Ministro do STF avisa: crimes do Mensalão do PT vão prescrever.

Réus do mensalão terão as penas prescritas antes que o julgamento esteja concluído. O escândalo é de 2005 e não há ainda prazo para finalizar o processo no Supremo Tribunal Federal, diz o ministro Ricardo Lewandowski. O mensalão tem 38 réus e está à espera do voto do ministro-relator, Joaquim Barbosa. Em seguida, Lewandowski terá incumbência de revisar o processo. Só então poderá ser marcado um julgamento pelo plenário do STF. "Terei que fazer um voto paralelo ao voto do ministro Joaquim. São mais de 130 volumes. São mais de 600 páginas de depoimentos. Quando eu receber o processo eu vou começar do zero. Tenho que ler volume por volume porque não posso condenar um cidadão sem ler as provas", disse Lewandowski em entrevista à Folha e ao UOL. 

Indagado se dificilmente o mensalão seria concluído em 2012, respondeu: "Sim, porque eu não posso, não tenho uma previsão clara". Como há réus primários, corre-se então o risco de que as penas para muitos ali sejam prescritas? "Sem dúvida nenhuma. Com relação a alguns crimes não há dúvida nenhuma que poderá ocorrer a prescrição." Quando um réu é primário, a pena imputada pode ser menor em relação a um criminoso com ficha suja. Entre os crimes que podem caducar, disse Lewandowski, está o de formação de quadrilha. No processo original do mensalão, 24 pessoas eram denunciadas por formação de quadrilha, crime para o qual a pena pode ser de um a três anos de reclusão. "[Alguns] podem não ser punidos. Mas essa foi uma opção que o Supremo Tribunal Federal fez de fazer com que todos os réus fossem julgados no mesmo processo. Se apenas aqueles que tivessem foro privilegiado, exercendo mandato no Congresso fossem julgados no STF, talvez esse problema da prescrição não existiria por conta de uma tramitação mais célere." Na ocasião, o ministro se manifestou pelo desmembramento do processo. 

Como o caso está em curso, não é possível saber quais os crimes imputados que irão prescrever. É necessário primeiro saber se serão condenados e a extensão das penas. Se os que são acusados por formação de quadrilha receberem penas de apenas dois anos de reclusão, essa punição já estaria prescrita agora. É que a prescrição é calculada de acordo com as regras do Código de Processo Penal. No atual estágio do processo do mensalão, toma-se como base a data do recebimento da denúncia, ocorrida no final de agosto de 2007. Uma condenação a dois anos de reclusão prescreve em quatro anos. Ou seja, se mais da metade dos réus do mensalão receber penas iguais ou menores que esse tempo (pelo crime de formação de quadrilha), ninguém irá para a prisão por isso. Ao vocalizar a possibilidade da prescrição de penas, Lewandowski mais uma vez diz em público o que é conhecido nos bastidores do STF. Em 2012, outro fato deve atrapalhar a tramitação do processo: dois dos 11 ministros do STF devem se aposentar por completar 70 anos (Cezar Peluso e Ayres Britto). Como o Planalto tem demorado a indicar substitutos, é improvável que a corte possa julgar o caso sem que sua composição esteja completa.(Da Folha de São Paulo)

47 comentários

E quem disse que no Brasil o crime não compensa?

Reply

Que vai prescrever até a mulher do cafezinho do STF está sabendo, só o ministro Joaquim Barbosa que não, ele está sentado em cima do processo e ouvindo a voz das ruas.

Enquanto isso o PT continua Petralhando o STF, até chegar o dia em que, todos Juízes beijarão a mão dos petralhas, nesse dia:
"Não haverá mais Juízes em Brasilia".

POBRE BRASIL, CAMINHA PARA SER UMA BOLÍVIA.

Reply

Se esses bananas do STF deixarem prescrever o mensalão, teremos que dar um jeito de PRESCREVER o STF.

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

MENTIRA!!!! tudo MENTIRA desse tal de "levandowhisky"...

Da mesma forma que elle gargalhava nos palanques, conivente com os crimes eleitorias de "lulla" cometidos para eleger a TERRORISTA, esse BANDIDO TOGADO está MENTINDO!!!

Sua assessoria, que chega a contagem de dezenas de jovens advogados, régiamente pagos com o dinheiro do contribuinte É QUE SÃO NA VERDADE OS RESPONSÁVEIS POR DESTRINCHAR ESSE PROCESSO.

ELLE, COMO OS DEMAIS "ministros" NÃO FAZEM PORRA NENHUMA.

O resto é jogo de de cena de "ricardinho".

Eis aí uma pequena amostra da VERDADEIRA "CAIXA PRETA" do JUDICIÁRO, que esconde processos e réus sob o manto do "segredo de justiça" enquanto providencia a liberdade desses CRIMINOSOS através de uma PROCRASTONAÇÃO RÉGIAMENTE REMUNERADA.

Reply

Cel

Tá tudo dominado e o povo que se fod..

Atila

Reply

A MARCA DO ZORRO!

QUE BOA NOTÍCIA!!!!VÃO PODER VOLTAR A ROUBAR NOVAMENTE. NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS HOUVE UM POVO TÃO APÁTICO E SEM MORAL, TAMBÉM PUDERA EM PAÍSES SÉRIOS OS UNIVERSITÁRIOS VÃO AS RUAS CLAMAR POR MELHORES ENSINOS, AQUI VÃO AS RUAS PARA LIBERAR AS DROGAS.(Z)

Reply

Não vai ter nenhum julgamento. A Suprema Trambicagem Federal está totalmente abarbosada. É tudo “cumpanhero” da quadrilha; já foi tudo acertado antecipadamente. Aquilo é um lixo, não é mais tribunal. Lamentavelmente.

Reply

Coronel,

O Levandowiski é da cota pessoal da Mariza Leticia!! O cara é de S.B.Campo!! Queriamos o que mesmo????

JulioK

Reply

Cel.

Aliás, a 11ª primeira ministra do STF eleita para o cargo não tem "profundo saber jurídico", como exige a CF.

Mas, é amiguinha da Dilma, e isto explica tudo!


Chris/SP

Reply

Como é bom ser salafrário aqui no Brasil!!!

Reply
a mão que embala o berço mod

Isso é banânia uma danação, esta mais que claro, primeiro que o togado Juquinha não deveria se achar impedido de aceitar o caso, pois foi eleito pelo maior beneficiário do esquema, segundo,se já estava doente é mais um motivo para recusar tal fardo.
Quanto mais revolve a m&rd@ mais ella fede, enquanto isso nosso suados impostos estão indo para o chiqueiro para os porcos comunistas que não gostam de trabalhar mas apreciam um vinho Frances, um uísque de primeira linha, só comem em rest. caros, viagem só 1ª classe, e “porr@! vai”, e o povinho que se fod@, em trabalhar para essa corja.

Reply
a mão que embala o berço mod

Outro ponto delirante sobre os processos quando não são contra petralhas corre céleres; O MPF, a RFB, a PF, enfim todo e qualquer órgão das três esfera de governo o caso é quase que resolvido de imediato, já para azelite petralha e correlatos, quanto mais demorar mais difícil fica para elucidar o caso e assim vive BANÂNIAS.

Reply
a mão que embala o berço mod

Outro ponto delirante sobre os processos quando não são contra petralhas corre céleres; O MPF, a RFB, a PF, enfim todo e qualquer órgão das três esfera de governo o caso é quase que resolvido de imediato, já para azelite petralha e correlatos, quanto mais demorar mais difícil fica para elucidar o caso e assim vive BANÂNIAS.

Reply

Coronel,
a sabedoria popular diz: não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe. Mesmo assim, sendo a esperança a última que morre, junto com os trouxas, esse mensalão não vai dá em nada. Duvido que esses ministros, indicados pelo velhaco e pela presidAnta, condenem qualquer apadrinhado dessa corja.

Reply

Ou seja: fica o dito pelo não dito, dá-se razão ao Delúbio, e a 'coisa' se transformará em piada de salão. Lá adiante, pelo ano de dois mil novecentos e outubro, mais ou menos, a história registrará que o STF, nomeado pelo chefe maior do Mensalão (O Lula-lá), ouve por bem postergar ao máximo o julgamento de um processo que não teria como inocentar a trupe, permitindo que toto ele caísse na prescrição. Lé vero. Má que el fá paúra, fá!

Reply

Bom dia Cel

Não me espanta nenhum pouco que ocorra a prescrição, já que os ministros do Supremo estão colaborando p/ isto. Sabe-se lá a vantagem que e$tão levando. Nós, o povo ó, que se dane.
Concluo que já estamos numa ditadura onde o presidente age como se fosse rei e seus comparsas podem cometer toda a sorte de crimes que a impunidade está assegurada.
Não existe o menor respeito a nós, cidadãos.
Não é atoa que o chefe da Sofisticada organização criminosa anda tão saliente e o Delúbio tb. Tá na cara que eles já foram avisados de que nada ocorrerá, podem ficar tranquilos.

Reply

Os BANDIDOS TOGADOS nem escondem mais que são parceiros da quadrilha do batráquio.

Reply

Coronel,

precisamos organizar o IMPEACHMENT DA DILMA.

IMPEACHMENT DO STF!

Colocar nosso Brasil nas mãos das FFAAs e fazer uma limpa geral.

Trazer novamente a ORDEM e PROGRESSO para nossa bandeira brasielria.

CHEGA!

Não dá mais para aguentar tudo isso.

E o Barbosa nogento, vendido e mentiroso? Não teve a ombridade de declinar o processo e ficou sentado sobre os documentos todos esses anos...

Realmente, adoraria ver o sigilo fiscal dos togados abertos para entendermos melhor o quanto de vantagens levaram nessa ladainha toda.

Concorod com o Coturneiro que diz haver dezenas de advogados auxiliares para leitura e organização dos documentos.
BANDO DE MENTIROSOS SALAFRÁRIOS!
VERGONHA DO STF.

Está TUDO dominado...

Só pela justiça divina. Essa NUNCA falha.

Flor Lilás/PR

Reply

Se fossem adversários, a condenação já teria acontecido, talvez até nos termos da aceitação da denúncia , com toda a certeza.
Mas neste caso, e agora que já são decorridos tantos anos (todos com aquela dor nos quadris), já aparece o anúncio "oficial" de novos fatos procrastinadores,e ninguém poderá dizer que não foi avisado ...

Reply

Vergonha BRASIL!!!

Essa declaração só prova que tá tudo combinado, tá tudo dominado por essa quadrilha do PT...

O que esperar de um país comandado por bandidos.

Reply

rs rs rs rs rs rsrs rs rsrs rs rs!
Esse Levando o Wiski é bom de piada né?
Como se o Brasil já não soubesse, diante da armação do Joaquim "lombar" Barbosa, que os urubus são parceiros deles!

Reply

 
ô, seu “Leviandowski”, do zero o STF faz tempo que não sai.

Reply

Cel,
Este e o STF que temos no BRasil, homens irresponsaveis que se escondem debaixo do manto preto, para beneficiar corruptos, bandidos, ladroes do erario publico em troca de beneficio e dinheiro polpudo, um Pais sem justiça e um Pais morto um Pais sem identidade, onde tudo pode e permitido roubar, matar.

Reply

Coronel, gostaria que algum participante deste Blog nos informasse que se há algum meio legal que evite a prescrição do Mensalão do Lula(PT).

Reply

Eu, como um "simples" cidadão Brasileiro, gostaria que a "justiça" do meu pais se "dignasse" a "julgar" este caso. Para que não paire dúvidas sobre a questão, são "culpados ou inocentes". Mas a justiça do meu pais esta muito ocupada com casos menores como o aumento salarial do STF, e outros "superiores tribunais". Esse é um paizinho das bananas mesmo. O Frances estava certo pelo que não disse sobre o Brasil. vou mudar para o Paraguay.

Reply

Presente de Natal ofertado pelo LevandoWhisky para os PeTralhas participante do Mensalão.

Reply

STF = VERGONHA NACIONAL !!!

Reply

Resumindo: Pizza de novo,senão vejamos; o processo encontra-se a mais de cinco anos sem sair do lugar em poder do homem da coluna de vidro, como são varios desembargadores para julgar o processo e se cada um deles pedir vistas e reter o mesmo por tempo igual, provavelmente estaremos todos mortos quando, e se, porvemtura houver julgamento.E tem gente que ainda acredita no artigo 5º da constituição.Cadeia aqui na republica dos bananas é só mesmo para ladrão ou traficante pé de chinelo.

Reply

Ao contrário do que muitos pensam, o Poder Judiciário, não é um poder independente.
Os juizes do Supremo, são escolhidos e nomeados pelo Poder Executivo.
Quem manda no Judiciário é o Governo Federal.
"Quem pode manda, quem não pode obedece", afinal, perder uma boquinha desta não é bom negócio

Reply

E daí?
Novidade pra alguem?

Reply

O PIZZAIOLO DO ANO :

RICARDO LEWANDOWSKI !!!!!!

Reply

O Brasil está na mao de um bando de calhordas!

Reply

Esqueceram dos estagiários...

Reply

Quer dizer então que por unica responsabilidade do stf, os que roubaram, os que afanaram o dinheiro público, vulgo mensalão ficarão o disse por não disse? eu como brasileira pagadora de meus impostos trabalho até hoje para pagar esses mesmo impostos que pagam os altissimos salários de vossas excelencias para trazer o minimo de dignidade ao maravilhoso país o BRASIL vão deixar os LADRÕES DO PT, livres leves e soltos? estamos precisando e muito a volta das FFAAs, O BRASIL APODRECEU!

Reply

Será que esses tais ministros mais para sinistros,
tem Coragem de abraçar e olhar nos Olhos de seus Filhos e Netos e dizerem:
eu faço justiça???
ou se enfiam nos escritórios em suas mansões e mandam dizer:
o vovô tá sempre muito ocupado...

Reply

Daí perguntamos: Para que serve esse tal de STF? Que grandes FDP! Vivem armando aumento dos próprios salários, pra que? se não tem competência para salvar o Brasil das mão dos bandidos petistas? Não tÊm competência de julgar um processo gravíssimo desse dentro do prazo legal? Fechem essa bosta de STF, para economizarmos milhões do dinheiro dos nossos impostos, gastos com esses togados INCOMPETENTES E DESONESTOS.

Reply

Ficaria surpreso se o STF punisse os mensaleiros.

Reply

Caso isso aconteça, sugiro, o fechamnto dessa corte e a prisão de todos os juizes por traição.

Reply

Em qualquer país de verdade, essa declaração nojenta já bastaria para esse pulha empregadinho do cachaça ser considerado IMPEDIDO de julgar a lide por mostrar pré-disposição em relação à mesma. Ele, o empregadinho da sofisticada organização criminosa, a empregada da vovó petralha, e o empregado do sarney, no mínimo, TEM QUE SER CONSIDERADOS IMPEDIDOS POR FALTA DE CONDIÇÃO MORAL E FALTA DE ISENÇÃO PARA JULGAR.
CADÊ A OAB??

Reply

Como se isso fosse alguma novidade. Brasil é uma vergonha mesmo.

O negócio mesmo é esperar, pois quem sabe em 2050 apareça alguma comissão da verdade sobre o mensalão para investigar todos os crimes cometidas por esta "turma".

E que prendam todos os cadáveres num cemitério de segurança máxima!

Reply
PRESCRIÇÃO=PREVARICAÇÃO mod

Só contaram para ele. Coitadinho (Coitadinho na acepção original do coito).

Reply

Nossa, que gentileza a dele,informar aos cidadãos brasileiros, que o mensalão vai prescrever.

Como se alguém duvidasse disso.
Que vergonha não é ministro??e pensar, que o sr. está aí, justamente para se fazer cumprir a lei.


Izabel/SP

Reply

Depois que Jader Barbalho vai tomar posse.
Cassio Cunha tomou posse
Marcos Valerio foi solto
Kaqueline Roriz se safou.
Teotonio Vilele se safou( ontem)

Pqe os mensaleiros não devem ficar soltos.

Se pensar, alguns deles foram cassados e já cumpriram pena.

Pelo que se sabe não existe prisão perpetua no Brasil.

Esse é o Brasil. Se é pra um, que seja pra todos.
Se não for pra um, que não seja pra todos.

Tô nem ai , que se f.....

Reply

Não sei aonde vamos parar!
CorruPTo, não é mais corruPto;
Bandido, não é mais bandido;
Responsabilidade, depende de quem;
Prestação de contas, nem pensar;
Notório saber, não existe;
Respeito, nenhum;
Impunidade, jamais;
Lulla, velhaco safado, desencarna logo, peste!

Reply

Nojentos! Vendidos! Incompetentes!

Reply

Vai prescrever é o cassete! Veremos!

Reply

Essa vale a pena repetir, do comentarista de 07:26 :

" Se esses bananas do STF deixarem prescrever o mensalão, teremos que dar um jeito de PRESCREVER o STF. "

Reply