Falando em oposição, vale destacar o PSDB. Governou o Brasil por oito anos vencendo por duas vezes a eleição presidencial no primeiro turno. Nas últimas três eleições chegou ao segundo turno. Hoje governa importantes Estados. Porém, o partido inexiste. Inexiste como partido, no sentido moderno. O PSDB é um agrupamento, quase um ajuntamento. Não se sabe o que pensa sobre absolutamente nada. Um ou outro líder emite uma opinião crítica - mas não é secundado pelos companheiros. Bem, chamar de companheiros é um tremendo exagero. Mas, deixando de lado a pequena política, o que interessa é que o partido passou o ano inteiro sem ter uma oposição firme, clara, propositiva sobre os rumos do Brasil. E não pode ser dito que o governo Dilma tenha obtido tal êxito, que não deixou espaço para a ação oposicionista. Muito pelo contrário. A paralisia do PSDB é de tal ordem que o Conselho Político - que deveria pautar o partido no debate nacional - simplesmente sumiu. Ninguém sabe onde está. Fez uma reunião e ponto final. Morreu. Alguém reclamou? A grande realização da direção nacional foi organizar um seminário sobre economia num hotel cinco estrelas do Rio de Janeiro, algo bem popular, diga-se. E de um dia. Afinal, discutir as alternativas para o nosso país deve ser algo muito cansativo.
O trecho acima é do artigo de Marco Antônio Villa, brilhante historiador, publicado hoje no Estadão. Combina muito com o que tenho escrito sobre oposição e PSDB. Fico muito feliz em ler o Villa, por motivos óbvios. Leiam aqui, na íntegra.
25 comentários
Tendo em vista tão belo artigo, deixo aqui uma oração:
ReplyAVE TUCANA
Ave tucana, cheirando a desgraça!
O mercado está convosco
Bendita sois vós entre as emplumadas
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, çerra
Santa propina, Mãe do mercado,
Rogai por nós homens bons
Agora e nas próximas eleições.
Amém.
Cel
ReplyInfelizmente o Brasil não tem OPOSIÇÃO!
Coronel, o que Vila disse no seu profundo artigo que os leitores do Coroneleaks já não estão carecas de saber?
Replyo primeiro paragrafo do texto relata bem como esta a imprensa dessepaiz...
ReplyVilla descreve com exatidão tudo o que aconteceu nos episódios de afastamento dos "malfeitores"...
ai reparem o que a imprensa "golpista" anuncia nas manchetes...
que Dilma fez isso, fez aquilo, não tolerou malfeito de fulano, que repreendeu beltrano...
santo Deus, eh uma das coisas mais escandalosamente ordinárias que já vi em termos de imprensa vendida e canalha...
acho que nem a imprensa da Coreia - a unica, a oficial - se comporta de maneira tao cretina quanto a nossa...
esta a olhos visto como a gerente búlgara tentar proteger os seus pupilos, uma proteção e uma postergação escandalosamente escancaradas...
ai no outro dia você eh obrigado a ler manchetes VAGABUNDAS dizendo que Dilma "faxinou" mais sei la qual ministério...
Fico lendo os experts que escrevem a respeito de fórmulas para se chegar a presidência da república.
ReplyVou citar uma: a do PT. Foi contra tudo. Contra o bolsa família; contra as privatizações; contra a segurança pública; contra o hino nacional (quando tocados, os petistas se retiravam); contra a bandeira nacional (falavam em desenhar outra bandeira); contra o plano real (controle da inflação) e por aí vai.
Defendiam a desordem e faturavam, porque a economia não prosperava; ficava estagnada; e o pt foi ganhando espaços como se fosse o salvador da pátria.
O PT boicotou o Brasil durante toda a sua existência; torceu sempre pelo pior; votou sempre pelo pior.
Hoje, com a economia em ordem e ninguém, ninguém mesmo denunciando as maracutaias com medo de ser chamado de antibrasileiro, EU NÄO VEJO ESPAÇO PARA TIRAR O PT DE LÁ. TORÇO PELA DESORDEM ECONÔMICA, só essa desordem tira o pt de lá.
Esse partido foi criado para atender os interesses do seu patrono, FHC. A partir daí veio a maldita reeleição, permitida pelo PMDB que tão bem já conhecemos.
ReplyAtualmente funciona como discreta legenda auxiliar dos atualmente no poder. Nada mais.
Off Topic
ReplyCriminalizar o Uso de Drogas é Constitucional?
Defensoria Pública de SP questiona no STF a constitucionalidade da lei que tipifica como crime o porte de substâncias entorpecentes (ilícitas) para consumo próprio.
http://www.direitolegal.org/artigos/criminalizar-o-uso-de-drogas-e-constitucional/
o Grobo havia liberado os comentarios nas noticias sobre o tal do Adriano...
Replycomo o porrete estava comendo solto em cima do sujeito, os progressistas da midia acharam que era muito comentario "reacionario" ao mesmo tempo e devem ter ficado horrorizados...
agora fecharam a área de comentários para as noticias sobre esse assunto...
eh assim que a mídia porca progressista manipula o pais, cortando a voz da maioria, fazendo parecer que os progressistas são em maior numero que os "reacionários"...
Lula e Dima estão aí por falta de oposição e o texto a deixa claro o nível do PT logo nos dois primeiros parágrafos.
Reply"O governo Dilma Rousseff é absolutamente previsível. Não passa um mês sem uma crise no ministério. Dilma obteve um triste feito: é a administração que mais colecionou denúncias de corrupção no seu primeiro ano de gestão. Passou semanas e semanas escondendo os "malfeitos" dos seus ministros. Perdeu um tempo precioso tentado a todo custo sustentar no governo os acusados de corrupção. Nunca tomou a iniciativa de apurar um escândalo - e foram tantos. Muito menos de demitir imediatamente um ministro corrupto. Pelo contrário, defendeu o quanto pôde os acusados e só demitiu quando não era mais possível mantê-los nos cargos.
A história - até o momento - não deve reservar à presidente Dilma um bom lugar. É um governo anódino, sem identidade própria, que sempre anuncia que vai, finalmente, iniciar, para logo esquecer a promessa. Não há registro de nenhuma realização administrativa de monta. Desde d. Pedro I, é possível afirmar, sem medo de errar, que formou um dos piores ministérios da história. O leitor teria coragem de discutir algum assunto de energia com o ministro Lobão?"
Como é possível um governo desses se manter em pé em um regime democratico ?
A oposição hoje no Brasil é a Veja, o Estadão, o Reinaldo Azevedo e meia dúzias de gatos pingados.
Não existe um único político nesse país a altura do momento político; nenhum.
Estamos caminhando bravamente para mais um período de excessão e se alguém aí esta contando com o STF pra conter a sanha discricionária petista esta no mato; a Suprema esta cada vez mais alinhada e até 2014 serão todos petistas.
Bom Natal.
É curioso como o PT se apopria das coisas dos outros.
ReplyA primeira vez que ouvi um políticos dizer que não esconde malfeitos foi o Serra em 2010.
Hoje a palavra não sai da boca da Dilma
O PSDB é um partido que teria toda a condição de ser privatizado. Não tem metas, objetivos, não define o que quer ser, tem péssima gestão, sem uma liderança nacional e ainda causa prejuizos e frustração ao eleitorado. Assim teria uma gerencia profissional. O que se vê, é somente grupelhos fazendo reuniões propondo idéias amadoras e ridiculas. Daqui a pouco surge o PSDB dente de leite propondo distribuição de balas e iogurte nas creches.
ReplyCoronel,
Replyestão batendo no PSDB sem piedade. Até o Beto Richa(no Terra) falou da desunião do partido.
Ai eu pergunto: Serginho Guerra e Aecinho estão mudinhos??? cadê o Serra?? só texto em jornal não faz povão votar novamente!!!
JulioK
O sonho de toda a esquerda é chegar lááá na esquerda , e o sonho está em movimento.
ReplyAcho engraçado dizerem que o PSDB é oposição , não é , oposição seria um partido de direita , capitalista .
Sòmente Collor consolidou um capitalismo , enxugou o estado ( e foi derrubado ) , e essa fórmula permitiu ,com o Real forte , todo o sucesso economico que hoje vivemos .
O desmonte da fórmula está difícil , nem toda a roubalheira consegue subjugar a força do nosso regime , o ataque à liberdade está esbarrando em uma população muito grande e uma muito poderosa rede de opiniões contrárias . Se fossemos do tamanho de uma ilha do caribe , o paredão já teria calado a todos , com os pobres fazendo vassalagem a uma estátua de nosso guia , maior que a do corcovado.
Este balanço que ele fez está perfeito. Está faltando oposição, com união, para tirar essa gentalha que só quer se perpetuar no poder.
ReplyO Prof. Villa já disse, e eu continuo acreditando que "só o pt pode acabar com o pt". Torço para que o julgamento do mensalão aconteça e mostre a verdadeira cara dessa organização criminosa.
Leia mais no blog:
www.marcovilla.com.br
off topic.
ReplyEstudantes suspeitam que MEC esteja manipulando notas do Enem para fins políticos.
Objetivo seria diminuir a discrepância de notas entre alunos de escolas publicas e particulares.
TRI sendo manipulado para fins políticos?
"Há denúncias em alguns comentários que circulam pelas redes sociais de que o TRI foi formulado de modo que os que vão bem nas provas ENEM sejam nivelados por baixo e aqueles que vão mal sejam nivelados por cima. Assim, não
haverá discrepância de notas, deixando + ou - 80% dos candidatos com média entre 500-700
Isso tudo para que daqui a um tempo o Ministro da educação possa apresentar dados mostrando que Ensino Público está chegando no nivel das Particulares."
Coronel,
Replyo Vila é historiador. Relata os fatos. Este é o PSDB de sempre.
UM SANTO E FELIZ NATAL AO CORONEL E FAMÍLIA E TAMBÉM A TODOS(AS) OS FREQUENTADORES DESTE QUERIDO BLOG!
ReplyCARCARÁ
Dívida pública brasileira aumenta para R$ 1,5 trilhão em outubro.
ReplyFeliz Natal braziu
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Coronel, uma sugestão; que tal encerrar o ano com uma galeria de fotos da Dilma com seus meinistros demitidos ?
ReplyO cel,está bastante ácido ,neste dia em que se pretende confretenizar ,amainar os nossos nervos ,que por sinal estão a flor da pele.
ReplyPosso me enganar ,mas não esqueço qdo o retardado do mulla falou que o pt tinha projeto de 20 ,anos ,chega a me dar calafrios.
Não vejo outra opção para o SERRA a não ser criar um partido com o que restou do dem, ou ir para o psd.
Temos 2 filhas da p... sendo que uma é melancia e outo aspirador de pó que acabaram com o SERRA nas última eleições ,a nossa vingança é não votar e pedir que não vote. ,para apoiar este estropício de ser que se diz mulhes.
Caro Coronel:Vamos votar em quem?
ReplyTristemente perfeito, da primeira à última letra.
ReplyQual partido tem história coerente no Brasil? PTB do Getúlio? PMDB, o maior saco de mala do mundo? PT, o chorume do lixo(e é vagabundo entregando vagabundo toda hora)? PCB ou do B de tipos mamões como Niemeyer?
ReplyO correto é dizer que no Brasil existem pessoas capazes de organizar e fazer evoluir a nação, e não partidos com unidade ideológica, pragmática e moral.
E vai ser assim por muito tempo. O Villa é excelente, mas seria melhor se estivesse organizando o opercional de propaganda de algum partido político liberal no Brasil.
Como não cremos que a História acabou ou será sucedida em breve pelo APOCALIPSE, temos de acreditar que novidades surgirão. Tenho certeza que 40% do eleitorado brasileiro é capaz de julgar com boa correção nosso espectro político.
Lembremos que FHC,o grande senhor de nossa evolução política recente, só chegou ao poder por causa da queda do Collor, incapacidade de Itamar em arrumar Ministros da Fazenda, depois de 3 então; e fez o que fez, tudo que temos no macro, como ele mesmo admite "sem condições de fazer", sendo muito bafejado pela SORTE (se Clinton não usasse seu prestígio naquele empréstimo do FMI, o REAL teria acabado em 1999, etc.).
Se o Serra não fosse candidato em 2002, ou se não polarizasse no segundo turno, qualquer outro teria ganhado do Lula. Sorte do Lula, e o imponderável como no caso de FHC em 1993.
Perfeita a análise do inexistente PSDB, embora não me importa mais com este partido. Precisamos de uma alternativa republicana...
ReplyIsto é... estamos perdidos!
Não sr.CIL... Não estamos perdidos não. A oposicão não tá nem aí para esse desgoverno. Sabemos que tem louco pra tudo. Quem é besta, de pegar esse País do geito que o diabo gosta???? tiveram chance para fazer melhor, e não fizeram, que se virem!!! O povo que elegeu essas figuras????? Voces se merecem... oposição????? mas eu não vi a situação fazer coisa alguma, a não ser continuar com os planos dos governos passados!!!!!vamos esperar, quando a corda arrebentar,e nos livrarmos dessa gente.
Reply