Decisão da Justiça escancara problemas do ENEM.

A Justiça Federal no Ceará determinou na noite de ontem que o Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação, dê acesso às cópias da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e à grade de correção a todos os candidatos. Cabe recurso. O texto da decisão afirma ainda que os candidatos poderão optar por pedir revisão das provas. Em caso de mudanças no resultado, os candidatos poderão usar as novas notas no Sisu (sistema de seleção para instituições federais que usa nota do Enem). Essa decisão, portanto, pode modificar a situação do Sisu. As inscrições foram encerradas na quinta-feira e o resultado foi divulgado no dia seguinte. Os alunos que tiverem suas notas modificadas poderão recorrer na Justiça.

A decisão do juiz Luís Praxedes Vieira da Silva afirma que o "receio de dano irreparável é evidente". Silva atendeu a um pedido do Ministério Público Federal no Ceará. O juiz baseou sua decisão na Constituição Federal, que assegura o acesso dos cidadãos a informações, ao contraditório e à ampla defesa. O Inep informou que vai recorrer, apesar de não ter sido notificado ainda. O Ministério da Educação já havia afirmado que todos os alunos terão acesso pela internet de uma cópia da redação a partir do Enem 2012.O governo e o Ministério Público Federal assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) prevendo que o procedimento de vistas da prova seja automatizado. A medida não foi disponibilizada na última edição por conta de questões técnicas, afirmou o ministério.(Da Folha)

4 comentários

"O comunismo resultou em terror porque seus militantes confundiram a civilidade com um traço de classe. Não conseguiram acabar com a burguesia, mas conseguiram acabar com a civilidade..." E ainda: "Por que um esquerdista precisa mentir? Ora, se não mentisse, seria outra coisa. Nem todo mentiroso é esquerdista, mas não há esquerdista que não seja mentiroso. Para começo de conversa, precisa sempre negar a montanha de mais de 100 milhões de cadáveres sobre a qual discursa..."
Pronto, está tudo corretamente definido, de modo que sempre faz bem lembrar que uns dias antes da União Soviética estatelar-se de podre, o "socialista" Fernanado Haddad, então jovem uma barbaridade, levantava verso e prosa para enaltecer as "conquistas" do comunismo bolchevista. Queríamos então o quê de um "pensador" deste naipe como capataz de algo da complexidade do Enem? E esperar o quê de um sujeito assim, digamos, como possível prefeito da maior, mais rica e complexa cidade brasileira? Que os paulistanos tomem juízo; ao menos as camadas esclarecidas da população, que precisam compensar a alfafa que os garraios vermelhos do PT vão enfiar no rúmen das camadas mais suscetíveis de serem cooptadas eleitoralmente com vantagens pessoais e imediatas!

Reply

Coronel,

quero ver qual será o tamanho da "operação abafa" para encobrir os "malfeitos" do Haddad.

Esse governo do PT é a escória da humanidade.

FLor Lilás

Reply

Nem precisava a decisão da Justiça se dar este trabalho, Cel.

A imprensa séria e os blogs honestos (Coturno Noturno e RA), já se encarregaram de escancarar os problemas e a vergonha do que é o ENEM.

Flor Lilás, os problemas com a educação são tantos, que já não dá mais para abafá-los. Os petralhas sabem disso.


Chris/SP

Reply

enquanto isso...

"Déficit da Previdência é o menor desde 2003, diz Ministério"

"Bom gestor" é assim: corta os beneficios dos velinhos e anuncia menor déficit, nunca antes na história desse país.

Reply