Uma pesquisa isenta mostra o quanto o discurso da oposição está equivocado.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), dirigida pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO), vem fazendo um trabalho de fôlego para eliminar os bolsões de atraso que convivem com áreas de excelência da agropecuária brasileira. Depois de dissecar o Censo Agropecuário do IBGE, através de um trabalho da FGV que permitiu que a entidade apresentasse uma nova política agrícola para o governo federal, hoje apresentou um pesquisa feita pelo instituto do sociólogo Antônio Lavareda, que radiografou a Classe Média Brasileira. Como este é um blog político, buscamos no levantamento algumas informações que comprovam o que sempre dissemos: o discurso da oposição está equivocado e caquético, velho e ultrapassado, sem a mínima aderência com o que o brasileiro está pensando.
  • 86% da classe média está satisfeita ou muito satisfeita
  • 65% acha que o Brasil está no caminho certo
  • 81% acha que a vida vai melhorar ou melhorar muito
  • 85% acha que a sua vida é melhor do que a dos seus país
  • 87% acha que a via dos seus filhos será melhor ou muito melhor do que a sua
Entre a grande maioria de satisfeitos, os sentimentos que preponderam são a esperança (57%), a alegria(52%) e a tranquilidade(42%). A constatação é que no Brasil de hoje a classe média está majoritariamente feliz.

As questões relacionadas a valores são interessantes. Quem acha que a pauta do aborto nas últimas eleições estava errada, errou: 86% da classe média é contra o aborto. E teve tucano que achou a estratégia errada. Da mesma forma, outro grande equívoco: 93% é contra a liberação das drogas, 85% é contra a liberação da maconha, 60% é a favor da pena de morte para assassinos, 81% é a favor da diminuição da idade penal e 57% é contra casamento homossexual, 70% é contra invasões de terras.

Privatização, um tema que o tucanato insiste em recuperar, não emociona a classe média. 47% concorda que o governo só deve cuidar de serviços essenciais, enquanto 44% discorda. Um tema destes não pode ser base para discurso político. Não elege ninguém.

Qual a agenda da classe média? Nenhuma surpresa. Para 59% o problema é Saúde, para 38% é Segurança, Violência e Drogas, para 35% é Educação. Corrupção é  problema para apenas 13% da Classe Média e Desemprego para 20%.

E o que a Classe Média pensa sobre governo Dilma?

Somando-se o "regular", a avaliação positiva do governo Dilma alcança 89% na pesquisa da CNA.

Uma das constatações da pesquisa é salada ideológica que mora na cabeça da Classe Média. A pesquisa identificou a posição política dos entrevistados: esquerda, centro e direita. E pedia para que os entrevistados também identificassem qual a posição política de Dilma Rousseff. Vejam, abaixo, o resultado, considerando-se apenas os que souberam fazer a identificação. Amarelo é como o entrevistado se enxerga, ideologicamente. Vermelho é como ele enxerga Dilma.

Tirem as suas próprias conclusões sobre o quadro acima.O pior de tudo para a Oposição ficou para o fim. Vejam o que a Classe Média respondeu diante da seguinte pergunta: "Pensando nos últimos cinco anos, gostaria que dissesse em relação à sua vida pessoal e de sua família, se cada um dos aspectos que vou citar melhorou, ficou igual ou piorou..." Abaixo, o quadro com as respostas positivas, o "melhorou".

O quadro acima aponta, bem como outras questões, apontam que a Classe Média está em lua-de-mel com a vida e pedalando e andando para o passado. O discurso de legado é uma bobageira sem tamanho. É dar varada n'água. A Classe Média está cheia de esperança e de alegria. Ou a oposição fala de um futuro melhor e esquece as velharias ou não vai voltar ao poder nunca mais. A pesquisa tem muitas outras coisas, mas é bom parar por aqui. Para esta oposição que temos, ela só traz más notícias. 

Clique aqui e acesse a pesquisa completa.

49 comentários

mesmo com toda essa corrupcao?

a unica coisa que essa pesquisa prova eh que esse povinho esta eh pedalando para o pais e revela o caráter egoísta do brasileiro...

cada um só pensa em si,na sua nova geladeira, no seu novo carro e fim de papo...

e a pesquisa mostra também que fazer politica nessepaiz eh uma atividade em extinção...

o que conta de fato eh apenas a economia, alias, como eu sempre suspeitei que fosse mesmo...

me parece ser um eleitorado porcamente alfabetizado e de baixíssimo conteúdo politico e intelectual...

ao final de tudo quem esta certo mesmo eh o velhaco: "toca o barco que a população esta pedalando e andando pra corrupcao..."

Reply

A porra da privatização é um não-tema. Não tem eco no eleitorado. É usado só como estratégia para acuar os tucanos. Quando um candidato treme ao falar de privatização, o efeito é avassalador não porque o tema seja relevante, mas porque mostra incongruência e, por tabela, gera desconfiança.

Reply

Coronel, eu também acho que tudo isso melhorou, mas detesto o PT e acho que poderia melhorar mais! E ainda bem que o horário eleitoral PeTeba exibido há pouco foi fraquíssimo!

Reply

“86% da classe média é contra o aborto" - Este é um dado recheado de hipocrisia. A classe média é a maior usuária do Sistema Único de Saúde devido a complicações médicas causadas pelas clínicas clandestinas de aborto. A não ser que a pesquisa tenha sido feita entre os pentecostais e católicos de carteirinha. Por medo do inferno resolveram não arriscar na resposta do quesito.

Reply

nesse meu primeiro comentário fui obrigado a defender a oposição, que sempre critico...

desse jeito ai, me parece não haver solução mesmo...

não vejo saída, se a classe-media não quer saber do passado, esta muito satisfeita com o presente e confiante no futuro, mesmo com toda esse lamaçal que escorre dos jornais diariamente, o que um politico da oposição pode fazer?

nada...

eh só mesmo bater ponto no Congresso e receber o salario...

Reply

Não tem salvação!
A ignorância é insuperável.
Acho que vou pescar também

Reply

A classe média trabalha 5 meses por ano para pagar seus impostos e ainda está feliz?
Só quero ver a felicidade quando a crise bater por aqui.

Reply

Corretíssimo Coronel,

O PSDB sempre foi um fiasco nessa área. FHC foi eleito por causa de seu charme, da intelectualidade e da propaganda do Real.

A classe média já é a maioria no Brasil. Não é atoa que o PT e a Dilma começaram a correr atrás dessa classe social.

Eu já avisei. Não adianta tentar agradar o povão...É como um jovem inexperiente que tenta ser outra pessoa na hora de falar com uma mulher. O PSDB tá fazendo papel de ricídulo e vai acabar falando sozinho.

Reply

86% da classe média é contra o aborto. E teve tucano que achou a estratégia errada. Da mesma forma, outro grande equívoco: 93% é contra a liberação das drogas, 85% é contra a liberação da maconha, 60% é a favor da pena de morte para assassinos, 81% é a favor da diminuição da idade penal e 57% é contra casamento homossexual, 70% é contra invasões de terras.

tudo o que vai acima está certíssimo.

O que está errado na pesquisa é o que chamam de "classe média".
Nem são.

Afinal, tem incoerência maior do que você responder que que falta segurança, saúde e educação e depois responder que a "qualidade de vida" melhorou?

Ah! As pesquisas...

Reply

EU CONTINUO DIZENDO QUE ESTE GOVERNO NÃO PRESTA E MOSTRA CADA DIA MAIS INCOMPETENTE

UM DESGOVERNO, GOVERNADO POR UM POSTE E SEU CACHORRO MIJANDO NO MESMO

Reply

Como profissional de comunicação que sempre jogou em times campeões, tabelando com grandes estrelas, sei muito bem o que faria mas não dou dicas. Foi-se o tempo do idealismo.

Mago

Reply

Coronel,

o resultado desta pesquisa é chocante.

Falta senso político para essas pessoas!

Não me importa que sejam classe média.
Minha leitura é que são profundamente ignorantes em termos políticos e crianças em inteligência emocional.

Baseiam-se na possibilidade de adquirir bens!

Queixam de falta de saúde, segurança e educação e não percebem que tudo isso nos falta pela CORRUPÇÃO que corre solta neste desgoverno petista!

Que lástima.

A pesquisa colocou nas mãos do PT algo para ser usado como propaganda...

Muito triste.

Flor Lilás/PR

Reply

essa é a classe média que não nem inteligência mediana.
deve ser a tal ¨crasse ¨média do vagabundo cachaceiro.
duvido que pessoas honestas com um pouquinho de conhecimento e de qualquer classe esteja satisfeita com os rumos do país.

Reply

Anônimo das 21:21

A pesquisa é isenta. Voc~e misturou duas perguntas totalmente diferentes. Está completamente errada a sua observação.

Coronel

Reply
Este comentário foi removido pelo autor.

Coronel,
Pelé já dizia há muito: o brasileiro não sabe votar". Quem não tem conhecimento, quem só assiste ao JN e assim mesmo não se dá ao trabalho de questionar as notícias, quem não pensa, realmente vive muito feliz. Este é o retrato do nosso povo. Sem educação, sem cultura, sem princípios. Sim, sem princípios. Um povo que quer levar vantagem em tudo, uma população que não respeita a fila preferencial, que estaciona na vaga destinada aos deficientes, que não respeita os idosos, que coloca o som dos seu carro e na sua casa nas alturas, que troca as etiquetas nos supermercados com preços mais altos pelos menores, que tranca seu carro na sua própria garagem, que não desliga a luz das áreas comuns do seu prédio, que não se importa com os vazamentos de água na sua residência, que agride gatos e cachorros na rua, que não respeita a faixa de pedestre, que joga o lixo na rua, esperar o que. Qualquer velhaco que prometa circo e pão, será eleito. Mais ainda tendo o apoio dos que se dizem oposição.

Reply

O brasileiro tem o estigma da lei de gerson,fica feliz com compra de celular e tv de plasma ,qdo os brasileiros quiserem qualidade de vida, e isto vai demorar,ai sim teremos os petralhas no chão ,ah tem mais ,o brasil vai perder a copa só em 2018 .

Reply

Estamos n'agua.

Reply

No início quem não tem nada tem o desejo de ter, ou seja, quer ter acesso aos bens de consumo, depois com o tempo vão percebendo que isso não basta e aí vão querer exigir qualidade.

Acesso ao consumo que é o q o governo do PT buscou conseguiram, política covarde pq não adianta nada desenvolver a economia e não desenvolver o país, saúde, educação ficaram estagnadas praticamente, ñ cresceram na mesma proporção. A posição no IDH (acima de 70o) esta aí pra comprovar.

O problema é que mesmo privatização, o PT começou a fazer, esta tomando todos os discrusos da oposição, sobrou corrupção, mas isso para os senso comum todos são iguais e ñ adianta mudança.

O problema ñ é a oposição é o governo usando o poder para cooptar discursos, movimentos sociais, etc. A esconomia do Brasil está se desenvolvendo, o caráter democrático do país não.

Reply

A Classe Média e a Oposicinha não vão entender nunca o que está acontecendo no país. Ambas só cuidam do próprio bolso, enquanto deixam os cofres nas mãos do Partido da Bandidagem. A casa ainda vai cair, e vai cair sobre todos.

Reply

Sim,a observação do 21:21 está alicerçada na sua emoção que se enfureceu. Presta atenção: Essa classe média pode achar que a segurança,saúde,educação não estejam boas,mas,o fator econômico fala mais alto( Tem mais empregos,salário melhorou etc...). Logo,esse entrevistado imagina: Se melhorou muito nesses aspectos relevantes,por que não pode melhorar na saúde,segurança,educação? Isso faz com que ele tenha esperanças no futuro e depois tem mais,o cara pensa assim: Se com saúde em nível baixo,segurança sofrível ainda assim a vida melhorou,imagina a hora que melhorar também esses aspectos? Mas,concordo com quem disse: Toda o otimismo se deu apartir da sua melhora "econômica".

Reply

Canalhas Petralhas criam blog e conta no twitter pra defender Bancoop:

http://verdadebancoop.wordpress.com/2011/12/07/gestao-saneadora-foi-transformada-em-factoide-eleitoral/

e Twitter: @VErdadeBancoop

Reply

Não acredito no trabalho do IBGE desde que o mesmo perdeu a autonomia de informação e a divulgação de suas pesquisas passaram a ser supervisionadas pela Casa Cikvil, bem no início do segundo mandato do Lula. Imagina só: se um poder corrompido como o nosso Executivo compra descaradamente a imprensa brasileira para mentir ou se desviar da verdade, ou não enxergar determinadas coisas, o que não fará com um Instituto de Estatística amordaçado, sob o calão da bota de radicais ideológicos, de ministros fisiologistas, sem liberdade de expressão? Não levem a mal, mas tenho 62 anos de idade e não posso acreditar em tal isenção.

Reply

o PT só larga o osso na força, agora... Quem venham os militares novamente.

Reply

Essa pesquisa é isenta, Coronel?
Ahã... sei... então tá.

Reply

CEl,

A pesquisa fala em classe C C+ C- e reunidas formam a classe média. Será que entendí corretamente? Não concordo que salário de R$ 1.200,00, família de 4 pessoas, seja considerado de classe média. Eu nunca fui perguntado por pesquisa nenhuma a esse respeito e, sabendo que os índices nesse governo são manipulados, tenho minhas dúvidas. Afinal, o povo está contente com o mar de lama no país e com o dinheiro de impostos indo para o ralo? Mais um ministro está à beira de cair por corrupção, o oitavo, e ainda assim o governo tem 72% de aprovação. Será que sómente liquidificador, geladeira, televisão e outras tranqueiras do gênero é a razão para o povo estar tão feliz? Bem, afinal, 63% vive com preocupação e 57% de esperança!!!

Índio Tonto/SP

Reply

...e o povo tá feliz !!!

Eles tem que cantar então a música da Xuxa !

Todo mundo tá feliz?
Tá feliz!
Todo mundo quer dançar?
Quer dançar!
Todo mundo pede bis
Todo mundo pede bis
Quando para de tocar
Mais um! Mais um!

Todo mundo tá feliz?
Tá feliz!
Todo mundo quer dançar?
Quer dançar!
Todo mundo pede bis
Todo mundo pede bis
Quando para de cantar

Batendo palma
E dando um grito
Hei!
Levanta a mão passando energia
Batendo palma
E dando um grito
Hei!
Levanta a mão passando energia

Eu quero ver
Levanta a mão
Vem balançando, balançando a multidão
Eu quero ver
Tindolelê
Nheco Nheco
Xique Xique
Balancê

Eu quero, eu quero, eu quero ver
Levanta a mão
Vem balançando, balançando a multidão
Eu quero ver
Tindolelê
Nheco nheco
Xique xique
Balancê

Iê, iê, iê, iê,
Tindolelê
Nheco nheco
Xique, xique
Balancê
Iê, iê, iê, iê,
Tindolelê
Nheco nheco
Xique, xique
Balancê

=========

O refrão "Eu quero, eu quero, eu quero ver
Levanta a mão
Vem balançando, balançando a multidão "....

Esqueceram ?

Reply

A única lei que o brasileiro gosta de respeitar é a Lei de Gerson. Se ele, de alguma maneira, estiver levando vantagem pessoal com esse governo, vai querer que a coisa fique do jeito que está. O país só melhora se houver mudança de atitudes e isso não se faz de uma hora para outra.

Reply

Falando sério, para mim sabe o que mostra essa pesquisa ?

QUE O POVO ESTÁ SUPER DESINFORMADO, compraram salmão e entregaram sardinha e ninguém viu; e ainda lambem os beiços.

Reply

Enquanto isto, Serra opina!

SERRA DIZ QUE GOVERNO DILMA AINDA NÃO COMEÇOU E É “PRÉ-EUCLIDIANO”
(...)
Ele ainda afirmou que a atual administração é “pré-euclidiana”, fazendo referência ao Teorema de Euclides, segundo o qual a menor distância entre dois pontos é uma linha reta. “No governo federal, a menor distância entre dois pontos não é uma linha reta, pode ser uma curva ou um espiral”, ironizou.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/serra-diz-que-governo-dilma-ainda-nao-comecou-e-e-pre-euclidiano/


Chris/SP

Reply

Parabéns a maldita Rede Grobo que conseguiu fecalizar a cabeça dos botocudos da classe merda. Mesmo com o tamanho acinte em que se passa esse miserável país em termos de corrupção e mentiras, essa classe de anencéfalos ainda se mostram "felizes" com o andar da carruagem com rodas de esterco.

Quero ver é na crise de 2012 que é dado praticamente como certa como irá responder a tal claque.

Brasileiro é por convicção uma classe inferior.

Reply
a mão que embala o berço mod

De cada um sm o governo fica com 41,67% ou 227,10, considerando-se que o assalariado que ganhe 4sm bruto e governo classifique como classe media claro que essa conta não vai fechar porque o salário anual liquido desse assalariado vai ser de?
Sn bruto anual = 545,00x4x12= 26.260,00
Impostos = 545,00x4x5= 10.900,00
SM liq. Anual = 545,00x4x7 =15.260,00
Ou seja, isso equivale a 2,33 sm ou R$ 1.271,67. É classe Media?

Reply

Em que buraco mora essa classe média?

Reply

A crasse média está contente com a corrupção...
A crasse média está contente com a carga tributária...
A crasse média está contente com o crediário das Casas Bahia...
A crasse média está contente com a marolinha...
A crasse média quer comprar geladeira nova e colocar tudo no cartão...
A crasse média merece viver no Brasil...

Reply

Coronel,

Centro-direita: 49%

JulioK

Reply

Coronel,

Corrupção e privatização só são temas quando a economia vai mal(vide Europa 2011!!!).

Com a economia crescendo, as pessoas querem crescer também($$$), o que é humanamente normal!!!

Aparece como uma preocupação a questão da segurança e drogas: fica provado que bandido não se forma por falta de emprego e sim de repressão!! Esse é o grande furo da esquerda que não sabe atacar o problema!!!

JulioK

Reply

Faz tempo que eu não dava as caras por aqui e tive uma surprêsa desagradável: a "pesquisomania" atacou o blog!!!Coronel, o senhor sabe que pesquisa nunca é isenta, pois tem o podre poder de levar o "pesquisando" para onde quiser,apenas mudando o jeito de fazer a pergunta.Até a ordem em que são feitas as perguntas mudam o resultado.Não existe mais "classe média" há muito tempo.Agora existe a classe rica antiga ( cada vez menos pessoas),a que classe rica moderna ( cada vez mais pessoas, que souberam aproveitar bem o ambiente corrupto em que vivemos), a classe mérdia pagadora de impostos que está, como os personagens do filme Blade III, em que os "doadores" de sangue para os vampiros são mantidos em suspenso, plastificados e com tubos implantados, por onde o sangue escorre?), e a classe "qualquer coisa",ignorante, inchada de cerveja,"noiada",pendurada em mil crediários, adepta de uma boa batucada,que no dia da eleição pega a filipeta no chão e vota no cara do retrato.A classe média está cheia de esperança e alegria??? Mesmo sabendo, ao sair para o trabalho, que pode não voltar, cortesia de um motorista bêbado, de um policial com má pontaria, um bandido crakudo ou um hospital sem médico? Mesmo sabendo que a "justiça" que se faz no Brasil é uma falácia?Como sempre, alguns resultados dessa "pesquisa" estão corretos,outros estão errados e tudo misturado propositalmente, faz uma sopa que dá engulhos.Coronel, rezo para não ver o sr. se transformar, como os personagens de Walking Dead, após mordido pela pesquisomania. Bom Dia.

Reply

Eh, eh... Pelo que vimos nos discursos do Serra nas ultimas eleições, eles não tinham a menor idéia do que se passava na cabeça da classe média.

Reply

Desculpe-me Coronel, mas discordo quando defende a "oposição de mentirinha" do PSDB.

Eles prepararam o caminho para o PT.

São todos "farinha do mesmo saco".

Peço licença para dizer que não vejo na política, na "conversa" nem no "jeitinho" solução para os graves e cada vez maiores problemas brasileriso.

Vivemos tempos difícieis, que demandariam medidas duras e mesmo leis de exceção em grandes cidades, dominadadas pelo câncer das drogas.

Nossa juventude - nosso futuro! - está sendo dissolvido, drogado e dominado por tudo o que há de pior.

Essa conversa toda educada, delicada - chega a ser até de uma frescura excessiva - é coisa para países nórdicos com MUITO menos problemas do que os nossos.

Aqui, o "doente social" está grave, demanda UTI, tratamento de choque, e não Homeopatia.

Coronel, seja menos político e mais "boca-dura", quem sabe isso estimula algum general corajoso a atuar de verdade pela solução dos graves problemas que nos afligem, cada vez mais!

Mais ação e menos palavrório....

Reply

Coronel, em momento algum disse que a pesquisa não era isenta. Apenas acho que as pesquisas já são "viciadas" na colheita...

Esses pesquisados NÃO SÃO CLASSE MÉDIA.

Têm o mesmo ponto de vista que o meu:

a mão que embala o berço disse...
9 de dezembro de 2011 00:54

Anônimo disse...
9 de dezembro de 2011 06:51

Alexandre, The Great disse...
8 de dezembro de 2011 23:11

Índio Tonto/SP
8 de dezembro de 2011 23:19


BRASILEIROS QUE SE ACHAM "CLASSE MÉDIA" PORQUE O PT DISSE QUE ERAM, NÃO FAZEM IDÉIA DO QUE SEJA QUALIDADE DE VIDA. SE SOUBESSEM, VERIAM COMO SE CONTENTA COM MUITO, MUITO, MUITO POUCO POR AQUI! MIGALHAS APENAS.

Ass.: "Anônimo das 21:21"
Mas pode me chamar de UglyBetty
:)

Reply

Coronel
O universo pesquisado demonstra quea "classe média" vota com o bolso e tem memória muito curta.Se a crise apertar muito os resultados mudarão drasticamente.Na verdade sempre foi assim.Como dizia o assessor de Obama " é a economia seu estúpido". Mal sabem os pesquisados que poderia estar muito melhor se suas escolhas tivessem sido mais exigentes.

Reply

Sem querer ser chato e já sendo: a "craççi mérdia" da pesquisa por acaso é a nova "crassi Ç" do Lulla? Tá na cara que sim, mas este deve ser o único país do mundo onde a forma de medição é aplicada conforme o interesse do governo, ou uma família que tem renda de US$ 600 por mês é classe média (só se for no maravilhoso Maranhão do Sarna-ei)??? A imprensa livre deveria negar a publicação desses dados MENTIROSOS!

Reply

O quadro com os índices em amarelo e vermelho, onde, incompreensivelmente, 20% vê a presidenta como "de direita", bem mostra como a população não faz a mínima idéia de como o socialismo funciona, e de como está sendo engambelada sem que se dê conta. Estão achando que o progresso advém desse governo do kaos que está aí. Quando acordarem, já terá sido...

Reply

Muito obrigado por divulgar. A pesquisa é realmente interessante.

Reply

CORONEL,

Os resultados dessa pesquisa é cheia de contradições como alguns comentaristas observaram.Além disso,esse governo de mistificadores alterou conceitos para ajustar os dados socio-econômicos ao seu discurso:um deles,e que importa muito, foi classificar como classe média as familias com renda de dois salários mínimos.Esses estão felizes com a chance de terem a chamada "linha branca" de eletrodomésticos alavancadas pelo crédito consignado e pelas facilidades de pagamentos parcelados a prazos generosos.Aprovarem esse governo e estarem apavorados com a falta de segurança,de saúde,vivendo em ambiente doentio e precário de transporte,além da corrupção que a cada semana bate recordes, não dá para acreditar.Para resumir, felizes mesmo estão os banqueiros que ganharam na era Lula pouco menos de duzentos bilhões de dólares.

Reply

Se é pra fazer oposição sem pensar, sem discurso, apenas seguindo pesquisa de satisfação é melhor desistir. Primeiro ponto: a pesquisa avaliou as famílias que tem entre 1200 e 5200 reais de renda mensal. Ou seja um casal que ganha cada um 600 reais por mês já é classe média, um grande erro. A classe média tradicional, que tem renda mensal familiar acima de 5200 reais ( um casal onde cada um ganha 2700 reais, por exemplo) não entrou porque é "rica", outro erro. Por fim nos últimos 5 anos o crédito cresceu acima da renda 4% ao ano nas famílias brasileiras. Gente feliz com a renda crescendo pouco, 3% ao ano,mas embriagada pelo consumo que cresce 7% ao ano. Portugal e Espanha tinha uma população super satisfeita no começo dos anos 2000 e vejam onde eles estão agora.
O Fernando Henrique falou sobre a oposição: ou fala ou morre. A frase deveria ser: ou pensa ou morre.

Reply

Li a pesquisa e vi também muita insatisfação, não só coisa boas na "classe média" da pesquisa.

Reply

Coronel

Há uma outra questão que envolve o resultado dessa pesquisa.Em nenhum momento duvido dos resultados, entretanto é preciso saber quanto esse universo de 2.000 entrevistados representam no eleitorado brasileiro.É preciso cotejar esse resultado com o senso do IBGE que apresenta números muito ruins relativos aos discursos do governo.Nunca ninguém questionou os "trinta milhões que adentraram a classe média". Esse é um dado bastante duvidoso e pode induzir a formação de uma amostra deformada.De qualquer modo são 2.000 entrevistados que revelaram seus anseios e isso deve ser sim ponderado.

Reply

{[()]}=, toda pesquisa que tenha como seu pano de fundo avaliaçao politica, é irreal em termos de precisao como resultado, tendo em vista a irrisoria proporçao de entrevistado e fatores discrepantes é cruel por ser nociva seu efeito é COAÇAO ao direito individual - as perguntas sao colocadas obvias das resposta dos entrevistados - nao seria esta a forma mais JUSTA/CORRETA .... as pesquisas de intencáo de votos por exemplo e o mal que apodrece a governanca em nosso Brasil, ela induz a votar naquilo que a pesquisa determina, no inicio a pesquisa - e solta aos quatro ventos sem realidade de intencáo - apos os primeiras informaçoes a sociedade, que, e movida por midia acata aquilo que a pesquisa criou como preferencia de voto e é sito que temos .. como govennates, pra mim pesquisas politicas nao deveria ser publicadas... ela e nociva á sociedade falaria mais mas nd adianta somos um asociedade TELEGUIADA NOS ADESTRAMOS A TUDO QUE MIDIA DIZ ...

Reply