no melhor resumo do sentimento que se generaliza. Como assim? Quando Itamar Franco era vivo, a voz de Minas no Senado era a dele, não a de Aécio. O grande feito de Aécio no Senado foi a relatoria do projeto que redefine o rito das medidas provisórias. Proposta do Sarney, não dele. É pouco.

2. Dono de estilo acomodatício, Aécio é uma espécie de compositor da política. Compõe com todo mundo. Governou Minas com o apoio de partidos que, no Congresso, davam suporte a Lula. Em Brasília, o espírito conciliador, por excessivo, foi tomado como defeito. Aécio exagerou, queixou-se um ex-entusiasta do senador. Esmiuçou o raciocínio: no afã de atrair para o seu projeto pedaços insatisfeitos do bloco pró-Dilma, Aécio esquece que a oposição deve se opor. É improvável que ganhe aliados novos. E está perdendo os antigos.

3. Imaginou-se que, livre dos afazeres de governador, que o prendiam a Minas, Aécio viraria rapidamente um personagem nacional. Por ora, nada. Por quê? A projeção exigiria dedicação e ampliação do horizonte temático, palpita um dos queixosos. Mas Aécio não é um obcecado pelo Planalto? Sim, mas revelou-se pouco aplicado. Viajou pouco. No Senado, não foi dos mais assíduos em plenário. Subiu à tribuna só de raro em raro. No geral, esquivou-se das polêmicas. O crítico citou um exemplo: PSDB e DEM decidiram quebrar lanças contra a DRU, o mecanismo que permite ao governo dispor livremente de 20% do Orçamento. Entre os tucanos, apenas cinco votaram contra. Aécio não estava entre eles. 

Ninguém vira alternativa presidencial fugindo dos temas espinhosos, lamuriou-se um expoente do próprio PSDB. Aécio continua sendo alternativa graças à vontade pessoal e à ausência de um sucedâneo. A sorte dele é que a maioria do partido não suporta o José Serra. Parte da cúpula do PSDB tenta antecipar para depois da eleição municipal de outubro a definição do nome do presidenciável da legenda. Em âmbito interno, a aversão a Serra faz de Aécio um favorito. Fora daí, é visto pela própria oposição como uma ex-promessa. Uma liderança que se absteve de acontecer. Um candidato que depende do fortuito para livrar-se da condição de favorito a fazer de Dilma uma presidente reeleita.

37 comentários

Aécio nunca foi oposição. O máximo que fez foi plantar a semente da discórdia na base de apoio ao governo Fernando Henrique, quando concorreu à presidência da Cãmara, quebrando uma regra estabelecida.

Reply

Coronel, AECIO é o grande problema da oposição. É ele, sem dúvida alguma ,que pode ser provavelmente o elo que liga o submundo Peessedebista e petista. Só pode ser ele, o Aécio. Desconfio que ele seja o calcanhar de Aquiles que impeça o PSDB nacional (para não dizer paulista) de ser uma oposição mais eficaz, senão ideologicamente, moralmente.

Reply

coisa mais idiota, quem ainda se decepciona com político???
e do PSDB ????
VOTO ANULADO, NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!

Reply

Meu Coronel, presidente da República pode ser PLAYBOY e MULHERENGO? ou deve ter um comportamento social compatível com o cargo?

SELVA!!!

ass. Subtenente de Engenharia - Santarém - Pará

Reply

http://youtu.be/0iWLCwmcaKU

NO LINK ACIMA , DEPUTADO MINEIRO MOSTRANDO QUEM É O TRAÉCIO...

É MINEIRO FALANDO DE MINEIRO

FALE O VIEW

Reply

Coronel,
reitero minha indignação. Não voto em traíra.

Reply

Coronel,

Só agora caiu a ficha???

Por aqui, já sabemos a anos!!! Bom trabalho!!!

JulioK

Reply

Pode até haver, "no âmbito interno", quem não suporte José Serra. Mas pergunte ao eleitorado, a quem vota. Com certeza, maioria esmagadora reconhecendo em José Serra o único nome que nos resta em oposição ao descalabro que aí está.

Reply

esse texto casa perfeitamente com minha opinião!
Algumas vezes me opus aqui quando Aecio era chamado de traíra, etc, pois não vejo os fatos dessa forma - isso são outros quinhentos.
Acreditava que por sua experiência no comando de Minas, e também como parlamentar, seria um protagonista no Congresso. Mas tem sido medíocre.
E o pior, ele "compõe com todo mundo". Intragável.
Minas afogando-se em enchentes e ele não é capaz de uma crítica ao ministro da Integração, para não ofender o amiguinho Eduardo Campos.
Agora sim, Aecio Never!
PS: se bem que, pela falta de opções, Aecio Maybe... mas eu prefiro que não

Reply

CORONEL: Veja essa: O deputado Paulo Pereira da Silva, o tal Paulinho da Força, acaba de mostrar quantos neurônios tem, ao pronunciar a seguinte frase: "Não dá para aceitar que a imprensa fique derrubando ministro de 15 em 15 dias." Uma frase histórica, digna de placas a serem fixadas na CUT e na Câmara. Nobre deputado, quem derruba ministro não é a imprensa, não lhe informaram isso? Eles estão caindo porque são ladrões do erário e foram denunciados por uma imprensa não comprometida com esse governo corrupto. E mais, um rato decapitado a cada 15 dias é pouco. Se o Judiciário fosse independente, se o Legislativo não tivesse sido comprado e o Executivo perdesse a chave do cofre, todo o governo seria derrubado em um só dia. E as quadrilhas (inclusive a sua), eufemisticamente chamadas de partidos políticos, seriam imediatamente extintas para o bem do Brasil e em respeito ao cidadão.

Reply
Arthur Moura .´. mod

Aécio foi traído pelo seu egoísmo; se aceitasse ser o Vice do Serra e se empenhasse para o Serra vencer em Minas, provavelmente teríamos derrotado o PT; Aécio poderia, com Vice, percorrer o Brasil tornando-se mais conhecido e preparando a sua candidatura para 2018, quando ainda será "novo", ou, quem sabe, 2014, se Serra desistisse da reeleição ... mas o cavalo passou e ele não montou, talvez não tenha outra chance; para sobreviver é hora de o PSDB investir em outros nomes, para 2014 e, se não não der, para 2018.

Reply
Dois brasileiros mod

O avô de Aécio foi o melhor presidente que o Brasil não teve.
Quando governador de Minas, Tancredo taxou até transporte intermunicipal de galinhas. Talvez por isto, não tenha deixado saudades ao sair. Conta-se, entre seus grandes feitos, ter transformado o Brasil num imenso Maranhão, ao nos legar Sir Ney e sua trupê. Se o neto pouco faz que mereça sequer ser pensado para o cargo máximo, vovô nada fez para ser tão pranteado por não ter sido, de fato, mandatário.
Enfim, parece que estamos marcados para ser governados, e termos governantes não mais que medíocres, a conduzir triste história de um país que poderia ter sido isto ou aquilo, mas que continua a ser tão somente o país do futuro. Qual futuro?

Reply

Era óbvio que isso iria acontecer. Traécio acabou como o 'eterno coronel de minas gerais'.
Até hoje não entendi onde o 'trecismo' queria chegar.
Se o objetivo maior fosse a presidência mesmo, porque não foram logo para o PMDB ou para o PSB?

As vezes eu penso que o Lula plantou o traecismo dentro do PSDB para dividir o partido e, futuramente, tê-lo não exatamente um aliado, mas como uma 'oposição de fachada'.

Reply

Duvido Coronel, pois um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

Reply

os mineiros precisam explicar para o Brasil essa fraude que colocaram no Congresso...

o homem sai de Minas com uma popularidade acachapante, fama de inovador e de realizador, e chega no Congresso sendo mais mosca morta do que muito politico do baixo clero...

o cara eh horrível, e politico covarde, como demonstrou o episodio recente das cheias...

quem era para estar liderando os trabalhos, simplesmente desapareceu, sumiu, usou a cartilha do velhaco de desaparecer feito pó (ops) diante das tragedias...

teve, seguramente, pela expectativa que ostentava, o pior desempenho do Congresso Nacional...

o cara eh uma piada...

e pior, ainda deixou no governo de Minas um sujeito mais mosca morta que ele próprio...

esse Anestesia Geral eh outra piada grotesca vindo da politica de Minas, um belo de um puxa-saco do governo federal...

Reply

vamos parar com essa merda de chamar políticos conchavistas de "conciliadores"...

são oportunistas, conchavistas, a pior especie que pode existir de politico em uma democracia...

são verdadeiros tumores que corroem a democracia...

não voto em candidato oposicionista para ser "conciliador", mas para fazer oposição...

não voto em candidato governista para ser "conciliador", mas sim para pensar e agir diferente da oposição...

Reply

"Em âmbito interno, a aversão a Serra faz de Aécio um favorito"

favorito de quem??????

da meia duzia de militantes tucanos e da cacicada tucana??

falta combinar o favoritismo com o eleitor...

Reply

Traecius, alem de não fazer oposição alguma, praticamente implodiu o PSDB!

o cara destruiu o partido por dentro, alimentando ódios internos ao candidato mais preparado desse pais, Jose Serra...

Reply

Coronel
Sua notícia, para os que aqui vem diariamente, não é nenhuma novidade.Traécio é uma fraude e o PSDB só tem um nome José Serra.É o único político brasileiro de oposição e com muito conteúdo.Se o PSDB o detesta a ponto de sabotá-lo que vá apoiar Dilma e Serra saia candidato por outro partido.Votos não faltarão.

Reply

Josias é o velho e inconformado desafeto de Serra, de forma que aquilo que expressa de Traécio deve ser mesmo a opinião (mais ou menos, na média) colhida. Já o que fala de Serra é claramente despeito, raivinha e opinião particularíssima dele, principalmente dele, mas atirada ao léu e atribuída à média do tucanato, na tentativa de lhe conferir algum peso, uma vez que a veracidade é sabidamente nenhuma. Coisa feia, Josias!

Reply

Foram mais de 44 milhões de votos contra o governo petista. Caso Aécio saia candidato à presidencia esse numero não vai alcançarnem a metade, a outra metade vai engrossar os numeros de nulos e brancos, eu pelo menos vou ser um deles. Votar no traécio seria votar PT.

Reply

Concordo e assino em baixo o que escreveu o anonimo das 17:05. "Conciliador" eh a PQP. O adesismo eh uma praga que corroi a Democracia.
Artur VHH

Reply

O candidato da oposição continua sendo o Serra, quer queira ou não. Se o PSDB não aceitar, que mude de partido. Quem votaria neste zero à esquerda chamado Traécio Silvério das Neves?

Reply

Mais um a passos largos em direção do ostracismo nacional. Dá pra montar um partido junto com:

Marina Silva,
Heloisa Helena,
Luíza Erundina ...

Reply

Já ouvi de mulher dama virgem, mas Aécio NEVER oposição é demais, não dá para acreditar.

Reply

Perdeu a chance de ser vice do Serra em 2010, porque queria ser cabeça de chave. Nas próximas eleições, não será nem uma coisa, nem outra. Bem feito!


Chris/SP

Reply

Pois é, o vovô já era "conciliador", ele subia no palanque dos governistas e dos oposicionistas, então chamavam ele de "conciliador", para mim ele era um tremendo sabonete, um oportunista, tal e qual a maneira como chegou à presidencia, ocasião em que...safadamente escondeu do Brasil a doença que o levou à morte, mas em compensação deixou para a viuva a pensão de primeira dama.
Por essa espert, ops...digo, conciliação eu o chamei de safado. Certa ocasião comentei isso no RA e levei um pito do titio, ele foi fã do vovô safado.
O netinho aprendeu bem com vovô e seguiu a carreira de "conciliador", kkkkk é outro tremendo sabonete das alterosas.

Reply

Coronel,

Se aquele tal de TANCREDO NEVES realmente prestasse não teria aceitado o SARNEY como vice. Tancredo, Sarney e Aécio são farinha do mesmo saco.

Acredito que é melhor eleger o TIRIRICA presidente do Brasil do que o TRAÉCIO.

Reply

Traécio Silvério dos Reis, Fernandinho Beira-Mar Pimentel e Anastasia B. Mole, três representantes de Minas que não servem pra nada. Minas se afogando e os 3 fugindo e dando desculpas esfarrapadas.

Reply

Se Traécio quiser sair do PSDB duvido que tenha algum partido que queira receber. Como político um zero à esquerda.

Reply

É melhor expulsar o Aécio juntamente com o Tasso Jereissati e Sérgio Guerra, do PSDB.

Reply

Coronel, se não houver candidatos que mereçam o voto ou mesmo o voto em branco, eu cometerei um hediondo crime eleitoral,EU ME ABSTENHO DE IR VOTAR E NÃO VOU ME JUSTIFICAR, EU SOU OBRIGADO PELA DITATORIAL LEI A IR VOTAR, E SE NÃO TEM UM BOSTA PARA ME MOTIVAR A IR À URNA eu vou viajar e depois NÃO JUSTIFICO O MEU VOTO e perco a cidadania brasileira de modo definitivo, nego-me a pagar a multa e a me justificar, votar é direito.
A vida é o maior dos direitos e a lei não obriga a ninguém a vida eterna e punir a família pelo evento morte natural, o atestado de óbito é a justificativa de abster do direito à vida e morrer.
Se a consciência não encontra nenhum candidato moralmente aceito a abstenção é o protesto melhor que existe e a multa ou a negativação no SPC, SERASA e BACEN por cinco anos é um troféu de orgulho por não votar na petralhada nojenta.
Na eleição seguinte o eleitor precisa além de votar limpar o nome para poder exercer a obrigação de votar na Dilma para o Lula perder.
Eu vou preferir nova abstenção e nova multa que nego-me a pagar, quando a negativação fizer cinco anos eu recupero meus direitos econômicos, passaporte cucaracha eu não preciso pois sou italiano oriunde e com o passaporte italiano eu posso viajar de avião até Montevidéu de avião, só com a carteira de identidade e lá com o passaporte italiano viajar se eu quiser, é só pequeno incômodo para poder embarcar, pois com o passaporte italiano eu não posso embarcar do Brasil para nenhum destino, nem os do Mercosul.
-
MELHOR MORRER QUE VOTAR NO PT

Reply

Serra 2014. A tucanada pode não querer, mas o Brasil sério, quer.

Reply

O traécio perdeu a vez,ele deveria ter sido o vice do Serra mas "se achou" muito. Agora, never more!
Perdeu playboy! Já era!

Reply

O TRAÍRA É RSPONSÁVEL POR MAIS UNS 8 ANOS DE pt

Reply

Demoraram a perceber que o mineiro não é esse líder não. Sua linguagem é antiquada, seu ufanismo por Minas foi uma estratégia errática, para jogar mineiros contra paulistas, o que demonstra visão de parte e não do todo, como caberia a um estadista. Assim, que me desculpem os oposicionistas, mas só agora é que viram isso? Não souberam analisar o tipo de personalidade?

Reply

Coronel, o Aécio têm se mostrado um fraco, mas não critique o Tancredo. Esse foi um grande democrata e conciliador, por mais de meio século ajudou o Brasil em suas crises. O Aécio descende de um gigante, mas tornou-se um anão que tem decepcionado em termos de oposição. Reitero, tem se comportado como um merda, sem coragem e brio.

Reply